Não sou apologista de nenhum chinês mas a xiaomi disponibiliza ferramentas para desbloquear o bootloader ou estou enganado?
Disponibilizar, disponibiliza... Mas há vários problemas.
O primeiro é que a ferramenta de desbloqueio só funciona em telefones com a ROM Developer oficial. Ora, se ao bloquear os bootloaders ao menos garantissem que os telefones não são alterados pelos importadores, era fácil actualizar para a ROM developer e desbloquear. O problema é que eles bloqueiam os bootloaders, mas os vendedores como a Gearbest, Banggood, PowerPlanet, etc.. etc.. flasham ROM's não oficiais, para adicionarem packs de linguas e a playstore.
O resultado final é que tens um telefone com o bootloader bloqueado, que não aceita as ROM's oficiais, e que traz uma ROM que geralmente é super antiga, cheia de bugs, cheias de apps chinesas, com metade dos menus mal traduzidos, uma parte em inglês e uma série de diálogos em chines...
Por isso antes de pensar sequer em desbloquear o bootloader tens que usar uma ferramenta super técnica de recuperação de telefones bricked, e flashar uma ROM oficial. Ao contrário de flashar pela recovery, onde as coisas geralmente são error-proof, aqui, se fizeres algum passo mal feito, as consequências podem ser: telefones irremediavelmente brickado, IMEI apagado ou MAC adress apagado...
Depois de teres a ROM Developer oficial vem a 2ª parte do processo de desbloqueio... Ai usas a ferramenta da Xiaomi, tens que ter uma conta da Xiaomi registada e obrigatoriamente com o teu numero de telefone registado, e ai és redireccionado para um novo site da xiaomi, meio em ingles, meio em chines, onde vais pedir para eles autorizarem o desbloqueio. Tens que dizer qual é a razão e a autorização se for dada normalmente demora entre 2 a 3 semanas a vir.. Há casos relatados em que a Xiaomi recusou o desbloqueio...
Há quem ache que o preço vs qualidade dos telefones compensa as 2 a 3 semanas de espera... Eu pessoalmente acho que enquanto a Xiaomi não melhorar este processo não vale a chatice...
Epa mas não há mesmo forma de lhes meter uma ROM em PT e com playstore?
Estava mesmo inclinado para o Redmi 3 para a minha mãe, assim sendo acho que é melhor não.
O Moto E na Amazon espanhola por €90 também não é má compra, apesar de no geral ser muito mais modesto seja em specs, materiais e câmara...
Para o Redmi Note 3 já é possível usando a ferramenta SPFlashTool flashar ROM's da xiaomi.eu mesmo com o bootloader bloqueado, não sei se o mesmo se aplica ao Redmi 3...