::::: Tópico Dos Radares :::::

Foi reportagem de um dos Telejornais, pelos vistos ja foi afinado o radar, pelo menos segundo a reportagem.
A CP não recebe mais coimas...

Agora é que os gajos vão curtir à grande conduzir aquilo [:D]

desde que puseram os radares na 2ª circular, que vejo mais probabilidades de haver acientes, é com cada travagem brusca e cada desvio de trajectoria...

Nem mais! Tal como referi no meu post acima.

A única pergunta que faço é:

Andam sempre abaixo de 50 nas cidades??

É que noventa e tal porcento dos condutores após passagem do radar, aceleram outra vez.

Vocês passaram a andar mais devagar por causa dos radares? Não em mais de 90% das respostas quase de certeza.

Então o que vai o radar nos trazer? Multas para pagar pois claro. Eu costumo estar sempre atento mas haverá um dia qualquer, num ano mais longínquo possível, em que vou distraído e pimba.

E só aqueles que responderam que andam sempre abaixo de 50 nas cidades é que não têm nada que se preocupar mas os outros 90 e tal porcento terá um dia de distracção e multita para casa.

Se a sinistralidade reduzir significativamente, o que duvido dou um prémio à CML, uma multa para pagar.

eu tenho cá para mim, que se a malta começar a andar a 40 Km/h, a cidade entope por completo...e sinceramente penso que uma boa RESPOSTA SERIA ANDAR A 30KM/H em todas as estradas onde existirem radares....até me ia rir de tamanha confusão...
eu pensava como tu e digo-te muito sinceramente estas enganado eu experimentei ...

não é preciso a 30 mas a 50 depressa verificas que o pessoal que passa por ti bem mais depressa fica parado no semaforo seguinte e por lá continua quando chegares, luz verde ai vão eles a esmagar o acelerador, e de novo ... eles fartos de estar paradinhos a mandar vir com o da frente que não se despacha.... e tu a chegar tranquilamente ...

até te digo mais se o pessoal cumprisse os limites á hora de ponta existiriam muito menos filas á hora de ponta... o trafego circulava com muito mais fluidez...

eu tenho cá para mim, que se a malta começar a andar a 40 Km/h, a cidade entope por completo...e sinceramente penso que uma boa RESPOSTA SERIA ANDAR A 30KM/H em todas as estradas onde existirem radares....até me ia rir de tamanha confusão...

O limite de velocidade dentro das localidades é 50, só tem que cumprir a lei, as Av. não são auto estradas, muitas delas tem passadeiras, não sei o pq dessa embirração com o radar identificado.[8b]
E se gostas de andar a mais de 50, eu ando tb, é só não passares onde estão os 21 radares, ainda sobra muita Av. e rua para acelarar...:sh)

Disparate pegado!!!!

Se todas as filas andarem a 40Km/h não existiriam paragens provocadas por excessos de velocidade que fazem cair semáforos para vermelho...e cá para mim, ir andando é bem melhor do que estar parado...[;)]

Presidente do ACP também critica radares em Lisboa

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) afirmou hoje, em declarações à Lusa, não estar "surpreendido" pelas 4.090 infracções registadas num dia pelos 21 radares em Lisboa, que diz estarem "colocados arbitrariamente e sem critério". "Quem colocou os radares, nomeadamente a ex-vereadora Marina Ferreira [actual presidente da Comissão Administrativa que gere a Câmara de Lisboa], não quis ouvir as entidades competentes sobre a sua localização e velocidade limite, por isso não me espantam estes números", afirmou à Lusa o presidente da ACP, Carlos Barbosa. "Nós, ACP, estamos completamente de acordo com a colocação dos radares e sobre a sua utilidade, mas estamos contra a sua localização e achamos certos limites desadequados", disse.

http://jn.sapo.pt/2007/07/17/ultimas/Presidente_do_ACP_tamb_m_critic.html

ACP critica colocação de radares de velocidade em Lisboa

ACP critica colocação de radares de velocidade em Lisboa

«Quem colocou os radares, nomeadamente a ex-vereadora Marina Ferreira [actual presidente da Comissão Administrativa que gere a Cãmara de Lisboa], não quis ouvir as entidades competentes sobre a sua localização e velocidade limite, por isso não me espantam estes números», afirmou à Lusa o presidente da ACP, Carlos Barbosa.
«Nós, ACP, estamos completamente de acordo com a colocação dos radares e sobre a sua utilidade, mas estamos contra a sua localização e achamos certos limites desadequados», disse.
Segundo Carlos Barbosa, a ex-vereadora Marina Ferreira, responsável pelo pelouro da Mobilidade no anterior mandato, «foi avisada dos erros que estava a cometer e, em vez de recorrer às entidades competentes como a Direcção Geral de Viação (DGV), a Prevenção Rodoviária, a PSP e o ACP, optou por colocar os radares por auto-recriação, arbitrariamente e sem nenhum critério».
«Considerando que 30 por cento do valor das multas vão para a Câmara, não me admira que os radares estejam colocados em saídas de auto-estradas e com limites ridículos como na Radial de Benfica [80 km/h] e no Campo Pequeno [50 km/h]», afirmou à Lusa.
«Os radares, onde estão colocados e com estes limites, servem para uma autêntica caça à multa», acusou Carlos Barbosa, membro da lista de Carmona Rodrigues (independente) que concorreu às eleições intercalares para a Câmara de Lisboa.
Na opinião do presidente do ACP, as localizações e certos limites têm de ser «corrigidos», com risco de se causar um «grande engarrafamento na cidade de Lisboa».
«Não sei como será com a nova vereação, porque António Costa [vencedor das eleições e futuro presidente da autarquia] é uma pessoa que não se preocupa minimamente com a mobilidade rodoviária. Qualquer uma das entidades competentes sabe onde devem ser colocados os radares de modo a terem utilidade prática para a cidade», concluiu.
Os 21 radares a funcionar em algumas vias de Lisboa registaram 4.090 infracções apenas nas primeiras 24 horas de funcionamento, sendo que o recorde de velocidade foi atingido na Radial de Benfica com um automóvel a passar por um dos radares a 176 quilómetros/hora.

Lusa / SOL

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=45928

Tb acho que alguns limites até possam ser revistos e a colocação ser verificada, nomeadamente da Radial de Benfica. (para melhor muda-se sempre)
Agora eu ja vi N acidentes na Av. de Ceuta e India, com atropelamentos e carros para a sucata, que agora, com o radar lá, sendo respeitado, acontecendo não irão atingir a mesma gravidade.

Eu recordo-me de ter lido qq coisa no sentido de serem colocados em locais ou onde era recorrente o nº de acidentes ou o excesso de velocidade.

Disparate pegado!!!!

Se todas as filas andarem a 40Km/h não existiriam paragens provocadas por excessos de velocidade que fazem cair semáforos para vermelho...e cá para mim, ir andando é bem melhor do que estar parado...[;)]

Pior do que isso, não existiam os espertinhos que se metem à frente de quem anda no limite de velocidade.

Não percebo o porquê de tanta indignação. Lá que discordem da lei que estabelece os limites de velocidade ainda vá, mas discordar do instrumento que pune o seu cumprimento...

Além disso, só paga multa quem quer, não é verdade?[;)]

Eheh! Acho lindo! Há coisas que não mudam!
O reclamar por tudo e por nada está-nos no sangue!
Acho isto dos radares muito bem!
2000 multas num dia?? Acho muito bem!
5Km/h acima e paga multa?? Acho muito bem!

A solução: a coisa mais simples e ao mesmo tempo mais "descabida" para as nossas cabeças: RESPEITAR A LEI!

Siga para Bingo!

Abraços

Os radares só fazem mais trânsito como dizem por uma razão muito simples e não é pelo facto de ser limitado a 80 km/h ou a 50 km/h!
Fazem trânsito porque o pessoal vai a "abrazar" até ao radar, quando aquilo acende toca de travar muitas vezes travagens bem fortes e quem vem atras começa a travar e faz efeito dominó, experimentem a ir á velocidade regulamentada e depois digam se faz transito....

Caça á multa, quando estão identificados [:)]

Baixar sinistralidade, quando menor a velocidade, menor a probablidade de acidente com consequências graves

Tentar diminuir as emissões de CO2, quanto menor o consumo de combustivel, menor a emissão de CO2

Tens de arranjar outros argumentos[;)]

Sim estao identificados. A uma media de 2500 por dia, vais-e chegar ao fim do ano com 1 milhao de multados / sem carta. Vai ser bonito.

Qto menor a distancia entre carros maior o nº de acidentes, e maior o nº de choques em cadeia. Pq é que com esses argumentos nao pedes para proibirem as AEs entao?

A velocidade onde o consumo é mais eficiente com menor emissao CO2 é aos 80kms/h, nao aos 50kms/h. Com aqueles limites estás a aumentar as emissoes CO2.

Tens de arranjar outros argumentos

- no dia que vir os Srs Ministros a circular a 50 à hora como os outros posso começar acreditar na seriedade destas medidas. Até lá, é simples caça à multa. Ainda a semana passada na Av. Dom Henrique passaram por mim a 100 à hora.

Por ultimo dizer que quem decidiu a localizacao dos radares e os seus limites foi esta loira como vereadora da Mobilidade, sem qq critério a nao ser o pessoal.
getimage.jpg

viewimages.jpg

Gostaria de saber qual é a formacao especifica desta Sra do PSD para saber quais os melhores locais e velocidades para os radares.
Em Inglaterra, há radares mas o critério é publico, locais onde tenham morrido 4 pessoas num determinado periodo tempo cá em Portugal como diz a ACAP uma Sra decidiu para tapar o buraco financeiro da Camara, a seu belo prazer sem qq critério que se conheça (caça à multa).
Nao sei se repararam o PSD teve 15% nas eleicoes da Camara Municipal de Lisboa.
Para se ver a (nao) inteligencia desta Sra, ainda ontem numa entrevista conseguiu dizer o seguinte.
"Para a antiga vereadora da Mobilidade, a elevada percentagem de abstenção (62,61 por cento) é uma prova de "tranquilidade" face ao sistema político e, simultaneamente, um sinal de desinteresse da população."
http://www.portugalnet.pt/pnet/noticia.asp?id=70090
Ou seja para esta Sra. é positivo as pessoas nao irem votar :sh)

Last edited:
há uma coisa que me deixa intrigado:
quem já viu a localização dos radares e de acordo com o que saiu para imprensa, o aviso de que vamos em excesso de velocidade não tem de estar a +/-350m (ou 100m)do radar???

esta dúvida prende-se com o facto do radar da 2ª circular que está nas bombas da GALP ter o placard no mesmo sitio do radar....

- no dia que vir os Srs Ministros a circular a 50 à hora como os outros posso começar acreditar na seriedade destas medidas. Até lá, é simples caça à multa. Ainda a semana passada na Av. Dom Henrique passaram por mim a 100 à hora.

O ministro das finanças (Teixeira dos Santos) já parou para me deixar passar numa passadeira em Lisboa. Quer dizer o ministro não, foi mais o motorista dele [:p] mas ele ia lá, sem marcha de emergência ou batedores.

Em compensação vi no outro dia o cavaco a passar na faixa reservada a BUS na 24 de julho com 5 batedores da PSP(de mota) e mais 3 carros (vectras GTS) de segurança privado para além do série 7 dele. A 50km/h não iam com toda a certeza, nem a 100...

há uma coisa que me deixa intrigado:
quem já viu a localização dos radares e de acordo com o que saiu para imprensa, o aviso de que vamos em excesso de velocidade não tem de estar a +/-350m (ou 100m)do radar???

esta dúvida prende-se com o facto do radar da 2ª circular que está nas bombas da GALP ter o placard no mesmo sitio do radar....

tb reparei nisso quando fui flashado lol fora k o placard n estava a avisar nada sobre o excesso de velocidade.

jccgold - Se vais a pegar nos maus exemplos...(so espero que não apliques semelhante analogia a crimes graves e afins)

Já agora que raio de comparação é essa em meter AE's ao barulho, é impressão minha ou os radares estão colocados numa CIDADE? (onde as condições de circulação e limitações são bem bem diferentes) :X

Exactamente - é impressao tua. O mais correcto é dizer que tens uma cidade à volta da AE. Pq se fosses estrangeiro, conduzias pela A1 e continuarias pela AE ate Cascais sem notar qq diferenca na estrada. A 2ª circular é a mesma estrada que a A1, a unica diferenca é que passa pelo meio da cidade. Os limites horarios de 50kmsh em cidade, existem devido às ruas e curvas apertadas sem visibilidade que existem numa cidade, o limite 50kmsh nao foi feito para limitar a velocidade em AEs que é o que a 2ª circular é apenas nao tem portagem como as outras.
Além do mais a questao é, se é perigoso para nós é perigoso pro Sr. Ministro. Os exemplos devem vir de cima.
Essa Sra que decidiu os limites e os locais, nem se dignou falar com a ACP que sao pessoas muito mais capazes tecnicamente e conhecedoras dos estudos técnicos que definem o que é perigoso ou nao.
Por ultimo essa Sra vive em Alvalade e de Alvalade até à Camara de Lisboa, nao foi posto 1 unico radar.

Last edited:
Back