Tópico dos Vinhos Portugueses

Olha ai está um excelente tópico, até andava ja com ideias de fazer um do genero... o 3com adiantou-se ;)
Sim porque para mim apreciar um bom vinho não é sinónimo de apanhar carraspana, muito pelo contrário! :D ao fim da 1ª garrafa tanto faz que seja Barca Velha ou GM! ;)

Gosto especialmente dos vinhos do Douro e deixo aqui dois que devem ser dificeis de encontrar (já os tenho ha algum tempo na garrafeira e essas adegas não apostam muito nas grandes superficies) mas são os meus favoritos na relação qualidade preço!
Não vou fazer analise "enologa", porque para mim ou é bom ou nao! [:I]

Castelho Velho DOC - Reserva Especial Tinto 2000 - 13º +- 7€
Cooperativa de Freixo de Numão (Foz Coa)
Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca

Montes Ermos DOC - Reserva Tinto 2001 - 13.5º +- 8€
Freixo de Espada À Cinta
Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz

hpim37606jn.jpg

citação:Originalmente colocada por lclsa

citação:Originalmente colocada por 3com

citação:Originalmente colocada por lclsa

eu gosto é de barca velha

Preço, zona, etc.. ?

PS: Vocês têm que descrever minimamente os vinhos senão é impossivel ter um ideia do que possam ser.
é do douro , custa +- 100€ a garrafa ,e é considerado o melhor vinho portugues

http://www.viscountwines.com/images/100_2692.JPG
Já saiu o novo Barca Velha de 1999!!!
Dizem que está digno do nome e mais barato... o pior é conseguir encontrar!!!

cumps,
[dio]

citação:Originalmente colocada por dio

Olha ai está um excelente tópico, até andava ja com ideias de fazer um do genero... o 3com adiantou-se ;)
Sim porque para mim apreciar um bom vinho não é sinónimo de apanhar carraspana, muito pelo contrário! :D ao fim da 1ª garrafa tanto faz que seja Barca Velha ou GM! ;)

Gosto especialmente dos vinhos do Douro e deixo aqui dois que devem ser dificeis de encontrar (já os tenho ha algum tempo na garrafeira e essas adegas não apostam muito nas grandes superficies) mas são os meus favoritos na relação qualidade preço!

Nem mais... apreciar um bom vinho requer moderação....

Por acaso os da Casa de Santar comprei directamente no fabricante pelo tal preço de 4,3 Euros.(provavelmente até deve ser o PVP das garrafeiras)
Arrisquei, pois, nunca o tinha provado e saiu-me um vinho de excelente qualidade e por um preço bastante convidativo!
Se não o encontrar nos hipers ou numa boa garrafeira, acho que vou ter que fazer outra viagem até à zona do Dão e comprar umas quantas caixas LOL:D

No dia-a-dia costumo beber garrafas que rondam os 4 Euros, tenho nunca passar essa barreira psicológica dos 4 Euros.
Em ocasiões especiais raramente passo a barreira dos 10/13 Euros por garrafa mas por vezes ultrapasso os 20 Euros.
Mas isto é outra liga e por enquanto não deverá ser discutida, pois, o ideal seria encontrar um vinho bom e acessivel para poder ser consumido todos os dias[8D]

PS: Há tempo fiquei surpreendido ao saber que a Unicer produzia vinhos.... de qualidade e acessiveis qb!
Gostei bastante do Vinha das Garças e o seu preço permite compras regulares (que é o que interessa)[8D]
Devo dizer que é um vinho das Terras do Sado e que é feito com as castas Castelão (Periquita).

Só bebo Barca Velha, é com cada piela a beber do gargalo!!!

De vez em quando bebo Quinta da Leda mas esse nao é tao bom, mas bebe-se...

TAva a brincar, vinho é a bebida que mais gosto e de vez em quando junto me com amgs, compramos umas garrafas, uns queijos e uns enchidos e vamos saborear...

o ultimo que compramos, foram estes:

J. P. TINTO

J. P. TINTO
Vinho Regional
Terras do Sado
VINHO TINTO SECO

Produzido 100 % a partir da casta Castelao Francês, mais conhecida com o nome Periquita na Península de Setúbal.

Após o esmagamento das uvas, o vinho é fermentado a temperatura controlada, seguindo-se de imediato a estabilização e engarrafamento, para permitir a retenção dos aromas frutados, obtendo-se um vinio muito agradável para consumir jovem.

J. P. Tinto é um vinho de cor rubi com aromas dominantes de frutos encarnados e macio na boca.

Este vinho poderá ser servido fresco (12 - l 5º C).

Com queijo de Azeitao...

[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]

Por acaso há um vinho bastante curioso produzido no Algarve :D
Além de ser produzido por Cliff Richard(famoso musico) é um vinho generoso com um paladar único.
Oposto que será diferente de tudo o que já provaram até hoje;) pois, as castas daquela região criam um vinho único.
Se encontrarem o vinho Vida Nova experimentem mas tenham em atenção que é um vinho com "muito corpo"(penso que ronda os 14,5º);)

Última edição:
Já agora..

Um bom vinho alentejano tinto (8-10€) para oferecer a uma pessoa do norte?

citação:Originalmente colocada por bizarro

Já agora..

Um bom vinho alentejano tinto (8-10#8364;) para oferecer a uma pessoa do norte?

Tem que ser mesmo do Alentejo ?

O Cartuxa "corrente" deve rondar os 10 Euros e é um excelente vinho.
Herdade do Esporão.
Roquevale (dificil de encontrar )

Interesso-me muito por vinhos embora ainda não esteja dentro do assunto.
Embora o meu paladar tende mais para os vinhos alentejanos, das minha viagens ao Norte tenho adquirido em Torre de Moncorvo um vinho tinto que aprecio muito.
Um vinho muito suave, para beber acompanhados de pratos de carne grelhados.

Cistus Reserva.
7.jpg

cistusreserva.gif

Um excelente vinho na minha opinião!
Quem já bebeu e quem partilha da minha opinião.

citação:Originalmente colocada por 3com

PS: Há tempo fiquei surpreendido ao saber que a Unicer produzia vinhos.... de qualidade e acessiveis qb!
Gostei bastante do Vinha das Garças e o seu preço permite compras regulares (que é o que interessa)[8D]
Devo dizer que é um vinho das Terras do Sado e que é feito com as castas Castelão (Periquita).
Tenho um amigo que trabalha na Unicer e ofereceu-me uma caixa de Vinho Tinto Planura.
Devo dizer que foi uma agradável surpresa, não só para mim como também para alguns amigos que lá foram jantar a casa.

http://www.unicer.pt/gca/index.php?id=322

PS- Queria sugerir que fosse criado uma base de dados (até uma simples folha de Excel) onde estivesse o nome, origem do vinho, ano, preço, opinião do consumidor (nós).

trkicks, isso seria uma boa ideia mas se repares temos muitos posts com vinhos mas pouca informação sobre os mesmos [xx(]

O Vinha da Garças não é nenhum supra-sumo mas adequa-se muito bem ao preço pedido, é optimo para o dia-a-dia
O Planura é porreiro mas tem um preço superior ao Vinha das Garças....
Já o bebi com uma "manga de gelo" em torno da garrafa e o resultado foi bom. O vinho manteve-se a uma temperatura de 16ºc e acompanhou bastante bem um belo lombo de porco assado juntamente com tâmaras e castanhas[B)]

Mas ultimamente tenho andado com um pé atrás quanto aos vinhos Alentejanos[|)]
Ou tem sido uma questão de azar ou então estão a aproveitar a "moda" do vinho alentejano para oferecer qualidade mediana e preços acima das qualidades do vinho.
Como já disse anteriormente, o Loios de 2005 não me convenceu e pelo que sei, os anteriores até costumavam ser bons vinhos.

Eu gosto só de vinho tinto.[:p]

O melhor que bebi ultimamente foi um "Marques de Borba" tinto
e achei o maximo[B)] suave , aromatico gostoso. Sei que custa uns 12euros mas é brutal

No entanto gosto de todos os vinhos correntes tinto alentejanos que se vendem nos supermercados e custam 2-3euros

Voltar
Superior