Tópico dos Pneus

Boa noite,

estou em processo de trocar 2 pneus para a minha VW Passat 2.0 Tdi com medida 215/55/R16 97W. A carrinha tem neste momento 4 Goodyear Excellence e os 2 da frente estão nas lonas e os 2 de trás estão bons.

Depois de ler vários posts neste tópico tenho algumas opções para as quais gostaria de obter a Vossa opinião uma vez que pelos orçamentos que tenho estado a obter esta é uma medida relativamente "cara" e gostava de fazer uma compra que conjugasse uma boa relação qualidade/preço. A minha condução é bastante moderada e procuro pneus que possam fazer bastantes kms. As opções, que apresentam valores bastante diferentes são:

Bridgestone TURANZA T001
Kumho KU31
NOKIAN ZG2 (Não consegui encontrar quem comercialize estes pneus)
P7

Podem inidcar-me quais escolheriam (ou se incluíriam outros) e algumas casas na zona de Lisboa com bons preços para a instalação dos pneus?

Muito Obrigado desde já

Hankook K115
Dunlop Fastresponse
Pirelli P7 Cinturato

Olá mcabral e obrigado pela dica. Realmente não sei se pode levar a medida 205/55/16... como verifico isto? Essa seria uma opção bastante mais económica, mas que me obrigaria a trocar já os 5 pneus certo (pneu sobressalente incluído)?

Obrigado

Olá mcabral e obrigado pela dica. Realmente não sei se pode levar a medida 205/55/16... como verifico isto? Essa seria uma opção bastante mais económica, mas que me obrigaria a trocar já os 5 pneus certo (pneu sobressalente incluído)?

Obrigado

Vê no livrete se tem essa medida lá inscrita

Para verificar a pressão guio-me pela recomendada pela do fabricante dos pneus ou do carro? É que hoje cheguei a casa e reparei que o carro da minha mãe tem 3 pneus "vazios" e 1 cheio e ela nem reparou [8b]

Vê o que indicado o fabricante do carro.

Mas podes sempre acrescentar mais uns 0.3 Bar, para acautelar a imprecisão dos manómetros.

pessoal, hoje cheguei ao carro tinha o pneu vazio, tira um parafuso espetado.
como posso resolver? tenho de mudar o pneu ou dá para meter um taco ?

Ainda bem que foste ver isso antes de ter acontecido algo mau. Porque no estado em que eles estavam, o rebentamento estava muito próximo

Um amigo meu aconselhou-me uns pneus baratos feitos ou refeitos em Portugal duma marca chamada Fedima. Eu vi os pneus no focus dele, q até são da mesma medida do meu mazda 3, e não tinham nada maus aspecto. Alguém já ouviu falar disto? Custam metade dos kumho q estou prestes a montar

Um amigo meu aconselhou-me uns pneus baratos feitos ou refeitos em Portugal duma marca chamada Fedima. Eu vi os pneus no focus dele, q até são da mesma medida do meu mazda 3, e não tinham nada maus aspecto. Alguém já ouviu falar disto? Custam metade dos kumho q estou prestes a montar

No mercado dos pneus, barato e bom não há.

Pois, bom e barato não há em lado nenhum...mas a questão é: será que são tão maus que nem dê para se considerarem, visto o preço ser tão baixo?!

Desculpa estar a meter a minha colher.
Mas isso foi desleixo da tua parte.
É por isso que se deve "fiscalizar" os pneus uma vez por mês.
Eu sei que nem sempre nos lembra de dar uma olhadela mas, pelo menos, passa pelo teu fornecedor de pneus de vez em quando e pede para eles fazerem isso por ti, de certeza que te fazem isso gratuitamente.
A segurança dos teus filhos bem merece.[;)]

Eu sei Jonipi. É por isso que estou tão irritado comigo próprio ! É que eu, como a maioria de nós, ando SEMPRE em cima dos carros, a ver se está tudo em condições e não sei como é que isto me escapou ! Olhei centenas de vezes para os pneus.... e NUNCA vi isto !

Fonix... quando penso que podiam ter rebentado com os putos dentro do carro até me passo ! :(

No meu primeiro carro tive uns Fedima montados durante bastante tempo. Agarravam se a estrada e a borracha nao era das mais macias. Mas tinha um problema, como eram reconstruidos, as paredes dos pneus eram mais fracas e por isso tinham tendencia a ganhar bolhas ou deformar. [;)] Para quem tem por habito andar em estradas em mau estado ou a subir/descer passeios nao aconselho mesmo nada [;)]

O meu irmão tem uma 1.8Tdci Titanium do mesmo ano e acontece-lhe o mesmo. Os pneus que mete atrás são para derreter em poucos km.

O que já foi dito e repetido por diversas casas de pneus é que isto se deve ao facto de a carrinha ser muito pesada à frente e ter suspensão desportiva, facto pelo qual tem tendência a "saltitar" atrás o que leva a esse desgaste prematuro dos pneus.

De resto os problemas já foram todos despistados e o alinhamento está conforme valores de fábrica, o que foi dito é que pneus com piso uniforme ainda apresentam maior desgaste... portanto, ou anda carregada atrás ou é ir rodando pneus para ir gerindo a coisa...

Já agora, esse problema não se fez anunciar por um ruído tipo rolamentos gripados?

Não... ruído não notei nada. O que notei e que me levou a desconfiar dos pneus foi um comportamento estranho da carrinha. É dificil de explicar mas a sensação que eu tinha ao volante é que a carrinha "deslizava" para a esquerda ou para a direita MESMO com o volante totalmente centrado. Isso levou-me a desconfiar da suspensão, e foi nesse processo de averiguação que dei com os ditos cujos nesse estado.

Com os pneus novos, esse comportamento "estranho" desapareceu. Conclusão : era dos FDP dos pneus !

Last edited:
Pois, bom e barato não há em lado nenhum...mas a questão é: será que são tão maus que nem dê para se considerarem, visto o preço ser tão baixo?!

Quando se trata de pneus o importante é fazer uma boa busca em várias casas e comprar pneus com qualidade comprovada ao melhor preço, caso contrário a brincadeira pode sair cara.

Queres que te digam que para o preço são razoáveis? É mentira se to disserem, anda com uns pneus de marca premium ou de segunda linha e depois anda com esses, nas várias situações possíveis de acontecer numa estrada pública, e depois tiras as tuas conclusões e ficas logo esclarecido, a minha opinião já foi dada.

Back