Tópico dos telemóveis

Em relação ao Pixel 7 Pro, é um misto de "sensações", pois se por um lado acho o telemóvel bom e a bom preço (na casa dos 600€ sem IVA), por outro fico sempre de olho no S22/S23, que são aparelhos de que sempre gostei muito, para além de ser utilizador Samsung há vários anos e estar bastante satisfeito.
À partida parece ser um bom telemóvel, acima de tudo mais limpo que os Samsung, mas depois começamos a ver comparativos e reviews... O facto de ter apenas 128gb de memória, acho pouco hoje em dia, depois perde completamente em não ter carregamento rápido, no máximo 25W. Num telemóvel daquela gama esperava melhor. Além disso a câmara fica atrás da Samsung,.
Também andei de olho no pixel 7 pro. Sem Huawei e procurando uma alternativa à Samsung que não fosse a Apple. Mas sinceramente prefiro pagar um pouco mais e ter a qualidade do S23 ultra, já que as alternativas são mais fracas. A única que ainda considero é a Honor, como magic 5 pro, parece ser uma grande máquina.

Mas tu transferes o conteúdo que consomes na Netflix?

Uso Netflix num tablet de 32 gbs e nunca tive problemas com espaço.

Ja com o telemóvel o armazenamento é um belo negócio. Para ter 256 gbs de memória interna tenho que abrir os cordões à bolsa para os meus padrões.

Sim não tenho dados ilimitados e prefiro ver offline tenho uns 40GB só na Netflix depois a Apple Music também leva mais um pouco mas vou ter de apagar alguns jogos não por falta de espaço mas porque simplesmente deixei de jogar[:D]

À partida parece ser um bom telemóvel, acima de tudo mais limpo que os Samsung, mas depois começamos a ver comparativos e reviews... O facto de ter apenas 128gb de memória, acho pouco hoje em dia, depois perde completamente em não ter carregamento rápido, no máximo 25W. Num telemóvel daquela gama esperava melhor. Além disso a câmara fica atrás da Samsung,.
Também andei de olho no pixel 7 pro. Sem Huawei e procurando uma alternativa à Samsung que não fosse a Apple. Mas sinceramente prefiro pagar um pouco mais e ter a qualidade do S23 ultra, já que as alternativas são mais fracas. A única que ainda considero é a Honor, como magic 5 pro, parece ser uma grande máquina.

Que reviews é que leste que o Pixel 7 Pro só tem 128GB?!?

Logo por aí se vê a qualidade de uma análise e que a malta só lê o que quer ler já com as compras mentalmente feitas...

https://www.worten.pt/produtos/smar...oVpwBPYugdAwX_mgSGN0Qriv6Qi5gZTUaAkkZEALw_wcB

Em relação ao carregamento de 25 W, sabes a quanto é que carrega o S23? O mesmo do Pixel, a 25W. E olha para o preço.... e mesmo o S23+ e o Ultra carregam a 45W, o que, e considerando o preço dos aparelhos, é miserável.

Mas sabes que mais? Se calhar a Samsung, a Google (e a Apple) têm razão em ter carregamentos relativamente baixos nos seus telemóveis. Veremos o que acontece daqui a uns anos com carregamentos diários na casa dos 100W.

Fotografia, o ranking fala por si. Poderemos ou não levar totalmente à letra, mas este ranking é talvez o mais reputado dentro do mundo dos smartphones.

Neste momento, e com quase um ano de vida, o Pixel 7 Pro está no 6º lugar, enquanto o S23 Ultra (com 6 meses de vida) aparece empatado em 14º com o Pixel 7... que é um telemóvel que custa só metade do preço do S23 Ultra.

Já os restantes modelos do S23 (normal e Plus) estão em 28º lugar, com a mesma pontuação do Pixel 7a, um telemóvel "de entrada" da Google que custa 500€ e que daqui a uns 3/4 meses já andará na casa dos 400 e poucos euros...

image.png

Se a questão do espaço é ver filmes offline mesmo sem a ranhura para microsd pode-se usar um leitor de cartões USB-C.

Uso um para passar os vídeos da minha GoPro para o telefone e funciona muito bem, aquilo é bastante pequeno e no AliExpress foi super barato.

Bah, já estava convencido em comprar o Huawei Watch 4. Tem tudo o que necessito de um smartwatch, e segundo as reviews, sensores bastante fiáveis. Mas não dá para fazer ECG em Portugal. Caramba, até em países como a Roménia, Estónia ou Chipre dá...

Pode ser que dê daqui a uns meses, mas sinceramente, sem grandes esperanças.

P.S. Estou noutra página internacional da marca que diz que tem, já não percebo nada disto. Alguém que por aqui tenha algum Huawei Watch recente que possa confirmar?

Obrigado!

Last edited:
Como alguém que teve vários pixéis, e comprou pixéis para membros da familia acho que aqui se perde um pouco o ponto do pixel, é um telemóvel para "nerds", e o Samsung é um telefone para as massas.

Coisas como correr a ultima versão de android, é algo que algo mais dentro da tecnologia dá valor, mas a pessoa comum que só quer usar o telemóvel? Leva logo com 2 potenciais problemas:
- No mundo Android, não é infelizmente uma prioridade optimizar as apps para a ultima versão android no dia de lançamento, então apps falham
- A UI está sempre a mudar à boa maneira google, quem só quer usar o telemóvel, isto é super irritante.

O utilizador médio não aprecia muito as actualizações constantes e eventuais alterações de settings todos os meses.

Um samsung que demora meses a ter a ultima versão, que faz altera pouco a UI/UX, acaba por fazer o consumidor comum ter uma experiencia normal.

Além que a Samsung, por actualizar tarde, também dá tempo da google corrigir muitos dos bugs, o utilizador médio Samsung acaba por ter uma experiencia sem bugs.

Em termos de fotos a samsung pode não ter o software de processamento da google, mas tem melhor hardware, e na pratica os resultados vão ao gosto pessoal.

E por fim, o utilizador médio desde que as apps funcionem está satisfeito, e o Pixel por vezes faz decisões obvias para quem é mais mais power user mas um utilizador médio não percebe,

Hecho, os Samsungs estão cheios de bugs, basta ler os bugs a nível de câmara que têm assolado os S23 desde que saíram...

Como alguém que teve vários pixéis, e comprou pixéis para membros da familia acho que aqui se perde um pouco o ponto do pixel, é um telemóvel para "nerds", e o Samsung é um telefone para as massas.

Coisas como correr a ultima versão de android, é algo que algo mais dentro da tecnologia dá valor, mas a pessoa comum que só quer usar o telemóvel? Leva logo com 2 potenciais problemas:
- No mundo Android, não é infelizmente uma prioridade optimizar as apps para a ultima versão android no dia de lançamento, então apps falham
- A UI está sempre a mudar à boa maneira google, quem só quer usar o telemóvel, isto é super irritante.

O utilizador médio não aprecia muito as actualizações constantes e eventuais alterações de settings todos os meses.

Um samsung que demora meses a ter a ultima versão, que faz altera pouco a UI/UX, acaba por fazer o consumidor comum ter uma experiencia normal.

Além que a Samsung, por actualizar tarde, também dá tempo da google corrigir muitos dos bugs, o utilizador médio Samsung acaba por ter uma experiencia sem bugs.

Em termos de fotos a samsung pode não ter o software de processamento da google, mas tem melhor hardware, e na pratica os resultados vão ao gosto pessoal.

E por fim, o utilizador médio desde que as apps funcionem está satisfeito, e o Pixel por vezes faz decisões obvias para quem é mais mais power user mas um utilizador médio não percebe,
A Google já teve muitas ideias do que deveria ser um Google phone, desde os Nexus, que eram o resultado de uma parceria com um fabricante que desenhava um terminal e onde a Google desenvolvia uma ROM que era essencialmente o AOSP, pelo meio também existiram os Google Play Edition que eram modelos de sucesso com ROM AOSP optimizada pela Google, depois vieram os Pixel, onde a Google passou a desenvolver o hardware, com uma grande aposta nas câmaras e o software passou a ter cada e cada vez mais adições e mais funções exclusivas em relação ao Android puro, o AOSP.

Até certa altura tudo isto teve sempre relativamente pouco interesse e investimento da Google, com vendas de nicho, poupa promoção, ausente no mundo quase inteiro, menos 4 ou 5 países, e com mais interesse em ser uma espécie de montra tecnológica e uma plataforma de desenvolvimento para os developers Android, até ao Pixel 5 terias 100% razão no que dizes.

Mas a Google há uns 4 anos iniciou um projecto para se tornar num verdadeiro concorrente a nível global no mercado de consumo, era suposto ser lançado em 2020, mas a pandemia e os problemas de cadeias de produção obrigaram a adiar um ano (daí o Pixel 5 não estar disponível em versão XL/Pro e o fundo ser um terminal bastante genérico feito com componentes de prateleira, foi apenas uma solução de última hora para não saltarem um ano).

Mas a família Pixel 6, a 7 e tanto quanto se vai sabendo a 8 e futuras, iniciaram uma nova era, onde a Google pretende ter um ecossistema perfeitamente integrado, com uma linguagem visual própria que estrearam um pouco antes o material you 2 e com total controlo do hardware incluindo o desenvolvimento do SoC para que inclua as funções que eles pretendem.

E desde essa altura que a postura tem sido absolutamente consistente, as atualizações são sempre incrementais, nunca trazem nada de muito revolucionário, são cada vez mais estáveis, com o Android 13 a trazer a estabilidade que se certa forma faltou ao Android 12 e o Android 14 também é incremental, o sistema vai sendo alargado com cada vez mais dispositivos perfeitamente integrados, como o Pixel Watch, os Pixel buds, o tablet, a integração com os ChromeCast, com os Nest e a partir de julho sairá o suporte a trackers. E o suporte mundial que era anedótico está a ser expandido em grande ritmo com cada nova actualização dos Pixel a fazer mais países com suporte oficial para as suas operadoras.

O meu Pixel 7 Pro, teve alguns bugs no primeiro mês e meio de vida, mas foram todos corrigidos nas primeiras semanas e desde a atualização de dezembro que tem sido absolutamente estável.

Se no passado teria muitas dúvidas, neste momento não teria qualquer problema em recomendar por exemplo um Pixel 6a aos meus pais, ou a qualquer pessoa.

E como é óbvio a Samsung anda neste mundo de forma muito empenhada há várias décadas, em algumas coisas nota-se que são produtos mais polidos, mas o ecossistema Pixel está cada vez mais próximo de oferecer dentro do Android o mesmo que a Apple se orgulha de oferecer, que é um sistema perfeitamente coerente e consistente, com uma integração muito boa entre os seus aparelhos, mas com a diferença fundamental de o Android ser um sistema aberto e que não faz de tudo para tornar a vida difícil a quem não vende um rim à marca.

Bem, não queria causar litigio entre os defensores de cada marca, mas estas discussões acabam por ser boas pois acaba por vir sempre mais alguma informação.

Apesar de andar já em cima deste assunto, tanto posso comprar amanhã como daqui a 2 meses, depende das oportunidades, e por vezes até do impulso.

Primeiramente, o meu S20FE que vai a caminho dos 3 anos tem sido quase exemplar em funcionamento, fotos, captação de rede, etc. Claro que não é um topo de gama, mas tem servido muito bem e levou a ultima utilização Android (13) há pouco tempo. A bateria, claro, se já não era nada de especial, cada vez está mais fraca. Atualmente dá-me para pouco mais de meio-dia, mas como ando todo o dia de carro, facilmente lhe vou dando carga. Claro que se tenho algum evento que me leve a estar um dia inteiro longe de pontos de carga a coisa complica-se....

Posto isto, estava a considerar o Pixel 7 Pro 128 e o S22 Ultra, mas o facto deste ultimo não baixar muito mais e da bateria não ser nenhum primor, acabou por me levar a pensar no S23 Ultra, que parece ser um S22U mas com melhor processador, muito mais eficiência e com excelente duração de bateria. O Pixel 7 Pro 256 nem vou considerar pois ai atira-se para preços ridículos e encostados aos S22/23U.

Pelo que tenho visto, todos são excelentes aparelhos, e considerando preço e câmera a opção seria desde logo o Pixel 7 Pro.

Por outro lado, o S23U tem um processador (eventualmente) mais "seguro", uma muito melhor duração de bateria e, por muito pouco, ligeiramente maior e melhor ecrã.

Um S23U com a qualidade fotográfica do Pixel seria excelente, mas como não existe, tenho que optar. De qualquer forma, mesmo sendo o S23U inferior ao Pixel em termos de câmera, será certamente bem superior ao meu S20FE.

Em relação á Samsung, não tenho nada a dizer, e os 4 anos de atualização (+1 do que o Pixel) de SO (o Android 17 será o ultimo) também é uma vantagem, especialmente para um aparelho para ter a longo prazo. Se o S20FE está a chegar aos 3 anos e ainda me satisfaz, acredito que um S23U me dure sem problema 4 anos.

O Pixel está-me "atravessado" pelo preço e pela câmera, mas tenho receio que não me satisfaça plenamente. Para além de ir lendo/vendo alguns relatos de falhas de rede, e outros, que me deixam apreensivo.

Este tema é mesmo daqueles em que ninguém está errado, apenas uns dão mais valor a umas coisas e outros a outras.

Deverá trazer ecrã de 6,5/6,6 e eu queria maior. Também prefiro processador Snapdragon, parecem ser sempre mais eficientes.

o s22 normal é boa compra? a minha mulher queria comprar asap, para substituir s10 plus.

A série S seja 22, 22plus ou 22Ultra são a gama superior da Samsung, pelo que ficará bem servida, nomeadamente em hardware e software para fotografar (permitem-te o modo PRO se quiseres fotografar mais a serio)

Tenho um S23 Plus e escolhi-o exactamente pela capacidade em fotografar. Na gama Samsung, melhor só o Ultra

Um colega trabalho na escolha entre S22 e S23 escolheu o 22, está muito arrependido, já la vão 2 meses a queixar-se imenso da bateria, meio dia de uso, principalmente se for passear e tirar fotos, anda praticamente com uma powerbank atrás.

Alguém tem experiência com iphone recondicionados? Onde recomendam comprar? A minha filha anda com isso na cabeça. Vou pagar parte, mas novo nem pensar. Nunca gastei mais de 270 EUR num telemóvel. Até aos 350, há alguma coisa de jeito no iphone ou mais vale avançar para um Android novo, de gama média.
Obrigado pela ajuda

Comprei no ano passado um iphone SE 2020 na iservices para a minha filha. Máquina de telemóvel. Muito bom mesmo. É impressionante, eu com android a vida toda, gostar do tlm dela.
Pequeno, excelente capacidade de processamento. Tira razoáveis fotos. E para o tamanho da mão dela seria sempre a melhor opção.

Recomendo. Escolher sempre do nível grau A ou grau A+. O que comprei para a minha filha é grau A e vinha impecável, com um único risco, quase impercetivel na traseira.

Back