::::: Tópico Dos Radares :::::

Mas então quem é que fez esses valores de multas??

Se eu for a 124 na radial de benfica pago 800€

Se for a 144 pago 500€ ????

Sim, mas a pena de suspensão de conduzir é mais elevada no 2º caso.

O mesmo acontece a quem for apanhado com alcool no sangue.

O caso de crime (acima dos 1.2 g/l) configura uma multa inferior ao caso de <1.2 g/l e acima dos 0.8.

Sabes o que significa taxa de erro? Significa que tu podes ir a 50km/h reais e o radar dizer que tu vais a 50+5%, ou seja 52,5km/h e mesmo estando tu a cumprir o código da estrada és multado.

Todos os instrumentos de medição têm taxas de erro associadas, basta um pouco de conhecimentos de física para saber a importância que esta taxa de erro tem, ninguém aceita um estudo cientifico sem terem sido considerados, e exaustivamente descritos, todos os erros de medições.

Os radares de velocidade são apenas mais um instrumento de medição com uma taxa de erro e até hoje nunca vi um com uma taxa tão pequena (5%). Se tu gostas de pagar e ser punido por uma coisa que não fizeste, felicidades, eu gosto que sejam justos e que me multem apenas e só quando eu não cumpro o código da estrada, mas pronto, se calhar o burro sou eu...

Sim, Sr. engenheiro, para evitar essa margem minima do erro, aponta o velocimetro do carro para os 45 e estás safo ;)

Correcto ou não, xulos ou não, com margens de erro ou não, o meu ponteiro vai sempre cerca de 2mm abaixo da marca de 50KM/h . Eles é que têm sempre a faca e o queijo na mão, esperneie eu o que quiser que quem leva a talhada, seja em multa, tempo perdido, despesas judicias, chatices em barda, sou sempre eu...

Same here just in case....

Ontem a passar pelo radar frente à antiga feira popular, vi carros que seguiam mais à frente na entrada para o tunel, a não mais que 60 kms/h a serem flashados! Algo surreal mesmo, carros que abrandaram, quase parados... flash! [8b]

Mas então quem é que fez esses valores de multas??

Se eu for a 124 na radial de benfica pago 800€

Se for a 144 pago 500€ ????

Já percebi o que quiseste dizer....

A diferença está entre ir a 144 num local onde é permitido ires a 120, por isso apenas 24 km acima do permitido, ou ires 124 num local de 50 (que seria a mais grave de todas), por ex.

Já percebi o que quiseste dizer....

A diferença está entre ir a 144 num local onde é permitido ires a 120, por isso apenas 24 km acima do permitido, ou ires 124 num local de 50 (que seria a mais grave de todas), por ex.

Valium tem a ver com os escalões das multas.

O que ele disse é para o mesmo local, para o mesmo limite.

pacxito

O link que deveria esclarecer as nossas dúvidas, não esclarece nada, além de ser um site de consulta para aderentes e portanto pago, o que se pode ler, não fundamenta em nada o que afirmas.

O valor dos 6.4% não é descrito, aliás não é apontado nehum valor de margem de erro, apenas descreve sumariamente uma das formas de a leitura ser mais correcta, nem sequer o número de faixas é mencionado.

Para mim o único erro que me interessa é o do meu conta-quilómetros. Eu, como o resto dos comuns dos mortais não iluminados pela sabedoria suprema das leis da física que regem os radares Dopler, não faço a mínima idéia qual a velocidade real do meu carro quando o ponteiro indica 50Km/h.

Será 49.5? Será 52.3? É um mistério levado da breca.

Eu encontrei isto pesquisando na internet, está ao alcance de todos. De qualquer forma tens mencionado no artigo a fonte e de onde foi retirado. Quanto aos 6,4% e como ele chegou lá está bem explicado no artigo antes da figura. Se queres atacar alguém ataca quem fez o estudo, não eu, eu apenas o transcrevi, como disse não sou físico especializado em frequências, comprimentos de onda e afins.

De uma vez por todas, eu não estou a desculpar quem anda em excesso de velocidade, mas se um dia tu fores a cumprir e estiveres a circular abaixo dos 50km/h e o radar disparar (como te provei anteriormente é possível) acho que não vais ficar muito contente e não vais pagar a multa com todo o agrado, ou vais?

Silver e Valium, agora reparei e deve ser gralha no texto aí transcrito.

A multa não é de 800 a 1500, é de 300 a 1500.

Sim, Sr. engenheiro, para evitar essa margem minima do erro, aponta o velocimetro do carro para os 45 e estás safo ;)

1º - Não sou Sr. Engenheiro, tenho nome, para ti pode ser pacxito. Obrigado.

2º - Mas eu alguma vez falei em velocímetro? Eu falei em velocidade REAL!

Mas porque raio hei-de eu circular até 45km/h se o limite são 50km/h? Que eu saiba legalmente posso circular sem ser multado até aos 49.99999km/h, logo se for não circular a uma velocidade fisicamente atestada superior a essa não aceito ser multado e o caso vai para tribunal. E 52,5km/h num Doppler com aquelas características não é uma velocidade garantidamente superior a 50km/h como o estudo que apontei confirma.

Para além disso os velocímetros a 50km/h são bastante fidedignos e a pecar pecam por excesso e não por defeito.

Silver e Valium, agora reparei e deve ser gralha no texto aí transcrito.

A multa não é de 800 a 1500, é de 300 a 1500.

[:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

Bem visto, nem tinha olhado para isso, fui respondento só aos posts... [:D] [:D]

Para acabar a confusão, CE:

Artigo 27º

2 - Quem exceder os limites máximos de velocidade é sancionado:
a) Se conduzir automóvel ligeiro ou motociclo, com as seguintes coimas:
1.º De 60 a 300, se exceder até 20 km/h dentro das localidades ou até 30 km/h fora das localidades;
2.º De 120 a 600, se exceder em mais de 20 km/h e até 40 km/h dentro das localidades ou em
mais de 30 km/h e até 60 km/h fora das localidades;
3.º De 300 a 1500, se exceder em mais de 40 km/h e até 60 km/h dentro das localidades ou
mais de 60 km/h e até 80 km/h fora das localidades;

4.º De
500 a 2500, se exceder em mais de 60 km/h dentro das localidades ou em mais de
80 km/h fora das localidades;
b) Se conduzir outros veículos, com as seguintes coimas:
1.º De 60 a 300, se exceder até 10 km/h dentro das localidades ou até 20 km/h fora das localidades;
2.º De 120 a 600, se exceder em mais de 10 km/h e até 20 km/h dentro das localidades ou em
mais de 20 km/h e até 40 km/h, fora das localidades;
3.º De 300 a 1500, se exceder em mais de 20 km/h e até 40 km/h dentro das localidades ou em
mais de 40 km/h e até 60 km/h fora das localidades;
4º De 500 a 2500, se exceder em mais de 40 km/h dentro das localidades ou em mais de
60 km/h fora das localidades.

Last edited:
pacxito,

é caracteristica obrigatória para homologação que o velocímetro não peque por excesso. Nunca pode marcar menos do que a velocidade real do veículo. Nunca!

Last edited:
Mas não deixa de ser absurdo.

Assim é que é mesmo para ganahr guito! Metem os valores mais baixo mais caros!

Até ao final da semana vou encomendar um GPS que permita inserir/actualizar informação dos radares, e que me avise quando estou próximo do limite de velocidade para uma dada via. Penso que já existem muitos com essa facilidade.

É que eu não ando rápido por andar rápido. Eu adequo a minha velocidade às condições da via e do trânsito. E muita vezes, quando dou por mim já vou a 10 ou 20 km/h a mais numa via por pura distração em relação ao velocímetro.[;)]

pacxito,

é caracteristica obrigatória para homologação que o velocímetro não peque por excesso. Nunca pode marcar mais do que a velocidade real do veículo. Nunca!

Não te enganaste aí???

Acho que é ao contrário... o velocímetro nunca pode marcar menos do que a velocidade real do veículo...

Tens sempre a velocidade de velocímetro maior do que a real...

Porque senão, ias a 49 no velocímetro, e a 51 na real, logo poderias ser multado sem saber...

Não te enganaste aí???

Acho que é ao contrário... o velocímetro nunca pode marcar menos do que a velocidade real do veículo...

Tens sempre a velocidade de velocímetro maior do que a real...

Porque senão, ias a 49 no velocímetro, e a 51 na real, logo poderias ser multado sem saber...

He he... pois é... já vou corrigir[:D]

pacxito,

é caracteristica obrigatória para homologação que o velocímetro não peque por excesso. Nunca pode marcar menos do que a velocidade real do veículo. Nunca!

Mas indicar menos do que a velocidade real é pecar por defeito, pecar por excesso é indicar uma velocidade superior à real...

Back