Lá vem a conversa das specs, a sony tem especificações mais modestas intencionalmente...
Ao contrario da microsoft a aposta da sony não é ter super gpus/cpu/cpu (foi escrito intensionalmente) pois é o que a sony fez, o hardware da ps5 consegue-se adaptar e tirar melhor partido da nova introdução do ssd, gestão de memória e partilha de trabalho entre cpu/gpu completamente radical, o trabalho da sony é todo á volta dessa gestão, porque raio acham que a consola escolhida para a apresentação do novo engine foi a ps5...
É a consola que vai ao encontro do que a industria tem vindo a pedir á muito.
A microsoft ter um gpu/cpu com mais ghz, nada traz de novo.
.... é a optimização, mais velocidade de leitura e capacidade de disponibilizar essa informação em verdadeiro tempo util sem os programadores terem de andar a inventar ciclos ou entulharem um br de dados redundantes em milhentos endereços, principalmente ter o que é preciso realmente quando é preciso isso sim é o que a sony tem estado a construir.
E é o que quem entende tem vindo a elogiar.
Se falas do UE 5 tem duas razões:
Patrocínio
O gajo da Epic é fã Sony, basta ver o "endeusamento" que ele faz a cada geração nova PS
Depois é engraçado mostrarem um engine numa PS5 que é a que menos tira partido dele(vão ver quantos jogos Sony usam Unreal Engine, dou uma pista, meia mão chega e ainda sobra)...
O SSD esse supra sumo da tecnologia que é ultra rápido, de pouco serve sem mais dados, por exemplo sabemos que a XSX consegue usar cerca de 100gb de uma vez e o da Sony? Quanto consegue debitar e durante quanto tempo? Nada se sabe. Sabemos a velocidade de pico porque era a única spec que é superior.
Tens de ver a explicação do cerny ele fala disso tudo na longa conferencia dedicada ao hardware da ps5, não é conseguir manter clocks elevados é eles não precisam manter pois o trabalho é destribuido tanto pelo cpu como o gpu, o cpu pode fazer algum trabalho da grafica, um ex simples é como se fosse um processador cell.
Isso tambem vai reduzir consumos e temperatura.
O Cerny, esse super engenheiro que gosta de regar a coisa para o lado dele... Foi apanhado na curva com as specs da PS4 Pro numa métrica de TF que ninguém usa só para dar um número maior que o da One X.
Foi apanhado na curva agora com a treta que o Dolby atmos só suporta 32fontes de áudio e o da Sony já suporta centenas, no dia seguinte estava o CEO da Dolby a desmentir tal afirmação.
Foi apanhado a dizer que menos CU(Compute units) é melhor na GPU...
O que ele refere na conferência é uma tecnologia da AMD(smartshift se bem me recordo) e que nem por isso é exclusiva da PlayStation.
Que a PS5 é um gigante upgrade face à ps4/One, ninguém dúvida... Agora não se deixem é levar por PR talk...
Eu devo comprar a PS5 na mesma tal como comprei a PS4(no lançamento), falta só saber se será já ou uns meses depois de ver como param as modas junto dos meus amigos(muitos deles estão divididos como eu e também têm ambas as plataformas actuais).