Tópico dos Pneus

Agradecia vossa ajuda em duas perguntas básicas:

1- Posso meter um pneu 185/55 R16 numa jante que tem pneu 195/55 R16 ?

2- Posso meter um pneu 195/55 R16 numa jante que tem montado um pneu 185/55 R16.

É num opel corsa de 2009 para tentar aproveitar o pneu suplente que está novo.

Primeiro que tudo...só se pode usar medidas que constem no DUA do veículo em questão 😉

Sobre as questões...
1) Pode...mais vai diminuir a circunferência total do conjunto pneu/jante. Logo vai baixar o carro.
2) Pode...mais vai aumentar a circunferência total do conjunto pneu/jante. Logo vai subir o carro.

Atenção à largura da jante vs largura mínima do pneu.
Penso que o seu caso seja uma jante de 6,5 polegadas em que indicam como mínimo de largura de pneu 185 / largura ideal 195 a 205 / largura máxima 215.

Não é escolher a medida que mais nos convém e siga 😉

Last edited:
Tem 4 medidas de pneus no livrete, veio assim da opel.

Pois tem razão, por não ser liquido é que perguntei.

Se avançar com a ideia, que devo fazer:

pneu novos mas mais estreitos atrás ? ou à frente, neste carro que está longe de ser uma lebre.....nem sequer um coelho é.....[:D]

pneu novos mas mais estreitos atrás ? ou à frente, neste carro que está longe de ser uma lebre.....nem sequer um coelho é.....[:D]

Não pode misturar medidas...
Tem de ter os 4 pneus iguais no carro.

Só em casos específicos e mencionados no DUA, é que pode ter medidas diferentes nos pneus traseiros vs frontais.
Normalmente em carros de tração traseira e em medidas mais "sport" 😉

Como referido e ainda que estejas a usar medidas que constam no livrete, nas podes usar medidas diferentes no carro em questão.

Todos os pneus, terão de ser na mesma medida.

Como referido e ainda que estejas a usar medidas que constam no livrete, nas podes usar medidas diferentes no carro em questão.

Todos os pneus, terão de ser na mesma medida.

O que está escrito no campo das anotações especiais? [;)]

Olá pessoal!
Por acaso algum de vós tem feedback sobre o site pneusuplente.pt ?
É de confiança? Pelo que percebo o endereço é na República Checa( Chéquia agora)

É que pedi um orçamento na marca para uma roda suplente e o preço é mais do dobro do que nesse site.
Queria comprar uma roda de reserva para um carro que vem apenas com o kit anti-furo ou lá como se chama.

E os índices de velocidade e peso? Por exemplo, no eixo da frente com 91V e no eixo de trás com 88H

Desde que estejam no mesmo eixo, não terás problema...

Sendo que o índice de carga, terá de ser sempre igual ou superior ao peso máximo admitido por eixo da viatura.

Last edited:
Boas pessoal.

Está na altura de calçar a minha potente Leon 1.0T/115 a gasolina de 2008.
Ando pouco, 10/12k kms/ano. logo Michelin que tem fama de fazer muitos kms, não fazem sentido, pois serão sempre aos caros.

Quero pneus das marcas ditas "premium", marcas da "praça", pneus de turismo.
Tenho 2 miúdos e cada vez tenho mais condução á velho.😅
Como os pneus fazem -me 5-6 anos e aí 50/60k km, não me importo de gastar um pouco mais e não meter marcas brancas.

4 pneus 205/55R16.

Dos 2 orçamentos que pedi tenho, montagem, equilíbragem e alinhamento de direcção incluídos:

- Michelin Primacy 4 91v=415€.

- Continental PC7 91v= 384€.

-Brigestone Turanza T005= 325€.

- Goodyear EGP 2= 371€.

-Depois tenho: vredestein, uniroyal , Yokoama...mas não estava prai virado.

Acho que a dívida aqui se mete entre os Continental e os Goodyear.

Já tive continental desta medida no uma astra e nada a dizer
Goodyear nunca usei mas não me importava.
Se possível ( e se isso existir), meter um pneu confortável.

A borracha está cara, mesmo no uma medida da treta e standard.😔

Obrigado.👍

Last edited:
Continental domina os testes comparativos a nível internacional. Eu próprio tenho uns no carro e nada a assinalar, têm-se comportado bastante bem, mesmo em situações de chuva intensa.

Back