Também tenho servidor media em casa (mais que um até), e sim, é prático... em casa.
Agora, eu passo muito tempo fora de casa, e ando sempre com um cartão SD e uma pen USB que vão rodando por vários dispositivos que uso no meu dia a dia, conforme me apetece, ou me dá mais jeito. Um iPhone ou um iPad seriam uma "ilha" neste triumvirato, vá.
Vou dar-te o reverso da medalha. Tenho um iPod, e tenho um Nokia, e a minha musica está alojada num media server/disco externo. Para carregar o Nokia, meto o cartão na ranhura num dos meus portáteis, faço drag and drop, depois vou à minha vida que ele fica a passar.
Da ultima vez que tentei fazer o mesmo com o iPod, dia 31 de Julho deste ano, para o encher com o 8 gigas de musica, liguei o iPod ao mesmo portátil, com o cabo, e tentei, com o iTunes, claro está, meter os mesmos álbuns no iPod, alojados no mesmo sitio.
Comecei depois de jantar, acabei às 6 da manhã, devido à lentidão da transferência e do iTunes em si, era um martírio andar ali a seleccionar, quando conseguia, depois sincronizar. Demorei 8 horas nisto, activamente, enquanto que o "normal" é demorar prai umas duas horas, apenas com a intervenção no inicio.
Agora diz-me, muito sinceramente, pois não sou fanboy nem hater, e gosto sempre de aprender, como é que eu posso fazer o mesmo que faço no Nokia, com o iPod, com o mesmo trabalho e o mesmo tempo? Se o objectivo foi facilitar a vida e tornar a tarefa mais prática, falhou redondamente.