Tópico dos Pneus

Nem mais!apr:)
Até porque, tenho quase a certeza, que dentro deste tipo de gama, não existe melhor ou muito melhor[;)]

De facto, ao contrário dos anteriores ER30, destes ER300 só ouço maravilhas. Tenho-o como um bom all-rounder (é assim não é?:sh)), não é o melhor em nada mas é bom em tudo. [:D][;)]

É verdade que custa a ganhar...sem dúvida e não fiques com a ideia que tenho algum prazer em esbanjar guito, mas em pneus quanto a mim poupar é uma escolha errada -> cada vez que quero andar depressa, então com os perigos que qualquer estrada pode apresentar como lençois de àgua, etc.

Depois também depende muito do carro e da performance que ele tem. Mas num bom carro, um bom pneu é obrigatório...senão não há chassis, esp (então o ESP), suspensões, etc. que o valham!!!

Agora que decidiste os pneus, num turismo considero esses bem adequados (tive-os na Avensis)

Eu tenho precisamente essa ideia, mas quando toca a gastar pensamos sempre duas vezes. Para o C4 parecem-me de facto o ideal.[;)]

Normalmente só mais tarde é que notamos a diferença em termos feito uma boa decisão [;)]

O meu medo é (era) precisamente esse, mas não me vou por com ideias.[:D][;)]

"Agora que decidiste os pneus, num turismo considero esses bem adequados (tive-os na Avensis)"

Isto de estar a trabalhar e bulir ao mesmo tempo dá nisto [:)]

Eu pensei ter concluído a frase...assim ficou sem sentido [:)]

O que queria dizer é que agora que já decidiste os pneus, começa é por procurar o local onde os arranjas mais baratos...aí já podes poupar alguns trocos, acredita.

Por exemplo Pneu Beato costuma ter bons preços, na pneuvita em certos pneus e marcas também, ou então via pneucity onde "encomendei" aqui a um forunista...e mais não continuo ou sou banido por publicidade [:)] [:)] [:)]

No meu caso e na Avensis como foi renting e pela empresa, os ER300 foram na Pneuvita do Cacém, mas não faço ideia dos preços

No meu caso, se tivesse que voltar a meter pneus novos, possívelmente faría o sacrificío e comprava os mesmos!

Uma coisa que acho, é que as paredes laterais parecem-me um bocado mais resistentes que os restantes!

Pneus

Pneus

Boas pessoal...
Sou novo no forum, embora ja conheça a algum tempo, e agora decidi pedir a vossa sábia ajuda
icon_biggrin.gif

Bem, estou a precisar de meter pneus no meu Peugeot, eu era para comprar umas jantes 16" , mas nao consegui vender as minhas e o negocio ficou sem efeito...Sendo assim terei que continuar com as minhas 15" e com pneus 195/65 R15...mas como vou ter de meter novos, quais compro???

Ja estive a ver algumas hipoteses:

-DUNLOP 195/65 HR15 (91H) SP300 E 60€ (Os que tenho actualmente montados)
-DUNLOP 195/65 R15 (91V) SP01 60€
-DUNLOP 195/65 R15 (91V) SP Sport FastResponse 60€
-CONTINENTAL 195/65 HR15 (91H) ECO CONTACT 3 67€
-CONTINENTAL 195/65 VR15 (91V) PREMIUM 70€
-BRIDGSTONE 195/65 HR15 (91H) ER300 65€
-GOODYEAR 195/65 HR15 (91H) EXCELLENCE 60€
-GOODYEAR 195/65 HR15 (91H) HYDRAGRIP 60€
-GOODYEAR 195/65 VR15 (91V) NCT5 57€
Pro favor digam-me por ordem de (vossa) preferência 3 destes modelos, ou outros que sejam semelhantes e dentro do mesmo preço.

Em principio serão os Dunlop SP Sport 01 195/65 R15 por 60€ cada, montagem e calibragem de borla.
icon_biggrin.gif

O que vos parece este pneu? Alguém ja teve alguma experiência com estes pneus? quantos quilómetros fizeram? Eu queria uns que dessem aí para uns 50 mil :D ... acham que estes dão?

abraço!

Boas pessoal...
Sou novo no forum, embora ja conheça a algum tempo, e agora decidi pedir a vossa sábia ajuda
icon_biggrin.gif

Bem, estou a precisar de meter pneus no meu Peugeot, eu era para comprar umas jantes 16" , mas nao consegui vender as minhas e o negocio ficou sem efeito...Sendo assim terei que continuar com as minhas 15" e com pneus 195/65 R15...mas como vou ter de meter novos, quais compro???

Pro favor digam-me por ordem de (vossa) preferência 3 destes modelos, ou outros que sejam semelhantes e dentro do mesmo preço.

Em principio serão os Dunlop SP Sport 01 195/65 R15 por 60€ cada, montagem e calibragem de borla.
icon_biggrin.gif

O que vos parece este pneu? Alguém ja teve alguma experiência com estes pneus? quantos quilómetros fizeram? Eu queria uns que dessem aí para uns 50 mil :D ... acham que estes dão?

abraço!

Desse lote, considerava estes 3:

DUNLOP 195/65 R15 (91V) SP Sport FastResponse 60€

BRIDGESTONE 195/65 HR15 (91H) ER300 65€ (mas em índice V)

GOODYEAR 195/65 HR15 (91H) EXCELLENCE 60€ (indice V também)

Da minha experiência pessoal, e pelo que descreves, EU ia para os ER300 em índice V!

MAS, com qualquer um deles ficas bem servido[;)]

Deixa lá Vanquish que eu percebo essa indecisão [:D] :sh)

mas pelo menos já escolheste [:D].

Esta "coisa" dos pneus serem a única coisa em contacto com a estrada

obriga-nos a ponderar muito bem as nossas escolhas e depois há o factor

"preço" para baralhar tudo.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Deixa lá Vanquish que eu percebo essa indecisão [:D] :sh)

mas pelo menos já escolheste [:D].

Esta "coisa" dos pneus serem a única coisa em contacto com a estrada

obriga-nos a ponderar muito bem as nossas escolhas e depois há o factor

"preço" para baralhar tudo.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Chegaste a ver o teste que indiquei mais atrás?[;)]

Pressão "fuel saver"

Pressão "fuel saver"

Ok, o nome foi inventado por mim [:D] mas preciso da vossa opinião.

Estou disposto a sacrificar um pouco o conforto e aumentar a pressão dos pneus para assim tentar poupar um pouco mais de combustível.

O meu C4 indica (em vazio) 2,3 e 2,1 á frente e atrás respectivamente. Ontem coloquei +0,2, ou seja, 2,5 á frente e 2,3 atrás.

Acham que é o ideal? Poderei por mais um pouco? O que aconselham?

É que a nível de conforto não notei praticamente nada, pelo que não me importava de aumentar ainda mais.

Claro que a minha pergunta tem por base o factor segurança, ou seja, até onde posso ir não comprometendo a aderência e a segurança dos pneus (risco de rebentamento por exemplo).

Obrigado.[;)]

Boas pessoal...
icon_biggrin.gif

icon_biggrin.gif

abraço!

Considerando os preços que apresentaste:

- Goodyear excellence
- Bridgestone ER300
- Dunlop SP01

Se preferires melhor comportamento à chuva em detrimento do comportamento em seco, mete os hydragrip em vez dos excellence.

Ok, o nome foi inventado por mim [:D] mas preciso da vossa opinião.

Estou disposto a sacrificar um pouco o conforto e aumentar a pressão dos pneus para assim tentar poupar um pouco mais de combustível.

O meu C4 indica (em vazio) 2,3 e 2,1 á frente e atrás respectivamente. Ontem coloquei +0,2, ou seja, 2,5 á frente e 2,3 atrás.

Acham que é o ideal? Poderei por mais um pouco? O que aconselham?

É que a nível de conforto não notei praticamente nada, pelo que não me importava de aumentar ainda mais.

Claro que a minha pergunta tem por base o factor segurança, ou seja, até onde posso ir não comprometendo a aderência e a segurança dos pneus (risco de rebentamento por exemplo).

Obrigado.[;)]

O risco de rebentamento só se verifica em duas situações: ou com pressão a menos, que causa o aquecimento prematuro do pneu e aumenta o esforço sobre as paredes laterais (principal causa de rebentamento!), ou excedendo a pressão máxima de projecto do pneu (nos ligeiros anda normalmente à volta de 3,0~3,5bar - excepto os pneus suplentes tipo "bicicleta", que costuma ser superior).

Quanto à questão relacionada com o limite de aderência, se aumentares demasiado a pressão, corres o risco que diminuires significativamente a superficie de contacto do pneu com a estrada, o que piora em auto-estrada, pois o aquecimento do pneu aumenta com a velocidade e, consequentemente, a sua pressão. Normalmente, isto não é visível a olho nú, a não ser nos casos de extremo exagero! Só vais notar que andas com pressão a mais se o pneumático começar a evidenciar desgaste mais acentuado na zona central.

Considerando os preços que apresentaste:

- Goodyear excellence
- Bridgestone ER300
- Dunlop SP01

Se preferires melhor comportamento à chuva em detrimento do comportamento em seco, mete os hydragrip em vez dos excellence.

Bem, estas seriam talvez as minhas 3 escolhas também...mas como o carro trazia Dunlop e eu gostei, talvez continue com a mesma marca (mas desta vez os SP 01) ... Tive a ver esses Bridgstone, mas disseram-me que se desgastam mais rapidamente...
Quanto ao desgaste alguém me pode dar umas luzes em relação a estes pneus??? Quantos quilometros é que serão capazes de fazer? ... o carro é um Peugeot 307 1.6HDi 90cv...
Com os SP 300E fiz 40mil km...mas queria ver se desta vez os pneus chegavam pelo menos para fazer 50mil...

Aprendam mais sobre pneus! =)

Bem, estas seriam talvez as minhas 3 escolhas também...mas como o carro trazia Dunlop e eu gostei, talvez continue com a mesma marca (mas desta vez os SP 01) ... Tive a ver esses Bridgstone, mas disseram-me que se desgastam mais rapidamente...
Quanto ao desgaste alguém me pode dar umas luzes em relação a estes pneus??? Quantos quilometros é que serão capazes de fazer? ... o carro é um Peugeot 307 1.6HDi 90cv...
Com os SP 300E fiz 40mil km...mas queria ver se desta vez os pneus chegavam pelo menos para fazer 50mil...

Oh Rui, não existe assim uma métrica fiável, pois a duração dos pneus é influenciada por muitos factores, para além da sua construção.

Repara só na quantidade de factores:

- Condução. Escusado será dizer que uma pessoa calma gastará menos pneu que uma apressada.
- Tipo de estrada utilizada. Uma pessoa que ande muito em cidade, anda mais devagar e o pneu dura mais. Uma pessoa que ande muito em estrada aberta e auto-estrada, vai circular a alta velocidade e desgastar o pneu mais depressa.
- Cuidado com a manutenção. Manter a pressão correcta, a direcção alinhada, as rodas calibradas e fazer a sua rotação aumentam o tempo de vida útil de um pneu. Uma pessoa descuidada, gasta os pneus num instante, além de pôr em grave perigo a segurança.
- Clima. Uma pessoa que more numa zona com muita chuva ou mais fria, terá o pneu a durar mais que outra que more numa zona com muito sol e calor, pois vai circular em estradas com menor atrito.
- Tipo de veículo. Um veículo mais pesado e/ou potente gasta mais depressa os pneus.
- etc.

Portanto, fazer previsões a "olhómetro" é complicado. [;)] Agora, só experimentando. Isto exceptuando os casos óbvios. Se perguntasses entre um Goodyear Eagle F1 e um Michelin Energy, a resposta seria óbvia. Agora, entre pneus tão equivalentes, é bastante difícil. Experimenta procurar testes comparativos na net.

Última edição:
Aprendam mais sobre pneus! =)

Oh Rui, não existe assim uma métrica fiável, pois a duração dos pneus é influenciada por muitos factores, para além da sua construção.

Repara só na quantidade de factores:

- Condução. Escusado será dizer que uma pessoa calma gastará menos pneu que uma apressada.
- Tipo de estrada utilizada. Uma pessoa que ande muito em cidade, anda mais devagar e o pneu dura mais. Uma pessoa que ande muito em estrada aberta e auto-estrada, vai circular a alta velocidade e desgastar o pneu mais depressa.
- Cuidado com a manutenção. Manter a pressão correcta, a direcção alinhada, as rodas calibradas e fazer a sua rotação aumentam o tempo de vida útil de um pneu. Uma pessoa descuidada, gasta os pneus num instante, além de pôr em grave perigo a segurança.
- Clima. Uma pessoa que more numa zona com muita chuva ou mais fria, terá o pneu a durar mais que outra que more numa zona com muito sol e calor, pois vai circular em estradas com menor atrito.
- Tipo de veículo. Um veículo mais pesado e/ou potente gasta mais depressa os pneus.
- etc.

Portanto, fazer previsões a "olhómetro" é complicado. [;)] Agora, só experimentando. Isto exceptuando os casos óbvios. Se perguntasses entre um Goodyear Eagle F1 e um Michelin Energy, a resposta seria óbvia. Agora, entre pneus tão equivalentes, é bastante difícil. Experimenta procurar testes comparativos na net.

Obrigado pelos conselhos e esclarecimentos :D
Muito provavelmente irei mesmo para os Dunlop...apenas porque gostei do que tenho montado e equipa que ganha nao se mexe...so fiquei assim de pé atrás porque o modelo é diferente, e nao sei se alguem tem algo a dizer sobre os SP 01 que me faça mudar de ideias, ou que as reforce ainda mais lol

cumps

Obrigado pelos conselhos e esclarecimentos :D
Muito provavelmente irei mesmo para os Dunlop...apenas porque gostei do que tenho montado e equipa que ganha nao se mexe...so fiquei assim de pé atrás porque o modelo é diferente, e nao sei se alguem tem algo a dizer sobre os SP 01 que me faça mudar de ideias, ou que as reforce ainda mais lol

cumps

eu também tinha no meu carro uns dunlop (sp sport 200e) e se não estava descontente com o comportamento em seco, em molhado já não agradava... actualmente tenho uns goodyear excellence e são muito melhores em molhado (agora com mais de 10k km, já não parecem tão bons)... mas é certo que não vão durar os 40k dos dunlop...

boas pessoal, arranjam-me uns Dunlop SP9000 por 107euros cada pneu, com montagem incluida na medida 225/40 R18. O que acham dos pneus? e do preço? é bom negocio?

Eu meti hoje 4 Dunlop SP Sport 01 195/65 R15 ... a 60€ cada ... e estou a gostar da condução...apesar de ainda ter andado pouco, sao bastante melhores que os que tinha, que também ja se encontravam bastante degradados...

cumps

Eu meti hoje 4 Dunlop SP Sport 01 195/65 R15 ... a 60€ cada ... e estou a gostar da condução...apesar de ainda ter andado pouco, sao bastante melhores que os que tinha, que também ja se encontravam bastante degradados...

cumps

Cuidado, durante os primeiros 100km deves ter uma condução mais moderada. Lembro-me de ver este conselho num site de pneus, creio que o da Pirelli ou da Bridgestone.

Tem a ver com aquela goma que eles trazem para proteger a borracha. [;)]

Cuidado, durante os primeiros 100km deves ter uma condução mais moderada. Lembro-me de ver este conselho num site de pneus, creio que o da Pirelli ou da Bridgestone.

Tem a ver com aquela goma que eles trazem para proteger a borracha. [;)]

Obrigado pela dica :D

Ja agora, eu nao alinhei a direcção...aconselharam-m a rodar 200km e depois sim alinhar...isto é um procedimento correcto?

Voltar
Superior