Tópico dos Pneus

Bom dia

Em Outubro último, fez 2 anos que comprei uma viatura usada em concessão oficial, colocaram 2 pneus novos no eixo traseiro e por lá tem andado durante estes pouco mais de 2 anos
A viatura tem praticamente 40mil KM na minha mão.

Ha dias fui olhar os pneus frente e trás) e pude reparar nos de trás (que foram novos) que existem fissuras ou gretas nos socalcos ou intervalos (não sei se é assim o nome) e fiquei preocupado
Existe ainda muito rasto, talvez estejam a meio não sei precisar)

São uns Nankang Sportner AS-2 (Dot 10Out 5504 2321)

Devo ficar preocupado?

Obrigado

Last edited:
A mim preocupa-me é uma concessão oficial colocar Nankang.

Quando é para apanhar patos que colocam pneus na marca, so apresentam Continental e Goodyear.

Quando são eles a bancar, siga Nankang.

Em 4 carros que tive (2 novos + 2 usados) nunca vi gretas ou fissuras nos intervalos dos socalcos

O problema deles (concessão) seria que os pneus não apresentassem problemas nos 2 anos de garantia que me deram (parece que conseguiram), porque agora é comigo

Os da frente ja sei que lá para o final do verão (ou antes) terei de meter 2 par. Os de trás não contava para já trocar 😏

Eu montei agora recentemente os Nankgan Sportex AS-2+ na medida 225 40. Coloquei no eixo traseiro e no frontal tenho os f1. No geral e o que mais me preocupava era a chuva e ate agora 5 estrelas. nao notei grande diferenças no molhado ao passar de F1 para os AS-2+

no abarth tenho 4 semi slick nankang NS2R. Obvio que a chuva nao aderem a 100% pois é semi slick, mas ja fiz 2 trackdays a chover com estes pneus e com os devidos cuidados deu para andar nos limites.

em seco, e apos estarem quentes, parecem cola ao chao

Eu montei agora recentemente os Nankgan Sportex AS-2+ na medida 225 40. Coloquei no eixo traseiro e no frontal tenho os f1. No geral e o que mais me preocupava era a chuva e ate agora 5 estrelas. nao notei grande diferenças no molhado ao passar de F1 para os AS-2+

Eixo traseiro com pneus inferiores ao eixo dianteiro é sempre para ter cuidado.

Eixo traseiro com pneus inferiores ao eixo dianteiro é sempre para ter cuidado.

Por norma coloco sempre pneus novos no eixo traseiro. E foi o caso. O que tinha atras passaram para a frente e entraram os nankang para o eixo traseiro.

ate agora sem notar diferenças. Tambem é um carro que uso maioria em AE. Para andar nos limites tenho o abarth

Por norma coloco sempre pneus novos no eixo traseiro. E foi o caso. O que tinha atras passaram para a frente e entraram os nankang para o eixo traseiro.

ate agora sem notar diferenças. Tambem é um carro que uso maioria em AE. Para andar nos limites tenho o abarth

Sim, e isso é o recomendado como este vídeo demostra.

Aqui refere que o factor crucial é a profundidade dos sulcos do pneu. No entanto, imagina que numa condição de igual tração reduzida, o pneus traseiro tem naturalmente menos tração que o dianteiro. Esta diferença pode colocar o condutor em apuros.

XC40 com Continental EcoContact 6 235/55R18 100V de origem.

Os da frente estão perto do limite. A ideia será passar os de trás para a frente e comprar 2 novos para trás.

Agradeço a V/ ajuda para as seguintes questões:
- É normal estarem a atingir o limite com 30 mil km de 90% de condução citadina (mas tranquila)?
- Dado que vou comprar só 2, aconselham comprar a mesma marca/modelo?
- Caso contrário, sugerem alternativa equivalente (qualidade/preço)?
- Recomendam alguma oficina na zona do grande Porto?

Já solicitei orçamento para o mesmo modelo em 3 oficinas diferentes. Estranhamente (ou talvez não) a Norauto tem o melhor preço. Nunca tendo feito nada lá, ouço muitas queixas do serviço deles. Estou baralhado...

Os da frente estão perto do limite. A ideia será passar os de trás para a frente e comprar 2 novos para trás.

- É normal estarem a atingir o limite com 30 mil km de 90% de condução citadina (mas tranquila)?

Já solicitei orçamento para o mesmo modelo em 3 oficinas diferentes. Estranhamente (ou talvez não) a Norauto tem o melhor preço. Nunca tendo feito nada lá, ouço muitas queixas do serviço deles. Estou baralhado...

Nem todas as Norauto são iguais, por exemplo, aquela mais perto de mim até à data não me tem deixado ficar mal.

Há veículos que consomem bastante pneu à frente, daí ser necessário fazer a rotação para não ficares com pneus com borracha antiga (pois esta também se deteriora com o tempo) no eixo traseiro.

De uma forma geral, um pneu de uma marca premium de uma gama touring oferece sempre as garantias mínimas, claro que pode sempre existir a excepção à regra.

Isto são apenas sugestões, confesso que não tenho experiência em pneus para SUV.

https://www.norauto.pt/p/pneu-4x4-suv-hankook-ventus-prime-4-k135-a-235-55-r18-104-v-xl-2455760.html

https://www.norauto.pt/p/pneu-4x4-suv-pirelli-powergy-235-55-r18-104-v-2398953.html

https://www.norauto.pt/p/pneu-4x4-suv-goodyear-efficientgrip-suv-235-55-r18-100-v-2274647.html

https://www.norauto.pt/p/pneu-goodyear-eagle-f1-asymmetric-5-235-55-r18-100-v-2218314.html

https://www.norauto.pt/p/pneu-4x4-continental-premiumcontact-6-235-55-r18-100-v-2114540.html

Last edited:

O carro dos meus pais tem os mesmos pneus e com ~32000 km também já estao nas lonas, diria que é normal.

Para esse tipo de utilizacao nao há crise em ir para uma marca/modelo diferente. Eu acabei por escolher uns Continental Ultracontact (que em princípio irao fazer mais km's que os Eco).

Se é para andar quase só em cidade, a minha sugestao é escolher o mais barato* que encontrares dentro das marcas premium, olha aqui um teste nessa medida:

https://www.tyrereviews.com/Article/2021-Tyre-Reviews-SUV-Tyre-Test.htm

*barato neste caso significa custo e durabilidade, nao vale a pena poupar €5 nums pneus que ao fim de 30.000 km estao derretidos.

Não entendo como a medida 205/55 R16 passou a ter estes preços. Houve um aumento generalizado dos preços dos pneus?

Na Norauto, o pneu decente mais barato custa 66€, o Hankook Ventus Prime 4. Enquanto cheguei a colocar Continental PremiumContact 6 a 58€.

https://www.norauto.pt/p/pneu-hankook-ventus-prime-4-k135-205-55-r16-91-h-2418234.html
Além dos aumentos decorrentes da escassez de matérias-primas, o Putin invadiu um dos principais produtores de negro de fumo.

Usei essa medida durante vários anos, sempre a meter Primacy. Já não me lembro bem, mas julgo que os últimos, em meados de 2022, ficaram nos 95€/cada com montagem e alinhamento

Estou a precisar de 2 pneus para o i30 em 225 45 R17 pois os que lá estão apesar de terem mais de meio piso não estão a gastar os sulcos de forma uniforme, fazendo assim muito ruido de rolamento.

Estou indeciso entre:
- Gooyear Eagle F1 (tenho atrás e gosto, mas havendo algo mais confortável sem sacrificar aderência era TOP),
- Goodyear Efficentgrip performance 2,
- Continental Ultracontact
- HAnkook (não conheço a gama deles, mas a ser teria de ser algo touring ou sport)
- Bridgestone Turanza T006

Deixem o vosso veredicto!
​Priorizo Aderência e conforto, a durabilidade não é importante pois acabo por trocá-los aos 5 anos ainda com piso pois o carro só anda ao fim de semana

Bom, ja agendei para sabado ir montar os pneus novos.
Apos ver os testes da tyrereviews e pela minha satisfação com os oneus no eixo traseiro e noutro carro virão os Goodyear Eagle f1 Assymetric 6

105€ cada ja com montagem e equilibragem.
Alinhamento de direcao 25€

Entre os dois, também os preferia aos Hankook, até porque são de um segmento superior (sport) ao dos Hankook (touring).

Também pedi hoje dois Hankook Ventus Prime 4 para o pilhas (250€, incluindo rotação dos pneus e alinhamento).

Outra coisa que nunca dei atenção foi ao ruido dos pneus, de 71db para 69db nota-se alguma coisa no habitáculo ou nem por isso?
71db fazem os chineses que lá estão, os Goodyear fazem 69db

Back