Valium
New member
Mas então quem é que fez esses valores de multas??
Se eu for a 124 na radial de benfica pago 800€
Se for a 144 pago 500€ ????
Sabes o que significa taxa de erro? Significa que tu podes ir a 50km/h reais e o radar dizer que tu vais a 50+5%, ou seja 52,5km/h e mesmo estando tu a cumprir o código da estrada és multado.
Todos os instrumentos de medição têm taxas de erro associadas, basta um pouco de conhecimentos de física para saber a importância que esta taxa de erro tem, ninguém aceita um estudo cientifico sem terem sido considerados, e exaustivamente descritos, todos os erros de medições.
Os radares de velocidade são apenas mais um instrumento de medição com uma taxa de erro e até hoje nunca vi um com uma taxa tão pequena (5%). Se tu gostas de pagar e ser punido por uma coisa que não fizeste, felicidades, eu gosto que sejam justos e que me multem apenas e só quando eu não cumpro o código da estrada, mas pronto, se calhar o burro sou eu...
Correcto ou não, xulos ou não, com margens de erro ou não, o meu ponteiro vai sempre cerca de 2mm abaixo da marca de 50KM/h . Eles é que têm sempre a faca e o queijo na mão, esperneie eu o que quiser que quem leva a talhada, seja em multa, tempo perdido, despesas judicias, chatices em barda, sou sempre eu...
Já percebi o que quiseste dizer....
A diferença está entre ir a 144 num local onde é permitido ires a 120, por isso apenas 24 km acima do permitido, ou ires 124 num local de 50 (que seria a mais grave de todas), por ex.
pacxito
O link que deveria esclarecer as nossas dúvidas, não esclarece nada, além de ser um site de consulta para aderentes e portanto pago, o que se pode ler, não fundamenta em nada o que afirmas.
O valor dos 6.4% não é descrito, aliás não é apontado nehum valor de margem de erro, apenas descreve sumariamente uma das formas de a leitura ser mais correcta, nem sequer o número de faixas é mencionado.
Para mim o único erro que me interessa é o do meu conta-quilómetros. Eu, como o resto dos comuns dos mortais não iluminados pela sabedoria suprema das leis da física que regem os radares Dopler, não faço a mínima idéia qual a velocidade real do meu carro quando o ponteiro indica 50Km/h.
Será 49.5? Será 52.3? É um mistério levado da breca.
Valium tem a ver com os escalões das multas.
O que ele disse é para o mesmo local, para o mesmo limite.
Sim, Sr. engenheiro, para evitar essa margem minima do erro, aponta o velocimetro do carro para os 45 e estás safo![]()
Silver e Valium, agora reparei e deve ser gralha no texto aí transcrito.
A multa não é de 800 a 1500, é de 300 a 1500.
Artigo 27º
2 - Quem exceder os limites máximos de velocidade é sancionado:
a) Se conduzir automóvel ligeiro ou motociclo, com as seguintes coimas:
1.º De €60 a €300, se exceder até 20 km/h dentro das localidades ou até 30 km/h fora das localidades;
2.º De €120 a €600, se exceder em mais de 20 km/h e até 40 km/h dentro das localidades ou em
mais de 30 km/h e até 60 km/h fora das localidades;
3.º De €300 a €1500, se exceder em mais de 40 km/h e até 60 km/h dentro das localidades ou
mais de 60 km/h e até 80 km/h fora das localidades;
4.º De
€500 a €2500, se exceder em mais de 60 km/h dentro das localidades ou em mais de
80 km/h fora das localidades;
b) Se conduzir outros veículos, com as seguintes coimas:
1.º De €60 a €300, se exceder até 10 km/h dentro das localidades ou até 20 km/h fora das localidades;
2.º De €120 a €600, se exceder em mais de 10 km/h e até 20 km/h dentro das localidades ou em
mais de 20 km/h e até 40 km/h, fora das localidades;
3.º De €300 a €1500, se exceder em mais de 20 km/h e até 40 km/h dentro das localidades ou em
mais de 40 km/h e até 60 km/h fora das localidades;
4º De €500 a €2500, se exceder em mais de 40 km/h dentro das localidades ou em mais de
60 km/h fora das localidades.
Mas não deixa de ser absurdo.
Assim é que é mesmo para ganahr guito! Metem os valores mais baixo mais caros!
pacxito,
é caracteristica obrigatória para homologação que o velocímetro não peque por excesso. Nunca pode marcar mais do que a velocidade real do veículo. Nunca!
Ahhhh. Ainda bem. Estava a ver!Silver e Valium, agora reparei e deve ser gralha no texto aí transcrito.
A multa não é de 800 a 1500, é de 300 a 1500.
Não te enganaste aí???
Acho que é ao contrário... o velocímetro nunca pode marcar menos do que a velocidade real do veículo...
Tens sempre a velocidade de velocímetro maior do que a real...
Porque senão, ias a 49 no velocímetro, e a 51 na real, logo poderias ser multado sem saber...
He he... pois é... já vou corrigir[]
pacxito,
é caracteristica obrigatória para homologação que o velocímetro não peque por excesso. Nunca pode marcar menos do que a velocidade real do veículo. Nunca!