Tópico dos telemóveis

A Nokia se tivesse sido um dos early adopters do Android, podia estar agora onde está a Samsung... É pena, afinal é uma empresa europeia, mas a culpa é só deles.

Em relação à capa não original do 8310 não posso opinar, visto que ainda não o tenho... no entanto pelas fotos não parecia nada de escandalosamente mau. Quando o tiver é que vou ver como é, e então poderei dar-te feedback sobre isso. [;)] Onde é que encontras o 8850 a 20 ou menos libras?:confused:

Eu pus 20£ mas o 8850 fica sempre por 21 ou 22£.
Agradeço o teu feedback, muito embora o 6230i e o t610 também tenha um peso relevante na equação.

A Nokia se tivesse sido um dos early adopters do Android, podia estar agora onde está a Samsung... É pena, afinal é uma empresa europeia, mas a culpa é só deles.

É realmente de lamentar a situação da Nokia actualmente. Se há uma década atrás eles eram inovadores e tinham designs e modelos muito atraentes, actualmente encostaram-se à sombra da bananeira e isso vai penalizá-los bastante...

Agradeço o teu feedback, muito embora o 6230i e o t610 também tenha um peso relevante na equação.

É realmente de lamentar a situação da Nokia actualmente. Se há uma década atrás eles eram inovadores e tinham designs e modelos muito atraentes, actualmente encostaram-se à sombra da bananeira e isso vai penalizá-los bastante...

Eles até tiveram um rebuçado, que foi apesar de não ser grande coisa, o nokia 5800 até estava a vender mais que o iPhone na europa, dava margem de manobra para a seguir aparecer com o Android, diversificar com windows mobile e ter uma versão propria para telemoveis baratos ( um bom SO para terminais baratos tornava a nokia um passo à frente da concorrência para esse segmento.

Em vez disso insistem no Sybiam e quando não dá para descer mais, fazem um acordo de exclusividade que não tem nenhuma vantagem visivel para o consumidor.

Discordo que se tenham encostado à sombra da bananeira.
O que aconteceu foi que a plataforma S60 e os respectivos terminais (N97 e afins) foram um falhanço numa altura muito crítica que corresponde em termos temporais ao arranque em força do iPhone e do Android, ou seja, entre 2008 e 2010.
Em 2010/11 a marca já lançou produtos muito interessantes, o N9 com MeeGo Harmattan é bastante fluído e tem uma UX muito interessante, e o próprio Symbian a partir da versão Anna (a que se seguiu depois o Belle e agora o Belle FP1) em paralelo com o lançamento de terminais com ecrã capacitivo e processador a 1GHz já oferecia uma experiência de utilização muito boa, idêntica à de muitos terminais Android do mercado.

O problema é que nesta altura a esmagadora maioria dos consumidores já deixou os seus velhos Symbian S60 com ecrã resistivo na gaveta e comprou iPhones e Androids, e portanto nunca chegaram a apreciar as melhorias que o Symbian Belle e Belle FP1 ou que o MeeGo Harmattan trouxeram. A maior parte dos consumidores tem como referência os velhos S60 que tinham em 2008 ou 2009 e não os Nokia 603 ou N9 do ano passado.

E claro, como é evidente, os Windows Phone que vieram no último trimestre de 2011 também já não chegaram a tempo de mudar opiniões sobre a marca.

É pena porque a Nokia neste momento terá certamente das melhores gamas de produtos da história da marca.

O tombo da Nokia começou com o lançamento do N96, topo de gama com hardware pior do que o do N95, o topo de gama da geração anterior. Depois disso insistiram nesse caminho com um N97 a ser, basicamente, um 5800 com uma cara diferente. Ora, numa altura que as especificações começavam a ter lugar importante nas razões de escolha para compra de um terminal, isso só eram topos de gama na cabeça de quem mandava nos desígnios da Nokia e os consumidores sentiram-se tomados por parvos. Se a Nokia tivesse investido em realmente desenvolver terminais bons e não tivesse enveredado pelo caminho de cobrar 600€ por telemóveis de metade do valor com hardware desactualizado talvez tivesse sido diferente.

Last edited:
Exactamente, o N96 foi um flop, o N97 foi terrível (e isto foi admitido pela própria Nokia neste vídeo) e os S60 desta geração foram todos fracos independentemente de alguns como o 5800 até terem tido sucesso comercial.

Duvido que alguém tenha grandes críticas a apontar aos Symbian do ano passado com processador a 1.0 / 1.3 GHz, com ecrã capacitivo, com múltiplos homescreens, widgets e barra de notificação idêntica ao do Android. O problema é que já ninguém os comprou visto que na altura andava tudo a comprar HTC Wildfires, LG Maximos e Samsungs Galaxy 3. Quando alguém chega a uma loja e diz que quer um Android porque teve um Symbian e não gostou nada, regra geral, é malta a falar de más experiências que teve com Symbians S60.

ok. A questão não é ser 20, 21 ou 22£, a questão é que simplesmente não os encontro, pelo menos por essa ordem de valores... Podes dizer-me onde é que se arranjam a esse preço (link do ebay, caso seja lá) [;)]

Discordo que se tenham encostado à sombra da bananeira.
O que aconteceu foi que a plataforma S60 e os respectivos terminais (N97 e afins) foram um falhanço numa altura muito crítica que corresponde em termos temporais ao arranque em força do iPhone e do Android, ou seja, entre 2008 e 2010.
Em 2010/11 a marca já lançou produtos muito interessantes, o N9 com MeeGo Harmattan é bastante fluído e tem uma UX muito interessante, e o próprio Symbian a partir da versão Anna (a que se seguiu depois o Belle e agora o Belle FP1) em paralelo com o lançamento de terminais com ecrã capacitivo e processador a 1GHz já oferecia uma experiência de utilização muito boa, idêntica à de muitos terminais Android do mercado.

O problema é que nesta altura a esmagadora maioria dos consumidores já deixou os seus velhos Symbian S60 com ecrã resistivo na gaveta e comprou iPhones e Androids, e portanto nunca chegaram a apreciar as melhorias que o Symbian Belle e Belle FP1 ou que o MeeGo Harmattan trouxeram. A maior parte dos consumidores tem como referência os velhos S60 que tinham em 2008 ou 2009 e não os Nokia 603 ou N9 do ano passado.

E claro, como é evidente, os Windows Phone que vieram no último trimestre de 2011 também já não chegaram a tempo de mudar opiniões sobre a marca.

É pena porque a Nokia neste momento terá certamente das melhores gamas de produtos da história da marca.

A arquitectura symbian estava condenada desde o início da série E e N.
Os últimos developers a lançar alguma coisa de jeito ocorreram no início dos N's com o N70/80 e E73.
A partir dai o sistema tinha demasiados bugs e a Nokia nunca soube relançar a sua plataforma, continuando a insistir e a lançar feature packs.
Óbvio que iam afundar pois não tinham parceiros para os acompanhar nem eles próprios lançaram nada de jeito. Aquela OVI store é uma anedota.
E contra mim falo, que sou possuidor de um E72 que utilizo diariamente (e para aquilo que o comprei cumpre na perfeição). Eles ou tinham lançado um novo SO ou então tinham-se dedicado ao Android. Mas não foram-se juntar a uma empresa que já tinha flops de mercado, a Microsoft. Parecem que eles não aprenderam a lição com a Siemens e mais tarde com a BenQ Siemens.

ok. A questão não é ser 20, 21 ou 22£, a questão é que simplesmente não os encontro, pelo menos por essa ordem de valores... Podes dizer-me onde é que se arranjam a esse preço (link do ebay, caso seja lá) [;)]

NOKIA 8850 Mobile Cell Phone Unlocked, 2 Battery, Black, GSM 900 / 1800, & Gift (6417182100017) | eBay

Os últimos developers a lançar alguma coisa de jeito ocorreram no início dos N's com o N70/80 e E73.
A partir dai o sistema tinha demasiados bugs e a Nokia nunca soube relançar a sua plataforma, continuando a insistir e a lançar feature packs.
Óbvio que iam afundar pois não tinham parceiros para os acompanhar nem eles próprios lançaram nada de jeito. Aquela OVI store é uma anedota.

O que são lançamentos "de jeito"?
Porque é que a Ovi Store (agora já não se chama Ovi) é uma anedota?
- Tem mais de 100 mil aplicações
- Tem "carrier billing" em todo o lado, Portugal incluído (dá para usar o saldo que sobra do Moche ou do Extravaganza para comprar jogos e apps)
- Muitas aplicações e jogos são perfeitamente idênticos ao das outras plataformas (Angry Birds, jogos da EA, Gameloft e afins, tipo NFS, Real Golf, entre outros)
- Em alguns aspectos até inovaram, basta ver a grande colecção de apps que fazem uso do NFC onde também foram pioneiros (p.ex. adicionar um contacto à rede social tocando ambos os telemóveis)

O problema da Nokia no passado foi apostarem numa plataforma obsoleta (S60).
O problema da Nokia hoje é não ter reconhecimento por parte do consumidor por mais inovadores que tentem ser.

O que são lançamentos "de jeito"?
Porque é que a Ovi Store (agora já não se chama Ovi) é uma anedota?
- Tem mais de 100 mil aplicações
- Tem "carrier billing" em todo o lado, Portugal incluído (dá para usar o saldo que sobra do Moche ou do Extravaganza para comprar jogos e apps)
- Muitas aplicações e jogos são perfeitamente idênticos ao das outras plataformas (Angry Birds, jogos da EA, Gameloft e afins, tipo NFS, Real Golf, entre outros)
- Em alguns aspectos até inovaram, basta ver a grande colecção de apps que fazem uso do NFC onde também foram pioneiros (p.ex. adicionar um contacto à rede social tocando ambos os telemóveis)

O problema da Nokia no passado foi apostarem numa plataforma obsoleta (S60).
O problema da Nokia hoje é não ter reconhecimento por parte do consumidor por mais inovadores que tentem ser.

Pode ter mais de 100 mil apps mas são todas uma trampa. De gps também não há nada de jeito. Tapatalk idem. Instagram também. A app do youtube é bastante limitada, entre outros exemplos.
Ninguém quer programar para symbian e poucas são as pessoas que se rendem aos tiles do windows mobile. Já para não falar que os outros players de mercado são multi plataforma e as apps que compras para um telefone são compatíveis com tablet, o que contribui para a harmonização da coisa. O que é que me interessa irem-me ao saldo em vez do CC? As apps da nokia nem são baratas comparadas com as outras...
Em adição, a ovi store é browser based em vez de ter uma app só para ela.

Sent from my Sony Tablet S using Tapatalk 2

Pode ter mais de 100 mil apps mas são todas uma trampa. De gps também não há nada de jeito. Tapatalk idem. Instagram também. A app do youtube é bastante limitada, entre outros exemplos.

- Concordo que há imenso lixo nas quase 120 mil apps, mas esse problemas afecta igualmente outras stores.
- De GPS todos os Nokias trazem o Nokia Maps/Drive que tem navegação turn-by-turn gratuita com mapas offline, nesse aspecto a marca não está mal servida ou não fosse a dona da Navteq
- Tapatalk existe (ou existiu) para S60v5. Para versões mais recentes ou para Windows Phone existem outros parecidos (Board Express entre outros)
- Instagram não existe (mas mais uma vez existe sempre 3rd party developers que fazem coisas parecidas como o InstaCam ou o Molome)
- A app do Youtube na Nokia costuma ser fraquíssima, mas novamente existem alternativas 3rd party muito interessantes (cuteTube por exemplo)

Em adição, a ovi store é browser based em vez de ter uma app só para ela.

Nos Nokias recentes em que tenho mexido a Nokia Store é uma aplicação semelhante às "stores" das outras plataformas..

Last edited:
Mas estás a atribuir aos Sony ou ao ICS?

É que quanto ao ICS, tanto nos dois Nexus (GN e NS), como em outros como o SGSII, o pessoal está satisfeito.
O único bug que aquilo tem são as imagens dos contactos nos ecrãs de chamada, de resto está tudo normal.

Mas estás a atribuir aos Sony ou ao ICS?

É que quanto ao ICS, tanto nos dois Nexus (GN e NS), como em outros como o SGSII, o pessoal está satisfeito.
O único bug que aquilo tem são as imagens dos contactos nos ecrãs de chamada, de resto está tudo normal.

há sony. aliás, não sei como é que eles conseguiram fazer algo tão mau a partir do código funcional que receberam da Google, isto é um caso sério de estudo [:D].

A Samsung não lançou o ICS para muitos modelos de 2011, e apesar das criticas da altura, vai lançar o um tal value pack. e no final vai ficar muito melhor vista que a Sony.

Eu como tenho 500megas de net móvel, não me chateia por ai alem ficar sem wireless uns tempos, mas é um bug inamissível.

E ironicamente, não acho o telemóvel lento, tenho mais memoria interna disponível, mais ram. Se o wireless funcionasse estava contente. Porque apesar dos 1001 bugs reportados é o unico que me afecta.

Last edited:
- Concordo que há imenso lixo nas quase 120 mil apps, mas esse problemas afecta igualmente outras stores.
- De GPS todos os Nokias trazem o Nokia Maps/Drive que tem navegação turn-by-turn gratuita com mapas offline, nesse aspecto a marca não está mal servida ou não fosse a dona da Navteq
- Tapatalk existe (ou existiu) para S60v5. Para versões mais recentes ou para Windows Phone existem outros parecidos (Board Express entre outros)
- Instagram não existe (mas mais uma vez existe sempre 3rd party developers que fazem coisas parecidas como o InstaCam ou o Molome)
- A app do Youtube na Nokia costuma ser fraquíssima, mas novamente existem alternativas 3rd party muito interessantes (cuteTube por exemplo)

Nos Nokias recentes em que tenho mexido a Nokia Store é uma aplicação semelhante às "stores" das outras plataformas..

Alto que estou a comparar a OVI Store (que alimenta os S60), não estou a falar do WP (e a store desses também lhes falta muita coisa comparada aos outros).
Não sei se já usaste nokia maps, mas é completamente useless. Os mapas podem ser bons mas o algoritmo de rotas e de pesquisa é uma merd*. Em Lisboa, se não estiver "online" a maior parte das moradas ele não as encontra (e tenho o mapa no SD).
Na maior parte das vezes manda-me dar a volta ao bilhar grande para ir para algum lado. Só tenho isso no meu telefone como opção de desenrasque. Navegação offline de valor e de borla é o TMN Drive (disponível para telefone+tablet) e nisso esquece, a Nokia não tem nada do género. E caso não saibas eles só têm o Nokia Maps porque foram "obrigados" a fazer uma aplicação de navegação, já que nenhum partner quis renovar contractos para symbian (Tomtom, Sygic, Ndrive, Copilot, you name it), todos fugiram para as outras plataformas.
O tapatalk que "existiu" nunca funcionou bem, portanto não é propriamente algo de valor. A maior parte das app's que sejam realmente boas fazem-se pagar a preço de ouro. Até a nível de jogos, grandes sucessos para outras plataformas não chegam aos Nokias. Caso por exemplo dos angry birds, saiu o primeiro e os outros está quieto ó preto.
Que nokias "recentes" tens mexido? Fora do WP tenho usado E5, E72, E71, C3, Asha 302, E6 (este último já com update para o Belle) e em todos a app é browser based.
Eles que não se ponham a pau que ainda desaparecem de vez no mercado. Com tanta tecnologia e know how deixaram-se afundar.

Que nokias "recentes" tens mexido?

Eu tenho um HTC com Windows Phone logo apesar de não ser Nokia conheço a plataforma dos Lumia.
Nokias mesmo recentes tive contacto de perto com o C5-03 (S60) e com o N9 (MeeGo). Se o C5-03 não impressiona ninguém, já o N9 não fica atrás do que existe correntemente no mercado.

Edit: De resto nas lojas experimento os telefones que estão ligados / com bateria sejam Nokias ou outra plataforma qualquer. Os Nokias recentes (E7 e linha Asha por exemplo) na loja não me pareceram lentos, antes pelo contrário!

Last edited:
Back