Bom dia, vi que se fala bastante dos Google Pixel e já agora posso dar a minha opinião visto termos três a uso cá em casa.
A minha filha tem um Google Pixel 6a, adoro o telemóvel, eu próprio tive um no passado que tive a infeliz ideia de trocar. O Pixel 6a foi comprado a fevereiro ou março de 2023 e tem sido à prova de bala, usa principalmente para ouvir musica, podcasts ou histórias das séries dela e depois para estudar com as amigas onde fazem Vídeo chamada enquanto resolvem exercícios e depois claro, sempre ao telefone ou em vídeo a discutirem os Outfits do dia seguinte. Bateria original, ela não se queixa de se gastar rápido. Não o troca por nada.
A minha mulher tem um Pixel 9 Pro desde Dezembro de 2024 e está super contente com ele, veio de um iPhone 13 e gosta particularmente da bateria, qualidade da câmera e do design. No início andava a dar em doida com o sistema (ao fim de quase 5 anos apenas com iPhone 12, 13 mini e o 13 no final).
Eu venho de um iPhone 11 e tenho actualmente o Pixel 9 Pro XL (desde novembro de 2024), como almoço/janto muita vez a sós optei pelo maior para poder ver YouTube durante esses períodos, o tamanho incomoda me por outro lado por não poder usar só com uma mão. Ainda no tamanho, como o uso em navegação nos passeios de bicicleta acaba por ser um ponto positivo. Ou seja, è grande mas acabo por ficar dividido entre se fiz bem ou não em optar pelo XL.
Quanto a pontos negativos face aos Apple, as conexões via Bluetooth são superiores no Apple, funciona sempre e neste se pedimos para separar do rádio do carro (por exemplo) vai com grande probabilidade de futuro não funcionar como pretendido, normalmente opto por não perder tempo e faço do zero o emparelhamento para voltar a funcionar como deve ser.
Ponto mais negativo: reconhecimento da cara não funciona tão bem como no Apple, com pouca luz então è para esquecer.
Se voltaria a comprar? Fico dividido, o facto do "face-id" não funcionar como deveria chateia me bastante. Se quando o trocar, o modelo da altura não estiver melhor nesse campo então sairei da marca. Um Samsung poderá ser o sucessor caso não resolvam no futuro, não me vejo a voltar a marcas de "segunda linha".
Tenho o 9 pro XL também. Concordo que é um pouco grande e pesado, mas foi uma opção consciente quando o comprei.
No meu caso preferi assim porque uso como GPS para passeios de moto, e efetivamente é bastante mais confortável de usar do que o 8a que tive antes. Nem tanto pelo tamanho do ecrã, mas mais pela facilidade com que se carrega no sítio certo com as luvas calçadas. O tipo de tela aqui tem alguma relevância.
Sobre o face ID, concordo que às vezes não funciona muito bem, no meu caso com a agravante de usar óculos, e tendo 2 ou 3 pares diferentes, nem sempre reconhece.
Mas eu nem gosto muito de usar o face ID, prefiro a impressão digital. No entanto fiquei com um problema...quando meti uma proteção do ecrã da Quadlock deixou de reconhecer a impressão digital, e basicamente tenho usado normal desbloqueio por PIN.
Antes dos Pixel tive um Pocophone F1 durante alguns anos, o sensor de impressão digital além de super rápido, funcionava sempre!
Mas nem sei se isso é bom ou mau...em termos efetivos de segurança!
A parte da conectividade bluetooth, nunca notei problemas, tirando a parte de demorar um pouco mais a ligar ao carro que o 8a.
No meu caso, gostei tanto da câmara do 8a que decidi fazer o upgrade para o 9 pro XL. Para mim, a alternativa seria o iPhone, Samsung está fora de opção devido ao aspecto das fotos (não me convencem).
Tirando o carregamento muito lento tanto em normal como wireless, e a dificuldade em utilizar a tela com as luvas da mota calçadas, acho o 8a um ótimo aparelho, com um um bom custo benefício (apanhei uma promo de lançamento) e que tira umas fotos muito interessantes! Na resolução não está ao nível do 9 pro, obviamente, mas as cores, o aspecto das fotos, não fica nada atrás.
O 9 pro XL custou-me umas 3 ou 4x mais...
Esteticamente gosto do design de ambos, tanto dos 7'/8's como dos 9's, principalmente com os cantos arredondados.
Mas isto vale o que vale... até porque ando com eles dentro da capa Quadlock.