citação:
Originalmente colocada por Japh
citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
isso dizes tu, na TUA interpretação da lei.
assim como há gente que diz que andar a 250km/h na autoestrada não é perigoso.
etc etc.
Bem ... depende.
Falando por mim, de moto a 120kms/h corro o risco de adormecer, de tão "devagar" que vou (a percepção de velocidade numa moto NADA tem a ver com um automóvel).
Não, não é exagero. Há 2 anos atrás fui fazer (mais) uma prova do CNV-Motociclismo a Braga (pit-crew de um amigo) e decidi ir de moto, mesmo com um pneu traseiro muito macio e já a avisar que estava a chegar à altura de mudar. Como "pra cima" abusei um pouco (uma autoestrada é a "morte" para qualquer pneu macio de moto), para baixo já vinha perto do "arame", o que fez com que tenha feito a viagem desde Braga a Lisboa a velocidades na casa dos 100/120 pela A3/A1. O resultado foi que a subir a Serra D'Aire (depois da área de serviço de Leiria) passei momentâneamente "pelas brasas", tal era o tédio...
Por outro lado, se fizer a AE na actual moto (uma Hayabusa, moto que é capaz de cerca de 320kms/h reais) a uma velocidade de 180/200 venho com os sentidos completamente despertos e com 200% a mais de atenção ao que se passa à minha volta.
Claro que as condições atmosféricas, volume de tráfego, "qualidade" da autoestrada, estado fisico/mental são factores a ter SEMPRE em conta para definir a velocidade a que se circula. Por vezes circular a 80 é perigoso, noutras a 2xx é "a walk in the park".
Antes que me chamem de "inconsciente", "maluco", "suicida", "assassino", etc, a minha "velocidade de cruzeiro" em AE (com boas condições de tudo o que disse acima) é 160kms/h (velocidade à qual a moto é económica, confortável de conduzir e com um menor desgaste do material) ... e mesmo assim sou "picado" por "caixas de fósforo" para além de ser ultrapassado por "grandes carrões" a velocidades BEM superiores... e por vezes com condições atmosféricas/aderência que aconselham é a andar devagarinho ...
Corolário: a velocidade em si não é perigosa, desde que haja consciência do que se vai a fazer (ler acima).
Regards,