Greetings!
Ele teve o Cupra já há uns 5 anos.
A idade muda as pessoas. Tornam-se mais cuidadosas.
Eu em tempos fiz na A5, a curva que quando se está a chegar ao viaduto Duarte Pacheco, e se corta para a 25 de Abril, a 200km/h a chover, num A4, pneu falken largura 205.
Hoje em dia raramente passo dos 110km/h. Ligo o Cruise control e vou entretido a ouvir podcasts.
O que me tornou muito mais cuidadoso a conduzir foi andar anos de mota.
A primeira vez que conduzi uma desportiva (gsxf750) dei 240km/h. Não dei mais porque o capacete começou a entrar-me pela cara a dentro.
Pago 120€ de seguro anual porque já não tenho acidentes há mais de 10 anos. Já paguei 100€ mas agora tenho cobertura de vidros.
Os Kormoran devem ter a mesma mistura de borracha que alguma versão antiga dos Michelin Energy de há 5 ou 10 anos.
Dai durarem bastante e portarem-se bem.
Os Michelin Energy tb nunca foram apreciados por ninguém em molhado.
Em testes muitas vezes até Barums ficavam à frente, mas isso não impede as pessoas de meter sempre o mesmo.
Lembro-me agora de um amigo que não metia outra coisa num BMW 320d (repro 180cv), porque faziam sempre 90.000km.
Os Kormoran e os primos (Riken, Tigar, etc, sempre com o mesmo rasto) são dos pneus que mais se vê montados nos carros. O rasto é fácil de ver ao longe.
Se fossem porcaria não vendiam tanto.
Mas por mais 10€ compra-se melhor. Claro que depois não duram os mesmos km.
Exemplos em 205/55R16:
Kormoran B2 - 51€
Mabor SJ3 - 55€
Dunlop Bluresponse - 60€
Pneus de gamas abaixo de 175 (pneus de 30€ ou menos) são normalmente fracos, por isso malta que teve em carros com jante 13" não pode dar grande feedback.
O fiesta da minha irmã tinha Continental Sport contact 185/55r14 e foram dos piores pneus que alguma vez vi (duraram 80.000km).
O carro não tinha ABS e uma vez ia partindo o carro todo quando travei a fundo a 80km/h. Rabiou por todo o lado.
Depois levou com Semperit e o carro ficou de longe muito melhor.
Outro exemplo são os Continental CP. Em 155 são uma valente ....
Mas num Mercedes Classe S eram montados na fábrica e cumprem muito bem. Claro que em tamanhos 225 e etc.
Quanto à comparação com Falken:
20th: Kormoran Gamma B2 Total: 7.8 / Dry: 2.6 / Wet: 5.2
25th: Falken ZIEX ZE914 EcoRun Total: 9.5 / Dry: 4.8 / Wet: 4.7
Eu em Low cost dou preferência a Mabor. Tenho actualmente e aquilo não gasta. Dão-se muito bem com a chuva (205/55R16 made in Germany).
Nexen já tive amigos com problemas. Não gosto de pneus que têm de ser trocados antes de o rasto chegar aos limites legais.
Cumprimentos
ps. A Nexen está a fazer uma fábrica na República Checa. Vão aparecer depois com preços muito interessantes.
Eu gosto muito de carros e por conseguinte tenho de dar a minha opinião. Se ele diz que não anda a mais de 150km/h num c5 à chuva porque não quer ficar sem ele mas não se importa de andar a 200 num cupra 4x4 na chuva, que é dos melhores desportivos já feitos na classe, eu não queria muito saber da opinião dele sobre carros.
Eu em low cost só arriscaria nexen ou Falken. Os mabor têm poucos testes comparativos infelizmente e o resto não considero opção a uns Goodyear ou Dunlop. Poupar em pneus é errado.