Tópico dos Pneus

Viva, como já devem ter lido mais atrás, sou o "feliz proprietário" de 4 Bridgestone Potenza S001.

Basicamente a timeline desses pneus foi a seguinte:
1) 1ºs S001 atrás
2) Quando os pneus da frente "acabaram", os S001 de trás passaram para a frente, com 15k kms, e foram metidos 2 S001 novos atrás
3) Passados 20k kms, os pneus de trás (20k) estão mais gastos que os da frente (35k)

Alguma ideia para este desgaste rápido nos pneus traseiros, enquanto os "irmãos" da frente duraram quase o dobro?

Pratico uma condução calma, sem grandes extravagâncias, numa Kia Ceed SW.

Tens de largar o travão de mão. Vais ver igualmente uma melhoria nos consumos.

Agora a sério:

Tens desgaste regular, os seja, equilibrado nos pneus traseiros?

Só por curiosidade eu verificava se a origem de fabrico dos pneus (país) é a mesma.

Greetings!

Parece que os Primacy 3 já não fazem religiosamente 90.000km como em gerações anteriores, num carro familiar.

Conheço pessoas que só montam Michelin por causa disso.
E alguns dizem ter feito 130.000km no eixo de trás.

Eu se visse à venda barato comprava Bridgestone B250.
Vendi um carro com 4 pneus de origem já com 100.000km, que portavam-se muito bem, tanto em seco como em chuva.
E ainda tinham piso para muitos kilómetros.

Cumprimentos

O meu carro trazia de origem Bridgestone B250 e achei-os maus! Pouca aderência e, com 35.000km, já estavam quase nos marcadores de desgaste. Entretanto, montei os ER300, já fizeram 35.000km, estão a cerca de meio e em termos de aderência, não têm nada a ver!

Corroboro a opinião do Luis Miguel. Foram os piores pneus que conduzi até à data, pese embora nunca tenha conduzido pneus chineses e/ou de marcas duvidosas (as marcas menos reputadas passam por Mabor, Nexen e Uniroyal - sendo que estes últimos já estejam num patamar de reconhecida qualidade). O que não é de estranhar, visto que ao serem pneus All Season acabam por ser aquele meio termo sem um bom compromisso.
Recordo-me, em particular, numa travagem de emergência, em seco, terem sido fraquinhos.

Tens de largar o travão de mão. Vais ver igualmente uma melhoria nos consumos.

Agora a sério:

Tens desgaste regular, os seja, equilibrado nos pneus traseiros?

Só por curiosidade eu verificava se a origem de fabrico dos pneus (país) é a mesma.

Travão de mão? Mas dá-me jeito estar em cima, assim apoio o braço [:D]

Sim, o desgaste nos traseiros (aliás, nos 4) é regula.

Como posso ver a origem do pneus?

Defeito.

Provavelmente uma vulcanização deficiente (temperatura muito baixa).

Na minha opinião; merecia uma reclamação.

Directamente à marca, ou através da oficina?

Greetings!

Num smart onde o ESP faz tudo, portavam-se lindamente.
Se tivesse mantido o carro penso que os pneus de trás teriam feito 130.000km e os da frente 115.000km.

Cumprimentos

O meu carro trazia de origem Bridgestone B250 e achei-os maus! Pouca aderência e, com 35.000km, já estavam quase nos marcadores de desgaste. Entretanto, montei os ER300, já fizeram 35.000km, estão a cerca de meio e em termos de aderência, não têm nada a ver!

Bridgestone RE002 Adrenalin é topo, não é?

Na medida 205/50 R16 encomendei uns desses.

Em cima da mesa estiveram os hankook k115, Michelin pilot sport 3, pirelli p7 cinturato, e uns bridgestone t001

Continuo 100% satisfeito com Dunlop SportBluresponse.

Hoje fui trocar os 4 amortecedores da minha Megane.

Noto bem que os amortecedores novos fazem bem a diferença, adorna menos em curva.

Pergunto, o desempenho dos pneus com amortecedores novos também melhoram?

Bridgestone RE002 Adrenalin é topo, não é?

Na medida 205/50 R16 encomendei uns desses.

Em cima da mesa estiveram os hankook k115, Michelin pilot sport 3, pirelli p7 cinturato, e uns bridgestone t001
Tenho uns desses atrás (195/50 R15), recomendados pela oficina onde os meti, e até agora, nada a apontar. Mas eu tambem nao consigo decifrar diferenças entre pneus, como os experts aqui do topico [:D]. Sei que o carro agarra bem e nao foge, nem sequer em piso molhado.

Tenho uns Michelin Energy no meu "323" com perto de 60k mas apresentam ainda um bom piso. Ultimamente tenho notado uma certa instabilidade do eixo traseiro quando o piso esta molhado ou humido. Penso que sera dos pneus estarem "vidrados", e por causa disto estou a poderar a sua substituição.

Como faço anualmente entre 12 a 15k, quais os pneus que me aconcelham dentro do binonimo preço/qualidade para os km que faço?

A medida é: 175/65/R14

Última edição:
Tenho uns Michelin Energy no meu "323" com perto de 60k mas apresentam ainda um bom piso. Ultimamente tenho notado uma certa instabilidade do eixo traseiro quando o piso esta molhado ou humido. Penso que sera dos pneus estarem "vidrados", e por causa disto estou a poderar a sua substituição.

Como faço anualmente entre 12 a 15k, quais os pneus que me aconcelham dentro do binonimo preço/qualidade para os km que faço?

Qual é a medida? mantendo a gama eco, recentemente usei um carro de aluguer na Madeira com os Continental Ecocontact5. Apanhei estradas de montanha, com chuva, lamas, etc. e os pneus portaram-se impecavelmente bem. Fiquei muito surpreendido. Quando vi que eram da gama eco, até li duas vezes o nome nos quatro só para confirmar.

Qual é a medida? mantendo a gama eco, recentemente usei um carro de aluguer na Madeira com os Continental Ecocontact5. Apanhei estradas de montanha, com chuva, lamas, etc. e os pneus portaram-se impecavelmente bem. Fiquei muito surpreendido. Quando vi que eram da gama eco, até li duas vezes o nome nos quatro só para confirmar.

Bem ja posso dar feedback dos kumho ku39, totalmente satisfeito..

Nos primeiros tempos só apanhei piso seco e deu para ver que transmitem bastante segurança, dentro dos meus limites (que não são nada do outro mundo) é perfeitamente seguro fazer curvas mais "vivas"

Nestes dias já apanhei chuvas e nunca me falharam, quando chove eu não arrisco, seja com kumho seja com outro pneu qualquer, por isso estou plenamente satisfeito com estes pneus, vamos ver quando tiverem algum desgaste se a qualidade continua

A mesma do carro da minha mulher. Se te disserem Goodyear Duragrip, manda-os bugiar. São os que tenho e não vejo hora de os trocar. :sh) Bridgestone B250 eram os que o meu carro trazia de fábrica e também não recomendo.
Posso dizer que gostei muito desses Continental. Mesmo os Ecocontact3 que usei noutro carro achei muito bons. Tu és dos Açores, não és? Com o clima e as estradas daí, muito cuidado com o que escolhes. Uns euros a menos podem-te custar bem caro mais tarde. Uns que te deixam bem servido à chuva, mas não vão fazer muitos km, são os Uniroyal. Mas se fazes 12 a 15.000km por ano, se calhar não sentes muito isso.
O melhor é pedires preços aí numas casas de pneus e depois o pessoal dá-te feedback face ao que encontras.

Já o escrevi aí para trás e possivelmente até leste.. que troquei há cerca de duas semanas os RE050A que tinha no eixo traseiro do meu carro, que sendo RWD com quase 200cv e muita condução desportiva da minha parte duraram, incrivelmente, mais de 60k kms ao longo de 6 anos. Ainda passaram na inspecção no mês passado e não estavam ressequidos (o carro dorme na garagem).
Troquei-os devido a um furo que, por estupidez minha, resultou num rasgão de 40 cms aproximadamente.[8b] Já os queria trocar de qualquer forma porque apesar de sempre se terem comportado muito bem, já me metia medo andar na AE à chuva por medo de aquaplanning (255 de largura).
Continuo com RE050A na frente. Já os meti há mais de 3 anos e têm 35k kms. Ainda estão impecáveis. Pelo menos metade do piso.

São um pouco duros quando comparado aos que meti agora CSC5P, mas são muito bons pneus.

Tinha-me escapado...

Fico mais descansado, pois a minha duvida nunca foi a aderência do pneu, mas sim a sua durabilidade.
De facto é um pneu um pouco duro, mas já estava alertado para esse facto, sendo que a resposta do mesmo em curva compensa essa ligeira perda de conforto (quando comparado com os seus antecessores Primacy).

Não poupas muito entre meter de topo e intermédio. Eu também metia os Continental.

Se quiseres mesmo ir para algo económico os Mabor têm-se revelado uma aposta interessante. Tenho em 165/65/R14 e só posso dizer bem da aderencia e do conforto. são é um bocado brandos nas laterais e nestes pneus "altos" nota-se um bom bocado.

Voltar
Superior