Tópico dos Pneus

Pois, mas a minha situação é a do "Aviso", parece-me.

Já andei lá pelo simulador, antes de contactar a marca, e não constava qualquer medida para homologação " directa".

Pois, reparei agora na parte do "Aviso" depois de a referires e de facto, será de se enquadrar aí... [s)]

Ainda não pedi orçamento na casa a que costumo recorrer, mas a diferença, nos sites online, anda em 17/20€ por pneu a favor dos 195.

É dinheiro de facto, mas e assumindo uns 20€... são 80€.

Ora eu começaria a fazer contas, atendendo que e como referes, certamente serão os únicos pneus que irás colocar, visto que tens de pagar pela emissão do no DUA além do que terás de pagar pelo documento de "homologação". Na volta, a junção destes dois documentos (e sem contar o teu tempo e deslocação aos serviços, que pelos vistos o terás de fazer, por não dar para fazer online), deverá ultrapassar esses 80€...

Mas claro que isto serão valores do que viste online, só vendo agora mesmo na casa onde costumas ír, para ver o que te apresentam.

Bem, na sequência do post nas páginas anteriores, resolvi colocar um par de Eagle F1 Assym6 para substituir os Dunlop que já se pagaram.

Os novos foram obviamente para o eixo traseiro e as primeiras impressões são… peculiares.

Montei os pneus e alguns metros depois ia tendo o meu primeiro acidente ao fim de 10 anos de carta sem quaisquer sustos ou sobressaltos.

Abordei esta curva à hooligan em 3ª mudança (mea culpa, claro) para ver se sentia o feeling da traseira colada à estrada como quando coloquei os Eagle F1 Assym5 - que estão agora no eixo da frente - e tive de fazer um save que se fosse gravado seria idêntico ao celebre Audi A4 que apanhou óleo a 150kmh na A3.

Ia com o meu pai ao lado, como é uma zona industrial alarguei a trajetória para a fazer a curva a meio e foi o que me valeu. Em 3ª com pata a fundo - 70/80 km/h, a traseira deu um golpe extremamente brusco e descolou por completo. Como tinha as duas vias para mim, deu espaço para agarrar o carro ao fim de 2 contrabrecagens e com o ESP a atuar. A meio da situação, estava completamente a apontar ao passeio.

IMG_7500.jpg

Talvez tenha sido um misto entre inconsciência , piso polido e goma, mas isto nunca me tinha sucedido e até o meu pai ficou espantado como é que eu agarrei o carro.

No resto do dia tem cumprido , mas de facto se foi o caso, nunca tinha sentido os efeitos da goma de uns pneus novos como hoje.

Felizmente acabou bem e está tudo inteiro. Lembrei-me logo do acidente do Calimero também numa zona industrial que lhe custou uns cobres…

Aqui os pneus já montados:

IMG_7499.jpg

Bem, na sequência do post nas páginas anteriores, resolvi colocar um par de Eagle F1 Assym6 para substituir os Dunlop que já se pagaram.

Os novos foram obviamente para o eixo traseiro e as primeiras impressões são… peculiares.

Montei os pneus e alguns metros depois ia tendo o meu primeiro acidente ao fim de 10 anos de carta sem quaisquer sustos ou sobressaltos.

Abordei esta curva à hooligan em 3ª mudança (mea culpa, claro) para ver se sentia o feeling da traseira colada à estrada como quando coloquei os Eagle F1 Assym5 - que estão agora no eixo da frente - e tive de fazer um save que se fosse gravado seria idêntico ao celebre Audi A4 que apanhou óleo a 150kmh na A3.

Ia com o meu pai ao lado, como é uma zona industrial alarguei a trajetória para a fazer a curva a meio e foi o que me valeu. Em 3ª com pata a fundo - 70/80 km/h, a traseira deu um golpe extremamente brusco e descolou por completo. Como tinha as duas vias para mim, deu espaço para agarrar o carro ao fim de 2 contrabrecagens e com o ESP a atuar. A meio da situação, estava completamente a apontar ao passeio.

filedata/fetch?id=14385366&d=1702754132

Talvez tenha sido um misto entre inconsciência , piso polido e goma, mas isto nunca me tinha sucedido e até o meu pai ficou espantado como é que eu agarrei o carro.

No resto do dia tem cumprido , mas de facto se foi o caso, nunca tinha sentido os efeitos da goma de uns pneus novos como hoje.

Felizmente acabou bem e está tudo inteiro. Lembrei-me logo do acidente do Calimero também numa zona industrial que lhe custou uns cobres…

filedata/fetch?id=14385367&d=1702754356

Ena, começaram em grande! [:blush:]
São situações complicadas, e no caso da minha como são completamente inesperadas um gajo nem tem tempo de reagir.
Quanto estamos a experimentar os limites já contamos que possa acontecer e estamos sempre prontos para agir, quando vamos numa condução normal e "acontece" é complicado.
Felizmente acabou bem, mas antes de brincares tenta "tirar a goma" pois é perigoso. Verifica também a pressão dos pneus, por norma as casas de pneus correm tudo a 2.5bar em vez de colocarem o que o fabricante aconselha

Como referido e tu próprio assumes, poderá ser da goma e pneus há, que tem mais que outra.

Depois e como o Vanquish indica, os ditos também tem de acamar... por isso os primeiros quilómetros (+-500km), andaria nas calmas.

Como referido e tu próprio assumes, poderá ser da goma e pneus há, que tem mais que outra.

Depois e como o Vanquish indica, os ditos também tem de acamar... por isso os primeiros quilómetros (+-500km), andaria nas calmas.

Fazer isso logo depois de sair da casa de pneus é chamar pelo acidente. :sh)

Esses pneus, se forem pelo menos tão bons como os 5, são excelentes, mas deixa-os acamar e gastar a goma!

Pelos testes melhoraram a aderência significativamente e apuraram o feeling mais desportivo,pelo que o pessoal comenta estão mais duros , ao contrario dos pilot sport 5 que a michelin deu lhe um pouco de mais conforto.
Alem do que já foi dito, verificar tambem a pressao , que muitas casas de pneus usam a mesma pressão para todos os casos com apertar as jantes com as pneumáticas com mais de 400nm

Os Turanza 6 são boa opção?

Estou a ponderar para um Qashqai, na medida 215/60/R17.

Neste momento um dos eixos tem T005 que apesar das críticas pouco famosas por aqui, não tem dado razões de queixa. Mas também, o utilizador do carro não tem referido maravilhas deles.

Estes Turanza 6 são uma boa evolução?

Os Turanza 6 são boa opção?

Estou a ponderar para um Qashqai, na medida 215/60/R17.

Neste momento um dos eixos tem T005 que apesar das críticas pouco famosas por aqui, não tem dado razões de queixa. Mas também, o utilizador do carro não tem referido maravilhas deles.

Estes Turanza 6 são uma boa evolução?

Espreita testes aos mesmos e à concorrência.

Mas são uma opção a considerar.

Tenho ideia de que não e mesmo os pneus que tem rebordo, o mesmo já não é saliente como era em tempos, tudo por uma questão de economia de combustível (e até de produção).

Daí que de há uns anos para cá, são poucos os pneus que tem e de facto, mesmo alguns os que tem, aquilo é mínimo.

Obrigado pelo feedback.
Após ter sido informado pelo apoio ao cliente Continental, venho a saber que existe rebordo de protecção de jante apenas para igual ou superior a 17''.

E que referência temos de saber se tem proteção de jante?

Por exemplo, ver pneus que tenham a indicação MFS, FR, FSL ou RPB​...

No entanto e mais uma vez, se há uns anos havia pneus que o rebordo era mesmo saliente, de há uns anos para cá, pneus há que mesmo tendo "protecção de jante", o seu rebordo é bem inferior e "pouco" protege.

Nunca puxo pelos pneus quando têm poucos km.

Isto pq a goma é reduz o grip em quantidade que é completamente imprevisível.

Voltar
Superior