Tópico Ford...

O focus e fiesta não vai ter novo modelo?

Diz que não.

A Ford decidiu sair do segmento dos utilitários. Diz que para o lugar do Fiesta concorre com o Puma o que é de uma imbecilidade total.

O Focus diz que vai terminar a produção em 2025 sem mais, o que é de um imbecilidade total, não sei se já disse.

Entretanto (alguns d)os concessionários da Ford já se aperceberam da enormidade que é a estratégia da Ford para a Europa e viraram-se para as marcas Chineses.

Em deles que conheço bem tem a Xpeng - cujo importador não tem nada a ver - e expandiu mto o stand de usados e a vertente oficina(s).

Não digo que não seja a tendência o de haver stands multimarca mesmo oficiais, mas neste caso ou faziam isso ou morriam (embora do que sei a vertente de veículos comerciais porta-se bem havendo no entanto concorrência interna).

Diz que não.

A Ford decidiu sair do segmento dos utilitários. Diz que para o lugar do Fiesta concorre com o Puma o que é de uma imbecilidade total.

O Focus diz que vai terminar a produção em 2025 sem mais, o que é de um imbecilidade total, não sei se já disse.

Por muito que custe, as vendas dos utilitários e citadinos estão em declínio na Europa, o que faz a decisão não ser descabida.
É preciso é investir em alternativas e de momento a Ford não as tem.

Por muito que custe, as vendas dos utilitários e citadinos estão em declínio na Europa, o que faz a decisão não ser descabida.
É preciso é investir em alternativas e de momento a Ford não as tem.

Vai dizer isso à Toyota, Renault, etc.

É descabido porquanto a Ford tem uma herança enorme no segmento e com investimento residual (na comparação com o q se gasta nos novos modelos EV ou ICE) conseguiria manter um fonte constante de rendimento liquido e não dar vendas e posicionamento "grátis" aos concorrentes.

De resto a base do Fiesta até é a do Puma, pelo que todo o desenvolvimento dessa plataforma está mais do que pago.

Na segunda parte concordo contigo. O deserto da oferta em diversos segmentos é o que está a provocar o ocaso da Ford na Europa.

Conheço alguns vendedores que me dizem que, mesmo agora, têm mais procura de Fiestas do que Capri´s ou Mach-E´s ou cenas assim.[:D]

Last edited:
Vai dizer isso à Toyota, Renault, etc.

É descabido porquanto a Ford tem uma herança enorme no segmento e com investimento residual (na comparação com o q se gasta nos novos modelos EV ou ICE) conseguiria manter um fonte constante de rendimento liquido e não dar vendas e posicionamento "grátis" aos concorrentes.

De resto a base do Fiesta até é a do Puma, pelo que todo o desenvolvimento dessa plataforma está mais do que pago.

Na segunda parte concordo contigo. O deserto da oferta em diversos segmentos é o que está a provocar o ocaso da Ford na Europa.

Conheço alguns vendedores que me dizem que, mesmo agora, têm mais procura de Fiestas do que Capri´s ou Mach-E´s ou cenas assim.[:D]

Os segmentos inferiores as margens de lucro são reduzidas, pelo que é preciso vender muito para conseguir bons resultados.
Basta ver em Dezembro 2024 em Portugal as vendas para verificar que o primeiro do segmento B aparece em 6º lugar quando à uns anos atrás andam sempre nos primeiros lugares.

Last edited:
Os segmentos inferiores as margens de lucro são reduzidas, pelo que é preciso vender muito para conseguir bons resultados.
Basta ver em Dezembro 2024 em Portugal as vendas para verificar que o primeiro do segmento B aparece em 6º lugar quando à uns anos atrás andam sempre nos primeiros lugares.

O veiculo mais vendido na Europa em 2024 foi um tal de Dacia Sandero que é um utilitário.

E adivinha qual foi o 2.º!

O Clio.

No top 10 ainda tens o 208 e o Yaris.

Até um Corsa que ng parece comprar conseguiu vender mais de 160 mil unidades.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-50-automoveis-vendidos-europa-2024/

Descartar um segmento que tem os dois modelos mais vendidos na Europa em 2024, epah não.[:D]

O veiculo mais vendido na Europa em 2024 foi um tal de Dacia Sandero que é um utilitário.

E adivinha qual foi o 2.º!

O Clio.

No top 10 ainda tens o 208 e o Yaris.

Até um Corsa que ng parece comprar conseguiu vender mais de 160 mil unidades.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-50-automoveis-vendidos-europa-2024/

Descartar um segmento que tem os dois modelos mais vendidos na Europa em 2024, epah não.[:D]

A analise de muitas marcas à 2-3 anos atrás, inclusive a Ford, foi que o segmento B iria aumentar muito de preço obrigando as pessoas a fugir deste segmento para eventualmente elétricos (que é a aposta de todos). Em parte tal aconteceu, (como em Portugal, por exemplo) mas não à velocidade que se previa.
A Ford adiantou-se na eliminação do Fiesta, mas a manter-se o panorama de emissões, outras marcas farão o mesmo. O problema é que o panorama poderá mudar com a crise no setor, e as restantes marcas têm um modelo no segmento B e a Ford infelizmente não.
No caso da Ford na minha analise o problema não é o Fiesta. É o segmento C. O focus que esta a ficar desatualizado, com poucas opções de motores e tardou a atualizar o Kuga que tinha excelentes vendas no mercado europeu e acabou com o mondeo que vendia muito bem em alguns países (e é um segmento com margens altas).

Outro caso é por exemplo o Classe A (embora noutro segmento) que já foi anunciada a sua morte, deixando como veiculo de entrada o CLA (que no fundo esta ao preço de um classe C de à 8-10 atras).

Romain Dumas Set the Track Record At Virginia International Raceway in an Electric Ford F-150​

Ford Performance F-150 Lightning SuperTruck: 2:19.1
.............................................Lucid Air Sapphire: 2:40.2
...................Porsche 718 Cayman GT4 RS MR: 2:40.9
.......................................Lamborghini Revuelto: 2:41.3
.................................Porsche Taycan Turbo GT: 2:41.8
......................................McLaren Artura Spider: 2:44.0
.................................Cadillac CT5-V Blackwing: 2:47.9
.......................................Mercedes-AMG GT63: 2:50.3
..............................................Hyundai Ioniq 5 N: 3:00.3
..........................Bentley Continental GT Speed: 3:00.7
..............................................Hyundai Elantra N: 3:06.4
................................................. Subaru WRX tS: 3:10.4
.................................................. Subaru BRZ tS: 3:11.1
.....................................Mazda MX-5 Miata Club: 3:15.6

Fala-se muito dos problemas da correia banhada a oleo dos Puretech, mas os Ecoboost também sofreram do mesmo.

3
u6yO6ep.jpg

ixB64kD.jpg

I9Uo50o.jpg

pxCCHBE.jpg

Dl5JVky.jpg

DEMFyp1.jpg

nhvDscP.jpg

boa noite. ford focus 2011 1.6 com 230 mil km, bom estado interior e exterior. 6k. em traços gerais acham uma boa opcao dentro desse plafond? obrigado

Fala-se muito dos problemas da correia banhada a oleo dos Puretech, mas os Ecoboost também sofreram do mesmo.

E os 1.1 Ti-VCT também têm correia banhada a óleo.

Como proprietário de um, acho impressionante a Ford continuar a manter a troca do kit aos 10 anos / 200000 kms.
Confesso que com 94 mil kms sinto algum medo.

E os 1.1 Ti-VCT também têm correia banhada a óleo.

Como proprietário de um, acho impressionante a Ford continuar a manter a troca do kit aos 10 anos / 200000 kms.
Confesso que com 94 mil kms sinto algum medo.
Eu vou trocar a correia do meu este ano, com 9 anos e 113 mil km.
Tenho feito sempre as revisões na marca, mas este ano vai ser fora, pois a marca pede 1500€ pela troca da correia e mais 300€ pela revisão. Consigo fazer a festa por 840€.

Back