Pessoal uma dúvida:
O meu pai tem um 190 D que no livrete tem a medida de pneus 185/65 r15, no entanto o que ele tem montado nos 2 eixos é 195/60 r15. Na inspecção passa sempre com uma anotação.
Como está a precisar de mudar de pneus estive a ver e há uma medida mais barata: 195/65 r15. O meu pai diz que como os pneus são mais largos que a medida do livrete têm que ter menos perfil (65 para 60) mas eu acho que com a 195/65 r15 também passa na inspecção como passam os outros.
Algum inspector de IPO ou alguém que passe pela mesma situação pode confirmar-me isto? Já li por aqui que o máximo de diferença entre medida do livrete e medida montada é 10%. Será que os 195/65 ultrapassam estes 10%?
Se alguém souber agradeço.
Boas amigo,
Por experiência de um colega em que eu estava presente...na semana passada (6ªfeira) foi com ele à inspecção do seu Citroen C3.
Estivemos a verificar os pontos normais, luzes, limpa-vidros, etc... e lá seguimos. De salientar que ele à 2 meses foi meter 2 pneus novos à frente a um familiar (pneus semi-novos).
Lá fizeram o teste aos gases, verificação da iluminação, buzina, limpa-vidros, cintos...etc e antes de passar para os rolos ele ficou a verificar durante muito tempo os 4 pneus
Ficamos assim meios a pensar o que se estava a passar mas lá seguiu para os rolos, teste da diferença de amortecedores e no final teste aos casquilhos e sinoblocos.
Tiramos o carro para fora e aguardamos e folha...demorou um bocado mas lá apareceu o senhor. Mandou-nos ir junto ao carro e virou-se para o meu colega e disse: "Já viu que anda com pneus de medida diferente à frente e atrás???" O meu colega ficou perplexo porque tinha mudado os pneus à 2 meses...já não me lembro bem das medidas mas penso que a original é 185/65 R15 e ele tinha os da frente com 195/60 R15.
O carro passou sem anotação mas deixou o aviso...aproveitei e perguntei-lhe sobre essa tolerância que se fala de 5% ou 10% e ele respondeu-me: "Amigo é assim...só são aceites as medidas homologadas e descritas no DUA do veículo. Tudo que seja diferente ao que refere o DUA está ilegal".
Por isso esqueçam os mito da tolerância dos 5% ou 10% que se fala...as medidas possíveis são as descritas no DUA tudo o resto é ilegal.
Se fosse assim também teria de haver uma tolerância ao rebaixamento do carro...à aplicação do xénon aftermarket...às películas escurecidas aplicadas de qualquer maneira...etc.
Recomendo-te contactar a Mercedes e perguntar quais a medidas possíveis nesse modelo para homologar.
Cumprimentos [

]