Tópico dos tablets

Como ja disseram, a versao Pro que ira sair mais tarde e trará Windows 8 na integra, é mais que um tablet, é um ultrabook basicamente, o preço esta previsto para ser 1000€ ou perto disso o que faz afastar-se dos Tablets normais. A versao RT com o CPU ARM (penso que seja o Dual-Core da Intel nao?) é que sera concorrente do iPad, grande contra - software legacy nao existe, ou seja, tem que se criar aplicaçoes para correr na RT, logo é engraçada mas duvido que ira trazer muitas vantagens comparativamente com um iPad, ate pelo preço que nao sera nada meigo (penso que a RT sem teclado ande na casa dos 550€)

Segundo consta, a versão RT terá como CPU o Nvidia Tegra3+ e a versão PRO Intel i5

Na verdade, ontem a Microsoft apresentou não uma, mas duas tablets, que partilham o nome e o formato geral, mas são bastante diferentes.

A versão ARM (RT) é mais fina, mais leve, tem menor resolução, USB 2, e corre uma versão de Windows que não suporta software legacy, seja do Windows 7, Vista, XP, etc. Não há aqui qualquer vantagem a nível de suporte de software, a não ser aquele prometido pelo próprio fabricante, como o Office. Nesse campo parte em larga desvantagem face a iOS e Android.

A versão X86 (Pro) tem um processador Intel, é maior e pesa quase 1kg, tem uma resolução superior, suporte para pen, USB 3, e corre o Windows 8 normal, com a parte Metro, e com todo o software Windows no modo desktop. Photoshops e afins podem correr lá à vontade.

Se a primeira vai tentar correr com o iPad, a segunda, até a nível de preço, vai-se mandar para os ultrabooks de 1000€ à vontade. Mesmo olhando para o preço e considerando-a uma tablet premium pela competitividade a nível de specs, a espessura e peso de quase 1kg tiram-lhe a praticalidade e versatilidade face às tablets ARM (iPad, Android e Win RT). Bem como a autonomia.

Para ambas as tablets, sobretudo para a ARM, a capa com teclado está muito porreira no entanto, ao contrário dos transformers não lhe acrescenta grande bulk nem peso, é apenas uma capa que protege e tem essa funcionalidade extra.

Exactamente. Mas pelos vistos ainda há muito boa gente que não percebeu isso.

Quanto à primeira versão ARM, não estou a ver grande concorrente ao iPad. Usando o W8 RT, parece-me que vão aparecer aí outras marcas com melhores produtos. Mais finos e... mais bonitos. Porque, principalmente de perfil, este Surface é muita feio. :sh)

A versão com o i5, essa sim poderá vir a ser uma boa surpresa e será certamente um desafio aos outros fabricantes para fazerem cada vez mais pequeno e pequeno. No entanto, continuo a achar que para tablets, os processadores ARM continuam a ser uma excelente (e a melhor) aposta. A biblioteca nas App Stores é cada vez maior e quem procura um computador para trabalhar a sério, certamente não o fará num monitor de 10 com um teclado manhoso (embora físico, é pequeno). Depois ainda há a questão de ver como esta versão vai lidar com o aquecimento. E já agora, com a autonomia (nem quiseram falar disso...).

The ARM-based version, the Microsoft Surface Windows RT, will be based on Tegra 3 and a 31Wh battery that, in my opinion, will be good for 15 hours of use, 10 hours of hard work or 25 hours of offline reading or typing. It will come with the Microsoft Office for Windows RT package.

The X86 version, the Microsoft Surface Windows 8 Pro, will use a Core i5 CPU with Windows 8 Pro and offer an Ultrabook-like performance. With a 42Wh battery it will weigh about the same as the Samsung XE700 which also has a similar sized battery. It runs for about 4hrs under full use and can be used for about 6-8hrs of offline reading or writing. With Windows 8 and Ivy Bridge I expect this to increase to about 5hrs and 10hrs respectively for online working and offline semi-idle modes.

Microsoft Surface – UMPC Done Right? | UMPCPortal – Portable, Mobile and Handheld Computers

Isto também serve para dizer que, seja lá que novidade for, que ideia nova seja apresentada, que visionário esteja perante os demais... as pessoas irão sempre dizer mal...

Friso uma coisa nessa imagem.

Forma vs Função.

E usando a mesma logica a apple lançou o newton em 1993.

Apple_Newton_and_iPhone.jpg

Ainda não vi ninguém a dizer que o tablet apresentado ontem foi copiado da Apple... isso já é puxar demasiado pela imaginação. A Apple não foi a primeira a fazer um tablet, foi apenas a primeira a fazê-lo bem.

Ainda não vi ninguém a dizer que o tablet apresentado ontem foi copiado da Apple... isso já é puxar demasiado pela imaginação. A Apple não foi a primeira a fazer um tablet, foi apenas a primeira a fazê-lo bem.
A afirmação está na imagem...

São 900 gramas. Um iPad pesa 660 gramas. O trade-off dos 240 gramas por um sistema operativo completo, processador i5, teclado completo e trackpad, etc, parece-me um óptimo negócio.

Negocio é... peso vs função. Isto se peso e função tivesse uma relação linear ou inversamente linear. Mas nao me parece. Andar com um ipad já cansa... imagina com mais 240gramas. Imagina andares com 1kg. E falta, a questão, o que vais conseguir fazer efectivamente mais no surface de 1kg vs o ipad. Em ecrã parece que já está a perder...

Isto também serve para dizer que, seja lá que novidade for, que ideia nova seja apresentada, que visionário esteja perante os demais... as pessoas irão sempre dizer mal...

Se formos por ai:

Macintosh 1984

Apple_Macintosh_Desktop.png

Windows 1.0 1985

Windows1.0.png

mas só depois...
Windows 3.0 1990

Windows_3.0_workspace.png

Bem, toda a gente sabe que a microsoft copiou deliberadamente o mac os.

Acho que isso não é novidade para ninguém e não é boca de doentes macs e afins... está mesmo escrito na historia, e dito pela boca do Bill Gates

Bem, toda a gente sabe que a microsoft copiou deliberadamente o mac os.

Acho que isso não é novidade para ninguém e não é boca de doentes macs e afins... está mesmo escrito na historia, e dito pela boca do Bill Gates
Sim, mas das três criações citadas, apenas a última tem essa menção! As demais são rejeições liminares de novidades! [;)]

E temos também um caso semelhante mas ao contrário, quando a Apple lançou uma consola de jogos e foi um fracasso e depois a Microsoft fez bastante sucesso com a Xbox [:D]

Ando mesmo em contra ciclo, agora que anda tudo a ganhar entusiasmo com o Win8 e derivados, ando a passar os meus sistemas principais para linux / mac.

Anyway, não me convence, nem sei porque tanto hype, isto já era algo dado como quase certo. tinha mais duvidas sobre os lançamentos da apple que isto, só fiquei surpreendido por não ver o símbolo Nokia no produto.

Mas pronto, até é bonito e tal.

O sucesso do RT depende mais disto que doutra coisa qualquer: Vai ser mais barato ou mais caro que o iPad?

Last edited:
Negocio é... peso vs função. Isto se peso e função tivesse uma relação linear ou inversamente linear. Mas nao me parece. Andar com um ipad já cansa... imagina com mais 240gramas. Imagina andares com 1kg. E falta, a questão, o que vais conseguir fazer efectivamente mais no surface de 1kg vs o ipad. Em ecrã parece que já está a perder...
900 gramas é bem mais leve do que o netbook de 10'' que eu uso diariamente fora de casa. É mais por esse prisma que eu vejo isto. Para quem quer fazer coisas que eu tenho de fazer no dia a dia, como escrever documentos no Word ou fazer apresentações no Power Point, este é o máximo de portabilidade que se pode ter.

O que foi mostrado é bonito.
Um potencial problema é que não vai ser só a Microsoft a trabalhar com o Win8.

Ando mesmo em contra ciclo, agora que anda tudo a ganhar entusiasmo com o Win8 e derivados, ando a passar os meus sistemas principais para linux / mac.

Anyway, não me convence, nem sei porque tanto hype, isto já era algo dado como quase certo. tinha mais duvidas sobre os lançamentos da apple que isto, só fiquei surpreendido por não ver o símbolo Nokia no produto.

Mas pronto, até é bonito e tal.

O sucesso do RT depende mais disto que doutra coisa qualquer: Vai ser mais barato ou mais caro que o iPad?

Segundo se consta, a versão RT vai ter um preço semelhante ao iPad (500) e o Pro semelhante aos ultrabook (900/1000).

Mas mesmo assim vão continuar a dizer que o iPad é um produto sobrevalorizado, muito mais caro que a concorrência, etc etc...

O que foi mostrado é bonito.
Um potencial problema é que não vai ser só a Microsoft a trabalhar com o Win8.

Mas nisso também os gajos tomaram uma atitude. Vão vender as licenças a preços altíssimos, que vão encarecer até 100 euros os outros produtos.

900 gramas é bem mais leve do que o netbook de 10'' que eu uso diariamente fora de casa. É mais por esse prisma que eu vejo isto. Para quem quer fazer coisas que eu tenho de fazer no dia a dia, como escrever documentos no Word ou fazer apresentações no Power Point, este é o máximo de portabilidade que se pode ter.

Actualmente já tens ultrabooks por volta das 1000g. Este hype todo deve-se ao facto de ter um ecrã touch e um teclado destacável. Porque quanto à versatilidade, já existem equipamentos tão versáteis quanto o Surface.

Last edited:
Back