Os problemas com o SD, e as reviews finais acabam por não o comprovar como o melhor gama média.
Embora as reviews, muitas são uma parvoíce, tal como em muitos outros produtos é raro conseguir ver uma análise que faça afirmações comparando com os pares do produto e não com topos de gama. Quando se diz que o telemóvel se engasga um pouco, mas engasga comparado com o quê? Com um telemovel de 100€, engasga mais que um Iphone 6 plus? As coisas são pouco enquadradas.
Os problemas que tem são infelizmente típicos da OnePlus... São todos eles problemas de "software verde".. Mas também diga-se que a OnePlus por norma actualiza com frequência o software e não abandona os telefones com problemas graves por resolver como acontece com outras marcas..
- Quanto ao cartão, o telefone reconhece e lê os cartões, se tiverem lá musicas conseguem toca-las, simplesmente não aparece o cartão na storage. Isto só acontece na versão 2.1.2 da OxygenOS, não acontece na versão original de quem de fabrica e segundo a OP não deve voltar a acontecer dentro de poucos dias na próxima actualização.
- Os "engasganços" nos jogos existem.. Mas, mais uma vez, é um problema extremamente simples de afinação. O que acontece é que o governor da GPU é demasiado conservador e então força a que esta se mantenha a frequências baixas mesmo quando os jogos pedem mais. Com root basta mudar o governor para o modo "performance" e qualquer jogo da playstore corre de forma super fluída. Sem root, provavelmente terá solução na próxima OTA.
- Quanto à câmara... Eu pessoalmente acho que é melhor do que a do meu Moto G 2014 em qualquer circunstancia, pelo que não estou triste. Há melhores, mas não é má... A qualidade do video com pouca luz e em especial o video slow-motion é que decepciona um bocado. Provavelmente será melhoravel com actualizações do software. A propósito da câmara, a OnePlus é uma das únicas marcas que além da Google pretende implementar completamente o HAL3 e o Camera2 API, isto vai permitir que as aplicações tenham controlo total sobre o hardware, vai permitir fotos em RAW, vai permitir coisas como o HDR+ dos Nexus, etc.. etc.. Vai ser um upgrade semelhante ao que o Nexus 5 sofreu a meio da sua vida.
Tudo isto são problemas que é certo num produto maduro não deveriam acontecer, mas acontecem... Já tive telefones da Samsung, Oppo, Motorola, HTC e quase todos eles vinham com defeitos bem mais graves em novos.. E alguns deles foram simplesmente abandonados sem upgrades com os mesmos problemas por resolver.