Tópico dos Vinhos Portugueses

Uma pergunta que nem sei se terá sentido...

É possível dizer-se que os vinhos de uma região são, regra geral, mais suaves que os de outra região?

Exemplo: é possível dizer que, geralmente, o vinho do Douro é mais suave que o Alentejano? Se sim, qual a resposta a esta pergunta?

Claro que sim.. os vinhos do Alentejo são bem mais encorpados, fortes e até alcoólicos que os do Douro. Há diferenças bem nítidas entre regiões sim[;)]

Porquê? Bem.. tem a ver com o clima, solos, por vezes castas e até forma de produção.

Obrigado pela resposta Grindas.

Tinha realmente essa ideia. Quer por já ter lido qualquer coisa, quer mesmo por achar que os vinhos alentejanos que provei eram mais intensos que os do Douro.

O vinho que falei há uns posts chamava-se mesmo Virtude. Não sei se cheguei a reparar na região, mas quase que apostava que era Alentejano. Já procurei em alguns supermercados, mas não o encontrei.[s)] Tinha um rótulo vermelho.

Claro que sim.. os vinhos do Alentejo são bem mais encorpados, fortes e até alcoólicos que os do Douro. Há diferenças bem nítidas entre regiões sim[;)]

Porquê? Bem.. tem a ver com o clima, solos, por vezes castas e até forma de produção.

Eu sou um aficcionado dos bons vinhos do alentejo [br:)]

Gosto de um bom vinho encorpado e de sabor intenso

Esquisito ser eu, que só bebo vinho de longe a longe, a vir ressuscitar o tópico. Mais um vinho que adorei, talvez o melhor até ao momento:

Esteva (Douro). Não me recordo é do ano (pudera, ao que bebi[:D]), mas acho que era o de 2006.

Como nada percebo de vinhos, quando vou ao restaurante, peço esse....é dos poucos que conheço...e gosto.[:D]

A meio caminho entre esses 2 tens o Cortes de Cima monocasta, Trincadeira e Sirah...ligeiramente mais caros q o Chaminé (é o vinho de "entrada" q aconselho no meu tasco e o q mais vendo...já eduquei mta malta a encostar o Monte velho[:cool:]..) mas bem melhores, mais equilibrados e de aromas e sabor mais marcados e interessantes..rondam os 10-12 euros a garrafa. Valem a pena, principalmente o Trincadeira se bem q eu seja um indefectivel da casta Sirah...

O que tu percebes disto......[;)]

Eu normalmente bebo tinto particular do vale da Vilariça.
Um destes dias, porque o particular já lá vai, abri uma garrafa de um que por lá havia...Do Fial....( ???).
Bem, que rico vinho...fui ver o rótulo e lá estava...Vale da Vilariça...só podia ser.[:D]

Mas olha que há tintos do Douro com mais de 13 graus.....

...os da região do Vale da Vilariça.[;)]

Tenho uma garrafa ( Cabeça de Burro) que deverá ter uns...quinze anos.
Já não sei se é vinho se será....vinagre.:sh)

Vai ser essa a minha próxima compra cá para casa.[;)] Espero poder vir apr:) no fim de a beber.

Comprei há dias uma do Alentejo que acho que vai sair fraca... Estava a ver uma boa relação "rótulo/preço" e escolhi esta[:D] Tapada dos Ganhões. No fim pus-me a ver e acho que era o vinho alentejano mais barato:sh) Não tenho grandes esperanças nisto.

Vai ser essa a minha próxima compra cá para casa. Espero poder vir no fim de a beber.

Comprei há dias uma do Alentejo que acho que vai sair fraca... Estava a ver uma boa relação "rótulo/preço" e escolhi esta[:D] Tapada dos Ganhões. No fim pus-me a ver e acho que era o vinho alentejano mais barato:sh) Não tenho grandes esperanças nisto.

Tenho lá por casa mais preciosidades...algumas sem rótulo ( Grão Vasco ?? ) mas lacradas....[:D]
Vou ter que fazer uma vistoria...

Quinta do Barrilário, tinto do Douro....alguém conhece?
Recomendo ![;)]

Como os € não são muitos normalmente fico-me por uma garrada de EA, para mim o vinho Alentejano é o melhor. Mas sei apreciar o vinho do Douro e do Dão!

Antes não gostava, mas agora em refeições mais especiais não pode faltar a bela da garrafa de vinho!

Edit: O EA é da Fundação Eugénio Almeida e custa cerca de 6€ cada garrafa.

Do Dão costumo beber Quinta do Cabriz (cerca de 3€). Uma altura o meu pai tinha em casa um do Dão que se chama UDACA e esse tem-se de ter espírito para o beber. Quando o provei a um jantar, cansado de trabalhar, meio copo já foi forte! Mas depois num almoço bem servido caiu mesmo muito bem.. Aí eu, o meu primo e a minha namorada bebemos 2 garrafas e também ficámos os 3 já meios entrados... O preço não sei...

Última edição:
Tenho uma garrafa ( Cabeça de Burro) que deverá ter uns...quinze anos.
Já não sei se é vinho se será....vinagre.:sh)

Tudo vai depender da rolha....

Como os € não são muitos normalmente fico-me por uma garrada de EA, para mim o vinho Alentejano é o melhor. Mas sei apreciar o vinho do Douro e do Dão!

Antes não gostava, mas agora em refeições mais especiais não pode faltar a bela da garrafa de vinho!

Do Dão costumo beber Quinta do Cabriz (cerca de 3€). Uma altura o meu pai tinha em casa um do Dão que se chama UDACA e esse tem-se de ter espírito para o beber. Quando o provei a um jantar, cansado de trabalhar, meio copo já foi forte! Mas depois num almoço bem servido caiu mesmo muito bem.. Aí eu, o meu primo e a minha namorada bebemos 2 garrafas e também ficámos os 3 já meios entrados... O preço não sei...

O EA não deixa ninguém ficar mal. Mas experimenta o Loios, é um vinho barato e bem agradável.

Gosto, mas também gosto do «equivalente» made by Pingo Doce....

É para verem como eu percebo de vinhos...[:D][:D]

Comprei bastantes garrafas disto. é bem bom

XPQA2PAXX3069bkTuX4FMTBZKU.jpg

Eles do Douro só querem o Vinho do Porto ... :)

Eu gosto de vinhos ... não de regiões ... Nem ligo muito a isso ... porque há vinhos alentejanos que eu nao suporto ... e outros do Douro que gosto muito ...

Tambem gosto de Argentinos ...

E da Califórnia....

De vez em quando abasteço-me no Lidl....

Quanto aos Vinhos do Douro, há por lá «de consumo» muito parecido com Vinho do Porto....[:D] pelo menos, na graduação.[:D] [:D]

Eles do Douro só querem o Vinho do Porto ... :)

Eu gosto de vinhos ... não de regiões ... Nem ligo muito a isso ... porque há vinhos alentejanos que eu nao suporto ... e outros do Douro que gosto muito ...

Tambem gosto de Argentinos ...

Eu cá gosto é de Argentinas !! [br:)][:D]

Por acaso gosto muito de um bom Malbec.

Quando estive na Argentina há 3 anos fartei-me de beber grandes vinhos. Mas feito tótó não trouxe nenhum (e os preços, meu deus, os preços....[8b])

Voltar
Superior