Boas..
Então é assim....uma petit história:
O meu pai adquiriu em 2002 um Grand Cherokee 2.5td... os famosos VM dupla cabeça (duplicam os custos constantes... enfim)...
1º Mes nada de problemas e depois começa o sufoco... bombas de água foram 4 ou 5.... mudou-se radiadores, termostatos, enfim... sempre a dar problemas, se nao era um logo se tornaria o outro.
Ao fim de 6 a 8 meses resolveu despachar aquilo... o 2.5td até aos 100 kms passavam-se semanas sem dar problemas, mal se desse 120 ou mais (é verdade sim senhora, o 2.5 anda que se farta e muito rapidamente chega aos 170) começavam os problemas.... reboques foram sem conta.
Conversa na oficina... "é costume isto acontecer, os 3.1 sao um pouco melhores mas mantem-se com muitos problemas sempre do mesmo"... daqui tira a tua conclusao relativamente aos 3.1td, e um conhecido comprou um novo na marca e fartou-se tere problemas também (e que pena acho o jipe muito fixe mesmo, mto giro).
Entao: O meu pai vende o 2.5 e compra o 5.2 V8... QUE ESPECTACULO... o carro tem construçao americana (ao inves do 2.5 que era feito em espanha), nao faz barulhos, o fechar de portas é excelente e... O MOTOR DELICIOSOOOOO, viciante mesmo... as suspensoes sao muito melhores que as do 2.5, enfim TUDO!
O 5.2 v8 tinha era um pequeno (GRANDE) problema... é que.. gastar menos de 18 foi impossível!!!! Mesmo em estrada (80, 90 que ia em 1500 rpm ou menos, ou a 120) gastava quase sempre o mesmo.
Daqui a Pombal chegamos a gastar 50 euros a velocidades constantes de 220 / 230 que leva o jipe a umas excelentes nem 4.000 rpm.
É um canhao, anda que se desunha, curva espectacularmente bem, nas saidas de estrada do meu pai era delicioso, na areia era sempre em 4 rodas (o 5.2 v8 é 4x4 permanente), redutoras nunca se ligaram.
A GPL, os consumos aumentam-se 5 a 10% mas a 60 centimos o litro... o que a 22 litros aos 100 (nao fazes menos mesmo que devagar de 20) sao 13.5 euros cada 100 kms... talves de para fazeres 20 litros o que da 12 euros... no diesel fazes 10 a 12 em conduçao normal. Conta no entanto sempre com 20 a 30 euros por mes mais em gasolina, pois o GPL arranca sempre a gasolina e tens as coisas assim... o que falo de consumos é atraves do forum do GPL, e tem lá um membro que tem um 5.2v8 a gpl... procura la.
O V8 é um monstro lindoooo... uma vez um Mercedes M AMG, o E55 que nao estou em erro... foi super reunido em recuperaçoes, velocidade, etc...
Compra o V8, poe a gPL e usa-o no dia a dia se puderes, é um SUPER JIPE... e so aquele ronco lindo (no do meu pai meteu-se um filtro rendimento e panela central removida ficou sem comentários mesmo... resta dizer que ficou assim.. hehehe)
Abraços
Espero ter ajudado
BlackDog
vou aproveitar este topico para por umas duvidas quanto ao grand cherokee.
"fala-se" que o grand cherokee 3.1 td dá muitos problemas e que é pouco fiavel, afinal quais são realmente os seus problemas cronicos? é o motor VM? e quas são REALMENTE os pontos fracos deste motor?
quanto ao GC 4.7 V8? partilha dos mesmos supostos problemas que o 3.1 td ou é mais fiavel?
ja agora alguem tem noção dos consumos do GC V8? será que a GPL se equipara, falando em €, com o 3.1 TD?
obrigado