Tópico dos Vinhos Portugueses

Tambem não precisam de ser forretas [:D] Por volta dos 15 euros [;)]

Finalmente deste valores![:D]

Acredita em mim (sou apreciador de vinho, ainda esta sexta feira estive no Alentejo fazer etnoturismo) o melhor que compras por esses valores (15 euros) é este:

Esporão 4 castas[;)]

Herdade do Esporão

Este é 2005, que até foi um bom ano, mas se encontrares algo de 2003, melhor ainda (Vinho tinto só mesmo alentejano, e se possível de 14% para cima, mínimo 13,5%)

A casta que tem tido excelentes últimos anos tem sido a Syrah (excelente opção também):

Herdade do Esporão

Num reparo mais geral, tens sempre a incontornável Cartuxa (atenção não pagues mais do que deves, pois está sempre um bocado inflacionado):

CARTUXA2g.jpg

Por fim numa nota mais discreta, e com uma exclente relação preço/qualidade, tens o aclamado mas desconhecido do publico em geral Adega do Callistus Seleção (conheço pessoalmente a produção e recomendo)!

Podes é ter alguma dificuldade em encontrar...

Acredita em mim (sou apreciador de vinho, ainda esta sexta feira estive no Alentejo fazer etnoturismo) o melhor que compras por esses valores (15 euros) é este:

(Vinho tinto só mesmo alentejano, e se possível de 14% para cima, mínimo 13,5%)

Oi?? :confused: Andei eu a beber tintos do Dão, Douro, um ou outro da Bairrada e de umas quintas avulso a pensar que eram grandes vinhos e afinal estava enganado... :sh)[:D]
Para quem se diz apreciador tens umas saídas algo duvidosas... [;)]

Oi?? :confused: Andei eu a beber tintos do Dão, Douro, um ou outro da Bairrada e de umas quintas avulso a pensar que eram grandes vinhos e afinal estava enganado... :sh)[:D]

Eu sou apreciador de vinho, mas como apreciador tenho as minhas preferências(dentro dos valores que ele falou)[;)]

Eu apenas apresentei os meus conselhos, nada mais, se alguém tiver outras preferências, eu respeito-as também[:D]

Eu sou apreciador de vinho, mas como apreciador tenho as minhas preferências(dentro dos valores que ele falou)[;)]

Eu apenas apresentei os meus conselhos, nada mais, se alguém tiver outras eu respeito-as também[:D]

Como apreciador sabes bem que o vinho alentejano não vai com qualquer prato nem com qualquer boca... eu por exemplo não sou grande fã... acho-os na generalidade demasiado secos. Tenho de os beber com um garrafão de 5 litros de água ao lado. É o tipo de vinho que apenas equaciono se a refeição fôr um bom assado ou uma tábua de queijos. Não vai com "comidinha leve". Prefiro um bom Douro ou Dão. Tinta roriz + Touriga de preferência. Não gosto tanto dos monocastas.
Nisto dos vinhos o melhor é cada um provar por si e decidir o que gosta mais.
PeugeotSales, vê lá se apareces em casa do teu sogro com um Esporão tinto de 14º e o jantar é um peixinho grelhado... [:D][;)]

Como apreciador sabes bem que o vinho alentejano não vai com qualquer prato nem com qualquer boca... eu por exemplo não sou grande fã... acho-os na generalidade demasiado secos. Tenho de os beber com um garrafão de 5 litros de água ao lado. É o tipo de vinho que apenas equaciono se a refeição fôr um bom assado ou uma tábua de queijos. Não vai com "comidinha leve". Prefiro um bom Douro ou Dão. Tinta roriz + Touriga de preferência. Não gosto tanto dos monocastas.
PeugeotSales, vê lá se apareces em casa do teu sogro com um Esporão tinto de 14º e o jantar é um peixinho grelhado... [:D][;)]

Não, ele gosta muito de queijos, uma vez que falas que será uma boa opção para a lata dos queijos se calhar vou mesmo por aí [:D]

Isto vende-se nos supermercados do Corte Ingles ?

Não, ele gosta muito de queijos, uma vez que falas que será uma boa opção para a lata dos queijos se calhar vou mesmo por aí [:D]

Quase de certeza que encontras. Arrisco-me a dizer que encontras Herdade do Esporão no Continente também. Agora se quiseres um ano específico convém ires a uma boa garrafeira.
Podes também completar o embrulho com um queijo da serra...

Excelente. [br:)]

Para quem gosta de vinhos de sabor intenso, aconselho o Convento da Tomina, do Alentejo.

Um vinho magnifico com um preço medio de 8.5 euros

- Quinta da Bacalhoa
- Herdade do Meio
- Quinta do Cotto
- Herdade do Peso
- Esporão

Tambem sou fã dos vinhos alentejanos com mais de 13.5º [:p]

Dá para ver que gostas pouco da pinga gostas... [:)][:)][;)]
j/k

Se pretendes oferecer um vinho barato, um D. Ermelinda será uma excelente escolha. Se pretendes gastar mais algum, Duas Quintas ou Quinta da Bacalhoa, e o sogro "dá-te" a mão da filha em segundos [;)]

É claro que cada caso é um caso[;)]

Eu gosto dos meus vinhos para acompanhar queijo ou bons enchidos (la estamos a chegar aos gostos que eu falei) em refeições mais fortes.

Gosto do meu vinho encorpado, seco e com um graduação alta...

Como o vinho é para "oferecer", nem sequer pensei na hipótese de ser para consumo imediato, pois sendo assim já é altamente relativo e sim aí pode ser aconselhável um vinho com castas diferentes das que enumerei.

De resto, e continuo com a minha, se for para oferecer um bom vinho para consumo de queijo (depende de que tipo de queijo), as minhas opções são validas!

Última edição:
Como parece não haver grandes entraves em termos de valor, vou recomendar uns vinhos que o meu filho me tem presenteado e que têm sido um regalo.

Real Lavrador - Alentejo
Cartuxa - Alentejo
Tapada do Barão - Alentejo
Tapada dos Coelheiros
Adega Coop. Portalegre (Reserva)
Marquês de Borba
Evel (reserva) - Douro
Quinta dos Carvalhais - Dão

Para mim vinho bom é do Tejo para baixo[:p], no entanto abro uma excepção a alguns do Dão e do Douro como o vinho do Porto.

Mas por norma um tinto alentejano é imbativel, pois tem menos agua e mais sol logo o vinho sai melhor,,,no norte se chover muito as uvas tem mta agua e o vinho sai mais fraco, bom para fazer vinagre e temperar bifes por vezes, ou para quem gosta de beber até se vomitar todo sem apreciar o que é um bom vinho.

Para mim vinho bom é do Tejo para baixo[:p], no entanto abro uma excepção a alguns do Dão e do Douro como o vinho do Porto.

Mas por norma um tinto alentejano é imbativel, pois tem menos agua e mais sol logo o vinho sai melhor,,,no norte se chover muito as uvas tem mta agua e o vinho sai mais fraco, bom para fazer vinagre e temperar bifes por vezes, ou para quem gosta de beber até se vomitar todo sem apreciar o que é um bom vinho.

Rendo-me! Contra argumentos destes não há resposta possível!
Mais uma vez, bravo Nephilim! [:)][:D][:D]

Uma sugestão: experimenta dar uma vista de olhos pela garrafeira do continente de telheiras (ex carrefour). Da última vez que lá fui tinha vinhos bastante bons, muita variedade e mais baratos que no Corte Ingles.

Se pretendes oferecer um vinho barato, um D. Ermelinda será uma excelente escolha. Se pretendes gastar mais algum, Duas Quintas ou Quinta da Bacalhoa, e o sogro "dá-te" a mão da filha em segundos [;)]

A casa D.Ermelinda Freitas tem excelentes vinhos, começando no galardoado Syrah 2005 [br:)]

Como parece não haver grandes entraves em termos de valor, vou recomendar uns vinhos que o meu filho me tem presenteado e que têm sido um regalo.

Real Lavrador - Alentejo
Cartuxa - Alentejo
Tapada do Barão - Alentejo
Tapada dos Coelheiros
Adega Coop. Portalegre (Reserva)
Marquês de Borba
Evel (reserva) - Douro
Quinta dos Carvalhais - Dão

Tem muito bom gosto, o rapaz apr:)

Voltar
Superior