Tópico dos Pneus

Se não percebi, todos agradecemos explicação. É para isso que cá estamos, partilhar ideias e aprender.

Até te explicava mas como já sei qual é o teu objectivo não vale a pena explicar mas pelos vistos alguém já compreendeu.

Um dos maiores fabricantes de pneus, a Continental. E para te facilitar coloquei a bold a parte onde refere "marginalmente".

Para o uso diário do consumidor normal de serviços de pneus, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade. Todavia, o nitrogénio não previne qualquer perda de pressão provocada por furos, falta de estanquicidade entre o pneu ou a válvula e a jante, vazamento da válvula e outras perdas de pressão com origem mecânica. Uma vez mais, a utilização do nitrogénio, só por si, não substitui a importância de verificar regularmente a pressão dos pneus. Se a pressão de ar do pneu estiver abaixo daquela que está especificada na placa do veículo, o pneu deve ser reenchido – seja com ar ou com nitrogénio – até à pressão apropriada. Não utilize pneus com falta de pressão e ou com excesso de carga (veja “Aviso”).

O que eles dizem ai é que o azoto não é milagroso e não é obrigatório andar com azoto, isto é como usar pneus fatelas, toda a gente pode usar e as perdas de aderência serem marginais mas que se calhar podem fazer a diferença...

Pois não, não funciona assim.

Até porque se numa bomba eu der conta de uma pressão incorrecta num pneu com azoto nunca o poderei colocar com a pressão correcta com ar normal, porque já aqui demonstraste que o azoto não se pode misturar, sob pena de perder todas as vantagens que o mesmo oferece (mas essa do azoto permitir uma poupança de 0.2 litros de combustível aos 100 é de rir...).

Assim, há que ir a uma oficina que disponha de azoto, o que nem sempre está disponível, no local ou devido à hora com que nos deparamos com o problema.

Se o teu mal é comodismo faz como te disse, arranja um medidor de bolso e evitas ir à oficina verificar a pressão dos pneus, ainda não entendeste ou não leste o que escrevi lá atrás? É que isto de me repetir cansa.

Dúvidas de mim... Mas agora diz para todos lêr-mos, qual a tua experiência com o azoto?

Mesmo que compres um medidor para teres sempre contigo, onde é que arranjas azoto para repores a pressão correcta nos pneus ?

A minha experiência com o azoto é de apenas 78%, aquela que encontro numa porção de ar. Apenas e só. É que depois de lidas e relidas e tidas em conta opiniões de quem sabe e percebe realmente do assunto, eu não pago para ter algo que existe no ar que respiro.

E apesar de ser fã do SCP, acho as tampas verdes uma piroseira.

Mesmo que compres um medidor para teres sempre contigo, onde é que arranjas azoto para repores a pressão correcta nos pneus ?

A minha experiência com o azoto é de apenas 78%, aquela que encontro numa porção de ar. Apenas e só. É que depois de lidas e relidas e tidas em conta opiniões de quem sabe e percebe realmente do assunto, eu não pago para ter algo que existe no ar que respiro.

E apesar de ser fã do SCP, acho as tampas verdes uma piroseira.

[:D] Logo vi, falar sem ter a experiência, apenas ouvi dizer que..... Ridículo![:)]

Com o medidor sabes sempre a pressão a frio que é quando deve ser vista, e se não tiveres nenhum furo podes ficar meses sem reatestar! É mesmo muito incomodativo! Deves andar sempre numa passadeira rolante para não te esforçares muito.

[:D] Logo vi, falar sem ter a experiência, apenas ouvi dizer que..... Ridículo![:)]

Com o medidor sabes sempre a pressão a frio que é quando deve ser vista, e se não tiveres nenhum furo podes ficar meses sem reatestar! É mesmo muito incomodativo! Deves andar sempre numa passadeira rolante para não te esforçares muito.

Se fosse preguiçoso, se calhar usava o azoto. Como não o sou, uso ar e verifico o estado dos meus pneumáticos com a regularidade que se exige, no mínimo.

E sim, antes de gastar dinheiro em azoto (que se encontra de borla no ar), informei-me devidamente. Não é cá por só ouvir dizer e tal e dá cá aquela palha. [:p]

Se fosse preguiçoso, se calhar usava o azoto. Como não o sou, uso ar e verifico o estado dos meus pneumáticos com a regularidade que se exige, no mínimo.

E sim, antes de gastar dinheiro em azoto (que se encontra de borla no ar), informei-me devidamente. Não é cá por só ouvir dizer e tal e dá cá aquela palha. [:p]

Realmente quando somos curtos de ideias não vale mesmo a pena dizer nada que é indiferente....[:D]

Realmente quando somos curtos de ideias não vale mesmo a pena dizer nada que é indiferente....[:D]

Curto de ideias não, curto de €€€. Isso sim, porque pagar para meter azoto nos pneus quando o mesmo se encontra em quantidade suficiente no ar de borla, não é definitivamente para o eu. [:p]

O que eles dizem ai é que o azoto não é milagroso e não é obrigatório andar com azoto, isto é como usar pneus fatelas, toda a gente pode usar e as perdas de aderência serem marginais mas que se calhar podem fazer a diferença...

Não. O que eles dizem é que a diferença é marginal.

Podes dizer que a diferença entre uns pneus linglong e uns sportcontact é apenas marginal?

E és tu que vem falar em comparações absurdas...

Tens a tua opção. Usas azoto e pagas por isso. E é exactamente com o exemplo da linha de escape que dei. É apenas um ganho marginal e desafio-te aqui a provares mais do isso com estudos evidentes.

Nos pneus é fácil mostrar a diferença de eficácia. Mostra também isso no uso do azoto e nós ficamos fãs.

Não é ouvir dizer que por qualquer entidade.

O exemplo que dei é dado pela continental. Para mim têm crédito em assunto de pneus.

Mostra aí uma fonte igualmente credível a mostrar as vantagens tão evidentes no uso do azoto em carros de turismo.

Se é tão bom devem existir muitas fontes, desde que não vendam azoto...

Outro artigo pertinente, recente, já deste ano.

Desta vez é de uma associação do estilo Automóvel Clube, mas do Reino Unido: AA - Automotive Association:

Filling tyres with nitrogen | AA

Para vos poupar à seca, aqui vai o parágrafo de conclusão:

"Overall, while accepting the possibility of purified nitrogen being of benefit in certain applications, we don't think that the cost and possible inconvenience are justified for normal passenger car use."

Nada que já não se tenha concluído aqui, mas se calhar vou ter de ler que a opinião é ridícula e que os gajos do AA são comodistas...

Não me vou repetir só porque há tanta teimosia da parte de pessoas que falam sem conhecimento de causa, tanto iluminado por aqui... O que será que as marcas de pneus querem? Vender pneus não? Se o azoto prolonga a vida do pneu não deve ser muito bom para eles... E porque será o azoto obrigatório em certos veículos? Mandem estas afirmações para os fabricantes de pneus para que os desmintam já que não são verdadeiros e coloquem aqui a resposta, eis a lista de falsidades:

Benefícios do enchimento com Nitrogénio:

Economia:

- Evita a deterioração das telas por oxidação.

- Pressão constante e estabilizada, prolongando assim a vida do pneu entre 10% a 20%.

- Menor resistência ao rolamento, traduzindo-se em economia de combustível motivado por não circular com baixa pressão.

- Esta isento de humidade, assim elimina-se ou minimiza-se a corrosão devido à presença existente de água no ar comprimido.

Segurança:

- Pressão constante a qualquer temperatura, permite conduzir com mais segurança em qualquer tipo de estrada e estilo de condução.

- Reduz os rebentamentos dos pneus associados a pressão e temperaturas inadequadas.

- Ar desoxigenado para enchimento de pneus é obrigatório para veículos que transportem produtos perigosos por estrada, também utilizado na aviação e na competição.

Meio Ambiente:

- O Nitrogénio não tem efeito negativo no meio ambiente. O ar contém cerca de 80% de Nitrogénio e está isento de óleo, que não acontece com o ar comprimido.

- A diminuição do consumo de combustível e o aumento da vida dos pneus reduz a quantidade de detritos e emissões poluentes.

Criticas as nossas fontes e nem sequer referes uma que defenda o uso em automóveis de turismo?

E se reparares ninguém contrariou as vantagens evidentes do azoto. Nem mesmo as construtoras de pneus. O problema é que as vantagens não são assim tão evidentes em automóveis de turismo.

Até te desafio a mais.

Calcula o volume de ar num pneu a 0 graus e a 50 graus e calcula o mesmo para um pneu só com azoto.

Respostas e algumas questões inline:

Não me vou repetir só porque há tanta teimosia da parte de pessoas que falam sem conhecimento de causa, tanto iluminado por aqui... O que será que as marcas de pneus querem? Vender pneus não? Se o azoto prolonga a vida do pneu não deve ser muito bom para eles [Circular com a pressão incorrecta também os ajuda a vender pneus, no entanto eles recomendam a manutenção da pressão correcta]... E porque será o azoto obrigatório em certos veículos?[Devido às especificidades do veículo em causa. Em ambientes de risco de explosão é normal que se evite o oxigénio] Mandem estas afirmações para os fabricantes de pneus para que os desmintam já que não são verdadeiros e coloquem aqui a resposta, eis a lista de falsidades:

Benefícios do enchimento com Nitrogénio:

Economia:

- Evita a deterioração das telas por oxidação. [Não duvido. Mas no tempo que demora a isso acontecer, o pneu já não estará no fim de vida? Rasto e paredes exteriores?]

- Pressão constante e estabilizada, prolongando assim a vida do pneu entre 10% a 20%.[Não se consegue circular com a pressão correcta com ar, eventualmente atestando mais vezes?]

- Menor resistência ao rolamento, traduzindo-se em economia de combustível motivado por não circular com baixa pressão.[Não se consegue circular com a pressão correcta com ar, eventualmente atestando mais vezes?]

- Esta isento de humidade, assim elimina-se ou minimiza-se a corrosão devido à presença existente de água no ar comprimido.[Corrosão de quê? As jantes em liga enferrujam? É que a corrosão/oxidação das telas já estava noutra linha...]

Segurança:

- Pressão constante a qualquer temperatura, permite conduzir com mais segurança em qualquer tipo de estrada e estilo de condução.[Segundo qual lei da física? Mantendo o volume constante, se aumentas a temperatura de um gás a sua pressão aumenta, independentemente do gás. Google por "equação dos gases" e vais ver que volume, pressão e temperatura se relacionam da mesma maneira independentemente do gás.]

- Reduz os rebentamentos dos pneus associados a pressão e temperaturas inadequadas.[Não se consegue circular com a pressão correcta com ar, eventualmente atestando mais vezes?]

- Ar desoxigenado para enchimento de pneus é obrigatório para veículos que transportem produtos perigosos por estrada, também utilizado na aviação e na competição.[Lá está, utilizações específicas]

Meio Ambiente:

- O Nitrogénio não tem efeito negativo no meio ambiente. O ar contém cerca de 80% de Nitrogénio e está isento de óleo, que não acontece com o ar comprimido.[Depende da tecnologia do compressor ter óleo ou não. Além de que, segundo o 3º video que colocaste, o ar que vai à máquina de remover o oxigénio vem ele mesmo de um compressor...]

- A diminuição do consumo de combustível e o aumento da vida dos pneus reduz a quantidade de detritos e emissões poluentes.[Novamente como um efeito de usar a pressão adequada, o que pode ser conseguido através de ar atmosférico, desde que com atestos mais frequestes]

Outra questão: o meu último post era de uma associação estilo ACP. Também são parte interessada no negócio da venda de pneus?

Preferes uma associação tipo DECO? Tires - Nitrogen air loss study

Concluem que, no periodo de 1 ano, ambas as tecnologias perderam pressão, sendo que o ar comum perdeu 3,5 PSI (0,24 bar) e N2 perdeu 2,2 PSI (0,15 bar).
É uma diferença inferior a 0,1 bar por ano.

Pessoalmente não pago para isso...

Mas também não me incomoda que outros paguem.

Respostas e algumas questões inline:

Outra questão: o meu último post era de uma associação estilo ACP. Também são parte interessada no negócio da venda de pneus?

Preferes uma associação tipo DECO? Tires - Nitrogen air loss study

Concluem que, no periodo de 1 ano, ambas as tecnologias perderam pressão, sendo que o ar comum perdeu 3,5 PSI (0,24 bar) e N2 perdeu 2,2 PSI (0,15 bar).
É uma diferença inferior a 0,1 bar por ano.

Pessoalmente não pago para isso...

Mas também não me incomoda que outros paguem.

Gosto disto

(o tapatalk não tem likes)

Criticas as nossas fontes e nem sequer referes uma que defenda o uso em automóveis de turismo?

E se reparares ninguém contrariou as vantagens evidentes do azoto. Nem mesmo as construtoras de pneus. O problema é que as vantagens não são assim tão evidentes em automóveis de turismo.

Até te desafio a mais.

Calcula o volume de ar num pneu a 0 graus e a 50 graus e calcula o mesmo para um pneu só com azoto.

Ainda não percebeste que não é uma questão de volume? É uma questão de variação de volume....

Back