Tópico dos Pneus

Para terem boa aderência e serem A em molhado e olhando ao preço não espero que façam muitos kms... Mas a ver vamos [;)]

Para a medida dos meus esses pneus são B em distancia de travagem em molhado e são F na resistência ao rolamento. Refiro-me aos falken 914 ecorun

Após cerca de 50.000km com os ER300 no Prius, fui medi-los e têm cerca de 4mm os quatro (os da frente têm um pouco mais, porque fiz a rotação dos pneus na última revisão). Com 4mm, especialmente à chuva, já se nota bem a perda de performance quando comparados com novos. Em princípio, serão para trocar antes do próximo inverno.

Tenho Continental Premium Contact 5. Ao fim de 30.000kms, os da frente estão quase nos limitadores.

Excelentes pneus, mas... já dei o salto da gama eco para a gama turismo (estes que tenho agora) e como faço apenas 12-15.000kms/ano, a durabilidade não é problema. Queria dar outro salto e queria uma coisa "top" desta vez, ainda que saiba que estou limitado pela medida de pneus que tenho.

Qual é a nata, da nata, da nata hoje em dia em 185/65/R15?

Conheço quem goste e aprove bastante os Kormoran, chegando a já ter usado vários sets durante +60.000km entre mudas.
São actualmente os pneus favoritos dos Taxistas, por serem em conta e bons em comportamento e durabilidade.

A 1km da minha casa (Lisboa) consigo Kormoran Gamma B2 205/55R16 XL a 51€ já com tudo.

Boa sorte com os Nexen... Espero que durem imenso... (Eu aprendi a lição com os Hankook Ventus Prime 2)

Um à parte para te picar. Um amigo meu há uns meses teve de tirar 4 pneus Nexen do panda multijet da esposa porque ficaram ovalizados.
A medida era 165/65R14 e era uma gama rasca da Nexen fabricados na China. Duraram 6 meses. Fiquei chocado quando ele me contou.
http://www.tyrereviews.co.uk/Tyre/Nexen/CP661.htm
E ele tinha boa ideia da Nexen tendo já usado várias vezes Nexen Blue/N6000 em 205/60R15 na Octavia.
Agora só gasta Goodyear ou Dunlop (também se arranja facilmente em conta).
A comprares Nexen compra apenas Made in Korea.

Se visitares uma oficina de pneus usados também lá têm pneus chineses 20% mais em conta que Mabor a anunciar performance B em chuva e em consumo de combustivel. Eu mesmo assim não os queria.

Ler etiquetas não é tudo. Há maneiras de subverter a coisas tal como a VW fez nos motores.
A Michelin por exemplo faz pneus que quando novos portam-se muito bem em testes e depois lá para o meio ficam super rijos para durarem 90.000km.
Tenho amigos que não metem outra coisa por isso mesmo, tendo alguns feito 130.000km.
Eu já fiz +100.000km com Bridgestone B250 num Smart.

Eu se não tivesse lido bons reviews (de revistas) sobre os teus Linglong Greenmax também lhes chamava porcaria. Até gozava com os teus Ling Long...
Se queres ser respeitado tem respeito.

Given 94% (breakdown) while driving a Toyota Avensis (Kormoran 215-55-17-V)
Driving on mostly motorways for 29,000 average miles

Paid a good price for them for my Avensis but didnt notice any difference compared to the originals that came on car.
Read some reviews above and they must be driving like lunatics?!

tyre reviewed on February 28, 2015

18th: Nexen N Blue HD

Total: 7.5 / Dry: 3.7 / Wet: 3.8

19th: Firestone TZ300
Total: 7.5 / Dry: 4 / Wet: 3.5

20th: Kormoran Gamma B2
Total: 7.8 / Dry: 2.6 / Wet: 5.2

25th: Falken ZIEX ZE914 EcoRun
Total: 9.5 / Dry: 4.8 / Wet: 4.7

31st: BFGoodrich gGrip (já tive. digamos que duram muito mas não são nada de corridas)
Total: 10.6 / Dry: 3.7 / Wet: 6.9

--------

11th: Linglong Green Max
Total: 84.4 / Dry: 24 / Wet: 30 / Comfort: 8 / Rolling Resistance: 7 / Noise: 8 / Overall: 7.4
Positive: Easy to drive
Negative: Average wet braking
Overall: The Linglong Green Max is the first time a Linglong tyre has scored reasonably in a group test. Its wet braking is rather modest but lateral grip good in the wet and dry. Slightly let down by its rolling resistance.
12th: BFGoodrich gGrip
Total: 79.2 / Dry: 20 / Wet: 27 / Comfort: 9 / Rolling Resistance: 9 / Noise: 7 / Overall: 7.2
Positive: Good rolling resistance
Negative: Quite high noise
Overall: The BF Goodrich g-Grip offers reasonable aquaplaning resistance but not enough to make up for its average wet and dry grip.

--------

Given 27% (breakdown) while driving a Fiat Punto 1.2 8v (225-45-17-Linglong Green Max)

The road noise from these Lingalongs are so bad that you think your wheel bearings are shot-deafening!!

tyre reviewed on February 15, 2015

Eu no meu carro nao experimento porcarias como Kormoran (http://www.tyrereviews.co.uk/Tyre/Kormoran/Gamma-B2.htm) e as outras marcas que anunciaste tais como Ovation, Torque, Sunny, Runway, Jinyu, Landsail pois sei bem como consultar os testes dos pneus bem como ver as etiquetas dos mesmos. Os proximos ja estao encomendados e serão Nexen N Fera SU4 http://www.tyrereviews.co.uk/Tyre/Nexen/N-Fera-SU4.htm que irao custar cada um 62€ ja com montagem+equilibragem+valvula+eco valor+IVA na medida 195/55/r15 85V

Last edited:
Boa noite

Gostaria de saber a vossa opinião acerca destes valores para 4 pneus na medida 205/55r16 para um Bravo 1.6Mjt. O preço é valor final com tudo incluído
-Pneu YOKOHAMA C.DRIVE2 ---- 297,66€
-
Pneu Mabor SPORT-JET 3 ---- 317,34€
-
Pneu Hankook K115 322,26€
-
Pneu Dunlop SPT BLUERESPONSE ---- 376,54€
- Pneu Continental ContiSportContact 2 ----- 410,82€
- Pneu Continental ContiEcoContact 5 ---- 410,82€

-
Pneu Michelin ENERGY SAVER+ ----- 410,82€

Ospneus são de índice 94 e todos tem protecção de jante.

Queria que o pneu fizesse pelo menos 50-55mil kms.
Actualmente tenho uns Hankook V12 que iram fazer esses kms.
O percurso será 80% AE e VCI e o restante cidade. Que tenha um bom desempenho em molhado.

Obrigado

Last edited:
Boa noite

Gostaria de saber a vossa opinião acerca destes valores para 4 pneus na medida 205/55r16 para um Bravo 1.6Mjt. O preço é valor final com tudo incluído
- Pneu YOKOHAMA C.DRIVE2 ---- 297,66€
-
Pneu Mabor SPORT-JET 3 ---- 317,34€
-
Pneu Hankook K115 322,26€
-
Pneu Dunlop SPT BLUERESPONSE ---- 376,54€
- Pneu Continental ContiSportContact 2 ----- 410,82€
- Pneu Continental ContiEcoContact 5 ---- 410,82€

-
Pneu Michelin ENERGY SAVER+ ----- 410,82€

Os pneus são de índice 94 e todos tem protecção de jante.

Queria que o pneu fizesse pelo menos 50-55mil kms.
Actualmente tenho uns Hankook V12 que iram fazer esses kms.
O percurso será 80% AE e o restante cidade. Que tenha um bom desempenho em molhado.

Obrigado

Os Yokohama C-Drive 2, uso e recomendo e seriam a minha opção. É um pneu robusto e, arrisco-me a dizer, o mais "largo" que tens na lista. Não sei se farão os 50000km, pois para mim é sempre complicado avaliar a condução dos outros [;)]

Creio que nem todos os pneus que indicas têm protecção de jante. Os Dunlop que referes não têm, pelo que tenho visto.

Os Yokohama C-Drive 2, uso e recomendo e seriam a minha opção. É um pneu robusto e, arrisco-me a dizer, o mais "largo" que tens na lista. Não sei se farão os 50000km, pois para mim é sempre complicado avaliar a condução dos outros [;)]

Creio que nem todos os pneus que indicas têm protecção de jante. Os Dunlop que referes não têm, pelo que tenho visto.

A minha condução é relativamente calma. Eu faço cerca de 80km por dia durante a semana e dificilmente devo passar dos 120-140km/h. Desses 80kms, 40kms são feitos em AE. 30Kms em VCI e 10kms em cidade...
Não vou dizer que sou santo, gosto por vezes de apertar mais um pouco... Mas abuso mais em fazer as curvas do que em velocidades máximas... A minha preocupação é mesmo em piso molhado vs desgaste... Se há um ano atrás fazia 15mil kms por ano, não ligava ao desgaste. Actualmente faço 25-27mil por ano... Estes hankook V12 irão fazer 50-55mil kms. Não queria trocar por uns pneus mais fracos do que tenho...

A minha condução é relativamente calma. Eu faço cerca de 80km por dia durante a semana e dificilmente devo passar dos 120-140km/h. Desses 80kms, 40kms são feitos em AE. 30Kms em VCI e 10kms em cidade...
Não vou dizer que sou santo, gosto por vezes de apertar mais um pouco... Mas abuso mais em fazer as curvas do que em velocidades máximas... A minha preocupação é mesmo em piso molhado vs desgaste... Se há um ano atrás fazia 15mil kms por ano, não ligava ao desgaste. Actualmente faço 25-27mil por ano... Estes hankook V12 irão fazer 50-55mil kms. Não queria trocar por uns pneus mais fracos do que tenho...

À excepção dos Continental SportContact 2, nenhum dos pneus listados está na mesma gama dos Hankook V12 (pneu desportivo).

Tens aí pneus Eco e pneus "touring"...

À excepção dos Continental SportContact 2, nenhum dos pneus listados está na mesma gama dos Hankook V12 (pneu desportivo).

Tens aí pneus Eco e pneus "touring"...

Sim eu sei.
Em nota de curiosidade, o meu carro quando comprei trazia 2 pneus Continental SC2 mas no índice 91, tive que os trocar por ter as laterais gastas e o piso quase a meio... Na altura coloquei os V12 porque foi o pneu que mais consenso reunia em vários fóruns e pelo preço que coloquei (326euros os 4). E Recomendo sem problemas. Não tenho nada apontar. Mesmo sendo um pneu desportivo, fui capaz de fazer estes kms todos. Possivelmente com uns pneus da gama "eco" ou "touring" farei mais kms, ou não...
Visto que faço mais AE e mais kms por ano, estou inclinado em ir para gama "touring"...

Greetings!

Da lista que indicaste os únicos que podem fazer 50.000km ou mais, são os Mabor Sportjet 3 ou os eternos Michelin Energy.

Os orçamentos que indicaste são um roubo.

Na xarepa 4 pneus Mabor Sj3 205/55R16 V ficam por 220€ tudo incluido.
Na Feuvert +-270€.

Cumprimentos

ps. Recomendo Mabor. No meu Stilo Jtd MW têm se portado lindamente.

Sim eu sei.
Em nota de curiosidade, o meu carro quando comprei trazia 2 pneus Continental SC2 mas no índice 91, tive que os trocar por ter as laterais gastas e o piso quase a meio... Na altura coloquei os V12 porque foi o pneu que mais consenso reunia em vários fóruns e pelo preço que coloquei (326euros os 4). E Recomendo sem problemas. Não tenho nada apontar. Mesmo sendo um pneu desportivo, fui capaz de fazer estes kms todos. Possivelmente com uns pneus da gama "eco" ou "touring" farei mais kms, ou não...
Visto que faço mais AE e mais kms por ano, estou inclinado em ir para gama "touring"...

Last edited:
Greetings!

Hoje por volta das 18h um amigo que já não via há algum tempo veio buscar-me para irmos ao Areeiro.
Estava uma tempestade.
Ele apareceu num carro que eu ainda não tinha visto. Um Citroen C5 II 1.6 HDI. Cor Prata, muito giro. Jante 17" largura 225.

Fomos em conversa, que eu gostava do carro (muito mais fixe que o c4) e bonito por fora e por dentro.
Muito silêncioso. Motor e etc.

Ele ia um bocado para o rápido na autoestrada junto ao Aeroporto. Chuva e ginadas constantes no volante. Bom desempenho do motor sempre com força e etc.
Gabei-lhe o ESP e etc.

Lembrei-me de lhe perguntar que pneus tinha montados.
Kormoran. Já vinham com o carro quando o comprou.

Se eu antes tinha dúvidas agora nenhumas.
Ele já tem o carro há mais de 1 ano.
Circula bastante.

Diz que nunca teve problemas nenhuns com os pneus e não anda devagar.
Perguntei-lhe se ele andava a 150km/h a chover. Ele diz que não quer ficar sem o carro e por isso não se estica tanto.
Mas de resto que são muitos bons. Nunca lhe deram stresses. Nunca lhe pregaram partidas.
Referiu que quando trava nas passadeiras na zona da tinta branca que ouve o ESP.
Foi bastante honesto e eu bem vi a condução. Parecia eu quando tinha 18 anos.

Estamos a falar de uma pessoa que já teve um Seat Leon II Cupra e um Audi A6 Allroad V6.

Indiquei-lhe onde ele tinha de ir comprar os mesmos pneus barato, quando precisa-se.

Se os pneus não fossem bons ele não conduzia como conduz nem os tinha no carro (ganha bem).

Cumprimentos

ps. Num Renault 19 sem abs nem esp ou ebd a experiência pode ser muito diferente...

Last edited:
Eu já tive Kormoran à frente, no meu Astra G que é um carro sem ABS, tambor atrás e onde a travagem incide muita na dianteira.
E sinceramente juntamente com mais algumas marcas são pneus que não volto a meter.

Kormoran por aqui também não calçam. São pneus fracos na minha opinião.
Não sei como é que o pessoal poupa em pneus, a única peça que vai em contacto com o solo não se pode arriscar...

Last edited:
Kormoran por aqui também não calçam. São pneus fracos na minha opinião.
Não sei como é que o pessoal poupa em pneus, a única peça que vai em contacto com o solo não se pode arriscar...

Qualquer pessoa que pesquise por testes tanto da decoProteste como os efectuados por outras entidades e que consulte as classificaçoes das letras atribuídas a esses pneus a pneus kormoran vera que os resultados deixam pouco a desejar e portanto para mim e uma carta fora do baralho independentemente de quem os tenha pois tenho a certeza que encontro melhores.

Greetings!

Hoje por volta das 18h um amigo que já não via há algum tempo veio buscar-me para irmos ao Areeiro.
Estava uma tempestade.
Ele apareceu num carro que eu ainda não tinha visto. Um Citroen C5 II 1.6 HDI. Cor Prata, muito giro. Jante 17" largura 225.

Fomos em conversa, que eu gostava do carro (muito mais fixe que o c4) e bonito por fora e por dentro.
Muito silêncioso. Motor e etc.

Ele ia um bocado para o rápido na autoestrada junto ao Aeroporto. Chuva e ginadas constantes no volante. Bom desempenho do motor sempre com força e etc.
Gabei-lhe o ESP e etc.

Lembrei-me de lhe perguntar que pneus tinha montados.
Kormoran. Já vinham com o carro quando o comprou.

Se eu antes tinha dúvidas agora nenhumas.
Ele já tem o carro há mais de 1 ano.
Circula bastante.

Diz que nunca teve problemas nenhuns com os pneus e não anda devagar.
Perguntei-lhe se ele andava a 150km/h a chover. Ele diz que não quer ficar sem o carro e por isso não se estica tanto.
Mas de resto que são muitos bons. Nunca lhe deram stresses. Nunca lhe pregaram partidas.
Referiu que quando trava nas passadeiras na zona da tinta branca que ouve o ESP.
Foi bastante honesto e eu bem vi a condução. Parecia eu quando tinha 18 anos.

Estamos a falar de uma pessoa que já teve um Seat Leon II Cupra e um Audi A6 Allroad V6.

Indiquei-lhe onde ele tinha de ir comprar os mesmos pneus barato, quando precisa-se.

Se os pneus não fossem bons ele não conduzia como conduz nem os tinha no carro (ganha bem).

Ele pelo caminho, antes até de eu lhe perguntar pelos pneus, vinha a contar-me que uma vez no Seat Leon Cupra (parece que tem tração às 4 rodas e um ESP maravilhoso) cheio de miudas dentro do carro, picou-se com um tipo num Golf todo artilhado, também cheio de miudas.
E a 200km/h fizeram a curva na IP7 em Camarate, a descer para a Ponte Vasco da Gama, A CHOVER a potes!!!
Está lá o sinal a marcar 50km/h. É uma curva que mesmo a chover faz-se bem a 70-80km/h.

O tipo do Golf espetou-se contra os rails e o meu amigo até foi ajuda-lo a apanhar o radiador do meio da estrada. As miudas gritavam por todo o lado com as faiscas a saltar.

Por isso podem perceber que se Kormoran não fosse de jeito o meu amigo não os tinha no carro dele.

Ele há cerca de um mês espetou a carrinha do trabalho contra um camião e esta foi despachada...

Cumprimentos

Eu gosto muito de carros e por conseguinte tenho de dar a minha opinião. Se ele diz que não anda a mais de 150km/h num c5 à chuva porque não quer ficar sem ele mas não se importa de andar a 200 num cupra 4x4 na chuva, que é dos melhores desportivos já feitos na classe, eu não queria muito saber da opinião dele sobre carros.

Eu em low cost só arriscaria nexen ou Falken. Os mabor têm poucos testes comparativos infelizmente e o resto não considero opção a uns Goodyear ou Dunlop. Poupar em pneus é errado.

Back