Não te posso ajudar, mas posso contar uma situação que aconteceu comigo: quando reiniciei actividade tive poucos rendimentos num ano, e no seguinte pedi para o valor da contribuição ser calculado de acordo com os rendimentos (ainda antes destas coisas do escalão oficioso). Mandei cartas, reclamações, e nunca soube quanto tinha que pagar. Pelo sim pelo não, fui metendo o dinheiro de parte, pois sabia que ia pagar tudo.
Isto aconteceu de Janeiro a Julho ou Agosto, penso. Um dia lembrei-me de ir pessoalmente ao Centro da SS, e pedi para falar com alguém que me tratasse do assunto.
Quando uma senhora veio ter comigo, disse-lhe que estava ali para pagar uma dívida que mantinha por culpa da SS, pois não havia dado resposta aos meus requerimentos e reclamações, e não me sabiam dizer quanto tinha que pagar.
Disse ainda que, devido a essa situação estava completamente fora das minhas intenções pagar qualquer tipo de juros, pois eu estava ali voluntariamente para saldar a dívida que não tinha sido saldada antes por causa da SS. Se me cobrassem juros, disse que entregaria cópias das papeladas todas que mandei ao advogado.
Depois de 30 minutos de espera, obtive uma resposta, paguei o que devia, sem juros. Afinal valeu a pena: o valor a pagar era substancialmente mais baixo do que previra, e o montante que fui colocando de parte serviu salvo erro para comprar uma lente para a máquina fotográfica.
Espero que resolvas o teu problema.[

]