Tópico dos Pneus

Boas,

Nissan Sunny 1.4 SLX

Na folha de inspecção realizada pelo antigo proprietário diz :

860 - Livrete - Divergência nos pneumáticos.

Observações complementares:
É necessário regularizar a identificação do veículo na DGV
860 - No livrete 155R13, no veículo 175/70R13

No livrete diz :

Z.1 Pneumáticos à frente 155 R 13
Z.2 Pneumáticos à retaguarda 155 R 13

Z.3 Anotações Especiais
Pneus 175/65R14; 175/170R13 NS=79 DB(A)A 4500 RPM

As questões são as seguintes :

1. As anotações especiais no livrete indicam que o anterior dono já procedeu às alterações necessárias ?

2. Nos pneus 155R13, sem indicar percentagem, quer dizer que são 80% como já li em algum lado. Alguém pode confirmar isto ?

3. Quais são os pneus mais seguros para o carro em questão, os 155R13 ou os 175/70R13 ?

Peço desculpa pelo testamento, mas não percebo mesmo nada nada disto

:confused::confused::confused:

Agradecia mesmo muito se alguém mais esclarecido me desse uma ajuda.

Cumps

Anotações especiais quer dizer que também pode levar essa medida de pneus, as medidas base são as z1 e z2.

Boas,

Nissan Sunny 1.4 SLX

No livrete diz :

Z.3 Anotações Especiais

1. As anotações especiais no livrete indicam que o anterior dono já procedeu às alterações necessárias ?

2. Nos pneus 155R13, sem indicar percentagem, quer dizer que são 80% como já li em algum lado. Alguém pode confirmar isto ?

3. Quais são os pneus mais seguros para o carro em questão, os 155R13 ou os 175/70R13 ?

Cumps

Isto está um pouco confuso na tua descrição. Vamos por partes, antes de ires à nova inspecção deves corrigir as defeciencias que aí constam nomeadamente as dimensões dos pneus, senão chumbas.

Isto está um pouco confuso na tua descrição. Vamos por partes, antes de ires à nova inspecção deves corrigir as defeciencias que aí constam nomeadamente as dimensões dos pneus, senão chumbas.

Tal como ele indica no post, já está está corrigido. Ele quer é respostas aos pontos 2 e 3.

Não tem não, no livrete já consta nas anotações especiais as medidas que existem no carro neste momento. [;)]

A 2ª pergunta não percebo.

Na 3ª pergunta os 175/70 R13 são mais seguros, pois são mais largos, logo maior superficie de contacto.

Antes de tudo, podes voltar à IPO com os mesmos pneus que o carro não chumba. Essas deficiências tipo 1 derivadas das divergências no livrete não passam a deficiências tipo 2, logo é tranquilo.

Segundo, se o livrete diz 155 R13 então está errado, porque a medida de um pneu terá de ter o formato XXX/YY RZZ, e nunca ouvi falar em 155 R13 equivaler a 155/80 R13, mas efectivamente essa é a medida com diâmetro equivalente às outras medidas que tens no livrete.

Terceiro, dessas medidas que tens disponiveis no livrete a 175/65 R14 é a melhor, mas se tens jantes 13 opta pela 175/70 R13

Quarto, se bem percebi tens 175/70 R13 montados no carro, portanto porque raio está lá uma anotação na folha da IPO, se essa medida vem no livrete? :confused:

Boas,

Nissan Sunny 1.4 SLX

No livrete diz :

Z.3 Anotações Especiais

Cumps

Boas...

Com a aquisição do veículo acabaste por resolver o problema das dimensões dos pneumáticos.

O que acontece é que com o livrete anterior só havia certamente uma medida registada mas, apesar de ser um carro usado, tens agora em tua posse o DUA, no qual registam as medidas homologadas para esse modelo automáticamente mesmo que não o peças. Quando fores à próxima inspecção já não vais ter problema e a anotação vai ser levantada.

Apesar de tudo divergências tipo 1 com dimensões de pneumáticos não dão problemas a ninguém. Eu próprio sempre tive dimensões superiores e sempre passou com a mesma anotação.

Quanto à questão 2 tens razão, é mesmo assim.

Para a questão 3: Deixa estar esses pneus. Os 155 são pneu de bicicleta. Esse carro é largo e baixo, portanto nem é tão afectado quanto outros no molhado. E assim nem gastas 1 euro...[;)]

Boas...

Com a aquisição do veículo acabaste por resolver o problema das dimensões dos pneumáticos.

O que acontece é que com o livrete anterior só havia certamente uma medida registada mas, apesar de ser um carro usado, tens agora em tua posse o DUA, no qual registam as medidas homologadas para esse modelo automáticamente mesmo que não o peças. Quando fores à próxima inspecção já não vais ter problema e a anotação vai ser levantada.

Apesar de tudo divergências tipo 1 com dimensões de pneumáticos não dão problemas a ninguém. Eu próprio sempre tive dimensões superiores e sempre passou com a mesma anotação.

Quanto à questão 2 tens razão, é mesmo assim.

Para a questão 3: Deixa estar esses pneus. Os 155 são pneu de bicicleta. Esse carro é largo e baixo, portanto nem é tão afectado quanto outros no molhado. E assim nem gastas 1 euro...[;)]

isso é verdade para os IPO, mas numa operação stop, com essa deficiência averbada, vão logo ver os pneus e da coima não te safas...

Mesmo com a anotação na folha da IPO, uma vez que a alteração já foi feita no DU não será multado.

não me estava a referir a este caso em particular (que está regularizado, como muito bem lembraste) , mas à situação geral, como referida pelo joãomika, na parte que coloquei a bold...

não me estava a referir a este caso em particular (que está regularizado, como muito bem lembraste) , mas à situação geral, como referida pelo joãomika, na parte que coloquei a bold...

Desculpa, li na diagonal. Sim, tens razão, nos casos em que o averbamento não tenha sido feito está-se sujeito a multa em caso de operação Stop.

Boas,

Nissan Sunny 1.4 SLX

No livrete diz :

Z.3 Anotações Especiais

Cumps

1. Pode até nem ter sido o dono a proceder a alguma alteração. Pode já ser assim de fábrica. Como exemplo o meu carro tem 3 medidas averbadas no DUA. A base - 195/65R15 e mais duas - 205/55R16 e 205/50R17. De série vinha com 205/55R16.

2. Originalmente qualquer pneumático XXXRYY poderiam ser 78 (Na America) 80 ou até 82 (na Europa) . Mais tarde caiu em desuso essa denominação, sendo agora os tais XXX/80RYY.

3. Em principio 175/70R13 terá melhores indices de grip.

1. Pode até nem ter sido o dono a proceder a alguma alteração. Pode já ser assim de fábrica. Como exemplo o meu carro tem 3 medidas averbadas no DUA. A base - 195/65R15 e mais duas - 205/55R16 e 205/50R17. De série vinha com 205/55R16.

2. Originalmente qualquer pneumático XXXRYY poderiam ser 78 (Na America) 80 ou até 82 (na Europa) . Mais tarde caiu em desuso essa denominação, sendo agora os tais XXX/80RYY.

3. Em principio 175/70R13 terá melhores indices de grip.

Se fosse assim de fábrica não teria a anotação na IPO. [;)]

Boas,

Nissan Sunny 1.4 SLX

No livrete diz :

Z.3 Anotações Especiais

Cumps

O meu avo tem um igual ao teu de 1990, o carro vinha de fabrica com os 175/70 R13 deixa estar esta medida o carro já uma bailarina com este pneus então com os 155 é para esquecer.
Não te preocupes que na inspeção não existe problema a medida esta referida nas anutações especiais.

Última edição:
isso é verdade para os IPO, mas numa operação stop, com essa deficiência averbada, vão logo ver os pneus e da coima não te safas...

Tens razão, estava para referir isso no meu post mas entretanto esqueci-me.[:cool:] [:cool:] [:cool:]

Apesar de que nunca tive problemas nas operações stop em que estive envolvido, e onde tenho que apresentar, obviamente os documentos todos, mas admito que não tenho tido azar.

Passei de uns 145 para uns 165 e nunca ninguém me chateou...

Última edição:
Que dizem deste preço para os Dunlop SP Sport Fast Response 195/60 R15H, 72,5€ cada um já com montagem?
Fico melhor servido que Bridgestone ER300 na mesma medida a 78€ cada pneu também já com montagem?
O carro em questão é um civic coupé e pesa à volta de 1240Kg...

Obrigado!

Que dizem deste preço para os Dunlop SP Sport Fast Response 195/60 R15H, 72,5€ cada um já com montagem?
Fico melhor servido que Bridgestone ER300 na mesma medida a 78€ cada pneu também já com montagem?
O carro em questão é um civic coupé e pesa à volta de 1240Kg...

Obrigado!

A diferença ainda dá para levares a Maria a jantar a um sítio porreiro... [;)] Eu consideraria seriamente colocar os Dunlop. [:cool:]

A diferença ainda dá para levares a Maria a jantar a um sítio porreiro... [;)] Eu consideraria seriamente colocar os Dunlop. [:cool:]
[:p]

Eu nunca andei em nenhum carro com os ER300 mas ainda este fim de semana andei num corolla 2.0 com os tais dunlop e aquilo em seco agarrava-se com unhas e dentes! A duvida é mais em molhado... Aqueles já levavam 20000 Km montados e estavam em muito bom estado (bem mais de meio piso pra gastar ainda), e o dono do carro não é nada meiguinho com eles!
Estou tendado... [:cool:]

Venham daí mais opiniões!

Tive uns Er30 ou Er300, já não sei. Que foram simplesmente a maior porcaria que já tive. No molhado eram um perigo, sempre a bloquear.
No seco era pro desenrasque.
Devem ser chamados de Touring por serem de passeio!!!

Agora ando de Goodyear F1 e continuo maravilhado. No molhado então duvido que haja melhor. Quase que ando com se fosse em seco.
No seco tb mto bons mas certamente há melhores.
Mas o compromisso entre seco e molhado é do melhor que se faz!!!!

E não se gastam assim tão depressa como se fala!

Voltar
Superior