::::: Tópico Dos Radares :::::

O Carmona conseguiu ficar à frente do Psd, tal como a Helena Roseta à frente do PC. e eram candidaturas independentes....

Eu até sou um gajo que quando faço as neira sei que tenho de calar e pagar!

E sei quais são os limites e os radares estão identificados!

Mas por exemplo no caso da Radial de Benfica, que é melhor que muitas AE's... Se um gajo é apanhado a 121km/h paga no mínimo 800€!!! Não é um pouco exagerado?

Concordo! essa via podia ter a velocidade máxima de um AE.

Mais dificil deve ser para ti, que passas lá de CZT ou S [:D] [:D] [:D] [:D]

Tribunal pq?

O limite é 50 ( está lá BEM VÍSIVEL), excedeste a velocidade levaste com a fruta....lool, é com cada um...

Sabes o que significa taxa de erro? Significa que tu podes ir a 50km/h reais e o radar dizer que tu vais a 50+5%, ou seja 52,5km/h e mesmo estando tu a cumprir o código da estrada és multado.

Todos os instrumentos de medição têm taxas de erro associadas, basta um pouco de conhecimentos de física para saber a importância que esta taxa de erro tem, ninguém aceita um estudo cientifico sem terem sido considerados, e exaustivamente descritos, todos os erros de medições.

Os radares de velocidade são apenas mais um instrumento de medição com uma taxa de erro e até hoje nunca vi um com uma taxa tão pequena (5%). Se tu gostas de pagar e ser punido por uma coisa que não fizeste, felicidades, eu gosto que sejam justos e que me multem apenas e só quando eu não cumpro o código da estrada, mas pronto, se calhar o burro sou eu...

Ainda me vou rir é quando for a passar na radial de benfica e vir um gajo a sair do Monsanto com um martelo em punho e espatifar o radar:sh)

Eu até nem deixava de concordar com esta palhaçada toda se usassem os €€€ das multas para tapar os buracos das estradas e outras coisas porque já vi muito boa gente desviar-se de uma cratera e espetar-se e depois vem sempre o mesmo rotulo: " Ah e tal vinha em excesso de velocidade" E A PORRA DO BURACO NÃO CONTA???

Se não fosse assim onde é que eles iam arranjar o dinheiro para fazer as almoçaradas???

Deviam era de andar todos a 50km/h num dia em que os Sr. ministros e afins tivessem de se deslocar pela cidade para ver a bela embrulhada que ficava...

Deviam era de andar todos a 50km/h num dia em que os Sr. ministros e afins tivessem de se deslocar pela cidade para ver a bela embrulhada que ficava...
E já agora os Srs. ministros podiam começar por dar o exemplo e respeitarem eles prórios os 50kms/h.

E já agora porque é que a policia ela mesmo não respeita os limites não indo em emergência?!?!?!?!?!?!?!

Quem apanhar multas a 52,5km/h tem aqui o fundamento legal para levar a câmara municipal de Lisboa a tribunal. A menos que como o nosso amigo hugolini goste de pagar multas mesmo estando a cumprir o código ("lool, é com cada um...").

Basta consultar a figura 2 (página 3) para verificar que a taxa de erro máxima de um radar igual aos instalados em Lisboa (dopler, único e estático) é de 6,4% em excesso para quem circula na faixa da direita, junto ao radar.

Ainda de mencionar que o sistema Dopler é mais eficaz quanto maior for a velocidade do veículo inspeccionado, apresenta as taxas de erro máximas com velocidades menores (como é o caso).

Bons processos.

Last edited:
É uma informação válida, agora tendo em conta que os velocimetros geralmente tb apresentam erros, acho eu, se fores a 50 km/h não estará dentro desse margem de erro?

Se pusessem ou divulgassem que até 60 km/h não multavam, todos iam andar a 60, por isso... o limite e 50, e sempre foi no CE, se quiserem contestar estão no seu direito...

Aqui a questão não tem nada a ver com velocímetros nem com tolerâncias, tem a ver com o facto de eles legalmente só poderem multar quando o radar detectar uma velocidade 6,5% superior ao legalmente estabelecido. Nunca podem multar alguém detectado pelo radar a 52,5km/h pois esse valor está dentro da margem de erro do aparelho que leu a velocidade. Isto é física pura, não mete politiquices nem estados de espírito. Legalmente só podem passar multas a partir de 53,25km/h(detectados pelo radar). Nos radares de 80 só podem multar alguém detectado a mais de 85,2kn/h(detectados pelo radar).

Aqui a questão não tem nada a ver com velocímetros nem com tolerâncias, tem a ver com o facto de eles legalmente só poderem multar quando o radar detectar uma velocidade 6,5% superior ao legalmente estabelecido. Nunca podem multar alguém detectado pelo radar a 52,5km/h pois esse valor está dentro da margem de erro do aparelho que leu a velocidade. Isto é física pura, não mete politiquices nem estados de espírito. Legalmente só podem passar multas a partir de 53,25km/h(detectados pelo radar). Nos radares de 80 só podem multar alguém detectado a mais de 85,2kn/h(detectados pelo radar).

eu não sou fisico [;)]

A minha questão é apenas, que para ultrapassares o limite, mesmo os 53.25 km/h, já o carro terá tb que ir a marcar mais de 50 km/h certo?
Se as pessoas circularem à velocidade permitida, não serão multados, com certeza!

O que coloquei em causa desde o início foi a tolerância de 5% que na altura me pareceu pouca e que mais tarde confirmei como sendo ilegal pois era menor que a taxa de erro do radar.

Mas tu podes seguir à velocidade legal (segundo o teu conta km) e o radar disparar uma vez que em último caso tens uma taxa de erro de 6,4% por excesso, ou seja, imagina que aquilo estava programado para disparar a 50km/, se fosses a 46,8km/h aquilo teoricamente pode assinalar como excesso de velocidade. Estando configurado para disparar a 52,5km/h podes seguir a 49km/h e aquilo indicar que vais a 52,5 e enviar-te a multa para casa. Daí a necessidade de aumentar a velocidade de disparo para 50+6,5% = 53,25km/h porque aí tens sempre a certeza que seguias em excesso. é por essa razão que a BT também desconta sempre a taxa de erro máxima.

PS: Também não sou físico, tive algumas cadeiras disso mas não é a minha especialidade e por isso procurei alguém que pudesse fundamentar a minha opinião, quando não sabemos perguntamos a quem sabe! [;)]

Last edited:
Como disse logo, essa informação é bastante boa, pois os radares lá estão, identificados e com a velocidade permitida, multem correctamente, neste caso acima da margem de erro, ou dos 55 km/h, por ex.

114 mil euros angariados nas primeiras 9 horas de funcionamento...

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=250364&idselect=10&idCanal=10&p=200

Os 21 radares instalados nas principais avenidas de Lisboa identificaram mais de dois mil veículos em excessos de velocidade, das 09h15 – hora da entrada em funcionamento – ao final da tarde de ontem. Nenhum condutor escapa aos flashes da Polícia Municipal e as multas vão dos 60 aos 2500 euros.

px.gif
A média andava ontem à tarde nas 200 infracções por hora. “É provável que as pessoas ainda não saibam que já estamos a multar”, lamentou ontem ao final da tarde o comandante da Polícia Municipal, André Gomes.

A infracção máxima do dia foi registada na Radial de Benfica, com um condutor a 133 km/h – 53 km/h acima dos 80 km/h permitidos por lei –, que lhe valerá uma multa entre os 800 e os 1500 euros.

O regime está previsto no Código da Estrada: para ligeiros e motos, passa pelas coimas entre os 60 e 300 euros quando a velocidade limite é excedida até 20 km/h; de 120 aos 600 euros para velocidade excedida entre 20 e 40 km/h; 800 a 1500 euros entre os 40 e os 60 km/h acima do que é permitido por lei e, para os que acelerarem mais de 60 km/h, as multas variam entre os 500 e os 2500 euros.

A margem para os pesados é ainda mais baixa e, por uma velocidade superior em apenas 10 km/h à permitida, já pagam de 60 a 300 euros; entre 10 e 20 km/h são multados de 120 a 600 euros; dos 300 aos 1500 sempre que excederem entre os 20 e 40 km/h – e, quando a velocidade exceder em 40 km/h, terão de pagar multas de 500 a 2500 euros.

Os limites de velocidade são claros nos sinais luminosos em todas as avenidas com radares. Avenidas das Descobertas, Índia, Cidade do Porto, Brasília, Ceuta, Infante D. Henrique, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e na Gago Coutinho, todas com limite de 50 km/h; como de resto nos túneis do Campo Grande, do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI. Só na Radial de Benfica e Segunda Circular é permitida a condução até aos 80 km/h.

Marina Ferreira, presidente da Comissão Executiva da Câmara de Lisboa, disse estar “confiante de que as pessoas se possam adaptar a esta nova forma de estar na cidade”. O objectivo é que a “elevada sinistralidade urbana” seja reduzida.

Apesar de satisfeita com a a entrada em funcionamento do projecto, Marina Ferreira lamenta que a CML só receba 30 por cento do valor das coimas. O Estado recebe 40 %, a Autoridade Nacional de Segurança recebe 20% e o Governo Civil 10%.

PORMENORES

IMAGEM A 100 METROS

O novo sistema fotografa os carros que circulem em excesso de velocidade 100 metros após a placa indicadora de radar e dá uma tolerância de cinco por cento. Quando a matrícula não for perfeitamente visível na fotografia, ou sempre que são captados dois carros em simultâneo na mesma imagem, o processo é anulado.

ÂNGULO DE ACÇÃO

A área de abrangência das câmaras depende do ângulo em relação à rua e da inclinação e traçado da via. Em ruas com cinco vias, a quinta capta num ângulo mais inclinado e só apanha os carros mais à frente.

AGENTES DE SERVIÇO

Os dados recolhidos pelo sistema são tratados por 20 agentes da Polícia Municipal. Utilizam a base de dados da Conservatória do Registo Automóvel para identificar os proprietários e enviar as multas para casa.

Quando se diz multar com tolerância zero, é zero técnico, i.e., descontando a margem de erro. Quando se fala em multar aos 51km/h, é multar aos 51+errokm/h. Com 6,4%, isto implica multar após os 53.2km/h (50+6,4%). [;)]

pacxito

O link que deveria esclarecer as nossas dúvidas, não esclarece nada, além de ser um site de consulta para aderentes e portanto pago, o que se pode ler, não fundamenta em nada o que afirmas.

O valor dos 6.4% não é descrito, aliás não é apontado nehum valor de margem de erro, apenas descreve sumariamente uma das formas de a leitura ser mais correcta, nem sequer o número de faixas é mencionado.

Para mim o único erro que me interessa é o do meu conta-quilómetros. Eu, como o resto dos comuns dos mortais não iluminados pela sabedoria suprema das leis da física que regem os radares Dopler, não faço a mínima idéia qual a velocidade real do meu carro quando o ponteiro indica 50Km/h.

Será 49.5? Será 52.3? É um mistério levado da breca.

Se isto dos radares fosse sério, toda a gente tinha acesso ao nº de acidentes e onde ocorreram para mais tarde comparar com o resultado com os radares. E já agora o dinheiro para montar os radares podia ser usado para tapar buracos. Só que isso n dava dinheiro

Correcto ou não, xulos ou não, com margens de erro ou não, o meu ponteiro vai sempre cerca de 2mm abaixo da marca de 50KM/h . Eles é que têm sempre a faca e o queijo na mão, esperneie eu o que quiser que quem leva a talhada, seja em multa, tempo perdido, despesas judicias, chatices em barda, sou sempre eu...

Correcto ou não, xulos ou não, com margens de erro ou não, o meu ponteiro vai sempre cerca de 2mm abaixo da marca de 50KM/h . Eles é que têm sempre a faca e o queijo na mão, esperneie eu o que quiser que quem leva a talhada, seja em multa, tempo perdido, despesas judicias, chatices em barda, sou sempre eu...

Eu tb partilho a 100% desta opinião....o que não significa que ontem não tivesse andado a 130 km/h em Lisboa......:sh)

Baiones

Essa é que é a verdade. Num limite de 50Km, se passar com o ponteiro em cima dos 50 habilita-se, pois concerteza a margem de erro do velocímetro é maior que a do radar.

Já agora, continua tudo bem com o GPL?

Mas então quem é que fez esses valores de multas??

Se eu for a 124 na radial de benfica pago 800€

Se for a 144 pago 500€ ????

Back