Tópico dos Pneus

Testes com Apollo e Continental sem Mabor???

Devem ser alemões...

Pera aí... os Mabor estão nos testes da Auto Bild... mas eles agora já aprenderam russo?

Ah! É da Tyrepress... tá bem...

Não... o teste é mesmo da Auto Bild alemã [;)]

Só que para ter os pneus todos, foi preciso colocar o russo.

Hoje apanhei uma ligeira irritação
Na oficina onde o carro é lavado, já 3 vezes sinalizaram que precisava de pneus novos à frente, o carro nem 20.000kms tem...
Hoje e depois de insistência, lá autorizei, desde que a leaseplan (carro de renting) dissesse ok. Lá trocaram, mas eu sempre pensei que fosse por marca e modelo igual.
Ao fim da tarde quando chego a casa reparo que tinha outra marca e segmento montados.

O carro trás de origem Continental SportContact 5 e trocaram por Michelin Primacy 4
O que acham desta troca? Claro que tenho Michelin num eixo e Continental noutro...
fiquei um bocado lixado com F. O que faziam reclamavam?
Os segmentos não são completamente diferentes?
Desculpem eu sei que é um problema de primeiro mundo.

Se o carro é de renting e não pagas os pneus é ver o que diz o contrato.

Se o contrato não disser nada em concreto então é aceitar os pneus que foram metidos e para a próxima perguntar se podes escolher os pneus.

Caso os pneus possam ser livremente escolhidos pela empresa que os coloca então é melhor ter levado esses Michelin do que uma marca daquelas que o pessoal costuma dizer que é de evitar.

Ter Michelin num eixo, Continental no outro, num dos eixos os pneus serem de turismo, no outro serem pneus mais desportivos... Isso para mim está tudo óptimo e não vejo problema nenhum desde que tenham piso acima do mínimo, não estejam ressequidos, não tenham bolhas/cortes, etc.

225.jpg

225-2.jpg

in: https://www.autozeitung.de/assets/sommerreifen-test-2018.pdf

https://www.autozeitung.de/sommerreifen-225-45-r-17-test-2018-193176.html

Se o carro é de renting e não pagas os pneus é ver o que diz o contrato.

Se o contrato não disser nada em concreto então é aceitar os pneus que foram metidos e para a próxima perguntar se podes escolher os pneus.

Caso os pneus possam ser livremente escolhidos pela empresa que os coloca então é melhor ter levado esses Michelin do que uma marca daquelas que o pessoal costuma dizer que é de evitar.

Ter Michelin num eixo, Continental no outro, num dos eixos os pneus serem de turismo, no outro serem pneus mais desportivos... Isso para mim está tudo óptimo e não vejo problema nenhum desde que tenham piso acima do mínimo, não estejam ressequidos, não tenham bolhas/cortes, etc.

E ter índices de carga diferentes? Os primeiros os de fábrica, os segundo os substituição

Continental conti sportcontact 5
235/50R18 W XL 101w

Michelin Primacy 4
235/50 R18 101y

Os continental são XL, reforçados certo?

E ter índices de carga diferentes? Os primeiros os de fábrica, os segundo os substituição

235/50R18 W XL 101w

Michelin Primacy 4
235/50 R18 101y

Sim, XL é reforçados.

O indíce de carga está igual... 101, o que está diferente é a velocidade máxima que aguentam, superior nos Michelin (W nos Continental e Y nos Michelin).

content-content-tabela-indice-de-velocidade.jpg

medidas-laterais-dos-pneus.jpg

Sim, XL é reforçados.

O indíce de carga está igual... 101, o que está diferente é a velocidade máxima que aguentam, superior nos Michelin (W nos Continental e Y nos Michelin).

content-content-tabela-indice-de-velocidade.jpg

medidas-laterais-dos-pneus.jpg

Mas sendo o mesmo índice de carga, não há diferença por um ser reforçado e outro não ?

Mas sendo o mesmo índice de carga, não há diferença por um ser reforçado e outro não ?

Espreita nos pneus, já que ainda tens ambos, a composição dos ditos... terás lá a dizer que tem duas camadas disto + daquilo... etc (podes ver exemplo da imagem abaixo)

No entanto, tendo ambos a mesma capacidade de carga, aguentam (em termos de peso) o mesmo... mas sendo XL, poderão é aguentar "melhor" com "pancadas" susceptíveis a furos.

ok_20170425_122755.jpg

Last edited:
Notas muita diferença (piso molhado e durabilidade) entre os Primacy 3 e os atuais Nexen?

Os Nexen 3 meses e 2.500Km, portanto ainda não deu para ver a sua durabilidade, mas mota-se que são um pouco mais rijos que os Michelin, mas agaram-se bem no seco como no molhado, embora ainda não tenha apanhado uma chuvada grande em viagem, mas para o que apanhei de piso molhado e humido, não se sairam mal.

Pois... Fiquei na mesma. Sempre tive muita curiosidade como é que se faz a rotação de pneus, de quem mete pneus novos atrás num carro que gasta mais à frente...

Meti os novos atrás porque assim me aconselharam, que os pneus vão sempre para trás e os usados vão para a frente.

Foi a primeira vez que assim fiz, porque em todas as vezes que já troquei de pneus nunca tive este dilema, pois meti sempre os quatro pneus novos.

Mas enfim....há sempre uma primeira vez para tudo.

235/50R18 W XL 101w

Michelin Primacy 4
235/50 R18 101y

Conforme o NTO já disse o índice de carga é o mesmo (101).

Existe diferença no índice de velocidade que é superior no Michelin.

No DUA além das medidas de pneus permitidas vem indicado o índice de carga mínimo? E índice de velocidade? E tem indicação de ser necessário ser XL?

É que nos 235_50_18 da Continental existem vários índices de velocidade, de carga, XL e sem ser XL, com protecção de jante... (97 vs 101; V vs Y vs W) (resulta em quase 10 combinações)

No caso dos Michelin Primacy 4 na medida 235_50_18 só encontro o seguinte:

235_50_18 97V

235_50_18 101Y XL

Hás-de ver melhor nos Michelin que tens no carro se não está lá o XL.

Esses Michelin são o último modelo nessa gama, têm mesmo índice de carga (101), têm índice velocidade superior e pelo que vi também são XL.

Não encontro problema nenhum.

Por exemplo se tivessem metido os Primacy 3 com data de fabrico já antiga, com índice de carga 97, etc então podia haver um pouco de diálogo de indignação mas não existindo nada contra no contrato e estando a respeitar todas as características que vêm no DUA não daria para reclamar.

Para a próxima é perguntar se podes escolher os pneus. Caso não possas então é ficar sujeito ao que colocarem visto ser carro de renting e neste caso dos Michelin Primacy 4 para mim aceitava na boa.

E mesmo que não concordasse o que poderia fazer se o carro é de renting e eles é que têm a liberdade de escolher a marca e modelo (supondo que nada vem em contrário no contrato) desde que respeitem as medidas, índices de carga e velocidade, etc?

Conforme o NTO já disse o índice de carga é o mesmo (101).

Existe diferença no índice de velocidade que é superior no Michelin.

No DUA além das medidas de pneus permitidas vem indicado o índice de carga mínimo? E índice de velocidade? E tem indicação de ser necessário ser XL?

É que nos 235_50_18 da Continental existem vários índices de velocidade, de carga, XL e sem ser XL, com protecção de jante... (97 vs 101; V vs Y vs W) (resulta em quase 10 combinações)

No caso dos Michelin Primacy 4 na medida 235_50_18 só encontro o seguinte:

235_50_18 97V

235_50_18 101Y XL

Hás-de ver melhor nos Michelin que tens no carro se não está lá o XL.

Esses Michelin são o último modelo nessa gama, têm mesmo índice de carga (101), têm índice velocidade superior e pelo que vi também são XL.

Não encontro problema nenhum.

Por exemplo se tivessem metido os Primacy 3 com data de fabrico já antiga, com índice de carga 97, etc então podia haver um pouco de diálogo de indignação mas não existindo nada contra no contrato e estando a respeitar todas as características que vêm no DUA não daria para reclamar.

Para a próxima é perguntar se podes escolher os pneus. Caso não possas então é ficar sujeito ao que colocarem visto ser carro de renting e neste caso dos Michelin Primacy 4 para mim aceitava na boa.

E mesmo que não concordasse o que poderia fazer se o carro é de renting e eles é que têm a liberdade de escolher a marca e modelo (supondo que nada vem em contrário no contrato) desde que respeitem as medidas, índices de carga e velocidade, etc?

já estou a lidar e a enfiar o barrete.
estão a ponderar trocar os restantes 2 pneus pelos Michelin
e poderei estar ser picuinhas, adimito, mas os segmentos dos pneus são diferentes, claro que a financeira defende-se a dizer que são ambos marcas premium...

Obrigado

Last edited:
já estou a lidar e a enfiar o barrete.
estão a ponderar trocar os restantes 2 pneus pelos Michelin
e poderei estar ser picuinhas, adimito, mas os segmentos dos pneus são diferentes, claro que a financeira defende-se a dizer que são ambos marcas premium...

Obrigado

No seguinte link tens teste aos pneus na tua medida.

No caso da Continental o que aparece é o PremiumContact6 (superior ao SportContact5 que tens/tinhas).

No caso da Michelin o que aparece é o Primacy 3 (inferior ao Primacy 4 que tens agora)

Vendo esses resultados e tendo em conta que o Michelin testado é inferior ao Michelin que tens e que o Continental testado é superior ao que tens/tinhas então para mim os Michelin Primacy 4 que tens agora são uma boa opção.

Se os Pilot Sport 4 seriam melhores? Sim seriam melhores mas iriam certamente durar menos e se não os podes escolher e os Primacy 4 são bons o que mais há a fazer?

Reclamar sem ter razão? (isto no meu ponto de vista e sem saber pormenores do contrato, etc)

2017 Auto Bild Summer SUV Tyre Test - Tyre Reviews

sinceramente odeio os pilot sport 3 que o meu ds trás.
em seco tudo bem, em molhado tudo péssimo.

Tenho a opinião oposta... São os melhores pneus que já tive em molhado... E já uso desde os Pilot Exalto (para aí desde 2004)... Os meus levam 20000km.. Ainda em excelente estado e agarram que é um mimo..
PS- num dos carros (os que têm 20000km)não há TCS nem ABS ..
No outro carro com isso tudo e jante 17 (e também com pilot sport) também têm um excelente comportamento.

Back