Tópico dos Pneus

A maioria dos pneus agora não tem proteção e os que tem... muitos deles é um rebordo insignificante, que ter ou não ter, vai dar ao mesmo.

Pois, os Michelin Primacy 3 que tenho atrás tem, mas é relativamente pequeno. Era uma das razões pelas quais eu gostava muito do SportContact 2. Dava um perfil muito bonito à jante, além da proteção. Infelizmente esse modelo e os sucessores deixaram de ser fabricados nessa medida e os novos Ultracontact estão extremamente caros. Pela primeira vez em muito anos optei por uma marca de "segunda". Já tive naquele carro SportContact 2, Dunlop SP Sport 01 (acho que eram estes) e Hankook Ventus Prime 2. 😐

Boas,

Quero só deixar aqui o meu testemunho. Tenho um Audi A5 Sportback de 2015 e a cerca de 2 anos coloquei 4 pneus Goodyear F1 Assymetric 5 mas fiquei com uma dinâmica de condução péssima... sentia a direção sempre com "folgas" e não entendia porquê, mesmo em modo dynamic/sport. É um modelo de pneu bastante recomendado pelo seu equilibrio de dinâmica, conforto e consumos mas não tive essa experiência! Posso apenas dizer bem do conforto, ruído e consumos que eram de factos muito bons.

Agora recentemente fartei-me e coloquei a frente 2 pneus Continental SportContact 5 e só posso dizer que maravilha!! O carro ficou com um comportamento totalmente diferente, muito mais seguro a curvar, direção precisa, enfim... fiquei arrependido de não os ter metido logo de inicio! Pontos negativos apenas no consumo, que subiu cerca de 1L/100km comparativamente aos Goodyear. Mas para mim compensa ter este feeling e consumir mais do que andar sempre a sentir-me inseguro no carro. Fui para este pneu da continental depois de ver muitas reviews de pessoal com o mesmo carro em foruns pela internet fora e é comum nestes Audis os Goodyear não encaixarem no perfil do carro. Não sei porquê, porque em muitos BMs e outras marcas premium é um pneu muito adorado.

Concluindo, a partir de agora vou continuar a apostar na gama Sport da Continental e talvez um dia uns Michelin Pilot Sport S se houver budget :)

Cumprimentos

Boas,

Quero só deixar aqui o meu testemunho. Tenho um Audi A5 Sportback de 2015 e a cerca de 2 anos coloquei 4 pneus Goodyear F1 Assymetric 5 mas fiquei com uma dinâmica de condução péssima... sentia a direção sempre com "folgas" e não entendia porquê, mesmo em modo dynamic/sport. É um modelo de pneu bastante recomendado pelo seu equilibrio de dinâmica, conforto e consumos mas não tive essa experiência! Posso apenas dizer bem do conforto, ruído e consumos que eram de factos muito bons.

Agora recentemente fartei-me e coloquei a frente 2 pneus Continental SportContact 5 e só posso dizer que maravilha!! O carro ficou com um comportamento totalmente diferente, muito mais seguro a curvar, direção precisa, enfim... fiquei arrependido de não os ter metido logo de inicio! Pontos negativos apenas no consumo, que subiu cerca de 1L/100km comparativamente aos Goodyear. Mas para mim compensa ter este feeling e consumir mais do que andar sempre a sentir-me inseguro no carro. Fui para este pneu da continental depois de ver muitas reviews de pessoal com o mesmo carro em foruns pela internet fora e é comum nestes Audis os Goodyear não encaixarem no perfil do carro. Não sei porquê, porque em muitos BMs e outras marcas premium é um pneu muito adorado.

Concluindo, a partir de agora vou continuar a apostar na gama Sport da Continental e talvez um dia uns Michelin Pilot Sport S se houver budget :)

Cumprimentos

Primeiro são segmentos diferentes, um é uhp e outro UUHP , depois se colocaste agora os sport contact 5 , é uma pena porque já vai na versão 7.
Depois vai muito depender da dimensao do pneu, atualmente eu ando com pilot sport 4 que é uhp e dizem que os assymetric 5 são mais rigos, mas como tem um perfil de pneu baixo (215/40/17 ) , para mim o atual já é duro o suficiente .

Boas,

Cumprimentos
1l/100 é muita coisa! 😱

Enviado do meu SM-A526B através do Tapatalk

Boas,

Cumprimentos

Não é de todo comum ver esse feedback nos F1.

Eu meti no meu Ibiza e ficaram 5 estrelas, adorei e ainda vou por mais 2 este ano.
O etcetra penso que também meteu no A está bastante satisfeito

Eu tenho 215 40 r17, logo muito pouco perfil lateral, que medida usa o teu audi? É que os F1 são pneus com laterais "moles" e se calhar nas medidas com mais perfil de peneu pode fazer efeito "bolha" e parecer que o carro foge/adorna mais

Confere, ando com dois Eagle F1 Assym 5 na traseira do Classe A, em 225/40/R18 e adoro.

Na frente tenho ainda dois Dunlop Sp Sport Maxx RT2 (que estavam atrás quando coloquei o primeiro jogo em 18”) e já os achava muito bons, mas sinceramente os Goodyear parecem-me ainda estar meio furo acima.

A traseira do meu carro está completamente colada à estrada: posso dizer que tenho muito mais pneus do que motor, o que para a segurança é um excelente indicador.

Ate chega a ser estranho e “perigoso” como é que consigo fazer as curvas em caracol (180-270º) a sair das AE a 70-75 km/h num carro com suspensão perfeitamente convencional e sem ter de fazer NENHUM ajuste na direção.

Last edited:
Primeiro são segmentos diferentes, um é uhp e outro UUHP , depois se colocaste agora os sport contact 5 , é uma pena porque já vai na versão 7.
Depois vai muito depender da dimensao do pneu, atualmente eu ando com pilot sport 4 que é uhp e dizem que os assymetric 5 são mais rigos, mas como tem um perfil de pneu baixo (215/40/17 ) , para mim o atual já é duro o suficiente .

Sim eu sei que são pneus diferentes, apenas estava a constatar a minha experiência com ambos no meu carro. E sim, sei perfeitamente que já saiu os Sport Contact 7 mas não há para a medida 18 dos pneus para o meu carro amego. Um bem haja

Não é de todo comum ver esse feedback nos F1.

Eu meti no meu Ibiza e ficaram 5 estrelas, adorei e ainda vou por mais 2 este ano.
O etcetra penso que também meteu no A está bastante satisfeito

Eu tenho 215 40 r17, logo muito pouco perfil lateral, que medida usa o teu audi? É que os F1 são pneus com laterais "moles" e se calhar nas medidas com mais perfil de peneu pode fazer efeito "bolha" e parecer que o carro foge/adorna mais

Pois, de facto fiquei desiludido porque estava confiante que fossem corresponder as expectativas de muitas reviews. Pelo que percebi, depende muito do perfil do pneu e do carro em si, da dinâmica da direção do próprio carro. Tudo isso vai influenciar o feeling que se tem um determinado pneu, e nos A5 essas laterais moles que tu falas sentem-se bem ao curvar, é uma sensação de insegurança brutal... A medida dos meus pneus é 245 40 R18. Obrigado pelo feedback.

Btw, um amigo meu adora os F1 Assymetric 5 num 325i que ele tem. Não quer outra coisa, duram bastante e agarram bem. Lá está, depende do veículo.

Last edited:
  • Like
Reactions: nto
Isso não é a primeira nem a ultima vez, que um determinado pneu casa bem com certa viatura... mas depois com outras não.

Além claro, de que nem todos os condutores são iguais... sendo que o que uns podem gostar num pneu, outros poderão não gostar.

Boas!

Não sei se questões idênticas já terão sido tratadas mas com a reforma do fórum não consigo localizar...

Estou para substituir os Falken 215/55/17 de um Ateca com 59000 km (ainda não chegaram à marca de desgaste, mas a segurança acima de tudo).

Tenho algumas dúvidas entre qual a marca e modelo a escolher, tendo em conta que quero privilegiar o conforto (se é que isso pode variar de pneu para pneu?). Em termos de classificação, priviligio os A ou B, no consumo e na aderência, e B no ruído, até aos 70, 71.

Os candidatos são os Goodyear EfficientGrip Performance ou Performance 2 (há grandes diferenças da 1.ª para a 2.ª geração?) e os Hankook Ventus Prime 4 (ambos andam na casa dos 130 euros).

Também me aconselharam a passar do índice de carga 94 para 98, por serem mais resistentes e por isso suportarem melhor as nossas estradas municipais ...
No entanto, tenho dúvidas se:
- o conforto sai ou não prejudicado pelo reforço, bem como se,
- tem impacto no consumo (por exemplo, não obstante a nota "B" ser igual nos dois, será que os critérios para a atribuição de nota "B" são diferentes por se tratar de índice 98 e não 94? Ou um A ou B ou C são iguais independentemente das medidas e índices dos pneus?

(Peço desculpa pela minha ignorância... :sh))

Cumprimentos e muito obrigado pela atenção!

Estou com as mesmas dúvidas que tu relativamente ao indice de carga 98 em vez de 94, já chegaste a alguma conclusão? Ou já colocaste os pneus e notas algumas diferenças??

Das críticas que fui lendo ao Goodyear EfficientGrip Performance é que as laterais do pneu são de borracha mais mole que o normal! Sendo que a minha viatura é pesada, Toyota Avensis SW, devo optar pelo Goodyear EfficientGrip Performance 2, 215/55 98W.

Para além da FEDIMA, que outras marcas tem pneus cardados em medidas de ligeiros?

341681.jpg

Para além da FEDIMA, que outras marcas tem pneus cardados em medidas de ligeiros?

341681.jpg
Insa turbo Dakar, Camac, Nortenha... Mas recauchutados, nah...

Depois tens MT da bf, Cooper, etc.

Há um tópico disso na secção TT

Last edited:
Back