Tópico dos Pneus

boas amigos
sem duvida que tem a ver com o peso, normalmente a pressao em bares sao 2 bares ou 30 psi,estamos a falar de ligeiros de passageiros,ate peso de 1000kg e com dois passageiros sem carga,depois depende tambem, da propria estrutura/tamanho/peso bruto etc, do carro,.por exemplo um carro ligerio comercial,ja pode exigir outro tipo de pressao nos pneus.
tal como os jipes.
deixo-vos aqui algo para conhecerem melhor um pneu,e tambem a sua construçao,onde podem ter uns conhecimentos mais profundos.incluindo os indices de velocidade.[;)]
espero que seja util e se tiverem alguma duvida disponham.
Pneus - Entendendo um pouco mais!

estrutura.jpg
Voltamos a falar em pneus . É preciso que você saiba mais a respeito deste acessório que cumpre papel de vital importância no seu carro. Trataremos da estrutura do pneu e ensinaremos você a como "ler" um pneu.

Estrutura - é importante falar da estrutura do pneu para que você entenda a respeito dos dois tipos usuais de pneus: Diagonal e Radial. Embora o primeiro tipo venha tendo sua utilização depreciada, ele foi amplamente usado até década de 70 e, ainda é possível encontrá-lo equipando utilitários. O radial por outro lado é o tipo que normalmente vem em todos os carros de passeio.

Um pneu moderno consiste de diversos componentes, alojados dentro de uma estrutura de borracha moldada - a carcaça. O principal item estrutural é conseguido por meio de camadas de tecido misturado à borracha, as chamadas lonas. O papel das lonas é conferir rigidez e forma ao pneu. A maneira como estão dispostas as lonas é que vai determinar se um pneu é Diagonal ou Radial.

Se as fibras dos tecidos que compoem as lonas estão dispostas em ângulos de 45º, diz-se que o pneu é diagonal. Já os radiais caracterizam-se por terem as lonas com fibras indo de um talão ao outro (disposição radial). O talão é o nome que se dá ao cabo de aço revestido de borracha, que fica dentro da borda interna do pneu e é responsável por prendê-lo à borda das rodas. Além das lonas radiais, costuma-se adotar lonas de reforço - chamadas de cintas - colocadas longitudinalmente entre as lonas e a banda de rodagem, sendo confeccionadas de nylon ou de aço, que é no caso a razão do nome "pneus de aço".

Os pneus radiais devido às características de construção (disposição das lonas), possuem maior maleabilidade e, portanto, maior vida útil, aderência ao piso, maior maciez e menor atrito durante o rolamento do veículo. Os diagonais, por outro lado, por contarem com uma estrutura mais rígida (particularmente as laterais), são mais indicados para o uso em terrenos irregulares e uso com carga, daí sua utlização em utilitários.

velocidade.jpg

Leitura - no momento que você tem que comprar pneus novos para seu carro você sabe identificar e interpretar todas as informações contidas na sua lateral? Se a resposta é não, então é para você que escrevemos este trecho, pois na lateral do pneu vem contidas todas as informações necessárias para que se possa adquirir o produto adequado as suas necessidades.

Na figura ao pé da página mostramos os dados referentes às características do pneu quanto a dimensões, tipo de construção (diagonal ou radial), índice de carga, velocidade, desenho do pneu, calibragem máxima, uso ou não de câmara de ar.

• 205 - Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm);
  • 50 - Percetual da altura da secção em relação a largura, também chamada de Relação de aspecto (50% da largura ou aproximadamente 102 mm);
  • R - Construção Radial
  • 15 - Diâmetro total do aro em polegadas (15 polegadas)
  • 86 - Índice de carga (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)
  • V - Velocidade do pneu (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h - vide figura acima)
  • TUBELESS - Indica que trata-se de um pneu que dispensa câmara de ar.
  • CV90 - Desenho dos sulcos do pneu.
lateral.jpg

É possível ainda notar outras inscrições no pneu e que significam se lidos da esquerda para direita e de cima para baixo:
  • Taxa Máxima de Carga de 1224 LBS
  • Pressão Máxima de 36 PSI
  • As lonas são compostas de 6 camadas, sendo duas de Rayon, duas de aço e duas de Nylon
  • As laterais tem lonas com duas camadas de Rayon
UM ABRAÇO
e sempre bom termos os conhecimentos basicos de um pneu para que nao sejamos enganados....lol
ass:ASTROPEL
deve ter a ver com o peso do carro+distribuição dos pesos, mas isto é td suposições ... não faço ideia, mas tb nunca me preocupei com isso

Última edição:
eu tenho uma mitsubishi 1.6 com medidas 195/55r15 de pneu e 1250kg de peso e ando com 2.6 a frente e tras mas diz de fabrica 2.4 e 2.3 e com carga maxima a + de 160km andar com 2.7, eu como ando quase sempre com peso max e de pé pesado no acelarador.

Última edição:
epahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!

epahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!

queres ter um acidente amigo?????
essa medida o ideal sera 1.8 bar ou 26 psi
max.2,0 bar ou 30 psi
cuidado......
abraço
boas..

alguem aki sabe qual a pressao ideal pra uns pneus 155/70 R13?

ando com 3.0 bar, axam q é mto?

A malta sabe escrever num forum na internet e não sabe procurar no carro, ou no livro de instruções, a pressão indicada pelo construtor.

E, pior, não se apercebem sequer da importância da correcta regulação de uma das mais importantes peças do carro: o pneu.

No meu caso, por exemplo, a pressão indicada - e que verifico em média 1 vez por mês - em rolamento normal e sem carga é de 2,1 bar (2,3 bar para vários ocupantes ou condução em alta velocidade).

Optei por colocar os pneus, sempre, à pressão de 2,3, que aumenta, muito ligeiramente, o feeling da direcção. E noto bem a diferença quando a pressão começa a diminuir e se aproxima dos 1,9/2,0.

Onde não houver os Asimétricos(>17) os GSD3 são uma boa opção, onde houver assimétricos, partilho da opinião que são claramente preferiveis.

Um Pequeno Aparte!!!!

Um Pequeno Aparte!!!!

amigo
provavelmente algumas destas pessoas teem uma viatura em 2ª mao e nao possuem a literatura do carro,(alguns stand que os vendem tambem nao lhes interessa que os clientes a tenham pq em geral teriam de ter tb o livro de revisoes[;)] )ao qual existe ainda em alguns carros na porta do condutor ou mesmo no tampao do deposito de combustivel esse referidos dados,mas tambem pode dar-se o caso do carro ter ja sido pintado e nao existir nada dessa literatura.[s)]
quanto a importancia a que te referes em relaçao á pressao dos pneus ,dou-te toda a razao.
deixo aqui ainda mais uma dica[:D]
pressao de inverno sempre no maximo aconselhadopermitido,de verao, o minimo[;)]
se tiverem duvidas eu explico porque[:cool:] .
abraço
A malta sabe escrever num forum na internet e não sabe procurar no carro, ou no livro de instruções, a pressão indicada pelo construtor.

E, pior, não se apercebem sequer da importância da correcta regulação de uma das mais importantes peças do carro: o pneu.

No meu caso, por exemplo, a pressão indicada - e que verifico em média 1 vez por mês - em rolamento normal e sem carga é de 2,1 bar (2,3 bar para vários ocupantes ou condução em alta velocidade).

Optei por colocar os pneus, sempre, à pressão de 2,3, que aumenta, muito ligeiramente, o feeling da direcção. E noto bem a diferença quando a pressão começa a diminuir e se aproxima dos 1,9/2,0.

Pelo calor no verao e frio no inverno?

amigo
provavelmente algumas destas pessoas teem uma viatura em 2ª mao e nao possuem a literatura do carro,(alguns stand que os vendem tambem nao lhes interessa que os clientes a tenham pq em geral teriam de ter tb o livro de revisoes[;)] )ao qual existe ainda em alguns carros na porta do condutor ou mesmo no tampao do deposito de combustivel esse referidos dados,mas tambem pode dar-se o caso do carro ter ja sido pintado e nao existir nada dessa literatura.[s)]
quanto a importancia a que te referes em relaçao á pressao dos pneus ,dou-te toda a razao.
abraço

amigo
abraço

Porquê?

Thanks[;)]

abraço

Relativamente simples; A pressão aumenta com o aumento da temperatura. Por outro lado o ar perde-se mais rapidamente porque os poros na parede da borracha aumentam (com a expansão devido ao aquecimento).

Nao sei se as diferenças são significativas mas é por isto que se recomenda que a pressão seja medida com os pneus frios (à temperatura ambiente) e não depois de aquecerem a rodar.

e nao so amigo.....
estamos a esquecer o aqua planing de inverno,o piso seco e quente no verao,experimentem o inverso das ditas pressoes?????
facam umas pesquisas em rallis,por exemplo,no gelo ou chuva,vejam que pneus e pressoes usam as viaturas.
e depois vejam em temperaturas quentes[;)]
eram a estes factores que me referia.
em certos paises da europa usam um jogo de pneus de inverno e outros de verao,infelizmente áquilo que ganhamos e ao preço dos materiais,nao podemos ter esse previlegio.
um abraço
ass:astropel

Relativamente simples; A pressão aumenta com o aumento da temperatura. Por outro lado o ar perde-se mais rapidamente porque os poros na parede da borracha aumentam (com a expansão devido ao aquecimento).

Nao sei se as diferenças são significativas mas é por isto que se recomenda que a pressão seja medida com os pneus frios (à temperatura ambiente) e não depois de aquecerem a rodar.

Última edição:
No meu Octavia para a medida que está lá, é de, 2.0 bar à frente e atrás. Só se estiver muito carregado, é que a pressão passa para 2.2 à frente e 2.4 atrás.

Como eu faço, o que o fabricante diz a nível de pressões recomendadas e outras coisas, os meus pneus apresentam um desgaste muito equilibrado e já vão com pouco mais de 22.500km e aínda com muito, mas mesmo muito piso pela frente!

Ora tenho estes preços:

Goodyear F1 Asy = 138 Euros

Dunlop Sp01 = 125 euros

Bridgestone RE050A = 165 euros

Nexen N3000 = 115 euros

Os outros nao vale a pena, pq vou para 1 destes, agora a duvida valerá bem a pena a diferença total para os goodyear?

Abraço

Ora tenho estes preços:

Dunlop Sp01 = 125 euros

Nexen N3000 = 115 euros

Os outros nao vale a pena, pq vou para 1 destes, agora a duvida valerá bem a pena a diferença total para os goodyear?

Abraço

Vale cada cêntimo! [;)] Esses Bridgestone estão caros... :confused:

Ora tenho estes preços:

Dunlop Sp01 = 125 euros

Nexen N3000 = 115 euros

Abraço

Tu é que sabes. Preferes gastar no chapeiro?

23€ de diferença entre um dos melhores pneus do mercado e uns dos quais, segundo opiniões avalizadas aqui do fórum, pouco valem, será que não compensa?

Boas, Tb acho esses preços um pouco exagerados!!! Radioactivo, vai ver o meu post com o preço de várias marcas! Eu optei pelos BRIDGESTONE POTENZA RE 050A. Obrigado a todos que me ajudaram na escolha. Cumps

Boas!

O civic coupé precisa de umas sapatas novas em 195/60 R15H... Estou quase convencido pelos ER300... Alguem que me aconselhe onde comprar mais barato na zona de lisboa/margem sul?

Cumprimentos

Voltar
Superior