Tópico dos Pneus

Esta questão das casas de pneus, para mim, é quase uma religião. Em 20 anos de carta só por uma vez mudei pneus noutra casa que não a habitual e tive que andar em cima da coisa, senão saía de lá com pneus novos à frente e sem aperto final com chave dinamométrica. :sh)

Com o carro de serviço tive que fazer uma muda noutra casa, mas já averiguei que a casa a que recorro sempre também trabalha com a Kinto. Portanto, na próxima vez vou pedir para mudar naquela localidade.

Curiosamente na última vez que a minha mãe foi mudar pneus na Corolla E12, na casa habitual, ocorreu um qualquer conflito entre o alinhamento e o sensor de alinhamento de direcção. A carrinha ficou a acender uma luz da direcção e a prender de vez em quando. A situação só foi resolvida com reset ao sensor. De referir que esta carrinha lá mudou de pneus várias vezes nos últimos anos, sem qualquer complicação.

Boas malta,

Se há coisa que não me descuido é na segurança e costumo verificar sempre a pressão e o estado dos pneus regularmente, embora não todos os dias como é lógico.

Hoje, para meu espanto, reparei que o pneu dianteiro esquerdo estava com um pedaço de borracha quase a saltar. Ao observar melhor, notei que, apesar de ser o pedaço pior, haviam mais pedaços semelhantes ao longo da borda exterior do pneu. Ou isto foi algo que aconteceu/se agravou recentemente ou então nunca tinha notado mas não acredito muito.

Verifiquei o pneu do lado direito e, embora não estivesse tão mau, apresentava sinais semelhantes, mas na parte interior. Fui a uma casa de pneus e disseram que era uma lotaria andar assim. Que podiam fazer imensos quilómetros ou sem qualquer aviso acontecer algo pior.

Custou-me trocá-los com um bom piso ainda e foi um tombo na carteira, mas como gosto de andar descansado, foram substituídos por uns Continental Premiumcontact 7. Os pneus traseiros, que são do mesmo tipo, parecem estar em bom estado e não apresentam os mesmos problemas pelo que foram para a frente e os novos para trás.

No alinhamento, foi constatada uma ligeira diferença no ângulo de camber entre os eixos dianteiros, o que poderia explicar porque um pneu estava a desgastar-se mais por fora e o outro por dentro. Contudo, essa diferença não parecia significativa e o carro não apresenta sinais de desvio em estrada ou de qualquer acidente. Na altura que o comprei até verifiquei junto da companhia de seguros e da marca oficial, onde o carro foi sempre assistido pelo proprietário anterior. Talvez um pequeno embate, um buraco, não sei.

Não consigo precisar com exatidão quantos km os pneus têm mas pelas minhas contas devem ter por volta de 20 mil km ou pouco mais. São de 2021. Não consigo perceber como estão neste estado. Os pneus são Michelin Primacy 3, dos quais não tenho outras queixas além deste problema. O carro está sempre estacionado sob um telheiro pelo que não apanha calor excessivo.

Qual é a vossa opinião sobre o que pôde provocar isto? É uma situação que se possa considerar normal? Estou a ponderar contactar a Michelin para expor a situação, mesmo sabendo que pode não levar a nada, mas suspeito que possa haver algum defeito de fabrico.

Agradeço desde já qualquer opinião.

​​

Já não é a primeira vez que tal aparece, em certas gamas de pneus da Michelin.

Portanto em certa medida, acaba por não admirar.

Hoje contactei a Michelin via telefone visto que o formulário está restrito a apenas 200 caracteres.

Informaram-me que havia possibilidade de abrir uma reclamação mas que tinha de ser uma oficina a fazê-lo e não eu. Confirmaram-me várias vezes ao telefone que podia ser uma oficina qualquer e que nem era preciso ser uma casa de pneus, podia ser mesmo uma oficina da minha confiança. Achei estranho mas disseram-me que iam enviar um e-mail a explicar como proceder.

Como já suspeitava, no e-mail vem referido que tem de ser um representante oficial da marca. Por sorte, onde meti os pneus novos, é, senão bem me mandavam dar uma volta se tivesse ido a outro local. De qualquer das formas disseram-me para aguardar até o próximo mês que o "inspetor" estava de férias.

Estou mesmo a ver que não vai dar em nada e alegar que foi provocado pelo desalinhamento. De facto, um dos pneus está "descascado" por fora e outro por dentro, mas não estou a ver como um desalinhamento pode provocar algo deste género, para além de um desgaste irregular. A única hipótese que vejo além de um defeito de fabrico é que todos os dias faço uma manobra quase parado numa calçada de pedra. De qualquer das formas nunca tive esse problema com qualquer outro carro/pneus.

Até és capaz de ter sorte e ganhares um par de pneus novos. (Eles só aceitam uma reclamação por cliente, tipo se tivesses 4 pneus eles só assumem 2)
O que te aconteceu, não e surpreendente pk houve aí uma furnada de pneus Michelin a sairem assim e com defeito de fabrico. Acho que vais ter sorte.

Tive uns primacy 3 e foram bons até os ter trocado com 60mil km

Até ter esses Michelin nunca tive uns pneus que durassem tanto e sempre com aderência razoável mesmo com 60mil km

Hoje contactei a Michelin via telefone visto que o formulário está restrito a apenas 200 caracteres.

Informaram-me que havia possibilidade de abrir uma reclamação mas que tinha de ser uma oficina a fazê-lo e não eu. Confirmaram-me várias vezes ao telefone que podia ser uma oficina qualquer e que nem era preciso ser uma casa de pneus, podia ser mesmo uma oficina da minha confiança. Achei estranho mas disseram-me que iam enviar um e-mail a explicar como proceder.

Como já suspeitava, no e-mail vem referido que tem de ser um representante oficial da marca. Por sorte, onde meti os pneus novos, é, senão bem me mandavam dar uma volta se tivesse ido a outro local. De qualquer das formas disseram-me para aguardar até o próximo mês que o "inspetor" estava de férias.

Estou mesmo a ver que não vai dar em nada e alegar que foi provocado pelo desalinhamento. De facto, um dos pneus está "descascado" por fora e outro por dentro, mas não estou a ver como um desalinhamento pode provocar algo deste género, para além de um desgaste irregular. A única hipótese que vejo além de um defeito de fabrico é que todos os dias faço uma manobra quase parado numa calçada de pedra. De qualquer das formas nunca tive esse problema com qualquer outro carro/pneus.

Esperemos de facto que os ditos "se cheguem à frente".

Como referido, mesmo cá tens user que tiveram problemas.

Mas procurando um pouco, mais relatos há... por exemplo:

https://forum-auto.caradisiac.com/topic/465262-souci-sur-pneu-michelin-primacy/

https://www.ma-bmw.com/forum/viewtopic.php?t=40474

4.jpg.a3966ac72274d33f6e2e13067430bb6a.jpg

IMG_6954f82faeef8d9b3386.jpg

Os Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6 são bons?

Acabei de encomendar uns Continental Premium Contact 7 mas já estou meio que arrependido, conseguia um preço muito melhor nesses pneus...​

Bons? Saudades dos que montei no meu ex-Megane!!! Pneus espetaculares!

Se bem que não ficarás mal servido com os CPC 7 certamente!

Um colega com 205/55 R16 está indeciso:

Mabor sportjet5
Firestone roadhawk
Nexen (nao sei qual)

O meu conselho foi ir para marcas premium dado que a medida é bastante barata, no entanto qual seria o vosso conselho entre estas?

Um colega com 205/55 R16 está indeciso:

Mabor sportjet5
Firestone roadhawk
Nexen (nao sei qual)

O meu conselho foi ir para marcas premium dado que a medida é bastante barata, no entanto qual seria o vosso conselho entre estas?

Todas elas não irão comprometer.

Mas é espreitar testes onde esses pneus entram (que os há) e verás que serão muito similares (ainda que não se saiba o modelo dos Nexen).

Já agora, os Nexen equipam de fábrica os Porsche, por exemplo...

Quanto aos outros dois pneus, uma pertence à Continental e outra à Goodyear.

Mas de facto, é uma das medidas mais em conta, se bem que agora não encontra a 60€ uns Continental Premim Contact ou os Good year equivalentes, como há uns anos.

Mas bom, escolhas, mas e no entanto uma vez mais, não irá ficar comprometido se for para essas escolhas.

De facto ja são marcas insuspeitas.

Destas a que terá menos feedback em termos de testes normalizados talvez seja a Mabor...

Facto, que Mabor será a que entrará em menos testes.

Mas não invalida a qualidade dos ditos.

A Mabor está em linha com os Semperit (também da Continetnal), por exemplo.

Voltar
Superior