Tópico Jaguar

Sobre o 1º ponto, há o falhar e há o falhar como a Jaguar falhou. A Jaguar falhou nas vendas e na tua amiga fiabilidade, no entanto e olhando para a história da marca, o final dos 90s até ao final dos 2010s foi um período muito negro da Jaguar, com este novo reposicionamento a Jaguar volta até ao lugar donde tinha saído.

Sobre os carros alemães e serem pouco fiáveis, acho que deve ser para rir. Vá até posso conceder na Audi e na Bmw e dizer que já não é tão bom quanto outras eras mas Mercedes (com motor não Renault) deve ser dos carros/motores mais fiaveis do mercado.

A Jaguar NUNCA foi concorrente da Rolls Royce nem da Bentley.

Os Jaguar sempre foram os carros de luxo rápidos e confortáveis. Apenas isso.

Eu colocaria a Jaguar precisamente no mesmo patamar da Maserati.

Nenhum potencial cliente da Rolls Royce/Bentley vai sequer olhar para um Jaguar. Para um Aston Martin sim, para um Jaguar nunca.

Este posicionamento vai ser um flop.

A Jaguar vai acabar por ser vendida a um grande construtor Chinês que vai fazer dela uma nova MG, Volvo ou Lotus. A Tata não precisa da Jaguar porque a Land/Range Rover é que dá dinheiro.

Devem ser devem...
Boa sorte, mas para mim Jaguar nunca mais, até tenho pesadelos com Ingeniums.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	1.49 MB ID:	14547756​Motor fabricado na FORD.

Compressor, seja os V6 e V8.

Só há um 4 cilindros no F type, 2.0, esse sim é Ingenium. E tem-se portado melhor que os diesel! Entre os diesel, os 2.2 são melhores que os 2.0.

Agora, não li para trás, sei obviamente que a marca não prima pela fiabilidade. Já li relatos de outros users daqui: avant / carlegends, etc

Mas cada caso é um caso.

No meu caso, dentro do som / prestações / preço / fiabilidade / manutenções, foi fácil chegar ao F type e 0 arrependido.

Agora é como tudo, estou a fazer manutenções preventivas que a maioria não quer saber:

- óleo da caixa
- óleo diferencial
- correia do compressor
- Y pipe (problema conhecido)

No caso desse encontro na Mealhada, tirando um ou outro episódio, os carros têm sido fiáveis.

Principais problemas: mudar o Y pipe / e as óticas da versão facelift, alguns tèm o DRL queimado (sem o direito) e custa 3k a substituição. Marca não assume.
Isso afecta carros entre 2017 e 2020 creio.
O meu sendo anterior não tem esse problema, DRL é em LED, mas o resto é xenon.

Last edited:
A Mealhada, gosta da Jaguar!

0de98704b2efa47cb5684ba1c9dd6258.jpg

Tive a oportunidade de andar num i-pace à pendura. Que maravilha de vida a bordo. Há muitas nuvens negras sobre a segurança das baterias e fiabilidade geral. É pena porque é bonito e muito confortável.

Tive a oportunidade de andar num i-pace à pendura. Que maravilha de vida a bordo. Há muitas nuvens negras sobre a segurança das baterias e fiabilidade geral. É pena porque é bonito e muito confortável.

Um desses na foto, é do meu cunhado.
...aguarda desde Agosto que lhe substituam a bateria inteira, depois de já ter trocado alguns módulos, tendo actualmente uma capacidade máxima de carregamento da bateria a rondar os 70%.

A fiabilidade geral não é má, é inferior a um Tesla mas é melhor do que o Taycan por exemplo.

O único problema sério desse carro são as baterias da LG Chem.

Porque os alemães é que mandam[;)]

Fonix, depois dizes que és perseguido e sei lá que mais… toda a gente sabe que tu e o Truman são o Fabuloso, e continuas na saga de citar-te e responderes a ti próprio? Mas nesta altura ainda pensas que consegues enganar alguém? Se andas a saltar de clone em clone, pelo menos que tenhas a esperteza de passares pelos pingos da chuva e parares com estas citações e diálogos contigo próprio, é de uma decadência verdadeiramente atroz para alguém (supostamente) adulto…

Até agora, só tem levado o preconizado pela marca (fins de 2013 e 56.000 km).

Mas falando do meu já andei em 3 ou 4 f type e o meu trava muito mal. Apesar de ser um V6S e ter discos maiores face ao V6 normal, está com algum défice que terei de resolver.
Pelo que, de forma preventiva e não só, vai levar uma data de trabalhos que posso especificar se não estiver a incomodar o Sandro. São afazeres que muitos descuidam ou que adiam, mas que resolvi pedir orçamento para aplicar nas próximas semanas:

A nível estético, o carro tinha alguma ferrugem e uma válvula de escape presa, passando por alguns swirls.
  • Erro via OBD. Possível causa,cabo de massa isolado? Ver caixa de fusíveis.
  • Y Pipe – tubo de água. Trocar.
  • Compressor - substituir a correia de transmissão. E o tensor.
  • Correia de acessórios – substituir. E o tensor.
  • Líquido refrigeração do motor – substituir.
  • Mudar óleos:
- óleo da caixa ZF.
- óleo do diferencial.
- óleo dos travões + módulo ABS e sangrar bem.
  • Escape: verificar as borboletas, válvula fechada, corrosão e falta peças?
  • Ferrugem: raspar e parafinar?
  • Detalhe: continua com riscos a pintura, fazem Quickstep 2?
  • Erro OBD, módulo Abs? sangrar o sistema: fisicamente / eletronicamente.
  • Pintar pinças travão a vermelho e lettering “jaguar” a branco.
  • Pastilhas: colocar novas. TRW, caso não haja + dedicadas.
  • Ver o estado da bateria auxiliar: O carro tem 2 baterias, semelhante ao sistema SBC usado pela Mercedes em tempos. Disse um colega que foi na Jaguar, que essa bateria auxiliar pode ter influência na travagem. Eu não tenho start/stop, pode ter ido à vida a bateria auxiliar.
  • Filtro de ar: colocar BMC ou K&N.
​​image.png

Creio não haver um tópico dedicado ao F Type, se houver digam que desloco o post.
Obrigado.​

Attachments

• image.png
    image.png
    839 KB · Views: 0
Tenho pena que este problema possa afetar a estratégia do relançamento da marca. Não que concorde mas estou curioso.

Do que sei de qq forma mesmo sem as vendas da Jaguar, o grupo JLR não estava mal de todo. Este evento é que pode descarrilar. Mais de um mês sem produzir vai ser complicado. Pelo menos tiveram acesso a liquidez.

Até agora, só tem levado o preconizado pela marca (fins de 2013 e 56.000 km).

Mas falando do meu já andei em 3 ou 4 f type e o meu trava muito mal. Apesar de ser um V6S e ter discos maiores face ao V6 normal, está com algum défice que terei de resolver.
Pelo que, de forma preventiva e não só, vai levar uma data de trabalhos que posso especificar se não estiver a incomodar o Sandro. São afazeres que muitos descuidam ou que adiam, mas que resolvi pedir orçamento para aplicar nas próximas semanas:

A nível estético, o carro tinha alguma ferrugem e uma válvula de escape presa, passando por alguns swirls.
  • Erro via OBD. Possível causa,cabo de massa isolado? Ver caixa de fusíveis.
  • Y Pipe – tubo de água. Trocar.
  • Compressor - substituir a correia de transmissão. E o tensor.
  • Correia de acessórios – substituir. E o tensor.
  • Líquido refrigeração do motor – substituir.
  • Mudar óleos:
- óleo da caixa ZF.
- óleo do diferencial.
- óleo dos travões + módulo ABS e sangrar bem.
  • Escape: verificar as borboletas, válvula fechada, corrosão e falta peças?
  • Ferrugem: raspar e parafinar?
  • Detalhe: continua com riscos a pintura, fazem Quickstep 2?
  • Erro OBD, módulo Abs? sangrar o sistema: fisicamente / eletronicamente.
  • Pintar pinças travão a vermelho e lettering “jaguar” a branco.
  • Pastilhas: colocar novas. TRW, caso não haja + dedicadas.
  • Ver o estado da bateria auxiliar: O carro tem 2 baterias, semelhante ao sistema SBC usado pela Mercedes em tempos. Disse um colega que foi na Jaguar, que essa bateria auxiliar pode ter influência na travagem. Eu não tenho start/stop, pode ter ido à vida a bateria auxiliar.
  • Filtro de ar: colocar BMC ou K&N.
​​​

Creio não haver um tópico dedicado ao F Type, se houver digam que desloco o post.
Obrigado.​

Já descobriste a causa dos problemas na travagem?

Agora também é culpa da marca sofrer um ataque informático?

Claro que não, não é a marca que investe e implementa os seus sistemas de segurança, a minimização de vulnerabilidades dos seus sistemas, de elaborar, preparar e divulgar internamente os procedimentos de como responder a ataques, etc etc

São completamentes alheios ao que acontece aos seus sistemas em caso de ataque, as consequências que esses ataques podem ter e o que têm preparado para responder e recomeçar a produção

A empresa que é atacada não tem qualquer culpa num ataque que consegue provocar a paragem na produção em pelo menos 1 mês, pára várias fabricas em vários países, deve ter posto nas mãos de outros gigas de informação pessoal e empresarial, e tem um custo de milhões e milhões, se ainda pudesse colocar em pratica várias soluções e procedimentos para minimizar estas consequências, mas não, nada a fazer

Back