Tópico dos Pneus

Não conheço em concreto esses pneus (os últimos que comprei forem 4 Pirelli Cinturato P7 como descrevo mais atrás). Fica a breve história da Vredestein, que mostra que os seus produtos devem ter boa qualidade e estão dentro do padrão exigido pelos Europeus:

A marca Vredestein é propriedade da Vredestein Banden B.V., um fabricante de pneumáticos de tamanho médio, com sede em Enschede, Holanda, que combina de maneira única os conceitos de independência, orientação de mercado, criatividade e flexibilidade. Fabrica uma gama ampla de pneumáticos: pneus para automóveis de turismo – de Verão, Inverno e para todas as estações – e pneus para veículos de uso agrícola e industrial.

Embora já se dedicasse à produção de artigos de borracha desde 1909, a empresa Vredestein tal como a conhecemos hoje, estabeleceu-se em 1946. A fábrica de Enschede (única fábrica), Holanda, foi o fruto de uma joint-venture holandesa-americana, integrada pela Vredestein e BF Goodrich, tendo na altura sido muito bem vinda já que se atravessava um momento em que a maior parte da indústria da zona se encontrava reduzida a ruínas, fruto de uma segunda Grande Guerra terminada há pouco tempo. Os anos 50 e 60 foram de grande êxito para a Vredestein, com lançamento de produtos que tornaram a marca sinónimo de qualidade.

Os anos 70 foram um período menos bom para a Vredestein. A recessão económica e as sucessivas crises de petróleo golpearam duramente a empresa, a que se juntou a decisão da BF Goodrich de retirar-se totalmente da Europa. Reconhecendo a importância da Vredestein dentro da economia holandesa, o governo holandês pôs fim a este período de incerteza, adquirindo, em 1977, 51% da empresa. Este foi um momento crucial, que coincidiu com o lançamento de dois modelos de pneus premiados: o Sprint ST 70 e o Snow+, tiveram grande êxito na maior parte da Europa, soprando um vento de renovação à Vredestein. Esta onda positiva continuou mais à frente com os também populares pneus sprint+ e Snowstar, que fizeram furor nos anos 80.

No início dos anos 90, a Vredestein era já uma fluorescente empresa de pneumáticos. Foi assim que um grupo de investidores conhecidos por Vredestein Investment Consortium (VICO) adquiriu o direito sobre as participações estatais.

Obrigado Cloverleaf pela introdução da história da vredestein que é interessante, e aprendi mais alguma coisa hoje.
De qualquer maneira gostava mesmo, que alguém que conhecesse os vredestein se manifestasse, já que estou muito curioso em relação aos mesmos até porque, é um pneu pouco ou nada falado comparando com as marcas mais convencionais.[;)]

Já me decidi pelos Goodyear Eagle F1 Asymetric 2 mas estou a dar em doido com as etiquetas EU:

Para a medida 225/45 R17 91 V - Rolling Resistance B; Wet: B; Noise: 1 (68 dB)

Para a medida 225/45 R17 91 Y - Rolling Resistance E; Wet: A; Noise: 2

Mas há assim tanta diferença??? E qual são os índices utilizados nos testes em que este pneu fica constantemente à frente da concorrência? Depois leio reviews em que alguém diz que o grip em molhado é fabuloso e na review seguinte já dizem que é lastimável. Na Michelin, os Primacy 3 tem todos as mesma pontuação independentemente do tamanho e dos índices. Ainda vou optar por estes (primacy 3) só porque estou farto de tentar perceber que pneus estaria a comprar caso fosse em frente com os goodyear.

Já me decidi pelos Goodyear Eagle F1 Asymetric 2 mas estou a dar em doido com as etiquetas EU:

Mas há assim tanta diferença??? E qual são os índices utilizados nos testes em que este pneu fica constantemente à frente da concorrência? Depois leio reviews em que alguém diz que o grip em molhado é fabuloso e na review seguinte já dizem que é lastimável. Na Michelin, os Primacy 3 tem todos as mesma pontuação independentemente do tamanho e dos índices. Ainda vou optar por estes (primacy 3) só porque estou farto de tentar perceber que pneus estaria a comprar caso fosse em frente com os goodyear.

Esses extremos dependem de quem patrocinou o estudo [:blush:]

As etiquetas da UE não indicam nem 20% dos aspectos importantes num pneu:sh). O nto tem por aí uma tabela com isso.

Vais mais bem servido com os F1 Assym2 que com uns primacy, assumindo que dás primazia a grip.

Os primacy são da gama turismo enquanto que os F1 são da gama Sport e tens que ter isso em atenção.

Quanto à etiqueta, a mesma é uma ajuda, mas mesmo assim, fica aquém do que é feito pelos orgãos que fazem as comparações de pneus.

Mas aqui fica:

seloo.jpg

Podem dar uma vista de olhos a seguir:

Explicação da etiqueta de pneus da UE | Pneus Goodyear para automóveis

Mas resumidamente é:

- A diferença da letra "A" para a "G", na questão do consumo, será uma diferença de 6 litros a cada 1000km, ver: Etiqueta de pneus da UE: eficiência de combustível | Pneus Goodyear para automóveis

- A questão da aderência em piso molhado, entre a "A" e "G", será uma diferença de 18m a uma velocidade de 80km/h, ver: Etiqueta de pneus da UE: aderência em piso molhado | Pneus Goodyear para automóveis

- Quanto ao ruído, ver: Etiqueta de pneus da UE: ruído | Pneus Goodyear para automóveis

Seguinte quadro, exemplifica outras letras, na questão da aderência:

jarrutusmatka-kuvitus.jpg

Mas fica a seguir, um quadro comparativo, do que é analisado/apresentado por essa etiqueta da União Europeia (apenas 3 itens), contra o que é analisado por parte dos testes como da Autobild, Adac e afins:

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-590.html#post1066774673

Excelente escolha.

Se nunca experimentaste vais ficar impressionado com o grip à chuva. Por vezes nem acreditas que o piso está molhado LOL

Na michelin os da mesma gama são os Pilot Sport, e não os Primacy.

À chuva os F1 são os melhores ;)

Venho aqui fazer um "mea culpa", porque andei a falar mal dos pneus errados: critiquei os Michelin Saver quando na realidade os pneus manhosos que estão no Ypsilon da minha mulher são os Efficient Grip da Goodyear. E não tem nada a ver com a condução, são mesmo maus.
Fica a errata.

Mas tens noção que a maior parte das medidas em que existem pneus Energy não existem pneus F1?!?? [8b] Experimenta comprar F1 para 175/65R14, por exemplo!

Sim claro, quem diz F1, diz pneus bons, que são digamos a referencia.

Tens por ex. os Toyo que faz pneus decentes nessa medida. Claro que pneus decentes não fazem 80k km.
Por isso quem tem problemas de orçamento ou simplesmente não quer gastar muito, mais vale comprar bons usados.

Quem diz Saver/energy/baixo atrito, diz pneus plastico = perigo !

Venho aqui fazer um "mea culpa", porque andei a falar mal dos pneus errados: critiquei os Michelin Saver quando na realidade os pneus manhosos que estão no Ypsilon da minha mulher são os Efficient Grip da Goodyear. E não tem nada a ver com a condução, são mesmo maus.
Fica a errata.

São da mesma família dos plásticos perigosos....

Eu tenho no Octavia do meu pai, os goodyear efficientgrip e eu não tenho razões de queixa!
E são 195/65r15

Vão perto de meio piso. Devem rondar os 45.000km feitos

Atenção existe carros que casam melhor com um tipo de pneus do que outros!
Antes eu tinha os ER300. Verdade que eu gostei do desempenho deles em seco, agora em chuva já não tanto, e com estes pneus, não tenho a mesma critica que tive nos ER300

Já tenho os 1º's preços dos pneus para a 307 em 195/65R15

Goodyear Excellence em V - €69
Continental ContiPremiumContact 5 em V - €77
Kumho Solus KH17 em V €64
Dunlop Sp Sport Fast Response em H - €67.50

Da 1ª sondagem a minha escolha sería os Dunlop.E a vossa?

Procuro uma relação preço/qualidade

Qualquer um destes pneus são melhores que os Firestone F590?[:D]

Fica a errata.

Tenho uns duragrip, posicionados abaixo dos efficientgrip, e posso dizer que se portam bastante bem em seco/molhado. É estranho esses serem mesmo maus...

Boas, tentei procurar ca no forum... mas nao encontrei nada em concreto
Pneus Nokian z g2 235/ 55r17

Tenho um par cá em casa, estao novos mesmo. (vieram com uma jantes que comprei) e queria aproveitar para o meu carro (VW EOS)
A questão é se sao pneus bons/medios.... ou se sao pneus "perigosos" principalmente em curvas e chuva

Boas, tentei procurar ca no forum... mas nao encontrei nada em concreto
Pneus Nokian z g2 235/ 55r17

Tenho um par cá em casa, estao novos mesmo. (vieram com uma jantes que comprei) e queria aproveitar para o meu carro (VW EOS)
A questão é se sao pneus bons/medios.... ou se sao pneus "perigosos" principalmente em curvas e chuva

São uns pneus, que estão de momento entre os melhores.

Dá uma vista de olhos no teste que fica abaixo.

Deixo ficar a primeira página do teste, querendo ver o seguir, é clicar no link. [;)]

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-589.html#post1066771592

falaram-me de uma casa de pneus no Entroncamento que faz preços muito bons para os pneus de marca. já alguém ouviu alguma coisa que o confirme?

ando a começar a pensar em montar uns pneus novos na 308SW (225-40r18) e como este é o ano da troika queria ver se não gastava muito e arranjava um bom preço.

antes já tive Michelin Pilot Sport, Dunlop Sport Maxx, Pirelli PZero Nero (de origem) e os últimos que lá andaram foram uns Maxxis que comprei na Norauto que agarravam bem (para o meu estilo de condução) e até duraram um pouco mais que todos os outros mas faziam muito ruído.

Eu tenho no Octavia do meu pai, os goodyear efficientgrip e eu não tenho razões de queixa!
E são 195/65r15

Vão perto de meio piso. Devem rondar os 45.000km feitos

Atenção existe carros que casam melhor com um tipo de pneus do que outros!
Antes eu tinha os ER300. Verdade que eu gostei do desempenho deles em seco, agora em chuva já não tanto, e com estes pneus, não tenho a mesma critica que tive nos ER300

Já tenho os 1º's preços dos pneus para a 307 em 195/65R15

Goodyear Excellence em V - €69
Continental ContiPremiumContact 5 em V - €77
Kumho Solus KH17 em V €64
Dunlop Sp Sport Fast Response em H - €67.50

Da 1ª sondagem a minha escolha sería os Dunlop.E a vossa?

Procuro uma relação preço/qualidade

Qualquer um destes pneus são melhores que os Firestone F590?[:D]

Olha que estes até me surpreenderam pela positiva.

Tenho-os na Strada Ds 63cv (eixo frontal) e até me surpreenderam pela positiva. Provavelmente como não tem muita potência para pôr no chão, vai-se safando. [:D]

Quanto ao orçamento que tens. Eu tenho os PC5 no Corolla, atrás, (e no w202 mas ainda nem 500km fizeram) e estou satisfeito. No entanto são os mais caros do teu orçamento...

Voltar
Superior