Tópico dos Pneus

175/65R14 XL (Kangoo)

Continental ECO Contact 5
Michelin Energy Saver
Pirelli Cinturato P1
Goodyear Duragrip
Fulda Ecocontrol
Dunlop Streetresponse
Hankook K425 Kinergy Eco
Firestone Multihawk

Qual destes será melhor aposta tendo em conta um bom compromisso de durabilidade/preço/grip?
Neste momento tem os Dunlop que no eixo da frente só fizeram 35.000km e estão completamente nas lonas, acho pouco.
Vi um teste onde os Eco contact 5, os Duragrip e os Fulda têm supostamente melhor durabilidade que os Energy Saver, será assim? À partida seriam esses os principais a considerar.

175/65R14 XL (Kangoo)
Nesse tipo de Vans, agora vendem muito uns "Ovation"! "V-02 é o pneu para as Vans e veículos de passageiros comerciais. Este pneu foi desenvolvido para uma durabilidade excelente, resultando numa quilometragem excelente."

Eu fiz essa alteração em Outubro ou Novembro de 2011, é possível que entretanto os valores tenham alterado, não sei. [;)]

Nesse tipo de Vans, agora vendem muito uns "Ovation"! "V-02 é o pneu para as Vans e veículos de passageiros comerciais. Este pneu foi desenvolvido para uma durabilidade excelente, resultando numa quilometragem excelente."

...e uma confiança medíocre, pois a sua aderência é fraca. Pelo menos pelo que tenho visto sobre ele.

Há algum problema montar pneus com índice de carga e velocidade superiores ao original? Tipo 245/45R18 96V para 245/45R18 100Y?

Há algum problema montar pneus com índice de carga e velocidade superiores ao original? Tipo 245/45R18 96V para 245/45R18 100Y?

Não me parece que exista problema nenhuma se fosse ao contrario talvez já nao fosse boa ideia, mas o pneu como tem maior indice de carga o pneu vai ter uma comportamento mais rijo, não vai adornar tanto em curva e é mais rijo no amortecimento.

Problema não haverá, pode é ter algumas desvantagens, como o colega HASR referiu. Penso que para além de eventual perda no conforto pode também fazer mais ruído (não digo que seja necessariamente uma diferença grande).

Boas

para uma astra h sw que aconselham? os goodyear efficient grip que acham?

Esse pneu, preço qualidade é para mim o que melhor está no mercado (confirmado também pela Midas, Sópneus, etc). Já fiz com esses pneus 120k km na Mondeo e 350k km numa Focus (partilhada com outro colega de trab), ambas de serviço (215/55R16 e 205/50R17 ambos em W). Digo-te que nunca me deixaram ficar mal, nem em seco nem em molhado. Quando nos primeiros 20k km, não há mesmo hipótese de entrarem em aquaplaning. Já fiz AE a chover e a velocidades proibitivas e nada, nunca cederam! Em seco são excelentes. São super macios, parece que mudas a suspensão e em ruido são fantásticos. Quer na Mondeo quer na Focus fazem 40 a 50k km, não mais. Acho que melhor, tendo em conta o conjunto dos benefícios, é mesmo difícil.

Já usei essa medida e, por curiosidade, usei Ecocontact3 e Energy Saver. Achei os Continental melhores em molhado, mas os Michelin tiveram melhor durabilidade. Em termos de consumo de combustível, não vi uma diferença assinalável. Se fazes muitos km, mete os Michelin. Se não, opta pelos Continental.

Pelas analises que tenho lido estes dois pneus não se portam muito bem em piso molhado mas acho estranho pois actualmente o meu Peugeot 207 têm Michelin Energy e não noto mau comportamento.

De qualquer das formas pus na lista de possiveis opções os Goodyear Vector 4 Seasons que pelo que tenho lido sãp bons em molhado e têm boa durabilidade. Só estranho não aparecer mencionado aqui no forum.

Pelas analises que tenho lido estes dois pneus não se portam muito bem em piso molhado mas acho estranho pois actualmente o meu Peugeot 207 têm Michelin Energy e não noto mau comportamento.

De qualquer das formas pus na lista de possiveis opções os Goodyear Vector 4 Seasons que pelo que tenho lido sãp bons em molhado e têm boa durabilidade. Só estranho não aparecer mencionado aqui no forum.

Há aqui no tópico um comparativo entre os vários tipos de pneus, "Verão", "Inverno", "4 Estações", em que ficou demonstrado que nas condições normais de seco e chuva os de verão devem ser sempre os escolhidos por serem os mais eficientes, sendo que os outros são para um misto onde se inclua neve, que é a única variante onde são mais eficientes que os de verão!

Há aqui no tópico um comparativo entre os vários tipos de pneus, "Verão", "Inverno", "4 Estações", em que ficou demonstrado que nas condições normais de seco e chuva os de verão devem ser sempre os escolhidos por serem os mais eficientes, sendo que os outros são para um misto onde se inclua neve, que é a única variante onde são mais eficientes que os de verão!

De facto estranho ler análises de várias pessoas, principalmente no Tyrereviews a queixarem-se da pouca aderência dos Michelin/Continental rm piso molhaod. Se não tivesse aderencia havia acidentes em catadupa...ou esta malta têm a mania que é piloto de corrida e tá sempre de olho nos mais pequenos detalhes da condução ou então não sei...eu não me posso queixar dos Michelin Energy

De facto estranho ler análises de várias pessoas, principalmente no Tyrereviews a queixarem-se da pouca aderência dos Michelin/Continental rm piso molhaod. Se não tivesse aderencia havia acidentes em catadupa...ou esta malta têm a mania que é piloto de corrida e tá sempre de olho nos mais pequenos detalhes da condução ou então não sei...eu não me posso queixar dos Michelin Energy

Eu tinha um Toyota Corolla xl de 92 1300cc 75cv, com uns Yokohama A. Drive 185/60R14, achava eu que tinha uns bons pneus e relativa boa segurança, portavam-se bem tanto em molhado como em seco. Não chiavam nas curvas, não fugia de traseira nem de frente mesmo a boa velocidade em estradas de serra. Facilmente fazia burnout nos arranques. E também facilmente bloqueavam as rodas traseiras numa travagem mais forte...mas eu achava que estava bem servido.

Agora, com um Ibiza 1.6TDI 90cv, com uns Bridgestone Potenza RE050A 215/40R17, vim a confirmar o quanto eu estava enganado, a própria segurança passiva do veículo é completamente diferente como é óbvio. Não chego a levar ao limite as capacidades dos pneus, mas são extremamente mais elevados, com o auxílio da segurança do veículo, no entanto já houve situações de emergência em que verifiquei o quanto um pneu destes pode ser importante e salvar gastos mais elevados.

Isto para dizer que, os pneus cumprem, mas em situações extremas os pneus melhores fazem notar a sua diferença...no entanto o veículo em questão também faz a diferença!

Engraçado, eu pensei foi fazer o contrário. Os meus são indíce 100 e pensei em passar para 96, pois são mais baratos.

Tinha algum receio, pois achava que o indíce mais alto estava relacionado com o peso do carro (uma A4 Allroad), mas entretanto vi uma BMW 525d que tinha montados uns pneus na mesma medida (245/45R18), mas com indíce 96 e a BMW pesa mais 100kg que a A4 Allroad. Ou seja, o factor peso foi descartado. Fico na dúvida se tal se deverá ao 4x4...?

Alguém faz ideia?

Back