Tópico dos Vinhos Portugueses

Mais uma vez realço a Vinha do meio Queijo Tinto 2004, Douro

Produzido pela Churchill/Graham, q faz grandes Portos, é um vinho pouco visto cá mas bem conhecido particularmente em Inglaterra e EUA. A compra é obrigatória pois custa cerca de 3 euros e pouco no El Corte Ingles (não vi em mais nenhuma grande superficie)...Aproveitem, q não se arrependem![;)]

Nas garrafeiras é mais dificil de encontrar mas já o cheguei a ver ser vendido acima dos 10 euros...

Já há muito que não vinha ao tópico!
Deixo duas excelentes sugestões que andam na casa dos 20€~24€

Herdade dos Grous - Moon Harverst 2006
Aproveito esta descrição e faço dela as minhas palavras:
Colhidas de acordo com as leis da Lua e da biodinâmica, as uvas de Alicante Bouchet aproveitaram o ponto máximo de circulação da seiva pels videiras. Não acredita? Olhe que a Lua consegue mover os mares. Estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho Francês. Sólido de granada, muito maduro nos aromas frutados, com as geleias e compotas de pêssego e frutos vermelhos. Excelente madeira tostada e frescura de mentas providencial. Boca elegante, com textura mastigável e fresca, taninos amigáveis e longamente presentes, num conjunto linear.
De 0 a 20 dou-lhe 16.5, gostei bastante.

Cortes de Cima - Homenagem (a Christian Andersen) 2003
É sem duvida um dos melhores Sirah que já bebi até hoje senão mesmo o melhor!
Dizem que nasceu das uvas destinadas ao famoso Icognito.... Pelo que já ouvi dizer, a colheita não tinha a qualidade suficiente para um segundo Icognito, como tal, foi utilizada para criar um novo vinho, o Homenagem!
É um vinho bastante equilibrado e elegante, com taninos gordos e complexos, envoltos num delicado toque de madeira com um final de boca longo e suave.
Recomendo vivamente e, na minha opinião, acheio melhor que o Moon Harvest! Merece nota 17! (Vou voltar a repetir)

O EA que ha tempos por aqui falavam era o branco ou o tinto?
Depois de muito tempo esgotado finalmente encontrei.
Comprei uma de cada.

Saludos

O EA que agora se encontra é o de 2007, o anterior creio que 2004 ou 2005 em minha opinião era melhorzito...
O José de Sousa tb não é mau.

Um vinho mais barato mas que tb gosto é o Moinho da Assiceira (acho que é assim), tenho um de 2002 para experimentar, geralmente comprava o de 2005.

Já há muito que não vinha ao tópico!
Deixo duas excelentes sugestões que andam na casa dos 20€~24€

Herdade dos Grous - Moon Harverst 2006
Aproveito esta descrição e faço dela as minhas palavras:
Colhidas de acordo com as leis da Lua e da biodinâmica, as uvas de Alicante Bouchet aproveitaram o ponto máximo de circulação da seiva pels videiras. Não acredita? Olhe que a Lua consegue mover os mares. Estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho Francês. Sólido de granada, muito maduro nos aromas frutados, com as geleias e compotas de pêssego e frutos vermelhos. Excelente madeira tostada e frescura de mentas providencial. Boca elegante, com textura mastigável e fresca, taninos amigáveis e longamente presentes, num conjunto linear.
De 0 a 20 dou-lhe 16.5, gostei bastante.

Cortes de Cima - Homenagem (a Christian Andersen) 2003
É sem duvida um dos melhores Sirah que já bebi até hoje senão mesmo o melhor!
Dizem que nasceu das uvas destinadas ao famoso Icognito.... Pelo que já ouvi dizer, a colheita não tinha a qualidade suficiente para um segundo Icognito, como tal, foi utilizada para criar um novo vinho, o Homenagem!
É um vinho bastante equilibrado e elegante, com taninos gordos e complexos, envoltos num delicado toque de madeira com um final de boca longo e suave.
Recomendo vivamente e, na minha opinião, acheio melhor que o Moon Harvest! Merece nota 17! (Vou voltar a repetir)

Já o tinha referido há uns meses atrás...uma das melhores e mais seguras compras nos tintos de gama média...mas esse preço q referes está mto puxadote...arranjas Cortes de Cima bem mais barato...

Tens q experimentar o Cortes de Cima Trincadeira...é igualmente fantastico. O Shiraz acaba por ser uma casta segura, q não nos deixa ficar mal mas tb não chega a surpreender-nos, na sua robustez.

Outro Shiraz q gosto mto, de qualidade ligeiramente inferior mas preço mais acessivel, é o Pontual, 2005, da adega cooperativa do Alandroal.

Dentro dos monocostas, um q foi uma desilusão, para mim, foi o Fado, comp. Terras de Alter, do enólogo Peter Bright.

No suprasumo do Shiraz estão sem duvida estes...

307124571_0d0bd4221f.jpg

p1020378.jpg

Última edição:
Deixo aqui a minha sugestão na matéria.

Marquês de Montemor!! O meu vinho preferido até agora... dentro do que se pede neste tópico.

Não sou enólogo, não o sei descrever, mas acho que é um mimo a acompanhar uns secretos ou qualquer outra carne grelhada.

Se já alguém tinha colocado... apenas confirma que é um bom vinho!! apr:)

Já o tinha referido há uns meses atrás...uma das melhores e mais seguras compras nos tintos de gama média...mas esse preço q referes está mto puxadote...arranjas Cortes de Cima bem mais barato...
Penso que na internet existem sites a vender por 16€.

Este Sábado bebi o "Vinha da Almo colheita selecionada 2000", é um vinho bastante barato para o que oferece!
Vinho com bom nariz, fácil de beber e taninos pouco presentes, final de boca moderado com um ligeiro toque de carvalho! Limitado a 13330 garrafas.

Esquisito ser eu, que só bebo vinho de longe a longe, a vir ressuscitar o tópico. Mais um vinho que adorei, talvez o melhor até ao momento:

Esteva (Douro). Não me recordo é do ano (pudera, ao que bebi[:D]), mas acho que era o de 2006.

Eu não gosto de vinho nem de nada do que tenha álcool.

Mas se gostasse não bebia se fosse conduzir.

Espanta-me como é que pessoas que vão para uma viagem, bebem vinho á refeição....pode ser paranoia minha mas os reflexos não são os mesmos.

E depois quando se junta o digestivo no final......

Ou será que tudo isto nem chega a 0.2 g/l ?

Porque o vinho nao é só maduro ... quem gostar de verde ... recomendo

Tapada dos Monges ...

Monges%20B.gif

Um vinho corrente muito interessante, a um preço muito simpático (talvez um dos vinhos no mercad neste momento com melhor relação qualidade/ preço), na casa dos 3€ e pouco por garrafa é este:

0604_tt.jpg

Lóios. Bom, ou não fosse um vinho de João Portugal Ramos...

Entretanto ando impressionado com o vinho que está a sair da Herdade Cortes de Cima. Nomeadamente o Incógnito, um dos melhores vinhos nacionais. Ofereceram-me uma garrafa deste vinho tinto recentemente e só fiquei com pena de não me terem oferecido mais.

É um vinho caro (deva andar nos 60,00€ por garrafa), mas é de uma subtileza de aromas extraordinária. Intenso - é um Syrah se a memória não me atraiçoa - e com um sabor que perdura na boca.

69-image.jpg

Do mesmo produtor, mas muito mais em conta - custa 1/10 do preço, cerca de 6€ - tenho bebido também o Chaminé.

É um vinho mais ligeiro, menos encorpado, é um vinho "adocicado" que tem a capacidade de não desiludir o apreciador e agradar a quem não bebe vinho tinto habitualmente.

Para o preço que tem é um excelente vinho também.

72-image.jpg

Uma pergunta que nem sei se terá sentido...

É possível dizer-se que os vinhos de uma região são, regra geral, mais suaves que os de outra região?

Exemplo: é possível dizer que, geralmente, o vinho do Douro é mais suave que o Alentejano? Se sim, qual a resposta a esta pergunta?

Um vinho corrente muito interessante, a um preço muito simpático (talvez um dos vinhos no mercad neste momento com melhor relação qualidade/ preço), na casa dos 3€ e pouco por garrafa é este:

Lóios. Bom, ou não fosse um vinho de João Portugal Ramos...

Entretanto ando impressionado com o vinho que está a sair da Herdade Cortes de Cima. Nomeadamente o Incógnito, um dos melhores vinhos nacionais. Ofereceram-me uma garrafa deste vinho tinto recentemente e só fiquei com pena de não me terem oferecido mais.

É um vinho caro (deva andar nos 60,00€ por garrafa), mas é de uma subtileza de aromas extraordinária. Intenso - é um Syrah se a memória não me atraiçoa - e com um sabor que perdura na boca.

Do mesmo produtor, mas muito mais em conta - custa 1/10 do preço, cerca de 6€ - tenho bebido também o Chaminé.

É um vinho mais ligeiro, menos encorpado, é um vinho "adocicado" que tem a capacidade de não desiludir o apreciador e agradar a quem não bebe vinho tinto habitualmente.

Para o preço que tem é um excelente vinho também.

A meio caminho entre esses 2 tens o Cortes de Cima monocasta, Trincadeira e Sirah...ligeiramente mais caros q o Chaminé (é o vinho de "entrada" q aconselho no meu tasco e o q mais vendo...já eduquei mta malta a encostar o Monte velho[:cool:]..) mas bem melhores, mais equilibrados e de aromas e sabor mais marcados e interessantes..rondam os 10-12 euros a garrafa. Valem a pena, principalmente o Trincadeira se bem q eu seja um indefectivel da casta Sirah...

Voltar
Superior