Tópico dos Pneus

Chegou mais uma vez a complicada tarefa de selecionar uns pneus 225/50 R17 para o Peugeot 3008.
De origem vinha com Michelin Primacy HP que duraram 50.000 km e depois meti uns Primacy3 que têm 42.000 mas estão "nas lonas".
Em termos de comportamento em molhado os P3 são bem melhores, curiosamente o único susto que apanhei foi em paralelo seco mas muito quente em que derraparam longamente numa travagem mesmo como ABS em ação.
Em termos de consumos,ao contrário do que indica a "etiqueta de eficiência" os HP eram mais poupados.

Neste momento estou inclinado para experimentar pneus de uma linha abaixo dos "Premium", sendo que para além de comportamento aceitável em molhado procuro boa durabilidade e eficiência de consumos.
Da minha pesquisa tenho como alternativas (já com custos de montagem):

HANKOOK V12 K120- €130,00 (com direito a um cartão de crédito de €60,00 para 4 pneus)
KUMHO KU39 - €110,00
BARUM BRAVURIS 2 - €98,00
MABOR SPORT JET 3 - €108,00
NEXEN N FERA SU1 - €100,00

Das críticas que li, os hankook e Kumho têm elevado desgaste, ou seja no 3008 devem aguentar 20.000 km...
Quanto aos Mabor há pouca informação (nem testes nem opiniões).
Dos NEXEN encontra-se opiniões consistentes a indicar serem uma boa opção.

O que me podem aconselhar dentro destas alternativas? Há mais marcas/modelos que deva considerar?

Hankook, sem qualquer duvida.

Esse modelo em questão tem tido opiniões unânimes, que é um grande pneu.

E se consegues esses 60 euros, ficam-te a 115 euros/cada.

Valem bem a pena a diferença de 5/10 euros em cada pneu, primeiro poprque vais poupar combustivel e vai recuperar esse dinheiro e depois porque são super eficientes e confortáveis.

Penso que a pergunta fosse para mim, esses primacy 3 verificava a pressao 1 vez por mes e conduçao calma essencialmente em cidade, nada de peoes ou arranques a pressa

Era sim senhor, o telemóvel deve ter atrofiado e citei o gmrg por engano.
E chegaste a rodar pneus entre eixos, ou andaram sempre à frente?

Claro que o tipo de percurso/piso também influencia imenso o desgaste do pneu, como o rafasantos disse!

Depois de algumas buscas, a escolha vai recair sobre uns Kumho Ecsta Le Sport KU39 (245/45R18) em detrimento dos Dunlop Sport Maxx RT. Vamos ver se não me arrependo...

Ainda ponderei uns Uniroyal RainSport 3, mas como decidi arriscar mais vale no mais barato (os RainSport 3 custam mais 20 euros/unidade que os Ecsta Le Sport).

Não conheço mas tenho a sensação que a duração não é grande coisa. Talvez devas ver Nexen (SU1, SU4 ou HD Plus) e Falken (914) se houver nessa medida, duram mais que os kumho e podem até ser superiores pelo mesmo valor ou por uma diferença mínima. Vê na pneucity pneus na tua medida que te agradem e vai pedindo orçamento de todos em várias casas, se fores de Lisboa a Xarepa é imbatível nesse campo.

Para além disso, vi que os pneus da frente duraram 21 mil km... Porque não fazes a rotação de pneus 1 vez por ano? Gastavam-se mais uniformemente e mais lentamente, secalhar só terias de trocar pneus em 40 mil km. Se o fizeres até os kumho te vão durar mais que isso.
Estive a ver preços online e colocando mais 10€ por pneu para montagem acabam por ficar mais caros que os kumho alem de eu estar mesmo a precisar de os montar no carro e comprando online ainda demora um pouco a vir.

Relativamente a rodagem tinha um pneu da frente ligeiramente lascado devido a ter dado um beijo a um passeio e preferi gasta-los o mais rapido possivel( sendo que nao era preciso ser tao rapido) para trocar.
Era sim senhor, o telemóvel deve ter atrofiado e citei o gmrg por engano.
E chegaste a rodar pneus entre eixos, ou andaram sempre à frente?

Claro que o tipo de percurso/piso também influencia imenso o desgaste do pneu, como o rafasantos disse!
Como referi acima nao troquei provavelmente aguentariam mais alguns kms

Coisa rápida:

Mabor Street Jet

ou

Debica Pasio?

É para um Clio 1.9D, logo não é carro para street racing ou altas velocidades!

Coisa rápida:

Mabor Street Jet

ou

Debica Pasio?

Os debica não conheço, mas o último acidente que tive foi uma travagem com uns mabor desses há alguns anos. Eram muito maus em chuva.

Nessa medida são todos caros, independentemente da marca.

É a medida dos meus, e ainda há poucos meses andei nessa "guerra". Acabei por optar por comprar novamente os Michelin Primacy3, que tinha tido antes, e não estou arrependido.
Cheguei a ponderar os GY Efficientgrip Performance, mas quando vi que nesta medida não tinham protecção de jante desisti deles. O preço era equivalente.

Muito obrigado! Provavelmente também voltarei à Michelin. Mas ainda estou tentado a experimentar os Pirelli P7 Cinturato, que são uns trocos mais baratos.

Muito obrigado! Provavelmente também voltarei à Michelin. Mas ainda estou tentado a experimentar os Pirelli P7 Cinturato, que são uns trocos mais baratos.

Já tive uns no meu, em jante 17, e foram os piores que tive até hoje.
Pode ser que a actual geração esteja melhor...

21 000 km no eixo da frente acham pouco..... Venham morar para a serra da estrela e vejam se conseguem fazer mais de 10 000 km
Hehe...Achei piada ao teu comentário.Mas Rafa quais foram os pneus que te duraram mais e qual a medida do pneu?Os meus Hankook K115 fizeram 13k.Mas falam bem dos novos K120,mas o problema dos hankook é a durabilidade,performance para a maioria é suficiente certamente. Pessoal dos k120 como vai a durabilidade? Bem hajam

205/55/16 a mulher a conduzir continetal levam 6 000 km estão a pouco mais de meio piso. 165/65 14 eu a conduzir tenho gislaved levam 3500 km estão a meio piso

Coisa rápida:

Mabor Street Jet

ou

Debica Pasio?

Podes meter Mabor SJ2 à confiança. São os que tenho no meu e casam muito bem com o carro.

(Não correu tão bem quando experimentei medidas maiores noutro carro)

Podes meter Mabor SJ2 à confiança. São os que tenho no meu e casam muito bem com o carro.

(Não correu tão bem quando experimentei medidas maiores noutro carro)

Tenho de ver se há Mabor!

Se não houver, lá vão os Passio, que tenho uns no outro 1.9D e até se portam bem [;)]

Se podes dar mais algum eu olhava para os que fossem melhore sem chuva. Daí tens os Goodyear, mas nessa medida já vi no toopeneus.com equivalentes a esse para, se quiseres, pedires orçamento: Vredestein T-Trac 2, Kumho KH17, Dunlop SP StreetResponse 2 e Uniroyal RainExpert 3.

Estes são equivalentes aos Goodyear em molhado e depois vão obviamente variar em preço e durabilidade. Eu punha os Continental, Dunlop ou Goodyear, até porque 6€ por pneu, para algo que dura alguns anos, não é nada. Se tivesse pouco dinheiro, punha os os restantes que te disse, sendo que penso que os Uniroyal e os Vredestein sejam melhores que os Kumho, pelo que já li de reviews.

Para mim é melhor apostares nos mais seguros possivel, até porque, pela diferença de preço não me parece que justifique ires para pneus de segunda linha. Há medidas que por exemplo Goodyear VS Kumho têm uma diferença de 30-40€ por pneu, aí tudo bem, já faz muita diferença, agora 6€...

Nota de experiência: esses Firestone, se chove muito, anda a 20km/h, porque num fiesta que tive no inverno sacava alguns drifts sem querer e uma vez quase que mandei o carro com os porcos. Foi o único quase despiste que tive (lá tive mãozinhas e muita sorte) e estava a andar a 30km/h com chuva torrencial, mas daí em diante Firestone não obrigado. Lembra-te que é a única coisa que têm contacto com a estrada e por muito cuidado que tenhas, podes ficar numa situação complicada de um momento para o outro.

Investir em pneus é o que mais compensa gastar num carro, seguido de travagem. Isto para mim é um facto.

Tenho 2 desses Goodyear atrás, no dia a seguir à montagem notei barulho de rolamento um pouco alto, mas deixou de fazer, nao sei se era dos pneus ou não :sh)

E tenho 2 RainExpert3 à frente, acho as laterais demasiado moles e parece que o pneu está sempre com baixa pressão apesar de meter a recomendada. Meti uma vez 2.3 Bar e notei diferença na direção, nesse mesmo dia chiaram numa curva bem apertada daquele alcatrão que mais parece betão. Acho que pelas paredes serem demasiado moles dá um certo feeling que derrapam em algumas curvas, mas vai sempre agarrado. Na chuva inspiram-me muita confiança, nada a apontar nesse departamento.

Saltei os Mabor porque não encontrei muita informação, a maioria é sobre os SportJet.

E esclareço já que não percebo nada disto [kiss]

Já agora pergunto se meter tanta pressão para "contrariar" as paredes moles estraga o pneu? Riscos de rebentamento, e especialmente nos buracos? Já li que o desgaste não será tão uniforme por todo o pneu

Boa noite,

Tenho um GPunto de 2010 com 45 mil Km que está com os pneus de origem, uns Continental Eco Contact3. A altura do rasto ainda está boa. O motor não tem força para os gastar e travo muito pouco (as pastilhas estão a menos de meio uso). Apesar de dormir em garagem, os pneus estão ressequidos e com o piso molhado são um perigo. No arranque patina com facilidade e liga o ABS facilmente, também.
Além disso devem estar rijos porque a direcção transmite mais vibrações e está desagradável ir com as mãos no volante.

Por isso, queria colocar pneus novos e queria que fossem macios e que tivessem tanta aderência em piso molhado quanto possível. Faço poucos quilómetros pelo que não interessa se se gastam muito e o preço também não é importante.

Tinha pensado nos continental premium contact 5 para fugir das gamas ecológicas.

O que é que me aconselham na medida 185/65R15?

Muito obrigado!

Last edited:
Boa noite,

Tenho um GPunto de 2010 com 45 mil Km que está com os pneus de origem, uns Continental Eco Contact3. A altura do rasto ainda está boa. O motor não tem força para os gastar e travo muito pouco (as pastilhas estão a menos de meio uso). Apesar de dormir em garagem, os pneus estão ressequidos e com o piso molhado são um perigo. No arranque patina com facilidade e liga o ABS facilmente, também.
Além disso devem estar rijos porque a direcção transmite mais vibrações e está desagradável ir com as mãos no volante.

Por isso, queria colocar pneus novos e queria que fossem macios e que tivessem tanta aderência em piso molhado quanto possível. Faço poucos quilómetros pelo que não interessa se se gastam muito e o preço também não é importante.

Tinha pensado nos continental premium contact 5 para fugir das gamas ecológicas.

O que é que me aconselham na medida 185/65R15?

Muito obrigado!

Uma optima opção são os Dunlop Blueresponse.

Depois de algumas buscas, a escolha vai recair sobre uns Kumho Ecsta Le Sport KU39 (245/45R18) em detrimento dos Dunlop Sport Maxx RT. Vamos ver se não me arrependo...

Ainda ponderei uns Uniroyal RainSport 3, mas como decidi arriscar mais vale no mais barato (os RainSport 3 custam mais 20 euros/unidade que os Ecsta Le Sport).
Tenho uns ku39 novos no eixo traseiro e inspiram confiança mas nunca abusei, mas a minha mulher diz que já salvaram da desgraça numa guinada em curva numa via rápida.

Posso alargar as jantes uma polegada e manter a mesma medida de pneu certo? Estica um pouco mas penso que uma polegada é mt pouco

Back