- Concordo que há imenso lixo nas quase 120 mil apps, mas esse problemas afecta igualmente outras stores.
- De GPS todos os Nokias trazem o Nokia Maps/Drive que tem navegação turn-by-turn gratuita com mapas offline, nesse aspecto a marca não está mal servida ou não fosse a dona da Navteq
- Tapatalk existe (ou existiu) para S60v5. Para versões mais recentes ou para Windows Phone existem outros parecidos (Board Express entre outros)
- Instagram não existe (mas mais uma vez existe sempre 3rd party developers que fazem coisas parecidas como o InstaCam ou o Molome)
- A app do Youtube na Nokia costuma ser fraquíssima, mas novamente existem alternativas 3rd party muito interessantes (cuteTube por exemplo)
Nos Nokias recentes em que tenho mexido a Nokia Store é uma aplicação semelhante às "stores" das outras plataformas..
Alto que estou a comparar a OVI Store (que alimenta os S60), não estou a falar do WP (e a store desses também lhes falta muita coisa comparada aos outros).
Não sei se já usaste nokia maps, mas é completamente useless. Os mapas podem ser bons mas o algoritmo de rotas e de pesquisa é uma merd*. Em Lisboa, se não estiver "online" a maior parte das moradas ele não as encontra (e tenho o mapa no SD).
Na maior parte das vezes manda-me dar a volta ao bilhar grande para ir para algum lado. Só tenho isso no meu telefone como opção de desenrasque. Navegação offline de valor e de borla é o TMN Drive (disponível para telefone+tablet) e nisso esquece, a Nokia não tem nada do género. E caso não saibas eles só têm o Nokia Maps porque foram "obrigados" a fazer uma aplicação de navegação, já que nenhum partner quis renovar contractos para symbian (Tomtom, Sygic, Ndrive, Copilot, you name it), todos fugiram para as outras plataformas.
O tapatalk que "existiu" nunca funcionou bem, portanto não é propriamente algo de valor. A maior parte das app's que sejam realmente boas fazem-se pagar a preço de ouro. Até a nível de jogos, grandes sucessos para outras plataformas não chegam aos Nokias. Caso por exemplo dos angry birds, saiu o primeiro e os outros está quieto ó preto.
Que nokias "recentes" tens mexido? Fora do WP tenho usado E5, E72, E71, C3, Asha 302, E6 (este último já com update para o Belle) e em todos a app é browser based.
Eles que não se ponham a pau que ainda desaparecem de vez no mercado. Com tanta tecnologia e know how deixaram-se afundar.