Tópico dos Pneus

Tenho Continental Premium Contact 5. Ao fim de 30.000kms, os da frente estão quase nos limitadores.

Excelentes pneus, mas... já dei o salto da gama eco para a gama turismo (estes que tenho agora) e como faço apenas 12-15.000kms/ano, a durabilidade não é problema. Queria dar outro salto e queria uma coisa "top" desta vez, ainda que saiba que estou limitado pela medida de pneus que tenho.

Qual é a nata, da nata, da nata hoje em dia em 185/65/R15?

Ninguém sabe?

A minha opção lowcost foi desta vez para os Nexen N Fera Su4 mas também poderia ir para os Nexen nblue HD plus e dia 14 ja ca os terei para experimentar depois de muito ler sobre estes pneus e sobre a empresa e nas medidas 195/55R15 85V conseguem obter as classificaçoes C no consumo e B na distancia em travagem :)

Acho-os muito porreiros pelo que tenho lido para os preços a que estão e serão uma das marcas a ter mais em consideração quando voltar a trocar de pneus, principalmente se mudar para jante 16 cujo pneu é 205/50 (averbado), que nas marcas melhores ficam nas centenas de euros cada, estes nexen ficariam-me ao mesmo preço dos goodyear efficientgrip performance que tenho em 195/60 r15, que é uma medida muito mais comum, e não me parecem ser muito piores. Raramente vejo alguém queixar-se desses modelos e aparentam-me ser óptimos para quem não quer ir para as marcas premium.

Ninguém sabe?

De facto, se procurares por qualquer site tipo pneucity, vais reparar que, provavelmente derivado do perfil que usas, não vais encontrar melhor do que o que disse o LuisMiguel. Terás alguns que sejam capazes de se equiparar, mas não vais propriamente conseguir entrar num mundo novo de pneus desportivos.

No entanto, se usas o carro todos os dias, não te deverá compensar ainda assim optares por pneus desportivos em vez de premium de turismo

Nessa medida, a nata da nata deve ser na gama do PC5. Não deve haver nenhum pneu da gama desportiva com perfil /65.

De facto, se procurares por qualquer site tipo pneucity, vais reparar que, provavelmente derivado do perfil que usas, não vais encontrar melhor do que o que disse o LuisMiguel. Terás alguns que sejam capazes de se equiparar, mas não vais propriamente conseguir entrar num mundo novo de pneus desportivos.

No entanto, se usas o carro todos os dias, não te deverá compensar ainda assim optares por pneus desportivos em vez de premium de turismo

Era a ideia que tinha.

Vou gastar mais um jogo de CPC5. Acho que é a primeira vez que vou trocar um jogo de pneus por outros iguais! Portanto recomendo. [;)]

Greetings!

A malta mete-se a comprar pneus caros e etc e depois andam com eles até às últimas.

Hoje já é o segundo dia que o Eixo Norte-Sul está cortado por volta das 23h. Sempre na zona de Sete-Rios.
Estive 15 minutos à seca porque um palhaço num BMW Z3, que deve ter uns grandes Continentais já nos limites, resolveu andar aos piões.
Até o camião dos bombeiros lá estava...

Cumprimentos

Greetings!

A malta mete-se a comprar pneus caros e etc e depois andam com eles até às últimas.

Hoje já é o segundo dia que o Eixo Norte-Sul está cortado por volta das 23h. Sempre na zona de Sete-Rios.
Estive 15 minutos à seca porque um palhaço num BMW Z3, que deve ter uns grandes Continentais já nos limites, resolveu andar aos piões.

Cumprimentos
Mas viste mesmo os pneus?

Abaixo, mas tenho ouvido dizer que não são maus. Se quiseres experimentar opções mais baratas penso ser uma boa aposta ires para Mabor que são populares por aqui ou Nexen que era o mais barato que punha no meu. Se puderes financeiramente pôr os mesmos, põe que vale a pena, se não, procura alternativas mas tens de ler testes e comparativos para chegares a uma conclusão, porque o que para a condução de uns serve, para outros não serve. Eu para a minha condução se calhar até uns Runway chegavam, mas para aquilo que procuro num pneu não chegam. Já vi quem andasse a 200-220km/h com Runway nos 4 pneus e ainda cá estão (vi em video, de alguém que conheço), mas era tempo seco, a mesma coisa em molhado e secalhar não estavam cá.

Eu antes tinha uns Westlake quando comprei o carro e em chuva, mesmo forte, não me fugiu nenhuma vez o carro, mesmo assim não os mantive e passei para Goodyear. Se me perguntares qual a minha opinião sobre estes pneus, é que são MUITO mais silenciosos, de tal forma que achava que tinha um rolamento de roda gripado porque a partir dos 40km/h ouvia-se o rolar dentro do carro e aumentava com a velocidade e ao trocar, desapareceu o barulho, mesmo a 120km/h já não há nada. De resto, não sou de abusos por isso não te sei dizer mais. Durabilidade espero que seja de uns 40-50 mil com trocas entre eixos todos os anos para aproveitar bem os mesmos. Agora se tiver alguma situação de emergência, acredito que a diferença seja grande.

Last edited:
Homer, no teu caso não penses duas vezes e mete os PC5. Serão, muito provavelmente, os pneus mais equilibrados dessa gama. Poderás ter alguns a ser mais aderentes, mas provavelmente com feedback pior, ou desgaste pior. Ou outros com desgaste melhor, mas pouca precisão e aderência na condução. Os PC5, pelo que leio e pela previsível evolução face aos excelentes PC2 (esses experimentei), deverão ser os melhores que podes colocar.

(Nota: os únicos que consideraria além desses seriam os Dunlop Sport Bluresponse. Mas dificilmente não escolheria os Continental)

Last edited:
Greetings!

Cumprimentos

Evita fazer filmes sem saber do que estás a falar. Eu sempre aproveitei os continental até à última e em piso seco não me fizeram nenhuma partida.

Homer, no teu caso não penses duas vezes e mete os PC5. Serão, muito provavelmente, os pneus mais equilibrados dessa gama. Poderás ter alguns a ser mais aderentes, mas provavelmente com feedback pior, ou desgaste pior. Ou outros com desgaste melhor, mas pouca precisão e aderência na condução. Os PC5, pelo que leio e pela previsível evolução face aos excelentes PC2 (esses experimentei), deverão ser os melhores que podes colocar.

(Nota: os únicos que consideraria além desses seriam os Dunlop Sport Bluresponse. Mas dificilmente não escolheria os Continental)

Partilho esta opinião, mas também meteria os Goodyear Efficient Grip Performance na equação.

Ontem passei o dia com um amigo que tem um Astra GTC de 2005 1.9cdti e um Fiat Coupé 20VT com cerca de 120cv a mais que de origem.

No 20VT falamos numa altura que o carro estava a rever o motor da importância de um bom pneu e que deveria substituir os Chinocas que lá tinha, o carro ficou pronto e ele esqueceu se de os montar, saiu com o carro e numa travagem em curva e tem uma despesa de cerca de 1500€ devido a um acidente que poderia ser bem mais não fosse o bate chapa o sogro.

No Astra que esteve a fazer uma revisão, fomos dar uma volta e reparei que tinha Goodyear Eagle F1 atrás e uns Bravuris à frente, escusado será dizer que este carro em molhado é um perigo.

No entanto parece que aprendeu da pior forma e agora já está pronto a montar 6 pneus novos em condições. O que lhe vai sair por mais de 2000€ poderia ter saído por 600 indo pelas melhores opções sem olhar a custos!

Eu ia espetando o carro da minha irmã por causa de uns Continental Sport Contact em bom estado (super Rijos)...

Até à última?
Tens tido sorte ou sabes ajustar a condução às condições.

Ontem estava a chover. Não era piso seco.
Em piso seco até chineses usados safam.

Cumprimentos

ps. Eu troco os pneus quando começam a pregar-me partidas nas rotundas e não até à ultima.
Ou quando me sinto 'desconfortável' a conduzir o carro.
Estilo está a chover e faço a curva na subida para o tunel do Grilo a 40km/h.
Olho depois para o retrovisor e vejo um 206 aos piões. Penso então podia ter sido eu...

Evita fazer filmes sem saber do que estás a falar. Eu sempre aproveitei os continental até à última e em piso seco não me fizeram nenhuma partida.

Last edited:
Se os Bravuris são maus estão podes riscar mais de metade da produção da continental.

Os Barum Bravuris são gama média do Grupo.

[TABLE="width: 654"]
[TR]
[TD][/TD]
[TD]7th: Dunlop SP Sport Fast Response
Total: 74.5 / Dry: 16 / Wet: 34 / Comfort: 9 / Rolling Resistance: 7 / Overall: 8.5
Positive: Quick steering response, very quiet, high resistance to aquaplaning
Negative: Due to the quick steering, can be difficult to control in the wet
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[TD]8th: Barum Bravuris 2
Total: 64.2 / Dry: 13 / Wet: 29 / Comfort: 7 / Rolling Resistance: 8 / Overall: 7.2
Positive: Low rolling resistance, price
Negative: Very sluggish handling in the wet and dry, noisy, low resistance to aquaplaning[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

[TD="width: 540px"] 9th: Michelin Primacy 3 Total: 73 / Dry: 18 / Wet: 31 / Comfort: 8 / Rolling Resistance: 8 / Noise: 8
Overall : The Michelin demonstrated understeer in the wet. Resistance to aquaplaning is also one of the weakest among the tested tyres and traction on the front axle is lost very quickly, affecting the lap times. In the dry, the Michelin behaves more confidently and safely, but only has average levels of comfort, plus an average rolling resistance.

[/TD]

[TD="width: 100px"] [/TD]
[TD="width: 540px"] 10th: Barum Bravuris 2 Total: 71 / Dry: 15 / Wet: 34 / Comfort: 7 / Rolling Resistance: 7 / Noise: 8
Overall : The Barum has acceptable results in the wet, thanks to its predictable reactions and balance behaviors they allow you to make a quick lap time. However, in an emergency, these tyres behave nervously and can dramatically lose traction on the rear axle. During quick maneuvers on dry pavement, the Barum respond too slowly, and the braking distance is one of the longest in the test. The Barum also gladly informs the driver of the road bumps, and they were also unable to compete with the leaders during the rolling resistance test.

[/TD]

[TD="width: 100px"] [/TD]
[TD="width: 540px"] 11th: Bridgestone Turanza T001 Total: 71 / Dry: 14 / Wet: 33 / Comfort: 7 / Rolling Resistance: 8 / Noise: 9
Overall : Bridgestone became the main disappointment of this test. These tyres are not enough good in wet conditions for the product of such a major manufacturer, and the situation on dry pavement isn't much better. Bridgestone is slow to respond to steering and can dramatically lose traction, causing the vehicle control requires more attention. The advantages - excellent resistance to aquaplaning and low noise. [/TD]

O problema deve estar nos 120cv cavalos a mais para o que o carro foi pensado.
Monta só Pilot Sport.

Cumprimentos

Ontem passei o dia com um amigo que tem um Astra GTC de 2005 1.9cdti e um Fiat Coupé 20VT com cerca de 120cv a mais que de origem.

No 20VT falamos numa altura que o carro estava a rever o motor da importância de um bom pneu e que deveria substituir os Chinocas que lá tinha, o carro ficou pronto e ele esqueceu se de os montar, saiu com o carro e numa travagem em curva e tem uma despesa de cerca de 1500€ devido a um acidente que poderia ser bem mais não fosse o bate chapa o sogro.

No Astra que esteve a fazer uma revisão, fomos dar uma volta e reparei que tinha Goodyear Eagle F1 atrás e uns Bravuris à frente, escusado será dizer que este carro em molhado é um perigo.

No entanto parece que aprendeu da pior forma e agora já está pronto a montar 6 pneus novos em condições. O que lhe vai sair por mais de 2000€ poderia ter saído por 600 indo pelas melhores opções sem olhar a custos!

Last edited:
Eu ia espetando o carro da minha irmã por causa de uns Continental em bom estado...

Até à última?
Tens tido sorte ou sabes ajustar a condução às condições.

Ontem estava a chover. Não era piso seco.
Em piso seco até chineses usados safam.

Cumprimentos

falar de continental gama de entrada é completamente diferente de falar de Continental topo de gama... [;)]... não estou a dizer que seja o caso pois não foi referido mas tem que se ter esse factor em conta.. assim como amortecedores em condições e principalmente alinhamento

A minha recomendação para topo de gama é Michelin Pilot Sport (qualquer versão para os puristas).

Mas são muito caros e por vezes nem os Porsches os calçam.

Cada um ajusta o que compra à carteira.

Os putos é que querem iphones e etc quando os pais apenas ganham o ordenado minimo.

Por vezes esqueço-me que estou num fórum onde a maioria defende o melhor possivel.
Estilo Ferrari é muito melhor que Lamborgini, etc.
Depois comprar é outra história e depois são responsáveis pelo corte do Eixo Norte Sul às 23h...

falar de continental gama de entrada é completamente diferente de falar de Continental topo de gama... [;)]... não estou a dizer que seja o caso pois não foi referido mas tem que se ter esse factor em conta.. assim como amortecedores em condições e principalmente alinhamento

Last edited:

Lógico. As ranhuras servem para a chuva. Se não fosse por isso andaríamos de slicks.

Agora se começar a chover, esses topos-de-gama-até-à-última de nada servem.

Ele pelo caminho, antes até de eu lhe perguntar pelos pneus, vinha a contar-me que uma vez no Seat Leon Cupra (parece que tem tração às 4 rodas e um ESP maravilhoso) cheio de miudas dentro do carro, picou-se com um tipo num Golf todo artilhado, também cheio de miudas.
E a 200km/h fizeram a curva na IP7 em Camarate, a descer para a Ponte Vasco da Gama, A CHOVER a potes!!!
Está lá o sinal a marcar 50km/h. É uma curva que mesmo a chover faz-se bem a 70-80km/h.

Greetings!

Eu em tempos fiz na A5, a curva que quando se está a chegar ao viaduto Duarte Pacheco, e se corta para a 25 de Abril, a 200km/h a chover, num A4, pneu falken largura 205.
1º Não há nenhum Leon II com tracção integral, nem mesmo o Cupra R.

Depois essas velocidades são absolutamente de outra galáxia nesses sitios e a chover, especialmente a do final do Eixo Norte-Sul para a CRIL a 200km/h. Daqui a nada estás a dizer que fazes as curvas da Escola de Comunicação em Benfica (IC19/2ª circular) a 200 a chover.

Eu até sou um grande menino, nunca me aventuro nessas "velocidades de passagem na curva X", mas parece-me que esses valores são muito optimistas.

Neste momento tenho um 320d E90 com suspensão desportiva, que está calçado com pneus Kuhmo Ecsta Le Sport nas 4 rodas, em 255/35 18" atrás e 225/40 18" à frente, ainda não testei muito, mas é sabido que é um carro com uma boa dinâmica, e nunca na vida o vejo a fazer essas curvas a 200km/h. :sh)

Back