Tópico dos telemóveis

Pois, mas o pessoal que quer mandar os telemóveis para a piscina (ou recipientes de água mais pequenos) gosta do seu IP68 ou lá o que é.

"Pick one".

O meu S10 tem slot para SD e tem um IP qualquer coisa.. Já o usei algumas vezes para filmar debaixo de água...

Pois, mas o pessoal que quer mandar os telemóveis para a piscina (ou recipientes de água mais pequenos) gosta do seu IP68 ou lá o que é.

"Pick one".

O que é uma coisa tem que ver com a outra? Nada.
O cartão SD vai no mesmo buraco do cartão da rede telefónica... Quer tenhas ou não SD, tens a ranhura! Não é o SD que determina a resistência à água, é a forma como mantens essa ranhura estanque.

Eu faço o upload para um disco NAS.

É um Qnap, tem apps para tudo. Faz o upload das fotos, tem apps de vídeo e tem uma app para reproduzir música compatível com CarPlay.

Para mim o que não faz sentido é não te darem o slot para SD e obrigarem-te a pagar várias centenas de euros por armazenamento ou anuidades para sempre em nuvens, quando custaria 1 ou 2 dezenas de € no formato SD.

Faz muito mais sentido compra um telemóvel com 128gb ou 256gb ou ... + slot do que um com 128gb ou 256gb ou ... sem possibilidade de expansão. Aliás, a prova é as mensagens para trás a dar conta que 128gb é pouco e é necessário/compensa gastar mais 200€ ou 300€ no do 256gb.

Essa trend do não slot SD e do não nada é da autoria dos maiores trendstters do mundo dos telemoveis (Apple), que nada mais nada menos é do que vos convencer que é bom pagar mais por menos. E de facto conseguem.

Para além do que já foi dito atrás dos cartões SD, eu uso 2 sims no smartphone. Para mim é 256gb+, de rom. Nem olho para os de 128, na verdade.

Tenho um Pixel 7 e acabei de comprar im Pixel 5 que pretendia utilizar para algumas activiades por ser muito mais compacto.
E possivel fazer um "clone" do 7 para o 5, incluindo tranferir o e-sim quando necessario?
Basicamente queria poder escolher que telefone utilizar de acordo com a circustancia.

O pixel 7 veio substituir um Note
10 e estou extremamente satisfeito, recomendo

percebe-se porquê ?

o melhor smartphone que tive foi um P30 pro, antes um Mate pro, já tive Asus, Motorola, já comprei para o meu filho um tp-link, o meu sogro tem um Xiaomi, etc.
e agora tenho Samsung ....

mas, convenhamos que é estranho a marca Google , com tanto know-how e recursos lançar estes modelos (apenas) em alguns países, e ter alguns bugs que outras marcas já resolveram

eu talvez esteja mal habituado, mas nem nos huawei que tive , nem nos Samsung atuais encontro bugs .... (coisas que tive nos Asus, etc ...)

O único bug grave que o meu Pixel teve nos últimos tempos foi devido a usar modems Samsung.

Bug esse que só foi corrigido pela Samsung, depois da Google ameaçar que uma vez que 3 meses depois de descoberto a Samsung não tinha feito nada ia divulgar o problema:

https://www.theverge.com/2023/3/16/23644013/samsung-exynos-modem-security-issue-project-zero

Feliz de tipos como tu que têm um Samsung que não têm bugs.

Era bom que a Honor começasse a apostar mais no mercado nacional. Para já só disponível nas 3 operadoras. Do que vi os telemóveis parecem ter boa qualidade de construção, e em fotografia têm a qualidade da mãe Huawei.

Percebo. Mas eu pessoalmente não considero ROM abaixo de 256GB já. O próximo equipamento até gostaria que viesse com 512GB.

Também tenho a mesma opinião o meu é de 256GB e quando voltar a trocar muito provavelmente dou o salto para 512GB[;)]

Vi um Iphone 12 mini 64 GB por 350, mas pelo que vi tem apenas 4 GB de RAM...Por esse preço arranja-se um A53 com 6 Gb RAM e 128 Gb. A questão era mais pela camara fotográfica. Em relação a fotografia ficaria melhor servido com o Iphone 12 mini ou um X? Obrigado
12 mini sempre tem mais 2 anos de atualizações de SO agora atenção se os 64GB chegam, um 12 mini é bem superior a um X em termos de tudo incluindo fotos[;)]

Começo a achar que 64 gb pode parecer muito no momento da compra, mas depois uma viagem e um evento e la ficam uns gigas ocupados e depois de mais umas viagens e e eventos a memória fica curta.

Eu também pensei que 32 gbs chegava e sobrava no 7 e passado ano e meio começo a ver 5 gigas livres e a pensar na próxima aquisição.

Começo a achar que 64 gb pode parecer muito no momento da compra, mas depois uma viagem e um evento e la ficam uns gigas ocupados e depois de mais umas viagens e e eventos a memória fica curta.

Eu também pensei que 32 gbs chegava e sobrava no 7 e passado ano e meio começo a ver 5 gigas livres e a pensar na próxima aquisição.

Não é muito não eu só com Netflix mais alguns jogos já lá vão 114GB ocupados de 256GB[:D]

Comprei o meu p30 pro há 3 anos e meio. Continua a ser um aparelho excelente. Não crasha e corre tudo (foi dos últimos com google). A câmara continua, mesmo depois deste tempo, a ser muito melhor que a maioria dos smartphones que vejo por aí. No entanto estou fascinado com a câmara do Apple 13 pro ( e seguintes) por causa do efeito cinema no vídeo. Há algum Android que consiga rivalizar com este aparelho para ir preparando a minha próxima aquisição?

Em relação ao espaço concordo com a ideia que 128 já começa a ser curto. O que eu faço é periodicamente fazer backups de conteúdos para a nuvem e para discos externos, caso contrário já não tinha espaço.

Neste momento, curiosamente, com base nos preços da Amazon, um S23 Ultra 256 custa pouco mais do que um S22 Ultra 128. Com o acréscimo de eficiência, que se traduz numa duração de bateria muito boa (pelo que tenho lido/visto), começo a equacionar seriamente o S23 em detrimento do S22. Penso que o S23U já só traga o Snapdragon, certo? Na Amazon francesa, por exemplo, o S22 está a 867€ e o S23 está a 935€ (preços sem IVA). Como o S22 não parece descer muito mais (eventualmente só quando sair o S24), está cada vez mais afastado.

Em relação ao Pixel 7 Pro, é um misto de "sensações", pois se por um lado acho o telemóvel bom e a bom preço (na casa dos 600€ sem IVA), por outro fico sempre de olho no S22/S23, que são aparelhos de que sempre gostei muito, para além de ser utilizador Samsung há vários anos e estar bastante satisfeito.

Vou acompanhando, mas o S23 começa a ser cada vez mais uma opção.

Parece-me que na tua cabeça a decisão já está tomada. Qualquer outra vai trazer arrependimento e comparações e nesse campo o Pixel 7 Pro não é um telefone sem compromissos como é o S23 ULTRA, pelo que vai haver claramente áreas em que vais ficar a pensar se não estarias melhor com o S23.

Eu pessoalmente não trocaria o Pixel pelo S23, mas isso sou eu, que depois de já ter tido mais de uma dezena de marcas diferentes, acho que neste momento assentei muito bem a minha cabeça sobre o que é importante para mim e sobre aquilo que é só ruído do marketing, ou o que são funções de nicho que por muito impressionantes que possam parecer a mim simplesmente não me interessam (como o DEX por exemplo, que tenho no meu telefone do trabalho e NUNCA usei). A única coisa que há em outros modelos que eu queria ter são as airtag, mas penso que a partir de julho vai sair um sistema com as mesmas funções para Android.

Agora, se fores estar a pensar na maior bateria, no melhor ecrã, no que tem mais funções, no que tem o zoom mais longo, no que tem CPU mais poderoso, etc, etc... Só há uma escolha.

Não é muito não eu só com Netflix mais alguns jogos já lá vão 114GB ocupados de 256GB[:D]

Mas tu transferes o conteúdo que consomes na Netflix?

Uso Netflix num tablet de 32 gbs e nunca tive problemas com espaço.

Ja com o telemóvel o armazenamento é um belo negócio. Para ter 256 gbs de memória interna tenho que abrir os cordões à bolsa para os meus padrões.

Neste momento, curiosamente, com base nos preços da Amazon, um S23 Ultra 256 custa pouco mais do que um S22 Ultra 128. Com o acréscimo de eficiência, que se traduz numa duração de bateria muito boa (pelo que tenho lido/visto), começo a equacionar seriamente o S23 em detrimento do S22. Penso que o S23U já só traga o Snapdragon, certo? Na Amazon francesa, por exemplo, o S22 está a 867€ e o S23 está a 935€ (preços sem IVA). Como o S22 não parece descer muito mais (eventualmente só quando sair o S24), está cada vez mais afastado.

Em relação ao Pixel 7 Pro, é um misto de "sensações", pois se por um lado acho o telemóvel bom e a bom preço (na casa dos 600€ sem IVA), por outro fico sempre de olho no S22/S23, que são aparelhos de que sempre gostei muito, para além de ser utilizador Samsung há vários anos e estar bastante satisfeito.

Se estás satisfeito com a Samsung, mais vale ires para algum modelo da gama. Eu neste momento nunca iria para o S22 quando já se encontra o S23 a preços razoáveis...

Pessoalmente, gosto bastante dos Galaxy e o S23 é um excelente modelo. Nunca compraria é o Ultra porque não gosto mesmo de telemóveis muito grandes. Para mim um telemóvel tem de ser mesmo tele móvel. 😁

Daí considerar que o S23 e o iPhone acabam mesmo por ser um oásis nesta maluquice de andar com tijolos no bolso. Mas é apenas uma questão de gosto pessoal, nada mais...

Em relação ao S23 só lhe coloco 4 inconvenientes:

.é preciso pensar logo na versão de 256GB, porque a de 128GB acaba por ser como os 64GB há uns anos. Já no Pixel, e mesmo com mais de 27GB gastos só com a Apple Music, ainda tenho 74GB libres...;

.só tem 8GB de RAM (há versões do Ultra que têm 12GB, mas claro, são mais caras), o que me parece pouco future proof. Tendo em conta toda a porcaria que a Samsung põe nos telemóveis, e mesmo com um excelente processador em cima, temo que daqui a 2 anos os 8GB de RAM sejam à rasquinha para tanto peso a nível de software. Como mínimo, e pelo preço, 12GB de RAM deveria ser o standard;

.a câmara é boa, mas continua atrás dos Pixel e iPhones. Falo genericamente daquela coisa corriqueira de "point and shoot", que é, na verdade, o mais utilizado pela esmagadora maioria dos utilizadores. Passados tantos anos e com tantos recursos por detrás, a Samsung parece não conseguir impressionar neste capítulo. É bom, mas espera-se sempre que a Samsung faça mais e melhor;

.continua a trazer coisas duplicadas e a mais, o que acrescenta peso no sistema. Dar para desativar é um passo adiante, mas as coisas deveriam manter-se mais simples: meter-se menos porcaria e haver a possibilidade de desinstalar mais;

Assim, se o S24 conseguir corrigir estas lacunas, talvez me aventure no modelo. 😋

Last edited:

Acho que na quinta feira vi o S22 a 530€ na Amazon espanhola, hoje está a 580€

Last edited:
256 GB de rom, 42 GB ocupados. Tudo na cloud. Pena que este modelo que tenho agora só comece nos 256 GB. Por mim 64 GB chegava e sobrava e ainda poupava. É o que tenho no meu telefone de trabalho (64GB). Diziam á 2 anos que era pouco. Continua a chegar. E gasto mais espaço rom no de trabalho do que no pessoal.

256 GB de rom, 42 GB ocupados. Tudo na cloud. Pena que este modelo que tenho agora só comece nos 256 GB. Por mim 64 GB chegava e sobrava e ainda poupava. É o que tenho no meu telefone de trabalho (64GB). Diziam á 2 anos que era pouco. Continua a chegar. E gasto mais espaço rom no de trabalho do que no pessoal.

Se não tivesse Apple Music ainda ocupava menos espaço do que isso. Mas de música ando normalmente sempre entre 30 a 40 GB ocupados.

Back