Tópico dos Pneus

Como é que são atribuídas as classificações aos pneus? Há testes padronizados segundos normas internacionais? Onde posso encontrar essa info sff?

Os testes teoricamente são padronizados, mas os resultados são obtidos pelos próprios fabricantes.

Os laboratórios são dos próprios construtores mas são certificados por um organismo independente de escala mundial, e regularmente sujeitos a auditorias.
Ou seja o que o laboratório da michelin mede, mede o da Hankook e o da LingLong.

Dado isso é atribuido um DOT, segundo esta lista oficial: Tire Codes 01-0P

Os laboratórios são dos próprios construtores mas são certificados por um organismo independente de escala mundial, e regularmente sujeitos a auditorias.
Ou seja o que o laboratório da michelin mede, mede o da Hankook e o da LingLong.

Dado isso é atribuido um DOT, segundo esta lista oficial: Tire Codes 01-0P

Mas como se explicam comportamento tão díspares no mundo real, quando em teoria, algumas marcas "budget" conseguem etiquetas tão ou mais favoráveis do que produtos de fabricantes mais reputados ?

Como tive oportunidade de comentar anteriormente, num carro mudei recentemente de pneus, e decidi experimentar outro fabricante, em detrimento do meu pneu de eleição.

Na teoria, ao passar de um pneu com índice de resistência ao rolamento "C" para um "F", deveria ter tido um aumento visível de consumo de combustível. Tal não aconteceu.

A minha questão é: quem fala verdade ? O que anuncia "C" ou o que anuncia "F" ?

as medições são feitas segundo testes cumprindo a Regulamentação CE 1222/2009 - European Commission’s Impact Assessment SEC (2008) 2860.

segundo a mesma norma as medições comparativas dos consumos são realizadas a uma velocidade estabilizada de 80km/h. O ganho total é medido na vida util do pneu. a diferença entre um 'A' e um 'G' são 7.5%

Obrigado pelo esclarecimento, Draper.

Em breve irei trocar os pneus do Colt da Maria (os pneus estão novos - menos de 15000km - mas são uns Debica Passio 2 em que não confio muito para a chuva e tempo de gelo e neve frequente na Europa Central).

Quero comprar o melhor que exista em termos de aderência, não me importando com a duração dos pneus.

As caracteristicas julgo serem estas:

175/65 R14 82 H ou T (velocidade maxima: ~170km/h)

Dos que vi o melhor parece ser o Continental PC5.

Há melhor em termos de aderência no molhado?

EDIT:
Os Goodyear NCT 5 que tenho no Civic continuam a portar-se bem com cerca de 40000km em cima, já fiz milhares de km por estradas europeias com todo o tipo de clima e surpreenderam-me muito pela positiva.

Last edited:
nessa medida há uma panóplia de escolha...[;)]

Eu pessoalmente escolhia os Hankook k425.
8222.jpg

Greetings!

Os Petlas PT741 que foram montados onde antes estavam Continental Sport Contact 3, em condução normal com mau e bom tempo, não se notaram diferenças em comportamento, para pior.

Cumprimentos

Na roady os seguintes pneus 195\65\R15 estão com desconto:
Dunlop sport blueresponse (66.9€) - 4 por 200€
Continental Premium 2 (58.5€)

Qual a melhor relação qualidade/durabilidade/preço?

Eu ia para o Dunlop. Modelo recente e com bons feedbacks até agora.

Esses CPC2 é tecnologia antiga e algum resto de stock pelo que até os têm mais baratos que os Dunlop embora sejam bons pneus e uns dos melhores há uns anos. Se fossem os CPC5 aí ficava na dúvida.

Pelo que tenho lido, a durabilidade é um problema.
Será que duram assim tão pouco tempo.
Neste momento tenho uns Bridgeston ER300.
A diferença será assim tão grande?

Tenho uns Dunlop sport bluresponse precisamente nessa medida no eixo da frente do meu Peugoet 406. Meti-os em Dezembro do ano passado(65€ cada já com montagem e calibragem) e neste momento, passados cerca de 23.000Kms, "acabaram"... [:D] Nem 1mm devem ter acima daquelas "marcas de segurança".
Para mim foram muito bons, não tenho nada a apontar. Foram melhores que uns Nokian "qualquer coisa" e muito melhores que uns Bridgestone B390.
Vou começar a ver preços e estou a pensar voltar a colocar os Dunlop, mas confesso que gostava de algo mais durável.

Last edited:
Tenho uns Dunlop sport bluresponse precisamente nessa medida no eixo da frente do meu Peugoet 406. Meti-os em Dezembro do ano passado(65€ cada já com montagem e calibragem) e neste momento, passados cerca de 23.000Kms, "acabaram"... [:D] Nem 1mm devem ter acima daquelas "marcas de segurança".
Para mim foram muito bons, não tenho nada a apontar. Foram melhores que uns Nokian "qualquer coisa" e muito melhores que uns Bridgestone B390.
Vou começar a ver preços e estou a pensar voltar a colocar os Dunlop, mas confesso que gostava de algo mais durável.

Tambem tenho 4 uns instalados no inicio deste ano, e agora com 10 000km, vou roda-los e ja se nota algum gasto nas laterais.

Sao bons, mas tou a achar que se gastam muito rapido, com conduçao muito mais soft que antigamente, os anteriores bridgestone fizeram 40 000km a frente e 45000 atraz so os troquei os 4 porque rebentou 1 com um embate.

Não sou fã do continental porque já os tive por 2 vezes num mégane e agora no QQ pois são os que vêem de série, por isso de continental posso opinar à vontade, da Falken não posso dizer bem nem mal pois nunca tive, mas na net tenho visto críticas muito positivas de quem colocou os pneus no seus carros, mas provavelmente vou mesmo meter os continental, que são os que consigo arranjar por aqui, também arranjo os Pirelli, mas pelos vistos duram muito pouco tempo por isso pus de parte. Mas não tenho duvida que se os Falken propostos fossem com o mesmo índice de carga e velocidade que os pneus que lá tenho agora, eram esses que iam.

Relativamente aos continental, posso opinar à Vontade, pois vieram de série no meu QQ e no Focus. São excelentes pneus, mas Têm um defeito muito grande, mesmo com a pressão acima do recomendado, eles gastam muito nos lados. Relativamente aos Falken, comprei 2 para o QQ e estou muito satisfeito, pois não noto diferenças significativas face aos continental e não gastam tanto nos lados. Sem dúvida que vou a continuar a colocar Falken no QQ.

Cumprimentos.

Tambem tenho 4 uns instalados no inicio deste ano, e agora com 10 000km, vou roda-los e ja se nota algum gasto nas laterais.

Sao bons, mas tou a achar que se gastam muito rapido, com conduçao muito mais soft que antigamente, os anteriores bridgestone fizeram 40 000km a frente e 45000 atraz so os troquei os 4 porque rebentou 1 com um embate.

Os meus não tiveram vida fácil, confesso. Mas o desgaste foi uniforme.

Laterais gastas é sinonimo de pressão baixa, junto com curvar depressa.

Aumenta a pressão +0.3 a 0.5 Bar com pneus frios !

Laterais gastas é sinonimo de pressão baixa, junto com curvar depressa.

Aumenta a pressão +0.3 a 0.5 Bar com pneus frios !

No QQ tenho coloco 0,5 Bar acima do Indicado e os continental gastavam nos lados. Nos Falken até agora não tenho notado esse desgaste. A ver vamos........

Boas,

terei em breve que udar os pneus da frente e não sei o que escolher, se me puderem dar umas luzes ficaria muto agradecido!!

O carro é: Opel astra G de 2002 (1.4, 5 portas), as medidas: 195/60 R15, 88H

Atrás tem: Vredestein Hi-Trac
À frente: Dunlop SP Sport Fastresponse

Claro que é sempre bom pagar menos, mas gosto de segurança, principalmente com chuva, aliado a boa durabilidade, Faço principalmente estradas nacionais e auto-estrada, sem grande velocidades.

O que recomendam?

Back