Tópico dos Papás!! E Mamãs

Epah, eu neste momento estou sem qualquer pachorra para brincar com os meus filhos...

Se forem atividades no exterior (que durante a semana é mais complicado) ou legos ainda é naquela, agora cartas pokemon, pintar, desenhar, jogar às escondidas dentro de casa (onde se escondem sempre nos mesmos lugares), sei lá...

Zero pachorra neste momento! Mas faço...

O que vale é que são fases...

Alguém sabe como funcionam as Creches gratuitas?
Não entendo nada do que a SS diz. [:D]

Com a minha mais nova não tive que fazer nada. Aparentemente estão abrangidas todas as crianças nascidas após 01/09/2021. Matriculei-a normalmente na creche, salvo erro em Março, quando ainda não se sabia bem como ia ser. Em agosto convocaram-nos para uma reunião e ficámos a saber que não íamos pagar nada à excepção da taxa de inscrição que já tínha sido entregue aquando da matrícula.

Isto numa IPSS... se for no sector privado não faço ideia. Há cerca de duas semanas recebi uma carta da SS a informar que a minha filha estava abrangida pela gratuitidade nas IPSS desde Setembro e no privado a partir de Janeiro próximo, mas não sei como se processa.

ora, nem mais

não me lembro das chatices e do cansaço, mas sim deles pequeninos

agora que são grandes têm a vida deles, vão para fora, para o estrangeiro até

e um gajo sofre de saudades, sofre da ausência, sofre por preocupação que façam asneiras, se passam muito tempo sem ligar eu stresso logo, enfim...

e depois parece que a minha família está incompleta se um deles ou os dois estão longe, eu e a minha mulher sós

é uma fase, está-me a custar a passar/ultrapassar

ja eu sonho com esse dia [:)]

se calhar depois vou ser como tu, mas por agora só queria dormir sem aqueles despertadores humano me acordar todo o santo dia bem cedo ou ter que brincar sempre as mesmas coisas :sh)

Epah, eu neste momento estou sem qualquer pachorra para brincar com os meus filhos...

Se forem atividades no exterior (que durante a semana é mais complicado) ou legos ainda é naquela, agora cartas pokemon, pintar, desenhar, jogar às escondidas dentro de casa (onde se escondem sempre nos mesmos lugares), sei lá...

Zero pachorra neste momento! Mas faço...

O que vale é que são fases...

O "problema" das crianças é precisamente esse.
Eles sentem-se seguros com a repetição e as rotinas.

As brincadeiras são sempre as mesmas. Cansa... É verdade. Mas é o que é. [:D]

Tem 2 anos e meio?
E ainda mama e dorme no vosso quarto??

Eu sempre digo que não há regras, e cada caso é um caso e não há certos e errados.

Mas acho (na minha opinião e pouca experiência) que tens de resolver ambas as situações.
A mama com essa idade é uma habituação difícil de tirar. E o dormir no quarto dos pais também.[:D]

A minha com 3 anos na altura já foi difícil de tirar a chucha, quanto mais a mama. [:D]

A tua mulher ainda tem paciência para dar mama? E o peso?

Ela tem uma paciência infinita para ele. Nunca usou chupeta (dá para entender [:D]).

Sempre dormiu mal e é ansioso, pelo que aquilo é um calmante para ele e nós! Aliás, estamos a adiar o 2º porque não conseguimos para já tirar-lhe a mama (não é aconselhável estar grávida e dar de mamar por causa da contração do útero e haver um potencial aborto!

Altura, P97 e peso P60. Come bem, o problema é dormir. Ainda hoje uma boa noite (são poucas) é adormecer pelas 22h e acordar pelas 4h.

Tens que ser pobre

tem que estar naquele limiar entre a pobreza e a "riqueza" ( do ponto de vista do estado )

se não passar disso, há creches gratuitas, abonos, habitação do estado, ou subsídio para renda

Apesar de ser verdade em tudo o resto, no caso das creches gratuitas não se trata disso. As crianças nascidas após 01/09/2021 pura e simplesmente não pagam no sector social (IPSS e afins), basta que tenham vaga e isso, tanto quanto sei, não está de forma nenhuma relacionado com os rendimentos. Segui exactamente os mesmos passos com as duas, na altura da mais velha pagava, agora com a mais nova não pago.

Abrange também o sector privado a partir de Janeiro, mas não sei em que moldes.

Apesar de ser verdade em tudo o resto, no caso das creches gratuitas não se trata disso. As crianças nascidas após 01/09/2021 pura e simplesmente não pagam no sector social (IPSS e afins), basta que tenham vaga e isso, tanto quanto sei, não está de forma nenhuma relacionado com os rendimentos. Segui exactamente os mesmos passos com as duas, na altura da mais velha pagava, agora com a mais nova não pago.

Abrange também o sector privado a partir de Janeiro, mas não sei em que moldes.

Está relacionado com rendimentos porque as crianças de um conjunto de especificações têm prioridade.

A mim o que me faz confusão é o estado admitir que dá 460€ a uma Creche por criança.
Dêem-me os 460€ e eu faço o que quero.... Mas não... Isso é que não. Dão às creches para abrir vagas para meter as crianças.

O que não entendo é o privado, dizem que iam estender a tudo no começo de 2023. Mas as explicações são poucas, eu tenho uma no privado e queria saber como é, mas não está fácil.

Está relacionado com rendimentos porque as crianças de um conjunto de especificações têm prioridade.

A mim o que me faz confusão é o estado admitir que dá 460€ a uma Creche por criança.
Dêem-me os 460€ e eu faço o que quero.... Mas não... Isso é que não. Dão às creches para abrir vagas para meter as crianças.

O que não entendo é o privado, dizem que iam estender a tudo no começo de 2023. Mas as explicações são poucas, eu tenho uma no privado e queria saber como é, mas não está fácil.

Quando descobrires avisa sff!! [:D][:D]

Tens razão. De facto fui ao site e este ano há uma série de critérios definidos por uma portaria (198/2022) que eu desconhecia. Creio que houve aqui alterações, mas não tenho a certeza. Na primeira tinha vaga praticamente garantida porque a minha mulher é funcionária da creche e era um dos pontos que assegurava prioridade e agora com a segunda entrou também em conta o facto de ter a irmã a frequentar a mesma instituição.

De qualquer forma, vejo isto com um bocado de desconfiança... Na sala da minha filha serei certamente dos mais "remediados" e não me considero pobre... conheço bem alguns pais e estamos a falar de pessoas de classe social muito alta.

Talvez isto se explique por estar numa zona onde desde que se matricule as crianças atempadamente se consegue facilmente vaga. De entre todos os meus amigos e familiares, não conheço ninguém que não tenha conseguido colocar os filhos numa IPSS.

Ela tem uma paciência infinita para ele. Nunca usou chupeta (dá para entender [:D]).

Sempre dormiu mal e é ansioso, pelo que aquilo é um calmante para ele e nós! Aliás, estamos a adiar o 2º porque não conseguimos para já tirar-lhe a mama (não é aconselhável estar grávida e dar de mamar por causa da contração do útero e haver um potencial aborto!

Altura, P97 e peso P60. Come bem, o problema é dormir. Ainda hoje uma boa noite (são poucas) é adormecer pelas 22h e acordar pelas 4h.

Paciência. Quando o meu tinha meses, era de 2 em 2 horas, fora as vezes em que não adormecia mesmo.
Ao final do primeiro ano, se dormisse 3 ou 4 horas já era uma vitória. E sempre acompanhado, porque sozinho, não havia maneira de dormir.
Por acaso, tirar a chupeta foi rápido. Um ano e pouco e deixou. Deixou de mamar logo com 8 meses. Mas dormir, ainda hoje é um castigo. É um animal de festa. Se tivermos, por exemplo, um aniversário ou amigos por casa, se a festa acabar às 2h ou 3h da manhã, ele está a perguntar porque é que foram todos embora. [:D]

Sabem uma coisa, há umas semanas estava num casamento, vi um miúdo, dos seus 4/5 anos, era difícil precisar a idade, amarrado a uma cadeira de rodas elétrica. Percebi que se estava a divertir a "dançar" com o comando, para a frente e para trás, sem poder mexer um dos braços e as pernas. Eu tenho esse defeito e por vezes ando angustiado com a falta de trabalho, por não ganhar um pouco mais, por não poder tirar umas férias, por isto e aquilo... a verdade é que têm saúde, são saudáveis, são felizes, são enérgicos e deveríamos ficar felizes por isso. O resto faz parte da parentalidade.

Os vossos filhos também falam bué de alto?

O meu de 7 anos parece que tá sempre a falar para o outro lado da rua!

Este ano, ainda não, mas fez no ano passado e estava tudo bem...

E ele vê tv a um volume normal, assim como no tablet. Falamos com ele também a um volume normal e tudo ok.

É mesmo a falar que exagera

Os vossos filhos também falam bué de alto?

O meu de 7 anos parece que tá sempre a falar para o outro lado da rua!

O meu com dois anos só sabe chamar a gritar. A falar tem um tom normal. Mas quando diz papa ou mamã é sempre dois volumes acima. E volta e meia grita, do nada.

Eu acho que é para chamar a atenção 🫣

Bom, ainda a processar a avalanche de informação que recebi nas últimas horas: o meu filho com 3 anos acabados de fazer deu entrada no S.F. Xavier com diagnostico de diabetes tipo 1, sem que alguma vez tivessemos sequer imaginado que ele pudesse ter. Desde q entrou no infantário no dia 1/9, teve "mãos, pés e boca", depois impetigo e logo a seguir varicela. Agora andava a beber imensa água e a fazer xixi de tal forma que as fraldas não continham muitas vezes, e nestes ultimos dias ficou apático e prostrado, que foi o que despoletou a nossa ida ao hospital depois de uma chamada para o SNS24 e uma vista rápida nos hospitais particulares da zona, que davam um tempo médio de espera na pediatria de...4 horas!!! (Mas os putos decidiram todos adoecer agora??)

Alguém por aqui diabético ou com filho diabético que possa dar umas luzes? Estou sobretudo com medo que estes 2 dias lhe possam ter causado algum dano irreversível :(

Bom, ainda a processar a avalanche de informação que recebi nas últimas horas: o meu filho com 3 anos acabados de fazer deu entrada no S.F. Xavier com diagnostico de diabetes tipo 1, sem que alguma vez tivessemos sequer imaginado que ele pudesse ter. Desde q entrou no infantário no dia 1/9, teve "mãos, pés e boca", depois impetigo e logo a seguir varicela. Agora andava a beber imensa água e a fazer xixi de tal forma que as fraldas não continham muitas vezes, e nestes ultimos dias ficou apático e prostrado, que foi o que despoletou a nossa ida ao hospital depois de uma chamada para o SNS24 e uma vista rápida nos hospitais particulares da zona, que davam um tempo médio de espera na pediatria de...4 horas!!! (Mas os putos decidiram todos adoecer agora??)

Alguém por aqui diabético ou com filho diabético que possa dar umas luzes? Estou sobretudo com medo que estes 2 dias lhe possam ter causado algum dano irreversível :(

Tenho um colega de trabalho que o filho com 23 anos (raro, mas acontece), foi diagnosticado com diabetes tipo 1 agora há cerca de 1 mês, como sempre, de surpresa. Chegaram a ir aos 400, teve convulsões, ficou 2 dias em cuidados intensivos, e mais alguns dias para acertar a insulina. Depois das refeições tem de medir sempre a glicose, e acertar a dose de insulina. Falou num aparelho que media em tempo real, não sei ao certo como funciona.

Que quantidade de glicose o teu filho chegou a medir, sabes?

Mas tem calma, é pequeno, não deverá ter deixado danos irreversíveis. Vai ter isso a acompanhar o resto da vida, mas consegue fazer uma vida plena na mesma, como qualquer um de nós. Vocês Pais deixem a poeira assentar, digiram a informação toda que vos deram, e não entrem em pânico. 🙂

Eu tenho tido umas semanas porreiras...

Primeiro a mais nova (3A) ficou uma semana em casa com febre. Dado que há um surto de varicela na escola dela, pensávamos que tinha sido um caso de varicela muito fraco, pois ela tinha 2 ou 3 manchas no corpo.

No dia em que a mais nova regressou à escola, o mais velho (7A) chega a casa com febre, Um dia depois começam a aparecer manchas no corpo todo. Nosso diagnóstico, varicela, até porque vários colegas da turma tinham varicela. Andou o fim de semana todo e parte do feriado com febres altíssimas, que o Ben-u-ron tinha muitas dificuldades em baixar.

Neste período, foi 3 vezes ao hospital pulseira amarela na primeira, laranja na segunda e amarela na terceira) por causa das febres e nunca lhe fizeram análises ao sangue. Apenas fizeram ao cocó. Apesar de admitirem que a varicela não explicava a febre sempre alta. "vá dando ben-u-ron".

Felizmente, na terça à noite começou a melhorar, ontem já estava bem melhor, apesar de combalido e cansado e hoje já foi para a escola. Cá para nós, foi uma Gripe A ou coisa assim,mas ficou por diagnosticar.

Mas, na terça ao final do dia, reparamos que a mais nova também estava com algumas manchas no corpo... Agora sim, varicela. Mais uma semana em casa...

Caraças, que ser pai é lixado..

Last edited:
Back