Tópico dos Vinhos Portugueses

Dentro desses preços, tens este também muito agradável (bem melhor que Monte Velho):

loios_tinto.jpg

TAmbém anda na casa dos 3 € e é bastante agradável.

Acho que é a sugestão mais "pacífica" que já vi. Eu compro a 2,76€ e sabe muito bem!

Mas o meu preferido continua a ser o Esteva. E nem é muito caro, compro-o a 3 euros e qualquer coisa. Fantástico!

Dentro desses preços, tens este também muito agradável (bem melhor que Monte Velho):

loios_tinto.jpg

TAmbém anda na casa dos 3 € e é bastante agradável.

Antes do Monte Alentejano era esse que costumava comprar! Deixei de comprar apenas porque sim...:sh)
Quase tudo o que vem do Sr. João Portugal Ramos é belíssimo e esse não é excepção. Arrisco-me a dizer que será talvez um dos melhores vinhos de "gama baixa" do nosso país![;)]

No entanto experimentei o Monte Alentejano e este vinho foi conquistando amigos meus quando cá vinham a casa![:D]

[;)]

Neste momento estou a beber Porta da Ravessa tinto, pronto não é uma reserva mas para vinho corrente até é bastante aceitavel[:cool:]

Deve ser impressão minha, mas o Porta da Ravessa não é igual ao que era a uns anos. Se está melhor ou pior não sei dizer, mas está um bocado diferente.

Hoje ao almoço bebi Compal de Frutos Vermelhos, mas para a janta já ali está guardada uma Quinta de Cabriz.

Antes do Monte Alentejano era esse que costumava comprar! Deixei de comprar apenas porque sim...:sh)
Quase tudo o que vem do Sr. João Portugal Ramos é belíssimo e esse não é excepção. Arrisco-me a dizer que será talvez um dos melhores vinhos de "gama baixa" do nosso país![;)]

No entanto experimentei o Monte Alentejano e este vinho foi conquistando amigos meus quando cá vinham a casa![:D]

[;)]

Um alquimista. Uva em que esse Sr. toca sai um escelente vinho ! [;)]

2 belas amigas

2 belas amigas

Ao almoço de hoje provei estes 2 vinhos mt bons. O 1o não conhecia, penso não ser vendido no mercado nacional dado q o mercado francês absorve toda a produção. Já ganhou várias medalhas de melhor vinho estrangeiro em França. É dos melhores vinhos q já bebi, mesmo comparando c os vinhos da Nieport.
O 2o é de um dos produtores nacionais q eu prefiro, q faz mt bom vinho (já ca foi referido), desde o vulgar Chaminé, passando pelos monocasta (o meu favorito continua a ser o Shiraz) até ao Incógnito. Trata-se do Cortes de Cima. O mais equilibrado é, no entanto, o Trincadeira.
Ambos foram decantados, óbviamente. O 1o acompanhou o polvo à Lagareiro e o 2o a sobremesa.

Hoje ao fazer compras não encontrei Esteva (habitualmente ou trago este ou trago o Loios) e decidi arriscar no Evel (2005) por ter lido referências neste tópico e por querer experimentar outro vinho do Douro.

Sinceramente desiludiu-me. Acho que não vale o que custa, ou, por outras palavras, arranja-se melhor pelo mesmo preço.

Hoje ao fazer compras não encontrei Esteva (habitualmente ou trago este ou trago o Loios) e decidi arriscar no Evel (2005) por ter lido referências neste tópico e por querer experimentar outro vinho do Douro.

Sinceramente desiludiu-me. Acho que não vale o que custa, ou, por outras palavras, arranja-se melhor pelo mesmo preço.

Experimenta, caso não o tenhas feito, o monte Alentejano, que não é caro e o Marquês de Borba. [;)]

Esses dois, juntamente com o Quinta de Cabriz, serão as 3 próximas apostas.[;)]

Também gosto do Quinta do Cabriz mas comecei-o a substituir pelo Loios e mais tarde pelo Monte Alentejano que a minha esposa gosta muito devido ao seu sabor suave.

Por isso deixei de usar o Quinta do Cabriz e o Loios, preferindo o Monte Alentejano mesmo ambos terem preços similares.

Ontem foi uma destas [:cool:]

jp.jpg

Muito suave e bem saboroso [;)]

Desde que tornei-me apreciador de vinho(a poucos meses) não gosto do JP. Pelo mesmo preço prefiro o Reguengos. Já provaste?

products_8_210.jpg

Boas,

Se não querem gastar muito money e querem um vinho para beber todos os dias aconselho o que tenho consumido nos últimos tempos com uma boa relação preço/qualidade:
Galitos.
Embalado na AC.Borba e custa cerca de 5€ box de 3 ltrs. ou 7 a de 5 ltrs.
Comprem um garrafa, provem e depois digam alguma coisa.

Boas,

Se não querem gastar muito money e querem um vinho para beber todos os dias aconselho o que tenho consumido nos últimos tempos com uma boa relação preço/qualidade:
Galitos.
Embalado na AC.Borba e custa cerca de 5€ box de 3 ltrs. ou 7 a de 5 ltrs.
Comprem um garrafa, provem e depois digam alguma coisa.

Já bebi, e tenho a mesma opinião da minha família toda: "Não é grande coisa e existem melhores por preço similar."

Dei com este interessante artigo na net:

Fonte: Instituto dos Vinhos do Douro e Porto

Galeria de Fraudes

Todos os produtos que figuram nesta “Galeria” são fraudes à Denominação de Origem Porto. Tentando ter uma aparência análoga à que usualmente se identifica como sendo a das garrafas de vinho do Porto, e surgindo nas lojas junto do genuíno vinho do Porto, estes produtos tentam iludir o consumidor e induzi-lo em erro quanto à sua origem e qualidade.

Porque não são Vinho do Porto?
  • Só é vinho do Porto o vinho generoso produzido na Região Demarcada do Douro, em Portugal, e que revista as características físico-químicas, organolépticas e de qualidade determinadas pelo IVDP;
  • Só pode produzir e comercializar vinho do Porto quem se encontrar inscrito no IVDP e reúna os requisitos legalmente fixados para tanto;
  • Os rótulos têm de ser aprovados pelo IVDP;
  • A garrafa tem de ostentar o Selo de Garantia, o qual, como o nome indica, garante ao consumidor a genuinidade do produto!
Cuidados a ter na aquisição:
  • Verifique se contém a denominação de origem Porto (ou suas traduções);
  • Verifique o selo de garantia emitido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (o qual contém elementos de segurança);
  • Verifique se no rótulo de indica “Produto de Portugal”, ou suas traduções.
  • Nota: todos estes elementos constam obrigatoriamente na rotulagem das garrafas de vinho do Porto.
A importância da região – verdade na rotulagem:

Em alguns dos exemplos aqui referidos devemos ter em consideração que nem todos os países no mundo reconhecem e protegem as denominações de origem enquanto direito de propriedade intelectual. Porto é uma denominação de origem reconhecida e protegida em Portugal, na União Europeia e nos países membros do acordo de Madrid relativo à repressão das falsas ou falaciosas indicações de proveniência e do acordo de Lisboa relativo à protecção das denominações de origem e seu registo internacional (administrado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI). O reconhecimento e protecção da denominação de origem Porto deriva ainda de acordos bilaterais celebrados por Portugal e pela União Europeia, bem como, salvo as excepções expressamente consagradas, do disposto no Acordo Relativo as Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS) concluído no quadro da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Caso pretenda mais esclarecimentos sobre o Vinho do Porto e o que faz dele um produto único no Mundo, ou na eventualidade de ter dúvidas sobre a genuinidade de um dado produto que se apresenta como sendo Vinho do Porto, contacte-nos para ivdp@ivdp.pt.

Segue-se a lista de alguns dos falsos vinhos do Porto:

Porte%20d%27Or%20-%20B%E9lgica%20small.jpg

Porte d''Or - Bélgica

Porte-Noir%20Hollanda%20small.jpg

Porte Noir - Holanda

Portly%20Ruby%20-%20Hollanda%20small.jpg

Portly Ruby - Holanda

Portman%27s%20-%20Hollanda%20small.jpg

Portman''s - Reino Unido

Puerto%20Alegro%20-%20Espanha%20small.jpg

Puerto Allegro - Espanha

Puerto%20Casal%20B%E9lgica%20small.jpg