Tópico dos Track Days

Sim, o capacete será sempre obrigatório.
Não são é alugados; tens que trazer mesmo o teu. Mas, pelo menos para a primeira vez, podes sempre pedir um emprestado a alguém que conheças. Foi o que eu fiz: no primeiro TD levei um emprestado, mas para o segundo já comprei um capacete.
As luvas acho que não são obrigatórias, mas practicamente toda a gente utiliza também. Se o meu carro não tivesse volante em madeira em princípio não iria utilizar.

Zar, ok.

Obrigado pela informação.

os caterhams têm matrícula...

Viste pelo menos o vídeo que coloquei acima? Aquilo não é acelerado...

Acredita que um Catheram é um menino ao pé deste tipo de carros, logo a começar pelo monolugar e a ausência de pára brisas...

Depois o andamento é MUITO diferente, os sevenesque apesar das várias motorizações nenhuma chega perto destes protótipos

Se ainda me falasses do Ariel, BAC, Donkenvoort, XBow, Vuhl, etc

Last edited:
JGTB, sim, concordo em parte, mas deduzo que já depois de efectuarmos 2 ou 3 voltas de reconhecimento, tenhamos a vontade de ir sempre ao ataque (ou quase sempre).

Tens razão, mas o "ir ao ataque" é sempre relativo.
Depois tens sempre tráfego/ultrapassagens onde acabas por ter que abrandar sempre um pouco. Numa sessão se calhar consegues fazer 1-2 voltas completamente limpas.
Uma coisa muito simples que podes fazer para poupar a mecânica é não ir a fundo na recta da meta. Sais da parabólica, aceleras até aos 140-150, e deixas-te ir. Ainda podes fazer uma travagem forte para a primeira curva, mas tens muito menos desgaste do que se travasses na casa dos 200.

Tens razão, mas o "ir ao ataque" é sempre relativo.
Depois tens sempre tráfego/ultrapassagens onde acabas por ter que abrandar sempre um pouco. Numa sessão se calhar consegues fazer 1-2 voltas completamente limpas.
Uma coisa muito simples que podes fazer para poupar a mecânica é não ir a fundo na recta da meta. Sais da parabólica, aceleras até aos 140-150, e deixas-te ir. Ainda podes fazer uma travagem forte para a primeira curva, mas tens muito menos desgaste do que se travasses na casa dos 200.

Zar, mas mesmo que não nos deparemos com algumas voltas limpas, não quer dizer que não estejamos ao ataque. Agora acredito que se apanharmos concorrentes algo lentos, a cronometragem fique prejudicada.

Para ir para a pista era pelo menos para algumas voltas aproveitar ao máximo, todas as partes do circuito.

Mas compreendi o quiseste expor, pois com esses procedimentos podemos poupar um pouquito alguns componentes.

Em Braga e no Estoril não tenho conhecimento de nada. Só em Setembro.

No AIA esta marcado um para 17.8. mas, caso desse jeito (não esta entre as datas que mencionaste), eu ligaria para lá 1 semana antes a confirmar pois aquela malta da Racing School não é lá muito certinha nos dias de hoje (desmarcam com muita facilidade).

Track Day Alfa Romeo - 7 de Setembro no Autódromo do Estoril.
Inscrições em Alfa Romeo Track Day

681280FB-7277-4A32-AA99-12241B4245F7_zpsispplqht.jpg

O que vai haver no VS?

Trackday Bypower durante a manhã, drag à tarde

Mas sinceramente o melhor era aproveitar as happy hours durante a semana, que fica mais em conta e anda menos gente, para além de não ter que levar com o pessoal dos 400m

Tive a primeira experiência de Track day no passado domingo no VS [kiss]

Foram 8 mangas de 20 minutos, cheguei ao fim todo roto [:D]

Uns 85% eram espanhóis e o resto tugas [:D]

Gostava de ir ao estoril dia 21.
Como nunca fiz nenhum track day (o mais perto foram karts lol), é muito pro ou para um iniciado pode ser um bom evento?

Como nunca fiz nenhum track day (o mais perto foram karts lol), é muito pro ou para um iniciado pode ser um bom evento?

No que fiz havia, diferentes grupos, iniciados, médios e rápidos.
Esta divisão é porreira para quem nunca andou, ou anda menos.

Eu comecei num destes eventos organizados pela CRM, e desde então já estive também em mais dois da mesma organização.

Haverá aqui mais gente com muito mais experiência e que te saberá dizer melhor se esta organização será melhor ou pior comparada com outras para começar mas, por minha parte, não tive nenhum problema e correu tudo bem.

A única crítica que tenho levantado é que deveria haver uma melhor separação entre géneros de carros de modo a que os andamentos e atitudes em pista sejam mais uniformes em cada sessão.
Mas neste aspecto, noto uma novidade neste TD de 21 de Setembro que é a separação dos carros por cilindrada. Se isto for efectivamente respeitado acho que vai ajudar bastante neste aspecto.

De resto, o ambiente em pista tem sido bom.
Só convém é ter atenção (e dar alguma distância) à malta que anda lá com hot-hatches dos anos 90 e com roll-bars que são geralmente um pouco mais "agressivos". Mas seja como for, com a separação por cilindradas isso não deverá ser problema para ti.

Vais lá com o S3?

Eu comecei num destes eventos organizados pela CRM, e desde então já estive também em mais dois da mesma organização.

Haverá aqui mais gente com muito mais experiência e que te saberá dizer melhor se esta organização será melhor ou pior comparada com outras para começar mas, por minha parte, não tive nenhum problema e correu tudo bem.

A única crítica que tenho levantado é que deveria haver uma melhor separação entre géneros de carros de modo a que os andamentos e atitudes em pista sejam mais uniformes em cada sessão.
Mas neste aspecto, noto uma novidade neste TD de 21 de Setembro que é a separação dos carros por cilindrada. Se isto for efectivamente respeitado acho que vai ajudar bastante neste aspecto.

De resto, o ambiente em pista tem sido bom.
Só convém é ter atenção (e dar alguma distância) à malta que anda lá com hot-hatches dos anos 90 e com roll-bars que são geralmente um pouco mais "agressivos". Mas seja como for, com a separação por cilindradas isso não deverá ser problema para ti.

Vais lá com o S3?
obrigado pelo feedback!

Sim, a ir, seria com o S3... a S-Max e o X3 não qualificam [:)]

Back