Tópico dos Vinhos Portugueses

sei que ja falei noutro topico qualquer dum vinho tinto excelente (para mim, que nem conheço grande variedade, nem sei apreciar devidamente): o Eugenio de Almeida. ha nessa gama de preços mais algum tinto que se destaque? é que eu e os meus amigos estamos numa onda de tinto[:D] quando fui a Lisboa ficamo-nos pelo Monsaraz (claramente mais barato que o EA e tambem inferior a meu ver). nao é mau e estranhamente ia-me sabendo melhor à medida que ia bebendo mais (o que so tem tendencia a acontecer me com vinhos que realmente me parecem bons).

Tenho em casa, um vinho, mesmo mesmo mesmo bom, tinto lavrador novo, é uma maravilha de vinho, pesa é um pouco nas pernas depois de alguns copitos. [:D]

Tenho em casa, um vinho, mesmo mesmo mesmo bom, tinto lavrador novo, é uma maravilha de vinho, pesa é um pouco nas pernas depois de alguns copitos. [:D]

sei bem essa sensaçao[:D] bebi um tinto ha uns tempo dos arredores de Chaves (digamos que foi mesmo para me lixar todo) e mesmo no dia seguinte nao andei nas melhores das condiçoes.

É carote mas é dos melhores tintos que para ai andam.. recomendo-o vivamente [br:)][br:)][br:)]

v_charme300.JPG

Prémio francês

Melhor vinho tinto do mundo vem de Portugal
Por Pedro Guerreiro

Os enólogos franceses elegeram o Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas, de Palmela, como o melhor tinto de 2008. A concurso estavam mais de 3 mil vinhos de 36 países.

O vinho foi o grande vencedor do Vinailes Internacionales 2008, que se realizou em Paris. No concurso, mais de 3 mil vinhos são objecto de uma prova cega pelos mais conceituados enólogos franceses.
O Syrah 2005 foi produzido pela Casa Ermelinda Freitas, sediada na aldeia de Fernando Pó, concelho de Palmela.
Nos últimos anos, a adega familiar fundada em 1920 conquistou 18 medalhas de ouro, 21 de prata e 14 de bronze em concursos internacionais.

apr:) apr:) apr:)

Um merecido premio para D. Ermelinda Freitas e para a sua familia, que teimaram em levar continuar a produzir vinho, mesmo contra varias adversidades.
Já tinham demonstrado que conseguiam fazer produtos de alta qualidade e aqui está a prova.

Um merecido premio para D. Ermelinda Freitas e para a sua familia, que teimaram em levar continuar a produzir vinho, mesmo contra varias adversidades.
Já tinham demonstrado que conseguiam fazer produtos de alta qualidade e aqui está a prova.

É a vantagem das provas cegas, de outra forma não seria possível.
Parabens, embora seja um pouco forçado dizer que é o melhor do mundo. Foi o melhor do concurso, o que já é muito bom.

Já alguém provou moscatel roxo?

Eu tenho aqui uma garrafa de 1999 comprada numa feira em Palmela e até tenho pena de a abrir...

Mas agora também não poderá ser pois estou a recuperar de um esgotamento e a cabeça não aguenta esses pormenores :(

Mas gostava de uma sugestão do tipo:
é Bom?
Tipo de paladar?
é muito comum?

etc e mais algumas sugestões menos perguntar onde está a garrafa porque ela vai ser aberta num dia em que eu já posa beber no final de um jantar com a Maria....

Moscatel Roxo do JP é bom são umas ampolas de 0,5 l.

Um excelente Tinto da Estremadura e que aconselho vivamente, pois nem é caro (+/- 3 euros), é o Conchas.

Sugestão para Branco: Quinta de Pancas, também da Estremadura.

Bem, o Charme, como todos os vinhos Niepoort, tipo Redoma e Batuta são vinhos de excepção mas não são definitivamente p qq bolsa...
Já desisti de os beber a copo pq tem sido grandes barretes, provavelmente por um acondicionamento incorrecto ou má conservação. Mais vale pedir uma garrafa de Casaleiro Reserva aberta na hora...fica pelo mesmo preço.
Aliás é algo q venho reparando: qt mais caros/melhores são os vinhos pior são em restaurantes q os servem a copo pq guardam-nos demasiado tempo.
Eu tenho um sistema de vácuo q me custou os olhos da cara e q uso p os vinhos espirituosos e bons vinhos do Porto e, qd o uso igualmente p bons vinhos q não bebo a garrafa toda (o q é raro pq a minha mulher é apreciadora tb...azar[:D] ) noto q ao fim de alguns dias já não são os mesmos.

A Casa Ermelinda Freitas já eu sigo à mto tempo...aliás já pa aqui dei varias sugestões de vinhos desse produtor...valem a pena alguns deles..e tb o branco. De qq maneira há, no meu entender colheitas Syrah excelentes q nem sei se entraram a concurso, nomeadamente australianos e argentinos.

O rosé da JP vinhos já há bastante tempo q é considerado dos melhores do mercado, comparativamente c os habitués de supermercado.

Última edição:
Ontem à noite, para acompanhar um bacalhau à Lagareiro q fiz para umas 8 pessoas, resisti à tentação habitual dos tintos p bacalhau[:D] e abri umas garrafas de Catarina 2006 branco, ali dos lados de Azeitão. É um vinho caracteristicamente da região Setubal, c castas Fernão Pires e julgo q tb com Chardonnay. Alguem conhece? Tinham-me custado cerca de 4E a garrafa em casa de especialidade e posso dizer q recomendo vivamente: bastante frutado, notas de madeira bem evidentes, mto equilibrado na boca e não demasiado simples, c corpo suficiente p aguentar c um prato de bacalhau robusto[;)], q é q me faz falta em alguns vinhos brancos, em q fico c aquela sensação "então mas é só isto, não desenvolve mais na boca?". Neste caso fiquei mto satisfeito e, pelo preço, recomendo a compra.
Abraço

Pior vai ser a especulação.

Só com 11.000 garafas, e com um preço estimado de 8,5€ (antes do prémio), a saida para o mercado foi atrasada e o preço repensado...

A menos de 20€ não deve sair.

Pior vai ser a especulação.

Só com 11.000 garafas, e com um preço estimado de 8,5€ (antes do prémio), a saida para o mercado foi atrasada e o preço repensado...

A menos de 20€ não deve sair.

Claro !

Cria-se um rótulo especial com um fine paper e uma letra dourada, et voilá !! [;)]

PS: Era o que eu faria se fosse Director de Marketing daquilo ! [:D]

Já agora, uma pequena dúvida para os mais entendidos:

- As garrafas devem estar deitadas ou de pé?

(esta pergunta ocorre após um "saudável" debate com o meu sogro que insiste em ter as garrafas antigas todas de pé... eu defendo que elas deveriam estar deitadas para que a rolha esteja em contacto com a humidade do vinho p/ que a médio/longo prazo a cortiça não deixe passar ar)

Já agora, uma pequena dúvida para os mais entendidos:

- As garrafas devem estar deitadas ou de pé?

(esta pergunta ocorre após um "saudável" debate com o meu sogro que insiste em ter as garrafas antigas todas de pé... eu defendo que elas deveriam estar deitadas para que a rolha esteja em contacto com a humidade do vinho p/ que a médio/longo prazo a cortiça não deixe passar ar)

As minhas estão sempre deitadas, precisamente para a rolha ter contacto com o vinho para se manter húmida. Mas não é linear. Há quem defenda, de facto, que devem ficar de pé para não se correr o risco da rolha "contaminar" o vinho e este ficar a saber a cortiça.

Se ficar deitada, atenção antes de consumir. Alguns vinhos podem criar depósito, pelo que se aconselha que a garrafa fique de pé pelo menos durante 30 minutos antes de ser aberta, para que o depósito fique no fundo.

Voltar
Superior