Tópico dos Pneus

Agora, com um Ibiza 1.6TDI 90cv, com uns Bridgestone Potenza RE050A 215/40R17, vim a confirmar o quanto eu estava enganado, a própria segurança passiva do veículo é completamente diferente como é óbvio. Não chego a levar ao limite as capacidades dos pneus, mas são extremamente mais elevados, com o auxílio da segurança do veículo, no entanto já houve situações de emergência em que verifiquei o quanto um pneu destes pode ser importante e salvar gastos mais elevados.

Passiva?

Isto para dizer que, os pneus cumprem, mas em situações extremas os pneus melhores fazem notar a sua diferença...no entanto o veículo em questão também faz a diferença!

Pois, o veículo em causa também conta muito. Eu passei recentemente para um veículo com metade da idade do anterior e nestes meses tenho usados uns pneus péssimos, no entanto o downgrade na borracha não é muito notório, ajudado pela condução calma. Notei apenas em chuva, uma certa falta de confiança, e noto o ruído superior. Por esses motivos vão ser trocados muito em breve.

Engraçado, eu pensei foi fazer o contrário. Os meus são indíce 100 e pensei em passar para 96, pois são mais baratos.

Tinha algum receio, pois achava que o indíce mais alto estava relacionado com o peso do carro (uma A4 Allroad), mas entretanto vi uma BMW 525d que tinha montados uns pneus na mesma medida (245/45R18), mas com indíce 96 e a BMW pesa mais 100kg que a A4 Allroad. Ou seja, o factor peso foi descartado. Fico na dúvida se tal se deverá ao 4x4...?

Alguém faz ideia?
Índices de carga e de velocidade: Conselho pneus para automóvel - Pneus Online

Na semana passada tivemos de colocar 2 pneus novos no Lupo, sendo que tencionava-se 2 pneus com uma razoável preço qualidade e de não muita oferta para medida que necessitava.

A escolha foi uns Nankang, porque disseram-me que é a marca branca da Yokohama.

Alguém tem feedback dos pneus desta marca?

Engraçado, eu pensei foi fazer o contrário. Os meus são indíce 100 e pensei em passar para 96, pois são mais baratos.

Tinha algum receio, pois achava que o indíce mais alto estava relacionado com o peso do carro (uma A4 Allroad), mas entretanto vi uma BMW 525d que tinha montados uns pneus na mesma medida (245/45R18), mas com indíce 96 e a BMW pesa mais 100kg que a A4 Allroad. Ou seja, o factor peso foi descartado. Fico na dúvida se tal se deverá ao 4x4...?

Alguém faz ideia?

Tens de ver no livrete o peso máximo admissível por eixo e dividir por 2. O índice de carga de cada pneu deve ser superior ao valor encontrado.

Na semana passada tivemos de colocar 2 pneus novos no Lupo, sendo que tencionava-se 2 pneus com uma razoável preço qualidade e de não muita oferta para medida que necessitava.

Muito maus em piso molhado.

Devias ir chatear quem te disse isso da Nankang ser da Yokohama pois enfiou-te uma mentira daquelas bem grandes e os produtos não são equiparáveis ao nível de qualidade/prestações.

Aproveito a questão dos índices de carga para expor uma dúvida.

Tendo eu um carro com o peso máximo admissível no eixo da frente de 1020Kg, terei alguma vantagem em usar pneus com índice de carga 94 (670Kg) ao invés de 91(615Kg)?
Pergunto isto, usando como interesse, obter menor desgaste nas laterais dos pneus.

Obrigado pela ajuda [;)]

Também estou curioso sobre o desgaste desses Dunlop. Tenho lido as melhores reviews, mas sempre me disseram que os Dunlop vão-se muito depressa.

Avaliem vocês. Dunlop Sport Maxx RT com 15,000 Km e pé pesado em carro de 200 cv (foto tirada há bocadinho devido a um furo que não chegou a esvaziar o pneu). A mim parece-me que ainda há ali muitos km para dar. :)

Volvo82.jpg

Avaliem vocês. Dunlop Sport Maxx RT com 15,000 Km e pé pesado em carro de 200 cv (foto tirada há bocadinho devido a um furo que não chegou a esvaziar o pneu). A mim parece-me que ainda há ali muitos km para dar. :)

Volvo82.jpg

A Avaliar pela foto (subjectivo) deves ter pneu para outros tantos Km´s (até aos limitadores). Com essa quilometragem, +/- entre os 10 e os 15k km, costumo trocar de trás para as frente os Goodyear Efficient Grip que tenho no carro de serviço e costumam estar praticamente novos, excepto na lateral que se nota algum desgaste. Depois aos 30/35k km troco-os novamente até chegarem ao limite (fazem-me 40 a 45k km)

Daqui a 2 ou 3 semanas terei de colocar 2 pneus no Focus lá de casa.

A medida é 205/55 R16.

Já rolou com Primacy HP e agora rola com PremiumContact2.

Valerá a pena apostar nuns Yokohama C-Drive 2?

Daqui a 2 ou 3 semanas terei de colocar 2 pneus no Focus lá de casa.

A medida é 205/55 R16.

Já rolou com Primacy HP e agora rola com PremiumContact2.

Valerá a pena apostar nuns Yokohama C-Drive 2?

Os Yokohama C-Drive 2 são porreiros, mas por exemplo: Goodyear Efficient Grip Performance ou Dunlop Sport Blueresponse são superiores, e deves conseguir melhor preço.

Isto são pneus gama "touring", mas se preferires pneu de gama desportiva, terás que considerar outras alternativas.

Os Yokohama C-Drive 2 são porreiros, mas por exemplo: Goodyear Efficient Grip Performance ou Dunlop Sport Blueresponse são superiores, e deves conseguir melhor preço.

Isto são pneus gama "touring", mas se preferires pneu de gama desportiva, terás que considerar outras alternativas.

Sim, procuro gama "touring".

Os Yokohama arranjo a 69 euros cada já no sítio, mas se arranjar equivalente ou melhor por menos euros....tenho de procurar melhor.

Sim, procuro gama "touring".

Os Yokohama arranjo a 69 euros cada já no sítio, mas se arranjar equivalente ou melhor por menos euros....tenho de procurar melhor.

Isso parece-me um excelente preço. Não tinha ideia que andavam tão baratos nessa medida.

Há mais que um modelo nessa medida?

Penso que havia os RE050 A que terão sido substituídos pelos S001. Por isso perguntei. Se forem os RE050 A, ver data de produção, para não levares com pneus de stock prolongado.

Nesta medida tens outras opções igualmente válidas, sendo uma questão de verificar disponibilidade e preço, para poder comparar.

Devido ao facto de ter-me arrebentado um pneu da carrinha, um michelin Primacy HP com cerca de 10.000Km rolados, fui obrigado a meter dois pneus novos.

Sendo um Sábado de tarde por Bragança, a escolha era pouca. E foram metidos uns Brigstone Potenza S001 na medida 225/45 17", ind. velo. W e de carga 91.

Reparo que depois de terem feito aproximadamente 2000Km, sempre que páro o carro após uma viagem, os pneus deitam o cheiro caracteristico de borracha, tipica das oficinas de pneus.

Será normal?

Back