Tópico dos Pneus

ok, scooter , ainda bem...Os R1r que tenho no Honda para andar no autódromo e por vezes também para a estrada para brincar um pouco são " made in Japan "!
E só o cheiro e o toque da verdadeira borracha japonesa...eu gostaria que vocês tivessem com um pneu desses na mão!

És fã da marca estou a ver.
São os primeiros Toyo que compro, ultimamente tenho andado fã da Hankook. Mas tinha colocado em 2014 os Nakang no Corsa que por acaso têm o piso semelhante aos T1R.
Estes CF2 têm o piso semelhante aos continental premium contact que vinham de série em 2004.

Sou fã das marcas que tenham aderência e com provas dadas, Michelin, Goodyear, bridgestone que são generalistas e também com produtos exclusivistas e especificos...vê por exemplo o novo Goodyear asimetric 5 e os supersport que equipam os Porsche e os Ferrari.

A Toyo pode não ser tão conhecida do publico, como acontece aqui no Algarve e em certas regiões de Portugal, mas se perguntares a um estrangeiro entre as principais marcas, os conhecedores escolhem Toyo pela sua especificidade e para o que querem usar...Eu sei que á pneus muito bons mesmo de outras marcas, mas a relação preco/aderencia dos Toyo até agora, tem sido muito boa!
E certamente que os teus Toyo foram mais baratos que Michelin, Goodyear, Continental, Bridgestone, etc...

E outro pormenor muito importante: Toyo funciona muito bem com suspensões em bom estado, de preferência a gás e com um nivel de rigidez um pouco acima da media, ou seja amortecedores virados para a dinâmica, e com pressões de pneus altas!

Last edited:
PNEUS HOMOLOGADOS VALE A PENA OU NÃO?
NAO CONSIGO, DE TODO, ARRANJAR PNEUS COM A HOMOLOGAÇÃO DA MARCA DO MEU CARRO!
MAS HOJE ARRANJAM ME UNS COM A HOMOLOGAÇÃO PARA A AUDI, fará assim tanta diferença?
obrigado

PNEUS HOMOLOGADOS VALE A PENA OU NÃO?
NAO CONSIGO, DE TODO, ARRANJAR PNEUS COM A HOMOLOGAÇÃO DA MARCA DO MEU CARRO!
MAS HOJE ARRANJAM ME UNS COM A HOMOLOGAÇÃO PARA A AUDI, fará assim tanta diferença?
obrigado
Não estou a par dessa questão mas se no DUA do teu carro indica as medidas e indica as letras da homologação (AO no caso da Audi), presumo que terás de usar pneus com essa homologação, sobre pena de poder ser multado ou ter anotação na IPO. Mas como digo, não sei bem como funciona, nunca tive um carro que exigisse isso.

Que modelo tens?

Não estou a par dessa questão mas se no DUA do teu carro indica as medidas e indica as letras da homologação (AO no caso da Audi), presumo que terás de usar pneus com essa homologação, sobre pena de poder ser multado ou ter anotação na IPO. Mas como digo, não sei bem como funciona, nunca tive um carro que exigisse isso.

Que modelo tens?

No momento tenho os pzero com homologação mas prefiro os continental contisport 5 que efetivamente existem mas parece que estão esgotados!

Mas para além das questões legais, a minha pergunta é: em termos de utilização haverá alguma diferença?

Que modelo tens?

Gustavo, a palavra homologação, neste caso refere-se a pneu com "aprovação". Andaste com Michelin Primacy 3 AO (Audi) e o teu carro não se desfez [:D]

No momento tenho os pzero com homologação mas prefiro os continental contisport 5 que efetivamente existem mas parece que estão esgotados!

Mas para além das questões legais, a minha pergunta é: em termos de utilização haverá alguma diferença?
Se estivéssemos a falar de alguma máquina exótica acredito que pudesse haver. Num carro "normal" penso que não. Mas vamos ver se alguém te consegue esclarecer isso.

Gustavo, a palavra homologação, neste caso refere-se a pneu com "aprovação". Andaste com Michelin Primacy 3 AO (Audi) e o teu carro não se desfez [:D]
Neste caso é o contrário, se bem estou a perceber o carro usa pneus homologados e a questão é colocar uns que não o são. É como digo, não sei ao certo as implicações a esse nível.

Naturalmente que não haveria o risco de maior! Vemos muitos na estrada com medidas de pneus e jantes alteradas (e alguns sem que se conste no DUA) e os carros não se "desfazem".

Mas pode (não sei) ter algum tipo de interferência (algo pequeno) no comportamento do carro, ou não?

Naturalmente que não haveria o risco de maior! Vemos muitos na estrada com medidas de pneus e jantes alteradas (e alguns sem que se conste no DUA) e os carros não se "desfazem".

Mas pode (não sei) ter algum tipo de interferência (algo pequeno) no comportamento do carro, ou não?

nao há mais opiniões?

Passei de 205/55/R16 energy saver MO Para 225/40/R18 Dunlop Sport Maxx RT2 sem homologação e a única coisa que perdi foi...

Tempo, por não ter feito a mudança mais cedo [:D]

Passei de 205/55/R16 energy saver MO Para 225/40/R18 Dunlop Sport Maxx RT2 sem homologação e a única coisa que perdi foi...

Sem homologação como? Não tens essa medida no livrete?

Só te posso dizer uma coisa há coisa de uns 15 anos apanhei uma multa de 120€ devido a não ter a medida dos pneus averbada no livrete.
Hoje em dia não creio que as coisas estejam mais facilitadas.

Last edited:

Isso é diferente! Esta a falar de alteração de medidas muito significativa não só do pneu assim como da jante! Duas polegadas no raio,

Eu não pretendo, de todo, alterar as medidas originais do livrete, a única questão é homologação do pneu que apenas consigo AO para os continental.

Os pzero arranjo com relativa facilidade mas acho muito duros...

Hoje vi um VW T-Cross com uma marca de pneus que desconhecia, Giti, ao que parece equipa de origem este modelos, seat Arona e é uma marca de Singapura.

Sem homologação como? Não tens essa medida no livrete?

Só te posso dizer uma coisa há coisa de uns 15 anos apanhei uma multa de 120€ devido a não ter a medida dos pneus averbada no livrete.
Hoje em dia não creio que as coisas estejam mais facilitadas.

Tenho homologado no livrete claro.

Disse que não tem homologação da Mercedes uma vez que se estava a discutir pneus homologados pelas marcas vs. não homologados

Back