Se te disserem Goodyear Duragrip, manda-os bugiar. São os que tenho e não vejo hora de os trocar.
Por acaso já os tive montados e para a gama em que se inserem, não são nada maus.. Na altura se bem que me lembro, antes de os comprar, andei a ver reviews e estavam bem cotados, razão pela qual a minha escolha recaiu sobre esse modelo. Isto na medida 175/65R14.
Quando os meti vinha de uns Nankang qualquer coisa (que nem eram os da gama mais baixa deles) que o carro trazia e eram uma autêntica porcaria.. Foi da noite para o dia. Fosse a curvar, fosse a travar, fosse o que fosse, que miséria. Lembro-me que uma vez, num dia de chuva, numa descida algo acentuada, abrandei fazendo uma travagem perfeitamente normal antes de um cruzamento e o sacana do carro não parou. O ABS actuou e entrei pelo cruzamento dentro. A sorte é que tinha prioridade e não vinha ninguém.
Depois dos Duragrip (que ainda ali os tenho com algum rasto), meti umas jantes maiores e pneus mais largos e emprestaram-me uns F1 em que dois deles ja estavam praticamente no limite. Lembro-me que num dia de chuva, num acesso da A8, o carro fugiu-me de traseira como nunca tinha fugido e se tivesse metido pé ao travão como é a tendência, provavelmente tinha-me espetado contra o separador.
Tirei-os de imediato, entreguei-os ao dono e meti uns Vredestein Sportrac 3. Muito bons pneus para a gama. Nada a apontar, quer em seco, quer em molhado.
Em pneus não vale a pena poupar. Claro que há que pensar com pés e cabeça e não ir meter uns pneus de 1000€ num carro de 500€ mas ponderar bem o que se mete. E.. Mais valem uns pneus medianos novos ou com bom rasto ainda do que "bons" pneus com desgaste acentuado.