Tópico dos Recibos Verdes

Boas.

Obrigado pelas respostas :)

Sim é o meu primeiro ano de colectado, isto é, ainda vai ser, pois ainda nao me colectei.
Bom, assim sendo, no 1º Ano eu nao cobro IVa mesmo que passe os 10.000€ por ano ? so cobro no segundo se tiver passado isso no 1º ?

Obrigado.

Boas.

Sim é o meu primeiro ano de colectado, isto é, ainda vai ser, pois ainda nao me colectei.
Bom, assim sendo, no 1º Ano eu nao cobro IVa mesmo que passe os 10.000€ por ano ? so cobro no segundo se tiver passado isso no 1º ?

Obrigado.
Se passares os 10.000€, em Janeiro do Ano seguinte tens de ir avisar que no ano anterior passas-te esse valor e a partir daí começar a cobrar 21% de IVA.

Boas.

Obrigado.
Exactamente.

Mas não faças como muitos. que pensam que a isenção é COBRAR e não entregar ao Estado!

Não Cobras e assinalas no recibo a isenção!

O IRS eu aconcelho a reter logo os normais 20% desde inicio, assim não tens surpresas!

Obrigado pela resposta.

É que eu estava convencido que só nao cobrava IVA se não passar os 10.000€ por ano, mas assim nem sequer cobro o IVA e ponho como isento no Recibo.

Obrigado.

Ja agora da uma vista de lhos aqui sff , na parte de 1º emprego : http://www.dgci.min-financas.pt/pt/apoio_contribuinte/guia_fiscal/irs

que diz :
"- Passar a liquidar IVA e a "sofrer" uma retenção de IRS em todos os recibos emitidos, no caso de o valor estimado para o primeiro de actividade ser superior a 9 975,96 euros"

boas pessoal, surgiu-me aqui uma questão, foi me dito que este tecto actualmente era 6000€...algém confirma?

ou ainda se mantém os 10000€?

vou fazer um ano de recibos em agosto e gostava de ter a certesa...

e como funciona a separação entre a segurança social e o IRS? desconta tudo ao mesmo tempo ou tenho de descontar separadamente para cada um deles?

ainda não tive tempo de esclaresser isto pois não tenho tempo de passar nas finanças...:sh)

cumps e obrigado

Antes eram 2.000 contos ou seja 9.975.96€

Depois arredondou para 10.000€ e assim ficou.

Que separação?

A SS tens de pagar todos os meses são neste momento 155,22€

O IRS fazes 20% de retenção em casa Recibo. E no final do ano (que é em Abril/Maio do ano seguinte) entregas a declaração IRS e vês se tens que pagar mais ou receber.

Continuam a ser os 10.000,00 euros no total das vendas e prestações de serviços mas é entre Janeiro a Dezembro de cada ano.
Caso ultrapasses este limite tens de entregar uma declaração de alterações no mês de Janeiro imediatamente seguinte a alterar o enquadramento em iva.
De notar que se perderes a isenção de iva relativa aos pequenos retalhistas, só os teus clientes que tenham contabilidade organizada terão que passar a reter 10% ou 20% dos serviços que prestares (conforme a actividade).

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/CIVA/index_iva.htm
Artigo 53 e seguintes

Última edição:
imaginando então que não ultrapassasso os 10mil...posso não fazer retenção na fonte certo?(também não sei se me farão isso)

e para descontar para a segurançsa social...se calhar já devia ter ido tratar disso não? como comecei em agosto do ano passado...:confused:

imaginando então que não ultrapassasso os 10mil...posso não fazer retenção na fonte certo?(também não sei se me farão isso)

e para descontar para a segurançsa social...se calhar já devia ter ido tratar disso não? como comecei em agosto do ano passado...:confused:
Quanto á retenção na fonte, Certo estás sempre isento quando o estejas para iva por causa dos pequenos retalhistas e deixas de estar quando deixares de estar isento para iva (Janeiro do ano imediatamente seguinte ao que ultrapassaste o limite).
Quanto á segurança social não há qualquer relação com o iva e o irs, chegando ao 13º mês de actividade qualquer que seja terás que ir á secção de independentes esccolher o teu enquadramento.

Quanto á retenção na fonte, Certo estás sempre isento quando o estejas para iva por causa dos pequenos retalhistas e deixas de estar quando deixares de estar isento para iva (Janeiro do ano imediatamente seguinte ao que ultrapassaste o limite).
Quanto á segurança social não há qualquer relação com o iva e o irs, chegando ao 13º mês de actividade qualquer que seja terás que ir á secção de independentes esccolher o teu enquadramento.

então tenho de la ir e pagar estes meses todos em falta desde agosto passado ou pagar este ano totalmente em setembro?:eek: os tais 155€ por mês?

Se te colectaste em Agosto tens 12 meses de isenção de SS.

Logo começas a pagar em SET de 2008.

Tens é de te ir "inscrever" na SS.

E se provares que ganhaste menos que um X dinheiro (penso que anda a volta de 7.200€) no ano anterior, podes pedir um pagamento de SS mais baixo (penso que a volta de 50€).
Mas isto já não te sei explicar bem

tiras-me um peso de cima que nem te passa pela cabeça...a contar com julho que (espero eu) há de vir devo prefazer 4500€(provando...é só mostrar o livro de recibos)...

eu já trabalhei antes dos recibos verdes por conta de outrem...já não e suposto estar inscrito?

devio la ir este sábado à SS ver valores...

já fui ler os artigos da SS...aquilo não ajuda nada...[s)]

Pecebi mal, sendo assim está tudo correcto, tens é que ir à segurança social escolher o enquadramento, ou seja o escalão (vencimento sobre o qual é calculado as contribuições e as baixas reformas...) e se é esquema normal (sem direito a baixa creio eu) ou alargado (com direito a baixa).
Bom tens que ir lá escolher o enquadramento, acerca dos detalhes quem te atender ajudar-te-à
á e é verdade o impresso é este, e podes usar este do site:
http://195.245.197.196/preview_formularios.asp?r=7378&m=PDF

Recibos Verdes

Recibos Verdes

Boas, eu comecei agora a passar recibos verdes, ou melhor, vou passar esta semana, gostaria de saber quem me poderia ajudar a preencher.

Obrigado

Voltar
Superior